Luís Miguel Gonçalves de Oliveira
POLITÉCNICO DE LEIRIA • 0000-0003-3946-4374 | F515-4A16-32A3
SCIENTIFIC PRODUCTION
Anastácio, C., Oliveira, M. (2024). Documentar as Aprendizagens da Criança: Contributos da Documentação Pedagógica em Contextos de Educação de Infância. In M. Oliveira (Org.), Documentar e Avaliar o quotidiano e a aprendizagem da criança. Investigando a prática na Formação de Educadores de infância, (pp. 23-80). Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e Associação de Profissionais de Educação de Infância.
Gomes, B., Oliveira, M.(2024). Avaliar as Aprendizagens da Criança no Jardim de Infância: O Portefólio como um Lugar de (Re)encontros. In M. Oliveira (Org.), Documentar e Avaliar o quotidiano e a aprendizagem da criança. Investigando a prática na Formação de Educadores de infância, (pp. 80-132). Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e Associação de Profissionais de Educação de Infância.
Oliveira, M., Freitas-Luís, J. (2023). A Voz e a Agência de Estudantes do Ensino Superior. Didáticas da Educação de Infância. In Santos, G., Reis, S., Cardoso, P., Rosa, M. (Orgs.), Projetos de Inovação Pedagógica. Skills4Future: Innovative Practices (pp. 169-177). Leiria, Portugal: Politécnico de Leiria
Oliveira, M., Freitas-Luís, J. (2023). Projeto de inovação pedagógica rumo ao maravilhamento: A Voz e a Agência de Estudantes do Ensino Superior. Didáticas da Educação de Infância. In G. P. Santos, S. A. Reis, P. Cardoso, M. N. Rosa (Orgs.), Projetos de inovação pedagógica SKILLS4FUTURES: Innovative practices (pp. 165-174). Instituto Politécnico de Leiria.
Eusébio, P. S., Rebelo, I., Oliveira, M. (2023). Transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico em tempos de pandemia: conceções dos educadores, dos pais e das crianças do JI e 1.º CEB. In A. Santiago, V. Vale (Eds.), Percursos convergentes e divergentes em educação, (pp. 116-127). Coimbra, Portugal: Escola Superior de Educação de Coimbra
Pereira, J., Fernandes, I., Reis, S., Oliveira, M. (2022). Abordagem integradora em jardim de infância: conceções de um grupo de crianças sobre a horta. In M. Oliveira, A. P. Proença, H. Menino, J. Amoroso, M. J. Gamboa, R. Leal, S. Reis (Orgs.), Didáticas no jardim de infância. Propostas de integração curricular na formação de educadores (pp. 18-36). Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. DOI: https://doi.org/10.25766/dfr5-e406
Sousa, M., Vieira, S., Reis, S. A., Oliveira, M., Sousa, M. (2023). O poder das experiências sensoriais para as crianças no jardim de infância: Uma proposta integradora na educação pré-escolar. In M. Oliveira, A. P. Proença, H. Menino, J. Amoroso, M. J. Gamboa, R. Leal, S. Reis (Orgs.), Didáticas no jardim de infância. Propostas de integração curricular na formação de educadores (pp. 110-123). Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. DOI: https://doi.org/10.25766/dfr5-e406
Ameiro, J., Oliveira, M. (2022). O Brincar na Natureza: conceções de pais, educadores e crianças acerca do desenvolvimento e aprendizagem de crianças do Jardim de Infância. In Santiago, A., do Vale, V. (Eds.), A Escola em transformação: Formação e prática docente (pp. 87-101). Coimbra, Portugal: Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-99491-3-3
Anastácio, C., Machado, V., Oliveira, M. (2022). Projeto II – Pegadas: De quem são e onde encontrá-Las? Uma lógica projetual em Creche. In A voz e a agência da criança – Abordagem de projeto na formação de educadores de infância (pp. 33-42). Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4
Ferreira, C., Rebelo, I., Oliveira, M. (2022). Projeto IV – Os Comboios. Viajando pela abordagem de projeto. In A voz e a agência da criança – Abordagem de projeto na formação de educadores de infância (pp. 57-76). Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4
Gomes, C., Marques, S., Oliveira, M. (2022). PROJETO X – Realizando um filme com as crianças: As Borboletas e os Astronautas. In A voz e a agência da criança – Abordagem de projeto na formação de educadores de infância (pp. 159-170). Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4
Leigo, R., Oliveira, M. (2022). Uma ponte entre o Jardim de Infância e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. O papel da família no processo de transição da criança. In Santiago, A., do Vale, V. (Eds.), A Escola em transformação: Formação e prática docente (pp. 284-298). Coimbra, Portugal: Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-99491-3-3
Machado, V., Anastácio, C., Oliveira, M. (2022). Projeto VII – À descoberta dos meios de transporte. Revelando a aprendizagem através de projetos. In A voz e a agência da criança – Abordagem de projeto na formação de educadores de infância (pp. 113-122). Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4
Quinta, C., Barata, C., Oliveira, M. (2022). A natureza do fazer de conta e o fazer de conta com a natureza. In Santiago, A., do Vale, V. (Eds.), A Escola em transformação: Formação e prática docente (pp. 119-135). Coimbra, Portugal: Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-99491-3-3
Rebelo, C., Rodrigues, M., Oliveira, M. (2022). Refletindo e Analisando Práticas de Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. In Santiago, A., do Vale, V. (Eds.), A Escola em transformação: Formação e prática docente (pp. 24-37). Coimbra, Portugal: Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-99491-3-3
Anastácio, C., Machado, V., Oliveira, M. (2022). Projeto II – Pegadas – De quem são e onde encontrá-Las? Uma lógica projetual em Creche. In M. Oliveira, M. Rodrigues, S. Milhano (Orgs.), A voz e a agência da criança: Abordagem de Projeto na Formação de Educadores de Infância (pp. 33-42). Associação de Profissionais de Educação de Infância Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. DOI: https://doi.org/10.25766/7016-ax18
Ferreira, C., Rebelo, I., Oliveira, M. (2022). Projeto IV – Os Comboios. Viajando pela abordagem de projeto. In M. Oliveira, M. Rodrigues, S. Milhano (Orgs.), A voz e a agência da criança: Abordagem de Projeto na Formação de Educadores de Infância (pp. 57-76). Associação de Profissionais de Educação de Infância Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. DOI: https://doi.org/10.25766/7016-ax18
Machado, V., Anastácio, C., Oliveira, M. (2022). Projeto VII – À descoberta dos meios de transporte. Revelando a aprendizagem através de projetos. In M. Oliveira, M. Rodrigues, S. Milhano (Orgs.), A voz e a agência da criança: Abordagem de Projeto na Formação de Educadores de Infância (pp. 113-122). Associação de Profissionais de Educação de Infância Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. DOI: https://doi.org/10.25766/7016-ax18
Oliveira, M. (2021). Continuidade entre etapas educativas: estratégias de transição entre o jardim de infância e a escolaridade obrigatória. In Silva, A., Vieira, A., Souza, C. (Orgs.), Iniciação científica: educação, inovação e desenvolvimento humano (pp. 156-168). Paraná, Brasil: Atena Editora. DOI: 10.22533/at.ed.41921300813
Marques, S. F., & Oliveira, L. M. G. de. (2024). A influência das famílias nas expectativas das crianças face à transição para a escolaridade obrigatória. Brazilian Journal of Development, 10(5), e69417. https://doi.org/10.34117/bjdv10n5-013
Faustino, L. R., Martins, c. S., Oliveira, M. (2023). Conceptions about the role of kindergarten teachers and parents in playing outside and exploring nature. International Journal of Human Sciences Research, 3(40), 1-10. DOI 10.22533/at.ed.5583402319104
Gomes, B., Oliveira, M. (2021). Alternative and Authentic Evaluation: (De)build the (Un)enchanted World of Evaluation in Pre-School Education. Journal of Modern Education Review, 11(1), 49-54. Doi: 10.15341/jmer(2155-7993)/01.11.2021/007