Nuno Martins Ferreira

Nuno Alexandre Martins Ferreira

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA
Escola Superior de Educação

SCIENTIFIC PRODUCTION

No posts found.

Ferreira, N. (2019).
Aprendizagens essenciais nos temas da história e da geografia de Portugal: contributo para a formação de cidadãos histórico-geograficamente competentes.
In M. J. H., A. Dias (Eds.), Enseñar y aprender didáctica de las ciencias sociales: la formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica (pp. 562-571).
Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa.

Piteira, M., Ferreira, N. M., Borba, F., Regatão, J. P., Ferro, M. J. (2024).
1759 – A Aula do Comércio Ilustrada: Um Novo Modelo de Educação, de Portugal para o Mundo.
Lisboa, Portugal: Sílabo

Pinto, P. M., Ferreira, N. M. (2023).
A História. Casa dos Cafés da Portela.
Lisboa: Europress.

Pinto, P. M., Ferreira, N. M. (2023).
A História. Casa dos Cafés da Portela.
Lisboa: Europress.

Ferreira, N. M. (2022).
Internato de São João – 160 anos (1862-2022).
Lisboa, Portugal: Internato de São João.

Ferreira, N. M. (2022).
Universidade Lusófona: Os primeiros 25 anos ao serviço do ensino superior em Portugal.
Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas

Ferreira, N. M. (2018).
A Escola Normal Primária de Lisboa em Benfica: 1916-1930.
Portugal: Livros Horizonte.

Valente, B., Martins Ferreira, N., Mendes, L., Melo, N., Brunheira, L., Almeida, P., Pereira, S., Estrela, A., Marques, A. S., Pereira, T., Pereira, T., Vieira, N., Luz, C., & Relvas, M. (2024).
Mapeando o currículo: cruzando competências e áreas de conteúdo.
In B. Valente & T. Leite (Eds.), Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular (pp. 40-66).
CIED, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa.
https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.176

Ferreira, J. C., Ferreira, N. F. (2021).
Análise, descoberta, comunicação e participação – interseções da história e das práticas artísticas na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa.
In N. M. Ferreira, C. Nunes (Eds.), Diversidades, educação e inclusão (pp. 25-48).
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa.
DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.090

Silva, M., Rato, V., Ferreira, N. M. (2021).
O mapa conceptual: uma estratégia de sistematização e relação de conteúdos em história e geografia de Portugal numa turma de 6.º ano.
In A. G. Dias, M. J. Hortas, N. M. Ferreira, F. J. Cabanillas (Eds.), TempuSpacium – Didática das Ciências Sociais, Estudos II (pp. 85-101).
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa.
DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.151

Ferreira, N. M. (2018).
A missão e o espírito de um ciclo comemorativo.
In N. Ferreira, A. Estrela, B. Valente (Coords.), O edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). ciclo de conferências. (pp. 7-12).
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.
DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.055

No posts found.

Ferreira, N. M. (2023).
O ilustre extinto. O desaparecimento de António Aurélio da Costa Ferreira lembrado cem anos depois (1922-2022).
Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 13(2), e371.
https://doi.org/10.25757/invep.v13i2.371

Martins Ferreira, N. (2021).
Assistência e educação de desvalidas no século XIX: o Asilo de São João de Lisboa. Sarmiento.
Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación, 25, 231-253.
DOI: https://doi.org/10.17979/srgphe.2021.25.0.8613

Martins Ferreira, N., & Mendes, L. (2021).
Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa.
Sensos-E, 8(2), 17–30.
DOI: https://doi.org/10.34630/sensose.v8i2.3835

Martins Ferreira, N., & Barroso Cruz, C. (2021).
O pretérito e presente imperfeito do arquivo histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa.
Sensos-E, 8(2), 63–73.
DOI: https://doi.org/10.34630/sensose.v8i2.3834

Martíns Ferreira, N. (2020). A Inovação Pedagógica no Contexto de uma Escola Pública Portuguesa: o Caso do Projeto «Farol». Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación, 24, 315-318. DOI: https://doi.org/10.17979/srgphe.2020.24.0.7158

Ferreira, N. M., Mendes, L., Pereira, S. (2018). Uso didático do território e do património na formação de professores. Ideário Patrimonial, 10, 6-24. Retrieved from http://www.cta.ipt.pt/download/OIPDownload/n10_Julho_2018/OIP_10_JUL_6-24.pdf

PROJECTS

Internal Projects

No posts found.
Scroll to Top