Maria Eduarda Revés Roque Cunha Ferreira
INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA • 0000-0002-5167-7017 | C51B-B9DB-CE0A
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Ferreira, M. E. (2023). Educação ecocêntrica na formação pedagógica em educação pré-escolar. In P. M. Iglesia, M. I. C. Iglesias (Eds.), Expectativas y prácticas docentes en la enseñanza de las ciências (pp. 81-86). España, Educación Editora. Retrieved from https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=982919
Ferreira, M. E., Rodrigues, F. (2021). Didática e prática de ensino em contexto de Festival Ciência Viva. In P. Membiela, M. I. Cebreiros, M. Vidal (Eds.), Investigación y metodologías en la enseñanza de las ciencias (pp. 115-120). Edita Educación Editora. ISBN: 978-84-15524-46-5
Rodrigues, F., Ferreira, M. E. (2020). Estudiantes enprácticas del grado de profesorado durante el estado de alerta: Adaptaciones Y Observaciones. In Evaluación e innovación en educación superior e investigación (pp. 640-647). Madrid: Dykinson, S. L. ISBN: 978-84-1377-598-2
Ferreira, M. E. (2019). Ensinar os quatro elementos da natureza na educação pré-escolar num laboratório de ciências do Ensino Superior. In Panorama actual de la enseñanza de las ciencias (pp. 167-172). Espanha: Educación Editora.
Ferreira, M. E., Crisóstomo J., Pitarma, R. (2019). Promoting pro-environmental practices about trees in children using infrared thermography technology. In Á. Rocha, M. Serrhini (Eds.), Information Systems and Technologies to Support Learning (Vol. 111, pp. 154-163). Springer, Cham. doi: 10.1007/978-3-030-03577-8_18
Ferreira, M. E., Pitarma, R. (2018). Outdoor learning activities as facilitators in the construction of environmental citizenship. In Advanced Learning and Teaching Environments – Innovation, Contents and Methods. doi: 10.5772/intechopen.70248
Rodrigues, F., & Ferreira, M. E. (2024). Iniciação à prática profissional no ensino básico: relato de uma experiência de inovação didática com a mediação do programa Erasmus Pro. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e13641, 1-16. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13641
Rodrigues, F., Ferreira, M. E. (2024). Políticas educativas vs praxis pedagógica en la educación primaria portuguesa y francesa: una mirada a los desafíos y la complejidad del ser docente. Ensino & Pesquisa, 22(2), 415-429. DOI: https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8292
Simões, C., Simões, B., Claes, C., Mostert, R., Loon, J. V., Schalock, R. (2024). Avaliar a Qualidade de Vida: Manual de Administração da Escala Pessoal de Resultados-Crianças e Jovens. Viseu, Portugal: Instituto Politécnico de Viseu. ISBN: 978-989-33-5750-7
Rodrigues, F., Ferreira, M. E. (2024). Aprendizajes en proceso de co-creación: eficacia de una experiencia educativa en la enseñanza superior. European Public & Social Innovation Review, 9, 01-18. https://doi.org/10.31637/epsir-2024-6
Costa, A., Rodrigues, F., Pitarma, R., Ferreira, M. E. (2024). Design and validation of an instrument to evaluate the workgroup methodology in university students. International Journal of Educational Research Open, 7, 100351. https://doi.org/10.1016/j.ijedro.2024.100351
Menino, H. (2023). Números e Operações. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria. ISBN 978-989-35410-0-5
Educação para o Desenvolvimento Sustentável no “Estudo do Meio” do 1º Ciclo do Ensino Básico – Análise de Manuais Escolares e suas representações visuais
2023 [Maria Eduarda Ferreira] Instituto Politécnico da Guarda | MM Júlio | https://bdigital.ipg.pt/dspace/handle/10314/8849
Pinto, P. M., Ferreira, N. M. (2023). A História. Casa dos Cafés da Portela. Lisboa: Europress.
Ferreira, P. (2023). Sons Tagarelas – exercícios de consciência fonológica. Leiria, Portugal: ESECS. Retrieved from https://boaleitura.com/livro/186143
Ferreira, P. C., Estrela, M. F. (2023). DISLEXIA – Percursos de Leitura e Intervenção. Leiria, Portugal: Hora de Ler. ISBN: 9789899128231. Retrieved from https://boaleitura.com/livro/185031
Rodrigues, F., Oliveira, P. P. M., Brasileiro, B. G., Ferreira, M. E. (2023). Potencial pedagógico de la red social Instagram en la enseñanza del español con estudiantes universitarios portugueses. EducEaD – A Revista de Educação a Distância da UFMJ, 3(1), 23-43. Retrieved from http://revista.ead.ufvjm.edu.br/index.php/eduque/article/view/58
Ferreira, M. E. (2023). Educação ecocêntrica na formação pedagógica em educação pré-escolar. In P. M. Iglesia, M. I. C. Iglesias (Eds.), Expectativas y prácticas docentes en la enseñanza de las ciências (pp. 81-86). España, Educación Editora. Retrieved from https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=982919
Almeida T., et. al (2023). Guia para a construção de espaços culturais inclusivos. Lisboa, Portugal: União Europeia. Retrieved from https://inartdis.eu/
Brito, A. R., Bovolini, A., Lopes, A. V., Ferencz, A., Suchánková, B., Angélico, B., Vaz, C., Albrecht, D., Freitas, E., Marques, E., Gonçalves, E., Macourková, E., Margallo, F. M. S., Pánková, J., Carrasco, J. B. P., Morán, J. F. O., Berner-Juhos, K., Kostyál, L. Á., Zanker, M., Vela, M. P., Bajer, M., Husáková, M., Cordeiro, P., Tracana, R., Homolková, S., Otcenášková, T., Bureš, V., Bureš, Z., Széman, Z., Vila-Chã, C. (2023). Cuidador, o seu papel na promoção do envelhecimento saudável. Livro Branco Digital. C. Vila-Chã, A. Bovolini, A. R. Brito (Eds.). Retrieved from https://educage-project.eu/pt/dwp-pt/
Daniel, A., Copeto, J., Salgado, M. Tracana, R., Roque, V., Braga, C., Gonçalves, C. & Castro, C. (2023). Reinventar do empreendedorismo e inovação social. Editor Instituto Politécnico da Guarda. Depósito Legal: 978-989-9113-07-7
Konakli, T., Figueiredo, M. P., Alves, V., Operto, F., Gilardi, L. (2023). Lesson Plans from the Higher Education Course Curriculum for a Distance Learning Model Reinforced with Robotics for 3 to 7 Years Old Children. Escola Superior de Educação de Viseu. DOI: 10.34633/978-989-35325-2-2
Konakli, T., Figueiredo, M.P., Alves, V., Operto, F., & Gilardi, L., et. Al. (2023). Higher Education Course Curriculum for a Distance Learning Model Reinforced with Robotics for 3 to 7 Years Old Children. Escola Superior de Educação de Viseu. DOI: 10.34633/978-989-35325-1-5
Martins, E., Gomes, L., Silva, V., Fernandes, R., Mendes, F., Ribeiro, E., Felizardo, S., Sargento, J. (2023). EMPREGABILIDADE INCLUSIVA: MANUAL DE APOIO Igualdade no acesso, permanência e progressão no emprego. Viseu, Portugal: Instituto Politécnico de Viseu. Retrieved from https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/7971/1/Manual%20-%20empregabilidade_FINAL-digital.pdf
Menino, H. (2023). Números e operações para a educação básica. Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Instituto Politécnico de Leiria. https://doi.org/10.25766/a7m7-4j25
Santos, E. L., Martins, I., Serra, S., Brunheira, L. (2023). Aprendizagens Essenciais em Matemática para o Ensino Básico – Coletânea de tarefas 6.º ano de escolaridade.
Ferreira, M. E., Delgado, C., Pitarma, R. (2023). Training Future Kindergarten Teachers on Ecocentric Action. Journal of Teacher Education for Sustainability, 25(2), 106–127. https://doi.org/10.2478/jtes-2023-0019
Lopes, M., Basto, M. P.,Henriques, P. B. F., Henriques, P. B. F. (2022). Memórias Fotográficas do Vau. Óbidos, Portugal: Câmara Municipal de Óbidos e Junta de Freguesia do Vau.
Ferreira, N. M. (2022). Internato de São João – 160 anos (1862-2022). Lisboa, Portugal: Internato de São João.
Ferreira, N. M. (2022). Universidade Lusófona: Os primeiros 25 anos ao serviço do ensino superior em Portugal. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas
Brocardo, J., Delgado, C., Mendes, F., Brunheira, L., Serrazina, L., Rodrigues, M. (2022). Raciocínio Matemático no 1.º e 2.º Ciclos – guia do formador. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Brocardo, J., Delgado, C., Mendes, F., Brunheira, L., Serrazina, L., Rodrigues, M. (2022). Raciocínio Matemático nos 1.º e 2.º ciclos: Geometria. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Brocardo, J., Delgado, C., Mendes, F., Brunheira, L., Serrazina, L., Rodrigues, M. (2022). Raciocínio Matemático nos 1.º e 2.º ciclos: Números. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Ferreira, P. (2022). Roberto, o lince inquieto. Lisboa: Cordel de Prata. ISBN: 9789899144484
Rodrigues, F., Ferreira, M. E. (2022). The initiation to the professional practice of the future teacher: Articulation space between theory and reflective-investigative observation. HUMAN REVIEW. International Humanities Review / Revista Internacional De Humanidades, 11, 1–10. DOI: https://doi.org/10.37467/revhuman.v11.3901
Velho, F. S. J., Ferreira, M. E. (2022). Crenças infantis de gravidez e desenvolvimento intrauterino e fatores associados. Educação Em Foco, 25(47). DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5765
Mangas, C., Freire, C., Milhano, S., Lopes, Mónico, S. (2022). Processos e Estratégias de inclusão para jovens em risco de abandono escolar precoce no ensino profissional. Resultados do projeto Orienta4YEL no contexto português. Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Socais, Politécnico de Leiria.
Pereira, A. & Garcia, R. P. (2021). Ética no Desporto. Desafios atuais e futuros. Portugal: Instituto Português do Desporto e Juventude e Edições Afrontamento.
Pedrosa, R., Cadima, R., Sargento, A. L. M., Rodrigues, N. (2021). Plano Estratégico Politécnico de Leiria 2030. Leiria, Portugal: Politécnico de Leiria.
Pereira, A. P., Seco, G., Filipe, L., Alves, S., Francisco, M., Sousa, N. (2021). Necessidades educativas especiais: Manual de apoio para docentes. Politécnico de Leiria
Costa, A., Ferreira, M. E., Salgado, J. M., Reis, C. F. (2021). Trabalhos de Casa no 1º Ciclo do Ensino Básico: Práticas de Professores. Revista Portuguesa De Pedagogia, 55, e055007. DOI: 10.14195/1647-8614_55_7
Costa, C., Loureiro, M. & Ferreira, M. E. (2021). Scientific Literacy: The Conceptual Framework Prevailing over the First Decade of the Twenty-First Century. Revista Colombiana de Educación, 1(81). DOI: 10.17227/rce.num81-10293
Ferreira, M. E. & Pitarma, R. (2021). Enhancing Ecocentric Environmental Attitudes: An Experience of Science Teaching to Inspire Students to Value Trees. Journal of Teacher Education for Sustainability, 23(1), 132-149. DOI: 10.2478/jtes-2021-0010
Menezes, L., Flores, P., Viseu, F., Gomes, H., Ribeiro, A., Martins, A. P., Guitart, M. (2021). Humour to learn Mathematics: Mathematical tasks to laugh and learn. Viseu, Portugal: Edições Esgotadas; Instituto Politécnico de Viseu.
Oliveira, P. P. M., Brasileiro, B. G., Rodrigues, F. L. A., Ferreira, M. E. R. (2021). Utilização pedagógica da rede social Instagram. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 05-17. DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/utilizacao-pedagogica
Ferreira, M. E., Rodrigues, F. (2021). Didática e prática de ensino em contexto de Festival Ciência Viva. In P. Membiela, M. I. Cebreiros, M. Vidal (Eds.), Investigación y metodologías en la enseñanza de las ciencias (pp. 115-120). Edita Educación Editora. ISBN: 978-84-15524-46-5
Sousa, J., Kowalski, M., Lopes, M. S. P. (2020). Expressão Dramática das práticas à reflexão. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Politécnico de Leiria. Retrieved from https://www.ipleiria.pt/esecs/wp-content/uploads/sites/15/2020/06/Livro_Educacao_Artistica.pdf
Da literacia científica dos docentes do 1ºCEB à concretização de uma educação CTS
2020 [Maria Eduarda Ferreira] Universidade da Beira Interior, FCSH-DPE António Manuel Almeida da Costa | http://hdl.handle.net/10400.6/11157
Oliveira, M., Santos, O., Delgado, R., Duarte, S. (2020). Património natural do concelho de Leiria. Leiria, Portugal: Oikos.
Vergueiro, E., Brinca, J., Menezes, N., Néri, S. (2020). Grupos de Ajuda Mútua: Estratégias para intervenção psicossocial. Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9015-04-3
Cordeiro, U., Paiva, V., Ferreira, E. (2020).Valorizar e preservar o património cultural: Desafios da educação escolar. European Journal of Education Studies, 7(1), 1-21. Doi: 10.5281/zenodo.3700830
Ferreira, B., Simões, J., Ferreira, M. E. (2020). Effectiveness of educational practices in University Students’ knowledge about sun protection and its relation to sunlight exposure: An exploratory study in a Portuguese Higher Education Institution. European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education, 10(3), 720-732. Doi: 10.3390/ejihpe10030053
Ferreira, B., Simões, J., Ferreira, M. E. (2020). Effectiveness of educational practices in University Students’ knowledge about sun protection and its relation to sunlight exposure: An exploratory study in a Portuguese Higher Education Institution. European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education, 10(3), 720-732. Doi: 10.3390/ejihpe10030053
Menezes, L., Flores, P., Viseu, F., Gomes, H., Ribeiro, A., Martins, A. P., Guitart, M. (2020). Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprender. Viseu, Portugal: Politécnico de Viseu
Abrantes, A. F., Costa, M. L. R., Ferreira, M. E., Rodrigues, F. L. A. (2020). A formação inicial de docentes em Portugal e no Brasil – Um estudo de caso. Egitania Sciencia, 14, 9-31. Retrieved from http://www.egitaniasciencia.ipg.pt/files/egitania_sciencia_26.pdf
Zacarias, R. S., Ferreira, M. E., Rodrigues, F. L. A., Júnior, G. D. C. (2020). Enseñanza-aprendizaje del concepto del color con alumnos de la escuela primaria. Revista de Educación de Puerto Rico (REduca), 3(1), 1-22. Retrieved from https://revistas.upr.edu/index.php/educacion/article/view/17281
Rodrigues, F., Ferreira, M. E. (2020). Estudiantes enprácticas del grado de profesorado durante el estado de alerta: Adaptaciones Y Observaciones. In Evaluación e innovación en educación superior e investigación (pp. 640-647). Madrid: Dykinson, S. L. ISBN: 978-84-1377-598-2
Pinto, M. A., Figueira, A. P. (2020). A compreensão dos textos de problemas matemáticos. Psiclínica. ISBN: 9789898176837
Pinto, H. (2020). Conhecimento de futuros professores do ensino básico sobre frações. Portugal: APM.
Pereira, A., Celestino, T. (2019). Mário Trindade: História de vida de um atleta paralímpico de excelência. Portugal: Comité Paralímpico de Portugal. ISBN 978-989-97990-1-1
Ensinar o conceito de Ser Vivo com recurso à Termografia Aplicada à Árvore
2019 [Maria Eduarda Ferreira] Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal | Ana André | http://hdl.handle.net/10314/4994
Ferreira, M. E., André, A. C., & Pitarma, R. (2019). Potentialities of Thermography in Ecocentric Education of Children: An Experience on Training of Future Primary Teachers. Sustainability, 11(9), 2668. DOI: https://doi.org/10.3390/su11092668
Pitarma, R., Crisóstomo, J., & Ferreira, M. E. (2019). Contribution to Trees Health Assessment Using Infrared Thermography. Agriculture, 9(8), 171. DOI: https://doi.org/10.3390/agriculture9080171
Ferreira, M. E. (2019). Ensinar os quatro elementos da natureza na educação pré-escolar num laboratório de ciências do Ensino Superior. In Panorama actual de la enseñanza de las ciencias (pp. 167-172). Espanha: Educación Editora.
Ferreira, M. E., Crisóstomo J., Pitarma, R. (2019). Promoting pro-environmental practices about trees in children using infrared thermography technology. In Á. Rocha, M. Serrhini (Eds.), Information Systems and Technologies to Support Learning (Vol. 111, pp. 154-163). Springer, Cham. doi: 10.1007/978-3-030-03577-8_18
Menezes, L., Gomes, H., Ribeiro, A., Martins, A. P., Flores, P., Viseu, F., Oliveira, A. M., Matos, I. A., Balula, J. P., & Delplancq, V. (2019). Humour in mathematics teaching. Tasks for the classroom. Viseu, Portugal: Litoprint & Higher School of Education of Viseu. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.19/5346
Patriarca, S., Figueira, A. P. (2019). O meu livro das Profissões. Psiclínica. ISBN: 9789898176806
Jerónimo, M., et. Al. (2018). Livro Verde sobre Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior. Lisboa, Portugal: PRESS FORUM SA. 2018. ORSIES OBSERVATÓRIO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL E INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Atividades de outdoor learning na educação pré-escolar – Potencialidades na promoção de atitudes pró-ambiente
2018 [Maria Eduarda Ferreira] Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal | Catarina Alexandra Antunes Delgado | http://hdl.handle.net/10314/4387
Ensinar os quatro elementos da natureza a crianças da educação pré-escolar num laboratório de ciências do ensino superior
2018 [Maria Eduarda Ferreira] Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal | Guida Filipa Freitas Gomes | http://hdl.handle.net/10314/3996
Ferreira, N. M. (2018). A Escola Normal Primária de Lisboa em Benfica: 1916-1930. Portugal: Livros Horizonte.
Ferreira, P. (2018). Histórias reais fantásticas: mote Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões. Benedita-Alcobaça, Portugal: INSE. ISBN: 978-972-9171-93-2
Ferreira, M. E. R., Dias, H. (2018). Uma experiência na formação de futuros professores primários: aprender sobre ambiente através do ensino das ciências. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias, 13(2), Retrieved from http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1850-66662018000200003&lng=es&tlng=pt
Ferreira, M. E., Dias, H. (2018). Uma experiência na formação de futuros professores primários: aprender sobre ambiente através do ensino das ciências. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias (2), 29-46. Retrieved from https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6777501
Tracana, R. B., Lopes, A., Farinha, A. M., & Ferreira, M. E. (2018). À descoberta de recursos naturais: uma atividade de outdoor com alunos do ensino primário. Terrae Didatica, 14(4), 477-486. doi: 10.20396/td.v14i4.8649282
Costa, A., Salgado, J. M., Ferreira, M. E. (2018). Homework’s in Primary School: The Case of the Curricular Area of “Environment Study”. Universal Journal of Educational Research, 6(8), 1723-1728. doi: 10.13189/ujer.2018.060813
Ferreira, M. E., Pitarma, R. (2018). Outdoor learning activities as facilitators in the construction of environmental citizenship. In Advanced Learning and Teaching Environments – Innovation, Contents and Methods. doi: 10.5772/intechopen.70248
Simões, C., Santos, S. (2018). Qualidade de vida, comportamento adaptativo e apoios: Compreender a relação entre constructos na dificuldade intelectual. Lisboa, Portugal: Faculdade de Motricidade Humana. ISBN: 9789727352258
Morais, N., Gouveia, T., Sobral, F., Ferreira, S., Gomes, C. A. (2018). O consumo e a partilha de conteúdos na Internet pelos estudantes do ensino superior – O caso do Instituto Politécnico de Viseu. Viseu, Portugal: Instituto Politécnico de Viseu. ISBN: 9789895403622. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.14/27561
Brito, E., Rodrigues, F., Ferreira, E. (2018). As (In)afinidades no sistema educativo, formação de professores e resultados escolares na União Europeia. Revista Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas, VII(14), 1-29. Retrieved from http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/10/Florbela0108.pdf
Figueira, A. P., Pinto, M. A. (2018). Consciência Metalinguística. teoria, desenvolvimento e instrumentos de avaliação. Psiclínica. ISBN: 9789898176622
Duração: 2016 – 2019
Investigador
Maria Eduarda Ferreira
Linha de investigação:
Educação, Cidadania e Inclusão
Rodrigues, F., Ferreira, M. E. (2024). Aprendizajes en proceso de co-creación: eficacia de una experiencia educativa en la enseñanza superior. European Public & Social Innovation Review, 9, 01-18. https://doi.org/10.31637/epsir-2024-6
Costa, A., Rodrigues, F., Pitarma, R., Ferreira, M. E. (2024). Design and validation of an instrument to evaluate the workgroup methodology in university students. International Journal of Educational Research Open, 7, 100351. https://doi.org/10.1016/j.ijedro.2024.100351
Ferreira, M. E., Delgado, C., Pitarma, R. (2023). Training Future Kindergarten Teachers on Ecocentric Action. Journal of Teacher Education for Sustainability, 25(2), 106–127. https://doi.org/10.2478/jtes-2023-0019
Rodrigues, F., Ferreira, M. E. (2022). The initiation to the professional practice of the future teacher: Articulation space between theory and reflective-investigative observation. HUMAN REVIEW. International Humanities Review / Revista Internacional De Humanidades, 11, 1–10. DOI: https://doi.org/10.37467/revhuman.v11.3901
Costa, C., Loureiro, M. & Ferreira, M. E. (2021). Scientific Literacy: The Conceptual Framework Prevailing over the First Decade of the Twenty-First Century. Revista Colombiana de Educación, 1(81). DOI: 10.17227/rce.num81-10293
Ferreira, M. E. & Pitarma, R. (2021). Enhancing Ecocentric Environmental Attitudes: An Experience of Science Teaching to Inspire Students to Value Trees. Journal of Teacher Education for Sustainability, 23(1), 132-149. DOI: 10.2478/jtes-2021-0010
Ferreira, B., Simões, J., Ferreira, M. E. (2020). Effectiveness of educational practices in University Students’ knowledge about sun protection and its relation to sunlight exposure: An exploratory study in a Portuguese Higher Education Institution. European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education, 10(3), 720-732. Doi: 10.3390/ejihpe10030053
Ferreira, M. E., André, A. C., & Pitarma, R. (2019). Potentialities of Thermography in Ecocentric Education of Children: An Experience on Training of Future Primary Teachers. Sustainability, 11(9), 2668. DOI: https://doi.org/10.3390/su11092668
Pitarma, R., Crisóstomo, J., & Ferreira, M. E. (2019). Contribution to Trees Health Assessment Using Infrared Thermography. Agriculture, 9(8), 171. DOI: https://doi.org/10.3390/agriculture9080171
Costa, A., Salgado, J. M., Ferreira, M. E. (2018). Homework’s in Primary School: The Case of the Curricular Area of “Environment Study”. Universal Journal of Educational Research, 6(8), 1723-1728. doi: 10.13189/ujer.2018.060813
Rodrigues, F., & Ferreira, M. E. (2024). Iniciação à prática profissional no ensino básico: relato de uma experiência de inovação didática com a mediação do programa Erasmus Pro. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e13641, 1-16. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13641
Rodrigues, F., Ferreira, M. E. (2024). Políticas educativas vs praxis pedagógica en la educación primaria portuguesa y francesa: una mirada a los desafíos y la complejidad del ser docente. Ensino & Pesquisa, 22(2), 415-429. DOI: https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8292
Rodrigues, F., Oliveira, P. P. M., Brasileiro, B. G., Ferreira, M. E. (2023). Potencial pedagógico de la red social Instagram en la enseñanza del español con estudiantes universitarios portugueses. EducEaD – A Revista de Educação a Distância da UFMJ, 3(1), 23-43. Retrieved from http://revista.ead.ufvjm.edu.br/index.php/eduque/article/view/58
Velho, F. S. J., Ferreira, M. E. (2022). Crenças infantis de gravidez e desenvolvimento intrauterino e fatores associados. Educação Em Foco, 25(47). DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5765
Costa, A., Ferreira, M. E., Salgado, J. M., Reis, C. F. (2021). Trabalhos de Casa no 1º Ciclo do Ensino Básico: Práticas de Professores. Revista Portuguesa De Pedagogia, 55, e055007. DOI: 10.14195/1647-8614_55_7
Oliveira, P. P. M., Brasileiro, B. G., Rodrigues, F. L. A., Ferreira, M. E. R. (2021). Utilização pedagógica da rede social Instagram. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 05-17. DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/utilizacao-pedagogica
Cordeiro, U., Paiva, V., Ferreira, E. (2020).Valorizar e preservar o património cultural: Desafios da educação escolar. European Journal of Education Studies, 7(1), 1-21. Doi: 10.5281/zenodo.3700830
Ferreira, B., Simões, J., Ferreira, M. E. (2020). Effectiveness of educational practices in University Students’ knowledge about sun protection and its relation to sunlight exposure: An exploratory study in a Portuguese Higher Education Institution. European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education, 10(3), 720-732. Doi: 10.3390/ejihpe10030053
Abrantes, A. F., Costa, M. L. R., Ferreira, M. E., Rodrigues, F. L. A. (2020). A formação inicial de docentes em Portugal e no Brasil – Um estudo de caso. Egitania Sciencia, 14, 9-31. Retrieved from http://www.egitaniasciencia.ipg.pt/files/egitania_sciencia_26.pdf
Zacarias, R. S., Ferreira, M. E., Rodrigues, F. L. A., Júnior, G. D. C. (2020). Enseñanza-aprendizaje del concepto del color con alumnos de la escuela primaria. Revista de Educación de Puerto Rico (REduca), 3(1), 1-22. Retrieved from https://revistas.upr.edu/index.php/educacion/article/view/17281
Ferreira, M. E. R., Dias, H. (2018). Uma experiência na formação de futuros professores primários: aprender sobre ambiente através do ensino das ciências. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias, 13(2), Retrieved from http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1850-66662018000200003&lng=es&tlng=pt
Ferreira, M. E., Dias, H. (2018). Uma experiência na formação de futuros professores primários: aprender sobre ambiente através do ensino das ciências. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias (2), 29-46. Retrieved from https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6777501
Tracana, R. B., Lopes, A., Farinha, A. M., & Ferreira, M. E. (2018). À descoberta de recursos naturais: uma atividade de outdoor com alunos do ensino primário. Terrae Didatica, 14(4), 477-486. doi: 10.20396/td.v14i4.8649282
Brito, E., Rodrigues, F., Ferreira, E. (2018). As (In)afinidades no sistema educativo, formação de professores e resultados escolares na União Europeia. Revista Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas, VII(14), 1-29. Retrieved from http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/10/Florbela0108.pdf
PROJETOS
SAICT-POL/23831/2016 | TreeM MONITORIZAÇÃO & MANUTENÇÃO AVANÇADA DE ÁRVORES