Rosa Branca Cameira Tracana Pereira
INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA • 0000-0002-0694-8033 | B814-B762-42DE
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Fernandes, G., Tracana, R. B., Castro, E. & Fernandes, M. (2021). Geoeducation and Tourism in Estrela UNESCO Global Geopark (Portugal) and Its Contributions to the Construction of a Sustainable Destination. In A. Mandic, L. Petric (Eds.), Mediterranean Protected Areas in the Era of Overtourism (pp. 137-152). Suiça: Springer International Publishing. DOI: 10.1007/978-3-030-69193-6
Fernandes, G.P, Castro, E. &Tracana, R. (2021). Tourism as a strategy for geo-education and cultural valorization of territories: promoting ecocultural values and geoconservationin Estrela Geopark, Portugal. In Handbook of Research on The Role of Turism In Acheiving Sustainable Development Goals (pp. 117-137). EUA: IGI Global. DOI: 10.4018/978-1-7998-5691-7.ch007
Tracana, R. B., Cambraia, A., Biondo, U. & de Araújo, M. C. P. (2021). Pensamento Computacional E Ciências Da Natureza: Projeto Integrador Em Escolas De Educação Básica. In Práticas E Metodologias No Ensino De Ciências (Cap. 8, pp. 183-203). Santo Ângelo, Brasil: Editora Metrics
Tracana, R. B., Fernandes, G., Castro, E. & Fernandes, M. (2021). Geoeducação e práticas pedagógicas na valorização do território. O estrela geopark (portugal) como recurso didático e suas estratégias de divulgação das geociências e do geoturismo. In Práticas e metodologias no ensino de ciências (Cap. 1). Santo Ângelo, Brasil: Editora Metrics.
Tracana, R., Cambraia, A., Biondo, U. (2020). Aprendizagem híbrida no desenvolvimento profissional docente: Construção de uma comunidade aprendente luso-brasileira. In Educação à distância – Multiletramentos e linguagens multimodais. Brasil.
Brito, A. R., Bovolini, A., Lopes, A. V., Ferencz, A., Suchánková, B., Angélico, B., Vaz, C., Albrecht, D., Freitas, E., Marques, E., Gonçalves, E., Macourková, E., Margallo, F. M. S., Pánková, J., Carrasco, J. B. P., Morán, J. F. O., Berner-Juhos, K., Kostyál, L. Á., Zanker, M., Vela, M. P., Bajer, M., Husáková, M., Cordeiro, P., Tracana, R., Homolková, S., Otcenášková, T., Bureš, V., Bureš, Z., Széman, Z., Vila-Chã, C. (2023). Cuidador, o seu papel na promoção do envelhecimento saudável. Livro Branco Digital. C. Vila-Chã, A. Bovolini, A. R. Brito (Eds.). Retrieved from https://educage-project.eu/pt/dwp-pt/
Daniel, A., Copeto, J., Salgado, M. Tracana, R., Roque, V., Braga, C., Gonçalves, C. & Castro, C. (2023). Reinventar do empreendedorismo e inovação social. Editor Instituto Politécnico da Guarda. Depósito Legal: 978-989-9113-07-7
Tracana, R. B., Santos, M. (2024). Cultura, memória e identidade: os jogos tradicionais e o envelhecimento ativo, um estudo de caso. In C. E. Santos, C. P. Madureira, M. S. Lopes (Coords.), Envelhecimento Criativo, Participativo e Vida Ativa a animação sociocultural, a gerontologia, a educação comunitária e o turismo como metodologias de intervenção (pp. 205-212). Chaves, Portugal: INTERVENÇÃO – Associação para a promoção e divulgação cultural. Retrieved from https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/10151/1/livro-ccapa.pdf
Tracana, R., Lopes, A. (2023). Animação territorial, associativismo e desenvolvimento comunitário. In J. Areias, J. Pereira & M. Lopes (Eds.). Associativismo e Animação Sociocultural: reflexões e inquietações à volta da educação, autonomia, participação, voluntariado e cidadania (pp. 177-182). Intervenção-Associação para a promoção e Divulgação Cultural
Gaspi, S., Oliveira, C. A., Júnior, Tracana, R., Schneider, E. M., Carvalho, G. S. (2024). Vaccination: a look at the social representations of Brazilian children. Frontiers Public Health, 12, 1434513, 1-8. https://doi.org/10.3389/fpubh.2024.1434513
Baptista, G. C. S., Tracana, R. B., & Simões de Carvalho, G. (2023). Concepções de professores brasileiros e portugueses sobre a aprendizagem das ciências por crianças do meio rural e proposta de formação sensível à diversidade cultural. Investigações Em Ensino De Ciências, 28(2), 267–291. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p267
Vieira, M. M. M., Carvalho, G. S. D., Araújo, M. C. P., & Pereira R. B. C. T. (2018). Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional. Revista Tempos e Espaços em Educação, 11(25), 33-48. doi: 10.20952/revtee.v11i25.7198
Lopes, A., & Tracana, R. (2024). Envelhecer (con)dignidade: um direito ético e moral. RIAGE – Revista Ibero-Americana De Gerontologia, 5, 143-156. https://doi.org/10.61415/riage.234
Fernandes, G., Castro, E., Tracana, R., & Fernandes, M. (2023). Percursos pedagógicos, turismo e geoconservação. A rede de percursos do Estrela Geopark na divulgação da ciência, do património e na sustentabilidade turística. Egitania Sciencia, 91–106. DOI: https://doi.org/10.46691/es.vi.149
Francesconi, L., Pansera-de-Araújo, M. C., & Tracana, R. (2023). Mini-histórias: evidências de aprendizagens no cotidiano da educação infantil. Revista Vitruvian Cogitationes, 4(2), 39-52. DOI: https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.69135
Cambraia, A., Biondo, U., Tracana, R. (2019). Comunidades aprendentes no brasil e portugal: contributos para o desenvolvimento profissional docente. Egitania Sciencia, 24, 137-149. DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i24255
Tracana, R., Cambraia, A. (2019). Technological culture in professional development: A case study between Brazil and Portugal. Journal of Family Counseling and Education, 4(2), 1-12. Retrieved fom https://dergipark.org.tr/en/download/article-file/815850
Tracana, R. B., Lopes, A., Farinha, A. M., & Ferreira, M. E. (2018). À descoberta de recursos naturais: uma atividade de outdoor com alunos do ensino primário. Terrae Didatica, 14(4), 477-486. doi: 10.20396/td.v14i4.8649282