Esta linha de investigação foca-se no estudo de práticas pedagógicas inovadoras, em contextos formais e não formais, incluindo investigação didática relativa a processos de ensino-aprendizagem.
Debruça-se também sobre o papel do professor, do aluno e de outros agentes, nos processos educativos, perspetivando a formação, a reflexão e a investigação ao longo da vida. Aborda ainda a implementação de diferentes políticas educativas e o seu impacto na comunidade.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Lã, F. B., Castilla, P. M., Quero-Gervilla, M., Milhano, S., Ferrari, H., Jesús, M. González-Lourenço, Seco, R. N., Nunez, R. R., Schinca, M. (2023). Didáctica de la Música y la Expresión Corporal en Educación Infantil. Madrid, Espanha: Narcea, S.A. de Ediciones
Lazarová, B., Pol, M., Moškvan, V., Gerholz, K.-H., Neubauer, J., Reinke, H., Wagner, A., et al. (2021). Building university schools in teacher education programmes: Guidelines and suggestions. Brno, República Checa: Masaryk University Press. 2021. DOI: https://doi.org/10.5817/CZ.MUNI.M210-9901-2021
Santos, O. (2020). A importância da educação ambiental na perspectiva de estudantes do ensino superior: Uma experiência dos cursos de pedagogia no Brasil e licenciatura em educação básica em Portugal. Curitiba, Brasil: Editora CRV – Curitiba/Brasil.
Almeida, A., Tempera, T., Fernández, B. (2024). Proyecto DISCUSSIŌ: Generación y Evaluación de Recursos Digitales en el Ámbito de la Educación Ambiental para la Sostenibilidad. In Educación para la Ciudadanía Activa: Innovación y Prácticas Emergentes en los Contextos Educativos (pp.99-110). Espanha: Editorial DYKINSON, S.L.. Retrieved from https://www.researchgate.net/publication/385352085_Proyecto_DISCUSSIO_Generacion_y_Evaluacion_de_Recursos_Digitales_en_el_Ambito_de_la_Educacion_Ambiental_para_la_Sostenibilidad
Cadima, R., Milhano, S., Jerónimo, M., Pinto, H. (2024). Experiencias y propuestas sobre la organización y gestión universitaria de la ia en portugal. In La gestión de la inteligencia artificial en los contextos universitarios iberoamericanos, (pp. 221-237). Barcelona, Espanha: EDO-Serveis – Universitat Autònoma de Barcelona.
Delplancq, V., Costa, A. M., Pereira, J., Gillain, R., Fidalgo, S. (2024). Using Digital Tools to Innovate in Higher Education. In Digital Literacy at the Intersection of Equity, Inclusion, and Technology, (pp. 198-223). Estados Unidos: IGI Global. DOI: 10.4018/979-8-3693-2591-9.ch009
Fernandes, R., Martins, E., Mendes, F., Sargento, J. (2024). Empreendedorismo social em estudantes do ensino superior. In J. Jardim, E. V. Rodrigues (Coords.), Educação Empreendedora e Cidadania: Novos Paradigmas para um Futuro Colaborativo (pp. 171-177). SkillsResearch
Melão, D. (2024). Grafias dos peritextos no livro-álbum: propostas de travessias nas (entre)linhas de O rosto da avó. In, Masi, J., Fonseca, R. C., Lourenço, P., & Henriques, B. (Dir.) Dedans, dehors et à travers: perspectives littéraires sur le seuil. In, out, and through: literary and comparative perspectives on thresholds (pp. 177-187). Honoré Champion Éditeur. Retrieved from https://www.fnac.com/a21003123/Jacopo-Masi-Dedans-dehors-et-a-travers-perspectives-litteraires-et-comparatistes-sur-le-seuil
Román-Graván, P., Tadeu, P. (2024). Análisis de las percepciones sobre la robótica educativa en la formación universitaria de futuros docentes de España y Portugal. In C. Pinel-Martínez, M. D. Pérez-Esteban, M. E. Lorenzo-Martín, M. M. Felices Torres (Coords.), Innovación en acción y desarrollo educativo sostenible (pp. 53-66). Madrid, Espanha: DYKINSON. Retrieved from https://www.dykinson.com/libros/innovacion-en-accion-y-desarrollo-educativo-sostenible/9788410707801/
Sargento, J., Oliveira, S. (2024). A relação Professor-Aluno como motor da Educação. In J. Souza-Silva (Org). Temas Contemporâneos em Psicologia: Ensino, Ciência e Profissão – Vol. 6 (pp. 113-122). Bagai Editora. DOI: 10.37008/978-65-5368-500-0.13.11.24
Sanches, A., Mesquita, E., Freire-Ribeiro, I., Ribeiro, M. C. (2023). Valorização de competências na formação inicial de professores: um estudo exploratório. In P. Membiela, M. I. Cebreiros (Eds.), Inovação na prática educacional universitária (p. 185-196). Ourense: Educación Editora. ISBN 978-84-15524-48-9
Silva, M. J., Rodrigues, M., Melo, N., Sarreira, P. (2023). Mathematics in Environmental Issues: Research-Based Interdisciplinary Practices in Preservice Teacher Education. In Handbook of Research on Interdisciplinarity Between Science and Mathematics in Education. IGI Global. DOI: 10.4018/978-1-6684-5765-8.ch012
Sanches, A., Mesquita, E., Freire-Ribeiro, I., Ribeiro, M. C. (2023). Valorização de competências na formação inicial de professores: um estudo exploratório. In P. Membiela, M. I. Cebreiros (Eds.), Inovação na prática educacional universitária (p. 185-196). Ourense: Educación Editora. ISBN 978-84-15524-48-9
Melão, D. & Balula, J. P. (2023). Cuidar de los hábitos de lectura en la actualidad: un estudio de caso. In R. T. Fernández e J. S. Vázquez (Eds.), Los hábitos de lectura en el siglo XXI (pp. 173-187). Editorial Dykinson. ISBN: 978-84-1122-919-7
Ferreira, M. E. (2023). Educação ecocêntrica na formação pedagógica em educação pré-escolar. In P. M. Iglesia, M. I. C. Iglesias (Eds.), Expectativas y prácticas docentes en la enseñanza de las ciências (pp. 81-86). España, Educación Editora. Retrieved from https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=982919
Brinca, J., & Magalhães, C.(2022). Práticas Pedagógicas Inovadoras no ensino superior: configurações teóricas e desafios. In Educação em Perspetiva: reflexões e aprendizados. Bagai Editora. Retrieved from https://editorabagai.com.br/product/educacao-em-perspectiva-reflexoes-e-aprendizados-volume-1/
Jerónimo, M., Cadima, R., Milhano, S. (2022). La gestión educativa de programas formativos híbridos universitarios en Portugal. In J. Gairín-Sallán, A. Barrera-Corominas (Eds.), La gestión y funcionamiento de programas formativos híbridos en la universidad en Iberoamérica (pp. 207-224). Barcelona, Espanha: EDO-Serveis-Universitat Autònoma de Barcelona. ISBN: 978-956-6040-33-0
Milhano, S., Nogueira, F., Correia, M. (2022). Educação artística: lugar de confluência do direito à educação, à cultura e às artes? Um olhar pré e pós crise pandémica. In F. G. Alonso, A. V. Vega (Eds.), La dimensión transformadora del Derecho Educativo (pp.77-90). San José, Costa Rica: Rede Internacional Investigação em Direito Educativo. 978-9968-03-017-5
Figueiredo, M. (2022). Tensions and (re)transformations in the Portuguese Early Childhood Education curriculum. In S. Almeida, F. Sousa, & M. Figueiredo (Eds.), Curriculum autonomy policies: international trends, tensions and transformations (pp. 45-58). CICS.NOVA e Fundação Calouste Gulbenkian.
Santos, M. J., Barbeiro, L., Amaro, S. (2022). O papel da motivação na aprendizagem da leitura e escrita em alunos com necessidades específicas. In G. Casal (Ed.), International Handbook of Clinical Psychology (Vol. 1). Canadá: Thomson Reuters Aranzadi. ISBN: 978-84-1390-874-8
Coelho, E., Nogueira, A.R., Gomes, I., Fonseca, S. & Pereira, A. (2021). (Des)motivação dos docentes de educação física: Um estudo na ilha terceira – Açores (Portugal). In P. A. Cavalcanti (Org.), Educação: Teorias, Métodos e Perspectivas (vol I, pp. 45-54). Brasil: Editora Artemis. DOI: 10.37572/EdArt_1704213095
Soares, R., Soares, W., Freitas, D., Gonçalves, F. & Ferreira, B. (2021). Formação de professores de língua portuguesa para surdos. In Formação de professores: políticas, tensões e perspectivas (pp. 189-203). Brasil: Arco Editores. DOI: 10.48209/978-65-89949-12-7
Serrazina, L., Rodrigues, M. (2021). Number Sense and Flexibility of Calculation: A Common Focus on Number Relations. In A. G. Spinillo, S. L. Lautert, R. E. S. R. Borba (eds.), Mathematical Reasoning of Children and Adults. Springer, Cham. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-69657-3_2
Tracana, R. B., Fernandes, G., Castro, E. & Fernandes, M. (2021). Geoeducação e práticas pedagógicas na valorização do território. O estrela geopark (portugal) como recurso didático e suas estratégias de divulgação das geociências e do geoturismo. In Práticas e metodologias no ensino de ciências (Cap. 1). Santo Ângelo, Brasil: Editora Metrics.
Santos, O., Alvaréz, M. & Rebelo, I. (2021). Formação de professores – o ensino das ciências como estratégia promotora de aprendizagem em alunos com NEE. In Deflagração de Ações voltadas à Formação Docente 2 (pp. 100-106). Brasil: Atena Editora. DOI: 10.22533/at.ed.15221280410
Gamboa, M. J. (2021). Prefácio. In A. L. Taufer, P. B. Custódio, W. Ramos (Org.), Mediação de leitura literária e formação de leitores: Ensino Fundamental I (Vol. I). Judiaí: Paco Editorial ISBN: 9786558402107
Sargento, J. & Oliveira, S. (2021). Emoção e afeto na educação: O olhar relacional dos modelos psicanalíticos. In Educação em foco: Dilemas e desafios contemporâneos (pp. 70-81). Brasil: Arco Editores. DOI: 10.48209/978-65-89949-20-5
Ferreira, M. E., Rodrigues, F. (2021). Didática e prática de ensino em contexto de Festival Ciência Viva. In P. Membiela, M. I. Cebreiros, M. Vidal (Eds.), Investigación y metodologías en la enseñanza de las ciencias (pp. 115-120). Edita Educación Editora. ISBN: 978-84-15524-46-5
Brito, E. & Velho, F. (2021). I’m Going to School, What Now? From Pre-School to the 1st CEB: Children´s Beliefs. In Psicologia: identidade profissional e compromisso social (Cap. 6, pp. 50-65). Ponta Grossa, Brasil: ATENA EDITORES. DOI: 10.22533/at.ed.394213003
Melão, D. (2021). Práticas de escrita criativa no ensino superior: redescobrindo caminhos da pedagogia. In E. Chaleta, A. Ferreira e J. Beltrán (Coords.), Formas de enseñar y aprender en educación superior. Faces do ensinar e do aprender no ensino superior (pp. 429-452). Valência, Espanha: Instituto de Creatividad e Innovaciones Educativas de la Universitat de València.
Menezes, L., Flores, P., Viseu, F., Amante, S. & Costa Lopes, A. (2021). Humour in Mathematics Teaching: A Study in Portugal and Spain. In E. Vanderheiden, C. H. Mayer (Eds.), The Palgrave Handbook of Humour Research (pp. 419-437). Cham, Switzerland: Springer Palgrave Macmillan. DOI: 10.1007/978-3-030-78280-1_21
Souto-e-Melo, A. L. (2021). Configurações de renovação pedagógico-didática no ensino superior: uma proposta no curso de Artes Plásticas e Multimédia. In Formas de enseñar y aprender en educación superior | Faces no ensinar e do aprender no ensino superior (pp. 390-408). Valência, Espanha: Instituto de Creatividad e Innovaciones Educativas de la Universitat de Valência
Figueiredo, J. Q., Brigas, C., Tadeu, P. & Garcia-Martinez, I. (2021). The Code Hour: Taller de pensamiento computacional en una escuela primaria de Guarda (Portugal). In M. T. T. Juan, P. C. R. María, A. M. M. José, J. M. G. Antonio (Eds.), Educar y formar a la generación Z: Experiencias derivadas de la investigación (pp. 129-138). Espanha: Ediciones Octaedro. ISBN 9788418819551
García-Martínez, I., Tadeu, P., Brigas, C. & Ubago-Jiménez, J. L. (2021). Una experiencia didáctica innovadora de aprendizaje servicio en Educación Superior. In M. T. T. Juan, P. C. R. María, A. M. M. José, J. M. G. Antonio (Eds.), Educar y formar a la generación Z: Experiencias derivadas de la investigación (pp. 139-148). Espanha: Ediciones Octaedro. ISBN 9788418819551
Pereira, I., Cadima, R. (2020). A incorporação da tecnologia no ensino superior: dinâmicas de garantia da qualidade. In Hardagh, C., Fofonca, E., Camas, N. (Org.) Processos formativos, tecnologias imersivas e novos letramentos – convergências e desdobramentos (pp. 234-246). Brasil: Editora Collaborativa, Curitiba – BR.
Silva, M. J., Ferreira, E., Souza, A., Alves, A. R., Batista, S. (2020). Scaffolding Children’s Participation in Schools’ Environmental Health. In The Role of Teacher Mediation and Digital Tools. Estados Unidos: IGI Global. DOI: 10.4018/978-1-7998-2104-5.ch014
Tracana, R., Cambraia, A., Biondo, U. (2020). Aprendizagem híbrida no desenvolvimento profissional docente: Construção de uma comunidade aprendente luso-brasileira. In Educação à distância – Multiletramentos e linguagens multimodais. Brasil.
Ribeiro, M., Nusselder, A., Brouwer, N., Gomes, N., Lopes, N. (2020). An international student workshop on design thinking in time of corona: redesigning an international event as an online interactive learning experience. In L. Pokrzycka (Ed.), Innovative Teaching Methods: Practical Teaching In Higher Education (pp. 11-38). Lublin: Maria Curie-Sklodowska University Press. ISBN: 978-83-227-9399-2
Figueiredo, M., Menezes, L., Gomes, H., Martins, A. P., Ribeiro, A., Marchese, M., Soares, I., Zhang, L. (2020). “It’s a lot of work” A tailor’s measuring tape in the doll’s house. In Mathematics in Early Childhood (pp. 79-94). Abingdon, Reino Unido: Routledge. Doi: 10.4324/9780429352454-9
Freire-Ribeiro, I., Mesquita, E. (2020). A centralidade [ou não] da criança no processo ensino-aprendizagem: análise da reflexão dos futuros professores sobre a sua própria prática. In P. Membiela, M.I. Cebreiros, M. Vidal (Eds.), Innovación e investigación en la educación universitária (pp. 423-428). Ourense: Educación Editora. ISBN 978-84-15524-44-1
Sanches, A., Freire-Ribeiro, I., Mesquita, E. (2020). Práticas de educação não-escolar: perceções dos estudantes sobre as atividades de iniciação à prática profissional. In P. Membiela, M.I. Cebreiros, M. Vidal (Eds.), Innovación e investigación en la educación universitária (pp. 471-476). Ourense: Educación Editora. ISBN 978-84-15524-44-1
Rodrigues, F., Ferreira, M. E. (2020). Estudiantes enprácticas del grado de profesorado durante el estado de alerta: Adaptaciones Y Observaciones. In Evaluación e innovación en educación superior e investigación (pp. 640-647). Madrid: Dykinson, S. L. ISBN: 978-84-1377-598-2
Balula, J. P., Melão, D., Silva, A. I. (2020). Formação de leitores na (e para a) complexidade. In D. Simões, M. Teixeira (Eds.), Propostas Didático-Pedagógicas para as Aulas de Português. Tomo II -Portugal (pp. 286-316). Rio de Janeiro, Brasil: Dialogarts. ISBN: 978-65-5683-015-5
Batanero, J., Tadeu, P. (2020). Capacitación tecnológica docente y discapacidad. Aminorando la brecha digital en la educación superior. In L. Jimenez, J. Martinez (Coords.), Educación inclusiva: abriendo puertas al futuro (pp. 141-155). ISBN 978-84-1324-749-6
Tadeu, P., Brigas, C., Pereira, A. M., Fernández-Cerero, J. (2020). Learning assessment based in computational thinking with multiple intelligences. In J. M. T. Torres, S. A. García, M. N. C. Soto, J. M. S. Reche (Eds.), Análisis sobre metodologías activas y TIC para la enseñanza y el aprendizaje (pp. 707-716). Madrid, Espanha: Editorial DYKINSON.
Tadeu, P., García-Martínez, I., Ribeiro, M. C. (2020). Utilizar materiales manipulables en tiempos de covid-19: Retos y desafíos para los docentes. In M. T. Torres, S. A. Garcia, M. N. C. Soto, J. M. S. Reche (Eds.), Análisis sobre metodologias activas y tic para la enseñanza y el aprendizaje (pp. 675-687). Madrid: Dykinson.
Tadeu, P., Ribeiro, M. C., García-Martínez, I. (2020). Renewing the pedagogical formation of teachers by using the manipulable materials. In F. J. H. Lucena, J. M. T. Torres, J. M. S. Reche, S. A. García (Eds.), Innovación Docente e Investigación Educativa en la Sociedad del Conocimiento (pp. 121-138). Madrid: Editorial Dykinson.
Tadeu, P., Fernández-Batanero, J. M. (2020). Formación del profesorado de la comunidad valenciana en TIC y discapacidad. Percepciones de profesionales del sector educativo. In J. M. T. Torres, S. A. García, M. N. C. Soto, J. M. S. Reche (Eds.), Análisis sobre metodologías activas y TIC para la enseñanza y el aprendizaje (pp. 514-523). Madrid, Espanha: Editorial DYKINSON.
Jerónimo, M., Reis, M., Cadima, R. (2019). Innovación en las prácticas de gestión hacia las prácticas interculturales para la inclusión de colectivos vulnerables. In Corominas, A., Ceacero, D., Granda, G. (Coord.), Universidad y colectivos vulnerables: hacia una cultura de la equidad (pp. 127-130). ISBN: 978-958-52318-0-1
Rodrigues, M. (2019). The Development of Number Sense in Preschool: The Counting of Objects. In Licardo, M., Dias, I. (Eds.), Contemporary Themes in Early Childhood Education and International Educational Modules (pp. 73-86). Eslovénia: University of Maribor Press. ISBN: 978-961-286-269-5
Ferreira, N. (2019). Aprendizagens essenciais nos temas da história e da geografia de Portugal: contributo para a formação de cidadãos histórico-geograficamente competentes. In M. J. H., A. Dias (Eds.), Enseñar y aprender didáctica de las ciencias sociales: la formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica (pp. 562-571). Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa.
Rodrigues, M. (2019). A flexibilidade de cálculo e a resolução de tarefas de natureza aditiva. In A. Carneiro-Barrera & A. Díaz-Román (Eds.), Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo (pp. 541-550). Granada, Espanha: Asociación Española de Psicología Conductual
Rodrigues, M. (2019). As práticas de ensino para o desenvolvimento nos alunos da flexibilidade de cálculo multiplicativo: Um estudo de caso de uma professora brasileira do 4.º ano. In A. Carneiro-Barrera & A. Díaz-Román (Eds.), Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo (pp. 551-558). Granada, Espanha: Asociación Española de Psicología Conductual
Rodrigues, M., Serrazina, M. L., Dombrowski, A. E., Ponte, J. P., Nunes, M. J., Serrazina, L., Ponte, J. P. (2019). Ditado de uma construção com cubos de madeira. In A. Carneiro-Barrera & A. Díaz-Román (Eds.), Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo (pp. 559-565). Granada, Espanha: Asociación Española de Psicología Conductual
Figueiredo, M. P., & Gonçalves, N. (2019). Entering a Fluid Research Field. In M. Hoveid, L. Ciolan, A. Paseka, & S. M. Silva (Eds.), Doing educational research: overcoming challenges in practice (pp. 33-53). London: SAGE
Ferreira, M. E. (2019). Ensinar os quatro elementos da natureza na educação pré-escolar num laboratório de ciências do Ensino Superior. In Panorama actual de la enseñanza de las ciencias (pp. 167-172). Espanha: Educación Editora.
Ferreira, M. E., Crisóstomo J., Pitarma, R. (2019). Promoting pro-environmental practices about trees in children using infrared thermography technology. In Á. Rocha, M. Serrhini (Eds.), Information Systems and Technologies to Support Learning (Vol. 111, pp. 154-163). Springer, Cham. doi: 10.1007/978-3-030-03577-8_18
Mesquita, E., Freire-Ribeiro, I. (2019). Perceções dos futuros professores sobre tendências metodológicas: entre o real e o ideal. In P. Membiela, M. I. Cebreiros, M. Vidal (Eds.), Innovación e investigación en la educación universitária (pp. 299-304). Ourense: Educación Editora. ISBN 978-84-15524-44-1
Sanches, A., Freire-Ribeiro, I., Mesquita, E. (2019). Educação não-formal: Contextos e práticas na formação inicial de professores. In F. Imbernón, A. Shigunov Neto, I. Fortunato (Orgs.), Formação permanente de professores: experiências ibero americanas (pp. 480-500). São Paulo: Edições Hipótese. ISBN 978-65-80428-08-3
Melão, D. (2019). Português língua estrangeira no ensino superior. Dar voz às vozes dos estudantes. In C. Koch, D. Reimann (Eds.), As variedades do Português no Ensino do Português língua estrangeira (pp.59-75). Alemanha: Na Francke Attempto VERLAG, 2019.
Tadeu, P., García-Martínez, I., Ribeiro, M. C. (2019). Análisis del uso de materiales manipulables en el contexto de la educación primaria. In M.C. Pérez-Fuentes, M.M. Molero, J.J. Gázquez, Á. Martos, A.B. Barragán, M. Mar, M. MariaSisto (Coords.), Investigación en el ámbito escolar: un acercamiento multidimensional a las variables psicológicas y educativas (p. 445-454). Madrid: ASUNIVEP. ISBN: 978-84-09-06263-8
Lopes, A., Ferreira, Z., Sardo, A., Cardoso, A. P. (2018). Espaços distópicos e heterotópicos no romance A Costa dos Murmúrios de Lídia Jorge: Desconstrução do discurso salazarista, face às práticas subjacentes à Guerra Colonial. In S. Barbosa, O. B. Filho, J. L. M. Moraes (Eds.), O espaço literário na obra de Lídia Jorge (pp. 68-86). Rio de Janeiro, Brasil: Bonecker. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.19/5033.
Ferreira, M. E., Pitarma, R. (2018). Outdoor learning activities as facilitators in the construction of environmental citizenship. In Advanced Learning and Teaching Environments – Innovation, Contents and Methods. doi: 10.5772/intechopen.70248
Barreto, M. A., Santos, F. & Cardona, M. J. (2018). Teacher education in São Tomé and Príncipe: Conceptions, practices and challenges. In K.G. Karras & C.C. Wolhuter (Eds), International handbook of teacher education worldwide (2th ed., Vol. 1, pp. 140-155). Nicosia: HM Studies.
Barreto, M., Santos, F. & Oliveira, F. (2018). Teacher education in Cape Verde: Conceptions, practices and challenges. In K.G. Karras & C.C. Wolhuter (Eds), International handbook of teacher education worldwide (2th ed., Vol. 1, pp. 251-268). Nicosia: HM Studies.
Menino, H. (2023). Números e Operações. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria. ISBN 978-989-35410-0-5
Ferreira, P. (2023). Sons Tagarelas – exercícios de consciência fonológica. Leiria, Portugal: ESECS. Retrieved from https://boaleitura.com/livro/186143
Menino, H. (2023). Números e operações para a educação básica. Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Instituto Politécnico de Leiria. https://doi.org/10.25766/a7m7-4j25
Santos, E. L., Martins, I., Serra, S., Brunheira, L. (2023). Aprendizagens Essenciais em Matemática para o Ensino Básico – Coletânea de tarefas 6.º ano de escolaridade.
Ferreira, N. M. (2022). Universidade Lusófona: Os primeiros 25 anos ao serviço do ensino superior em Portugal. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas
Brocardo, J., Delgado, C., Mendes, F., Brunheira, L., Serrazina, L., Rodrigues, M. (2022). Raciocínio Matemático no 1.º e 2.º Ciclos – guia do formador. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Brocardo, J., Delgado, C., Mendes, F., Brunheira, L., Serrazina, L., Rodrigues, M. (2022). Raciocínio Matemático nos 1.º e 2.º ciclos: Geometria. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Brocardo, J., Delgado, C., Mendes, F., Brunheira, L., Serrazina, L., Rodrigues, M. (2022). Raciocínio Matemático nos 1.º e 2.º ciclos: Números. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Pinto, H. (2020). Conhecimento de futuros professores do ensino básico sobre frações. Portugal: APM.
Menezes, L., Gomes, H., Ribeiro, A., Martins, A. P., Flores, P., Viseu, F., Oliveira, A. M., Matos, I. A., Balula, J. P., & Delplancq, V. (2019). Humour in mathematics teaching. Tasks for the classroom. Viseu, Portugal: Litoprint & Higher School of Education of Viseu. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.19/5346
Ferreira, N. M. (2018). A Escola Normal Primária de Lisboa em Benfica: 1916-1930. Portugal: Livros Horizonte.
Ferreira, P. C. (2024). Caderno Diário vs Diário de Aprendizagem – um instrumento pedagógico em Relações Humanas e Comunicação Organizacional. In S. M. Lopes, S. Faria, S. S. Monteiro, A. Barreto, A. Mourão (Coords.), Metodologias e Práticas Educativas no Ensino Superior , Visões multidisciplinares, (pp. 155-167). Coimbra: Edições Almedina S.A
Magueta, L. (2024). Pensar a formação docente em artes visuais – as partes e o todo nas práticas e na reflexão. In Lopes, S. Faria, S. Monteiro, S. (Coords.), Metodologias e práticas educativas no ensino superior visões multidisciplinares (pp. 203-216). Coimbra, Portugal: Almedina.
Magueta, L. G., Cantú, W., Sousa, J. (2024). Cadernos de artista: repertórios, signos e significados culturais. In J. Sousa, M.J. Santos, L. Magueta, M.S.P. Lopes & L. Brites (Coord.), Emoções Artes e Intervenção: Abordagens colaborativas e participativas em contextos educativos (pp.67-81). Almedina.
Melão, D. (2024). Da inesgotável beleza da diversidade: lições de uma toupeira. In A. Sampaio e M. J. Macário (Orgs.) A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça. Percursos de construção cénica (pp. 25-36). Kairos Editions
Valente, B., Martins Ferreira, N., Mendes, L., Melo, N., Brunheira, L., Almeida, P., Pereira, S., Estrela, A., Marques, A. S., Pereira, T., Pereira, T., Vieira, N., Luz, C., & Relvas, M. (2024). Mapeando o currículo: cruzando competências e áreas de conteúdo. In B. Valente & T. Leite (Eds.), Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular (pp. 40-66). CIED, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.176
Gama, A., Campos, J., Figueiredo, C. C., Pappámikail, L., & Teixeira, L. (2023). Estágios curriculares em contexto de pandemia: as vivências de quatro estudantes de três instituições de ensino superior. In M. J. Silva, N. Branco, A. M. Pessoa (Coords.), Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal (pp. 174-213). Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa.
Pitau, J. Santos, T., Menino, H. Gamboa, M. J. (2023). Aprendizagens matemáticas no contexto de uma experiência integradora em jardim de infância. In Oliveira, A. M. Proença, H. Menino, J. Amoroso, M. J. Gamboa, R. leal (Eds.), Didáticas no Jardim de Infância – Propostas de Integração curricular na formação de educadores (pp. 93-109). Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria
Magueta, L. (2023). A Criança em Risco(s) – As ideias, as emoções e a expressão plástica. In Sousa, J., Santos, M. J., Magueta, L., Lopes, M. S. P., Brites. L. (Org.), Emoções, Artes e Intervenção: crianças e jovens em risco (pp. 311-324). Coimbra, Portugal: Edições Almedina, S.A. Retrieved from https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/8457/1/Livro_Emo%c3%a7%c3%b5es%2c%20Artes%20e%20Interven%c3%a7%c3%a3o%20-%20Crian%c3%a7as%20e%20Jovens%20em%20risco_DL.pdf
Crespo, D., Prudêncio, R., Leal, R., Menino, H. (2023). Evidenciar o pensamento geométrico e espacial no jardim de infância: Vamos construir duas maquetes. In Didáticas no Jardim de Infância – Propostas de Integração Curricular na Formação de Educadores (pp. 53-70). Leiria, Portugal: Politécnico de Leiria.
Menino, H.,Tavares, D. (2023). A importância do feedback na aprendizagem da matemática numa experiência de ensino a distância. In Metodologias e práticas educativas no ensino superior visões multidisciplinares (pp. 135-153). Coimbra, Portugal: Livraria Almedina.
Branco, N., Rodrigues, M., Maurício, P., Carvalho, R., Colaço, S., & Cavadas, B. (2023). Experiências de prática de ensino remoto de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo. In M. J. Silva, A. Pessoa, N. Branco (Eds.), Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em 3 Escolas Superiores de Educação em Portugal (pp. 147-173). CIED.
Ferreira, P. C., Jorge, N. (2023). Do esclarecimento da dúvida à escrita académica. In P. N. Silva, A. G. Pinto, C. Marques (Orgs.), Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática (pp. 18). Coimbra: Grácio Editor. Retrieved from https://livraria.ruigracio.com/produto/discurso-academico-conhecimento-disciplinar-e-apropriacao-didatica/
Ramalho, H., Araújo, F. (2023). Topicidades da conceção reformista do regime da educação inclusiva: uma abordagem sociológica. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins & R. Fernandes (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2023 (pp. 23-37). Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu
Silva, M. J., Cavadas, B., Linhares, E., Simões, H., Ferreira, S. (2023). Atividades, estratégias e aprendizagens na educação em ciências em tempos de restrições ao ensino presencial. In M. J. Silva, N. Branco, A. M. Pessoa (Coords.), Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal (pp. 38-66). Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa.
Ferreira, M., Campos, S., Cardoso, A. P. (2022). Educação sexual no 3.º ciclo: Um diálogo entre saberes. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso (Coords.), Literacia em Saúde e Estilos de Vida em Contexto Educativo (pp. 108-121). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9092-88-4
Ferreira, M., Amaral, O., Campos, S., Cardoso, A. P. (2022). Educação para a saúde na escola. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso (Coords.), Literacia em Saúde e Estilos de Vida em Contexto Educativo (pp. 20-31). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9092-88-4
Marques, C., Cardoso, A. P., Rocha, J., Ferreira, M., Campos, S. (2022). A interdisciplinaridade na abordagem da educação sexual no 1.º ciclo do ensino básico. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso (Coords.), Literacia em Saúde e Estilos de Vida em Contexto Educativo (pp. 142-163). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9092-88-4
Anastácio, C., Machado, V., Oliveira, M. (2022). Projeto II – Pegadas: De quem são e onde encontrá-Las? Uma lógica projetual em Creche. In A voz e a agência da criança – Abordagem de projeto na formação de educadores de infância (pp. 33-42). Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4
Ferreira, C., Rebelo, I., Oliveira, M. (2022). Projeto IV – Os Comboios. Viajando pela abordagem de projeto. In A voz e a agência da criança – Abordagem de projeto na formação de educadores de infância (pp. 57-76). Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4
Gomes, C., Marques, S., Oliveira, M. (2022). PROJETO X – Realizando um filme com as crianças: As Borboletas e os Astronautas. In A voz e a agência da criança – Abordagem de projeto na formação de educadores de infância (pp. 159-170). Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4
Leigo, R., Oliveira, M. (2022). Uma ponte entre o Jardim de Infância e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. O papel da família no processo de transição da criança. In Santiago, A., do Vale, V. (Eds.), A Escola em transformação: Formação e prática docente (pp. 284-298). Coimbra, Portugal: Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-99491-3-3
Machado, V., Anastácio, C., Oliveira, M. (2022). Projeto VII – À descoberta dos meios de transporte. Revelando a aprendizagem através de projetos. In A voz e a agência da criança – Abordagem de projeto na formação de educadores de infância (pp. 113-122). Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4
Quinta, C., Barata, C., Oliveira, M. (2022). A natureza do fazer de conta e o fazer de conta com a natureza. In Santiago, A., do Vale, V. (Eds.), A Escola em transformação: Formação e prática docente (pp. 119-135). Coimbra, Portugal: Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-99491-3-3
Rebelo, C., Rodrigues, M., Oliveira, M. (2022). Refletindo e Analisando Práticas de Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. In Santiago, A., do Vale, V. (Eds.), A Escola em transformação: Formação e prática docente (pp. 24-37). Coimbra, Portugal: Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-99491-3-3
Azevedo, P. (2022). Design de Comunicação no Ensino Superior, uma experiência pedagógica. In Figueiredo, M. P., Franco, A. (Coords.), Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu (pp. 185-199). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-972-789-682-0 DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-53495-2-4
Macário, M. J. (2022). Percursos para o desenvolvimento da cidadania global: a formação de professores e a literatura para a infância. In L. Mesquita e C. M. Sá (Coord.), Educação em línguas e cidadania global: mapeando caminhos e possibilidades de ação (pp. 7-22). Portugal: UA Editora. DOI: https://doi.org/10.48528/mn4t-4q47
Pina, F., Rodrigues, M. (2022). PROJETO – Descobrindo as lulas. In M. Oliveira, M. Rodrigues, S. Milhano (Orgs.), A voz e a agência da criança: Abordagem de Projeto na Formação de Educadores de Infância (pp. 143-158). Associação de Profissionais de Educação de Infância, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Retrieved from https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/8220/4/Age%cc%82ncia%20da%20Crianc%cc%a7a_DOI.pdf
Serrazina, L., Rodrigues, M., & Mendes, F. (2022). Desenvolvimento do raciocínio matemático na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico. In J. P. Ponte (Org.), Raciocínio matemático e formação de professores (pp. 51-81). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Cardoso, A., Almeida, A., Gonçalves, C., Pereira, S., Rodrigues, M., Silva, E. (2022). Princípios pedagógico-didáticos para a conceção de recursos educativos digitais: análise do recurso cozinhar a aprender. In Dias, A., Loureiro, C. (Eds.), Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (pp. 60-82). Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.159
Milhano, S. (2022). Práticas artísticas participativas – pedagogias de transformação para uma educação mais inclusiva. In J. Sousa, C. Mangas (Eds.), Inclusão sociocultural e intervenção comunitária (pp.143-158). Portugal: Almedina.
Milhano, S. (2022). Processos e estratégias de educação musical ao longo da vida: continuidades e descontinuidades. In S. Lopes, J. Sousa (Org.), O lugar da educação ao longo da vida, das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 87-101). Coimbra, Portugal: Almedina. ISBN 978-989-40-0790-6
Azevedo, P. (2022). Design de Comunicação no Ensino Superior, uma experiência pedagógica. In M. P. Figueiredo, A. Franco (Coords.), Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu (pp. 185-199). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-972-789-682-0 DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-53495-2-4
Araújo, L. & Figueiredo, M. P. (2022). Photovoice e Educação Social: direitos, voz e fotografias como promotores de aprendizagem. In M. P. Figueiredo, A. Franco (Coords.), Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu (pp. 174-184). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-972-789-682-0 DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-53495-2-4
Figueiredo, M. P. (2022). Desenvolvimento do currículo e construção de conhecimento profissional específico: uma exploração da relevância do estudo sobre as práticas docentes no contexto curricular português. In Conselho Nacional de Educação (Org.), Estado da Educação 2021 (pp. 356-367). Conselho Nacional de Educação.
Figueiredo, M. P., Gomes, H. M. S. V., Matos, I. A. (2022). Aprender a partir da prática na formação inicial de educadores de infância: Contributos dos Estudos de Aula. In M. P. Figueiredo, A. Franco (Coords.), Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu (pp. 48-58 ). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-972-789-682-0 DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-53495-2-4
Inácio, A., Fernandes, I., Menino, H. (2022). Projeto – A Ambineza. In M. Oliveira, M. Rodrigues, S. Milhano (Orgs.), A voz e agência da criança – abordagem de projeto na formação de educadores de infância (pp. 43-55). Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância & Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4
Amante, S., Gökçe, I., Dygala, M., Antunes, M. J. (2022). Collaborative Online International Learning (COIL): the experience of students participating in the Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2 Project. In M. P. Figueiredo, A. Franco (Coords.), Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu (pp. 333-348). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-972-789-682-0 DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-53495-2-4
Costa, A. M., Costa, C. A., Coutinho, E., Oliveira, I., Pereira, J., Gillain, R., Amante, S., Fidalgo, S., Relvas, S., Delplancq, V. (2022). Olhar as línguas estrangeiras e a criatividade multimodal enquanto ferramenta de inovação pedagógica no ensino superior. O projeto JASM – Janela aberta sobre o Mundo. In M. P. Figueiredo, A. Franco (Coords.), Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu (pp. 304-318 ). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-972-789-682-0 DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-53495-2-4
Barata, C. (2022). Dinâmicas de professores de âmbito familiar/intergeracional – no olhar do supervisor. In S. M. Lopes & J. Sousa (Coord.), O lugar da Educação ao Longo da Vida – das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 43-53). Coimbra, Portugal: Grupo Almedina. ISBN 978-989-40-0790-6
Barata, C., Santos, A. C. (2022). Abordagem de projeto, a provocação do pensamento Cri(a)ti(c)vo da criança. In M. Oliveira, M. Rodrigues, S. Milhano (Orgs.), A voz e agência da criança – abordagem de projeto na formação de educadores de infância (pp. 123-141). Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância & Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4
Delplancq, V., Costa Lopes, A. M., Costa, C. A., Coutinho, E., Oliveira, I., Pereira, J., Lopez Garcia, P., Gillain, R., Amante, S., Fidalgo, S., Relvas, S. (2022). Storytelling and Digital Art: tools for enhancing multilingual skills. In Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while fighting the outbreak of Covid 19, (pp. 83-91). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Souto-e-Melo, A. L., Maravilha, M. (2022). Projeto artístico 40+1: uma proposta de aprendizagem no ensino das artes da performance cultural. In Figueiredo, M. P., Franco, A. (Coords.), Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu (pp. 239-258 ). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-972-789-682-0 DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-53495-2-4
Almeida, P., Brunheira, L., Sarreira, P. (2022). A resolução de problemas no ensino da matemática e das ciências físicas e naturais. In Dias, A., Loureiro, C. Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. (pp. 115-144). Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.161
Amante, S., Gökçe, I., Dygala, M., Antunes, M. J. (2022). Collaborative Online International Learning (COIL): the experience of students participating in the Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2 Project Design de Comunicação no Ensino Superior, uma experiência pedagógica. In Figueiredo, M. P., Franco, A. (Coords.), Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu (pp. 185-199). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-972-789-682-0 DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-53495-2-4
Melão, D. (2022). “Terra azul, lua laranja”: cuidar da educação para a cidadania global nas veredas da literatura. In L. Mesquita, C. M. Sá (Coords.), Educação em línguas e cidadania global: Mapeando caminhos e possibilidades de ação (pp. 23-35). UA Editora. Universidade de Aveiro. Serviços de Documentação, Informação Documental e Museologia
Campos, S., Ferreira, M., Duarte, J.,Chaves, C., Cardoso, A. P., Ambiel, R. & Correia, T. (2021). Intenção de abandono escolar dos estudantes do ensino superior: A relevância das dimensões organizacionais e de profissão/carreira. In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 114-125). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Chaves, C., Andrade, A., Duarte, J., Gonçalves, C., Silva, L. S., Correia, M., Alves, P., Cardoso, A. P. & Chocarro, E. (2021). Intenção de abandono no ensino superior: Estudo comparativo entre estudantes portugueses e espanhóis. In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 128-151). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Cruz, M., Novo, C., Silva, M. I. & Cardoso, A. P. (2021). Modelos tradicionais e alternativos de aprendizagem no ensino superior em contexto pandémico. In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 50-59). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Ferreira, M., Cardoso, A. P. Cabral, L., Campos, S., Duarte, J., Chaves, C. & Guiné, R. (2021). Performance de aprendizagem e o abandono escolar no ensino superior. In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 90-100). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Sousa, L., Cardoso, A. P., Santos, M. J., Campos, S. & Paiva T. (2021). Ensino politécnico: Contextos sociais, motivações de acesso e competências emocionais. In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 20-35). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Oliveira, M. (2021). Continuidade entre etapas educativas: estratégias de transição entre o jardim de infância e a escolaridade obrigatória. In Silva, A., Vieira, A., Souza, C. (Orgs.), Iniciação científica: educação, inovação e desenvolvimento humano (pp. 156-168). Paraná, Brasil: Atena Editora. DOI: 10.22533/at.ed.41921300813
Rodrigues, F., Bento, M., Fonseca, D., Coutinho, I. M., Jerónimo, C., Lhera, T. (2021). (Re)Conexões cartografadas. In 2.º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística – Pensar a ação em investigação e intervenção artística (pp. 95-108). Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-69-8
Ferreira, J. C., Ferreira, N. F. (2021). Análise, descoberta, comunicação e participação – interseções da história e das práticas artísticas na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa. In N. M. Ferreira, C. Nunes (Eds.), Diversidades, educação e inclusão (pp. 25-48). Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.090
Conceição, J., Rodrigues, M. (2021). A diversidade de resoluções e as discussões coletivas como promotoras do desenvolvimento da estruturação espacial, no 1.º ano de escolaridade. In Ferreira, N. M. & Nunes, C.(Eds.), Diversidades, educação e inclusão (pp. 49-65) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.091
Milhano, S. (2021). Pensar a ação em investigação e intervenção musical – cruzamentos entre ação pedagógica, participação, prática artística e produção científica. In L. G. Magueta, J. Sousa, S. Milhano & M. S. P. Lopes (Orgs.), 2º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística – Pensar a ação em investigação e intervenção artística (pp.17-30). Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-69-8
Milhano, S. (2021). Prática musical: lugar de encontro e confluência de processos artísticos e pedagógicos no ensino superior. In J. Sousa, M. J. Santos, L. Magueta, M. Lopes & L. Brites (Coord.), Emoções, Artes e Intervenção – Perspetivas Multidisciplinares (pp. 169-183). Portugal: Almedina. ISBN: 978-989-40-0182-9
Ferreira, P., Mangas, C., Mendes, S. (2021). Como é que os alunos aprendem? Proposta de intervenção para uma escola mais inclusiva. In C. Mangas, J. Sousa & C. Freire (Coord.), Percursos para uma educação inclusiva (pp. 11-29). Coimbra: Edições Almedina. ISBN 978-972-40-9845-6
Caetano, O., Freire, Ribeiro, I., Pires, D. (2021). Aprendizagem cooperativa e desenvolvimento de competências sociais no 1.º ciclo do ensino básico. In F. Teixeira, F. Paixão, A. Frias, S. Silveira, D. Vaz, J. Morgado (Coords.), Educação em Ciências: Interações e desafios (pp. 261-264). Escola Superior de Educação de Coimbra; Associação Portuguesa de Educação em Ciências. ISBN 978-989-99491-1-9
Marinho, C., Chaves, C., Duarte, J., Ferreira, M., Campos, S., Alves, C. (2021). Intenção de abandono escolar nos estudantes do ensino superior no Brasil. In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 152-173). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Matos, A. R., Ribeiro, E., Silva, A. I. (2021). Programa de intervenção para o desenvolvimento de competências facilitadoras da leitura e da escrita em contexto de educação pré-escolar. In Felizardo, S., Ribeiro, E., Martins, E., Fernandes, R.(Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusive@2021 (pp. 9-32). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). ISBN: 978-989-53495-1-7
Cardoso, A. P. (2020). Inovação e ambiente: da premência da mudança às exigências da educação ambiental. In I. Abrantes, P. M. Callapez, G. P. Correia, E. Gomes, B. Lopes, F. C. Lopes, E. Pires, & A. Rola (Eds.), Uma visão holística da Terra e do Espaço nas suas vertentes naturais e humanas. Homenagem à Professora Celeste Romualdo Gomes (Vol. 2, pp. 265-284). Coimbra: CITEUC. DOI: http://doi.org/10.5281/zenodo.4410719
Silva, A. F., Cardoso, A. P., Abrantes, M. I. (2020). Perspetivas sobre os Trabalhos Para Casa em Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. In I. Abrantes, P. M. Callapez, G. P. Correia, E. Gomes, B. Lopes, F. C. Lopes, E. Pires, & A. Rola (Eds.), Uma visão holística da Terra e do Espaço nas suas vertentes naturais e humanas. Homenagem à Professora Celeste Romualdo Gomes (Vol. 2, pp. 311-326). Coimbra: CITEUC. DOI: http://doi.org/10.5281/zenodo.4410843
Macário, M. J. (2020). Promoção da língua portuguesa no mundo através da sua abordagem transversal. In A. Díaz, M. P. C. Reche, J. A. M. Marín, A. J. M. Guerrero (Eds.), Desafios de investigacuón educativa durante la pandemia COVID19 (pp. 243-251). Madrid, Espanha: Dykinson.
Macário, M. J., Sá, C. M. B. F. (2020). Para uma abordagem à ortografia: Da consistência do conhecimento científico à adoção de estratégias didáticas. In D. Simões, M, Teixeira (Eds.), Propostas didático-pedagógicas para as aulas de português (pp. 126-151). Rio de Janeiro, Brasil: Dialogarts.
Figueiredo, M. (2020). Investigação e ensino: contornos e contributos na formação inicial de educadores de infância. In H. Ramalho, A. P. Cardoso, C. Lacerda, J. Rocha, M. Figueiredo (Eds.), Aprender é Coisa Séria: contributos para a construção do saber escolar I (pp. 3-14). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-54743-0-1
Rocha, J. (2020). Processos de supervisão: acompanhamento e avaliação de professores. In H. Ramalho, A. P. Cardoso, C. Lacerda, J. Rocha, M. Figueiredo (Eds.), Aprender é Coisa Séria: contributos para a construção do saber escolar I (pp. 15-25). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação. DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-54743-0-1
Rocha, J. (2020). Um modelo supervisivo para a formação inicial de professores do 1.º CEB. In F. Martins, L. Mota, S. Espada (Eds.), A formação de professores e educadores: das políticas às práticas supervisionadas (pp. 24-38). Coimbra: Instituto Politécnico de Coimbra. Escola Superior de Educação.
Ramalho, H. (2020). Entre Participações Convergentes e Divergentes em Sala de Aula: um ensaio sociológico sobre a interação escola-sociedade-professor-aluno. In H. Ramalho, A. P. Cardoso, C. Lacerda, J. Rocha, M. Figueiredo (Eds.), Aprender é Coisa Séria: contributos para a construção do saber escolar I (pp.26-36). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-54743-0-1
Ramalho, H. (2020). O Contrato de Sala de Aula entre Transgressões, Ruturas e Dialogicidades: uma análise sociopedagógica. In H. Ramalho, A. P. Cardoso, C. Lacerda, J. Rocha, M. Figueiredo (Eds.), Aprender é Coisa Séria: contributos para a construção do saber escolar I (pp. 37-45). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-54743-0-1
Melão, D. (2020). Da leitura como perene reinício de constelações de afetos – reencontrar Conceição Dinis Tomé. In S. R. da Silva (Org.), 10 novas vozes e rostos da literatura portuguesa para a infância e a juventude (pp.75-95). Porto: Tropelias & Companhia. ISBN: 978-989-8582-92-8
Amante, S., Silva, A. I. (2020). O docente que cria atividade na aula de Línguas: cenários criativos. In Ramalho, H., Cardoso, A. P., Rocha, J., Lacerda, C., Figueiredo, M. (Eds.), Aprender é Coisa Séria: Contributos para a construção do saber escolar I (pp. 81-92). Viseu, Portugal: ESEV. ISBN: 978-989-54743-0-1
Pinto, H., Monteiro, C. (2020). Os diferentes significados da multiplicação e da divisão de números racionais no desenvolvimento do raciocínio multiplicativo. In E. Mamede, H. Pinto, C. Monteiro (Eds.), Contributos para o desenvolvimento do sentido de número racional. Portugal: APM.
Pinto, H., Ponte, J. (2020). O papel dos modelos no processo de construção dos conceitos: O caso da divisão dos números racionais. In E. Mamede, H. Pinto, C. Monteiro (Eds.), Contributos para o desenvolvimento do sentido de número racional (95-118). Portugal: APM.
Almeida, D., Cardoso, A. P., Lacerda, C., Campos, S. (2019). Desenvolvimento de competências emocionais no 1º ciclo do ensino básico. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémica (pp. 76-104). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Cardoso, A. P., Campos, S. (2019). Programa Desenvolver +: Professores. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémica (pp. 115-127). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Cardoso, A. P., Abrantes, J. L., Seabra, C. (2019). Competências emocionais dos professores e a promoção do sucesso escolar. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémica (pp. 22-29). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Costa, A. S., Cardoso, A. P., Rocha, J. (2019). Conceções e práticas dos professores sobre a educação para a cidadania no 1.º ciclo do ensino básico. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémica (pp. 127-140). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu.
Macário, M. J., Sá, C. M., Silva, C. V. (2019). Relações entre o Português europeu e as suas variedades internacionais: Um estudo com futuros profissionais da Educação. In A. M. Ferreira, C. M., M. F. Brasete, R. L. Coimbra (Eds.), Pelos mares da língua portuguesa IV (pp. 494-509). Aveiro: UA Editora.
Melo, N., Silva, M. J. , Valente, B. (2019). Plantas e qualidade do ar interior: potencialidades e desafios da utilização do sensor de dióxido de carbono na formação para a docência no ensino básico. In M. J. Silva & R. Brito (Coords.), Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 71-88). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.006
Valente, B.,Soares, L., Mendonça, I., Cardoso, A. F., Silva, M. J. (2019). A utilização do sensor de dióxido de carbono em contextos de prática pedagógica supervisionada: propostas didáticas para a disciplina de ciências naturais e para a participação em saúde ambiental. In M. J. Silva & R. Brito (Coords.), Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 89-104). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.007
Menino, H. (2019). Álgebra e a resolução de problemas. In Desafios matemáticos, 20 anos de problemas para os primeiros anos (pp. 99-106). Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.
Menino, H., Rodrigues, M. (2019). Resolução de Problemas, Raciocínio e Comunicação Matemática. In D. Tavares, H. Pinto, H. Menino, I. Rochas, N. Rainho, M. Rodrigues, R. Cadima, R. Costa (Eds.), Desafios Matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anos (pp. 13-23). ESECS, Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-32-2
Ramalho, H. (2019). Escolas Democráticas sem Eleitos: A (pseudo)democracia escolar entre “recrutados”, “designados/indicados” e “cooptados”. In 25 anos do Forum Português de Administração Educacional – Edição Comemorativa (pp. 83-87). Lisboa, Portugal: Forum Português de Administração educacional. ISBN: 978-989-8912-08-4
Ribeiro, E. (2019). A observação como técnica científica: contributos para a sua compreensão e uso em contexto educativo. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2019 (pp. 1-14). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-54036-8-4
Souto-e-Melo, A. L. (2019). Bologna process and the rethinking of the role of higher education: teaching strategies focused on students skills achievement. In Higher Education: After Bologna – Challenges and Perspectives, (pp. 15-49). Coimbra, Portugal: Universidade de Coimbra. https://doi.org/10.14195/978-989-26-1620-9_1
Pinto, H., Rodrigues, M. (2019). Conexões matemáticas e a resolução de problemas. In D. Tavares, H. Pinto, H. Menino, I. Rochas, N. Rainho, M. Rodrigues, R. Cadima, R. Costa (Eds), Desafios Matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anos (pp. 107-120). ESECS, Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-32-2
Tavares, D., Pinto, H. (2019). As competições e o ensino e aprendizagem da matemática. In D. Tavares, H. Pinto, H. Menino, I. Rochas, N. Rainho, M. Rodrigues, R. Cadima, R. Costa (Eds), Desafios Matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anos (pp. 24-32). ESECS, Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-32-2
Ferreira, N. M. (2018). A missão e o espírito de um ciclo comemorativo. In N. Ferreira, A. Estrela, B. Valente (Coords.), O edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). ciclo de conferências. (pp. 7-12). CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.055
Ramalho, H. (2018). O Ofício de Aluno na Contemporaneidade: o problema do humano na escolarização do projeto político pedagógico atual. In PAIDEIA & HUMANITAS Formar e educar ontem e hoje (pp. 573-596). V. N. Famalicão, Portugal: Edições Húmus. ISBN: 978-989-755-386-8
Melão, D., Silva, A. I. (2018). «Por afetos e inquietações revisitadas»: Práticas de leitura e processos de supervisão na formação inicial. In Balça A., Pomar C., Costa C., Bezelga I., Moreira, L. & Magalhães, O. (Eds.), A Formação de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de Évora. Évora: Universidade de Évora (pp. 149-177). Portugal: Universidade de Évora
Moya, M., Blanco, R., Rodrigues, M. (2024). Use of a conceptual model-based approach for a student with autism spectrum disorder to learn to solve cartesian product problems in an inclusive context. Education and Training in Autism and Developmental Disabilities, 59(1), 30-44
Maurício, P., Valente, B. (2024). Synergy between lesson study and content representation in a preservice teacher practicum. Teaching and Teacher Education, 142, 104525. http://dx.doi.org/10.1016/j.tate.2024.104525
Duarte, N. G., Ponte, J. P. M. da, & Pinto, H. G. (2024). El estudio de clases como promotor del desarrollo del conocimiento de los futuros profesores sobre la preparación de lecciones. Avances De Investigación En Educación Matemática, (26), 21–39. https://doi.org/10.35763/aiem26.5428
Silva, M. J., Rodrigues, M., Tempera, T. (2024). Framework for a Research-Based and Interdisciplinary Use of Sensors in Elementary Teacher Education. Sensors, 24(17), 5482. https://doi.org/10.3390/s24175482
Branco, J., Ribeiro, R., Azevedo, A., & Eira, P. (2024). O guarda-redes de andebol como primeiro participante no processo ofensivo. Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health, 2(ed. espec. nº14), e28718. https://doi.org/10.29352/mill0214e.28718
Almeida, L., Azevedo, A., Eira P. (2024). Profiling sports managers in Sporting academies. Journal of Physical Education and Sport, 24(4), 986-991. DOI:10.7752/jpes.2024.04112
Campos, S., Pereira, A., Ferreira, M., Cardoso, A. P. (2024). Emotional states of students in the transition to higher education: An exploratory approach. New Trends in Qualitative Research, 20(3), e939. https://doi.org/10.36367/ntqr.20.3.2024.e939
Amante, S., Pereira, F., & Silva, A. I. (2024). Co-creation and Pedagogical Innovation in Higher Education: An Account of Two Trainees and Facilitators Participating in the Demola Portugal Initiative. Journal of Global Business and Technology, 20(2), 88-102.
Faria, C., Valente, B., Torres, J. (2024). Potentialities of science comics for science communication: lessons from the classroom. JCOM, 23(08), 1-14. https://doi.org/10.22323/2.23080802
Rodrigues, F., Ferreira, M. E. (2024). Aprendizajes en proceso de co-creación: eficacia de una experiencia educativa en la enseñanza superior. European Public & Social Innovation Review, 9, 01-18. https://doi.org/10.31637/epsir-2024-6
Melguizo-Ibáñez, E., Zurita-Ortega, F., González-Valero, G., Puertas-Molero, P., Tadeu, P., Ubago-Jiménez, J. L., Alonso-Vargas, J. M. (2024). Active break as a tool for improving attention in the educational context. A systematic review and meta-analysisLos descansos activos como herramienta para mejorar la atención en el contexto educativo. Una revisión sistemática y meta-análisis. Revista de Psicodidáctica, 29(2), 147-157. https://doi.org/10.1016/j.psicoe.2024.02.003
Milhano, S. (2024). A composição musical coletiva na formação de professores generalistas: Uma abordagem qualitativa e interpretativa. Música Hodie, 24. DOI: 10.5216/mh.v24.79588
Leite, T., Valente, B. (2024). A exigência cognitiva do currículo dos primeiros anos de escolaridade em Portugal: uma análise comparativa. Revista Lusófona de Educação, 61, 29-47. doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle61.02
Faria, F. A. B., Ponte, J. P., Rodrigues, M. (2024). Teachers’ leading whole-class discussions in a mathematics lesson study: From initial understanding to orchestration in practice. European Journal of Science and Mathematics Education, 12(1), 156-174. http://dx.doi.org/10.30935/scimath/14149
Ferreira, C. & Valente, B. (2024). Stereotypes and views of science among elementary students: Gender and grade differences. International Journal of Education in Mathematics, Science, and Technology (IJEMST), 12(1), 68-84. https://doi.org/10.46328/ijemst.3058
Fuertes, M., Fernandes, I., Azevedo, A., Morais, I., Tadeu, B., Tempera, T. (2024). What do adults learn through play regarding interactions and communication with children?. European Early Childhood Education Research Journal. https://doi.org/10.1080/1350293X.2024.2332456
Costa, A., Rodrigues, F., Pitarma, R., Ferreira, M. E. (2024). Design and validation of an instrument to evaluate the workgroup methodology in university students. International Journal of Educational Research Open, 7, 100351. https://doi.org/10.1016/j.ijedro.2024.100351
Rodríguez-Ferrer, J. M., Manzano León, A., Tadeu, P., Camacho-Sánchez, R., & Aguilar-Parra, J. M. (2024). Gamification to Engage Healthy Habits in Socially Deprived Secondary School Students. Retos, 53, 539–546. https://doi.org/10.47197/retos.v53.102849
Tadeu, P. (2024). A synopsis of the importance of teaching fractions to children until K-10. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 20(8).https://doi.org/10.29333/ejmste/14878
Duarte, N., Ponte, J. P. (2024). Dinámica de colaboración en el estudio de una lección en la formación inicial de profesores de matemáticas. PNA Revista en Didáctica de la Matemática, 19(1), 1-23. https://doi.org/10.30827/pna.v19i1.28719
Amante, S. (2024). Exploring E-portfolios: Illuminating Accounts of the Pedagogical Innovation Training Programme at the Polytechnic Institute of Viseu. Journal of Global Business and Technology, 20(2), 35-52. Retrieved from https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/8418/1/JGBAT-Volume-20-Number-2-2_SA.pdf
Menino, H., Reis, S., Oliveira, A. (2024). Portuguese students’ perceptions of the flipped classroom: a case study in didactics of mathematics in higher education. Journal of Global Business and Technology, 20(2), 20-33. https://gbata.org/wp-content/uploads/2024/07/JGBAT-Volume-20-Number-2.pdf
Santos, E., Ferreira, M., Ribeiro, C., Cardoso, A. P., Cunha, M., & Campos, S. (2023). Emotional intelligence in higher education students. Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health, 2(13e), e29759. https://doi.org/10.29352/mill0213e.29759
Duarte, N., Ponte, J. P. da, & Pinto, H. (2023). O contributo do estudo de aula na preparação e condução da discussão coletiva: Perspetivas e dificuldades de duas futuras professoras dos anos iniciais. BOLEMA, 37(77). DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v37n77a13
Pinto, H., Dias, I., Duarte, N. (2023). El sentido espacial en la educación infantil: la torre de los cubos. PNA, 17(4), 347-370. DOI: https://doi.org/10.30827/pna.v17i4.26639
Tempera, T., Tinoca, L. (2023). Project-Based Learning in Initial Teacher Education: The Practice of Three Higher Education Institutions in Portugal. Center for Educational Policy Studies Journal, 13(2), 57-77. DOI: http://dx.doi.org/10.26529/cepsj.1141
Costa, J. P., Baptista, M., Conceição, T., Maurício, P. (2023). Construct map development for the propagation of sound in the air. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 19(9), em2327. DOI: https://doi.org/10.29333/ejmste/13510
Gómezescobar, A., Rodrigues, M., Fernández-Cézar, R., Fernández-Cézar, R. (2023). Children’s understanding of length measurement using a ruler in Preschool and Primary Education: A cross-national longitudinal study. The Journal of Mathematical Behavior, 69, 101048. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jmathb.2023.101048
Valente, B., Gama, A. (2023). A Voz dos/as Alunos/as de um Agrupamento de Escolas do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Educação & Realidade, 48. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236124563vs01
Baptista, G. C. S., Tracana, R. B., & Simões de Carvalho, G. (2023). Concepções de professores brasileiros e portugueses sobre a aprendizagem das ciências por crianças do meio rural e proposta de formação sensível à diversidade cultural. Investigações Em Ensino De Ciências, 28(2), 267–291. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p267
Yücesan, Y., Portugal, G., Figueiredo, M. (2023). Cultural heritage in early childhood education: a systematic review. European Early Childhood Education Research Journal, 31(6), 866-883. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/1350293x.2023.2207031
Simões, C., & Sousa, J. (2023). Qual o papel do diretor na autonomia e flexibilidade curricular? A perceção dos docentes. Revista Portuguesa De Educação, 36(1), e23008. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.25282
Magueta, L., Sousa, J., Milhano, S. (2023). Educação artística no ensino superior – cenários pedagógicos durante e após a pandemia. Revista Contemporânea de Educação, 18(43), 1-16. http://dx.doi.org/10.20500/rce.v18i43.59270
Amante, S. (2023). ‘Now open for action!’ – A real-world challenge project developed at the Polytechnic Institute of Viseu. Social Sciences & Humanities Open, 8(1), 100729. 10.1016/j.ssaho.2023.100729
Lourenço, C. (2023). Validação de conteúdo do instrumento “Plano de Ensino Individualizado aplicado à Educação Física” – Uma Proposta de Intervenção em Portugal. Retos, 48, 439–449. DOI: https://doi.org/10.47197/retos.v48.96107
Branco, J., Azevedo, A. M., Eira, P., & Ribeiro, R. (2023). Fatores influenciadores e inibidores do desenvolvimento de ações ofensivas em superioridade numérica 7×6 em Andebol. Retos, 50, 395-402. https://doi.org/10.47197/retos.v50.99306
Ferreira, M. E., Delgado, C., Pitarma, R. (2023). Training Future Kindergarten Teachers on Ecocentric Action. Journal of Teacher Education for Sustainability, 25(2), 106–127. https://doi.org/10.2478/jtes-2023-0019
Valente, B., Feio, M. A., Leite, T. (2023). Os cursos de Licenciatura em Educação Básica: uma análise comparativa. Educação e Pesquisa, 49, e261454. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349261454
Ribeiro, M. F., Ribeiro, C., & Pereira, P. (2023). An examination of the higher education satisfaction index as a measure of student satisfaction. Journal for Advancement of Marketing Education, 31(1). Retrieved from https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/30560/1/An%20Examination%20of%20the%20Higher%20Education%20Satisfaction%20Index%20As%20A%20Measure%20of%20Student%20Satisfaction.pdf
Ferreira, M., Cardoso, A. P., Campos, S., Duarte, J., Guiné, R., Pereira, A. (2022). Variáveis de contexto pessoal e académico como preditoras do abandono escolar. Revista de Enfermagem Referência, 6(1), e21134. DOI: 10.12707/RV21134
Auzani, A., Silva, L. L., Morgado, E. M., Pereira, A. (2022). A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, Brasil. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, 15(se1), 199-213. http://dx.doi.org/10.14571/brajets.v15.nse1.199-213
Rodrigues, F. M., Abreu, A. M., Holmström, I., Mineiro, A. (2022). E-learning is a burden for the deaf and hard of hearing. Scientific Reports 12, 9346(2022). DOI: https://doi.org/10.1038/s41598-022-13542-1
Rodrigues, F. M., Rato, J. R., Mineiro A., Holmström, I. (2022). Unveiling teachers’ beliefs on visual cognition and learning styles of deaf and hard of hearing students: A Portuguese-Swedish study. PLoS ONE 17(2), e0263216. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0263216
Tempera, T. B. C., Tinoca, L. A. da F. (2022). O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, 18(49), e10072. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.10072
Silva, M. J. (2022). A didactic model to support the use of senses and sensors in environmental education problem solving. Australian Journal of Environmental Education, 39(1), 1-17. DOI: http://dx.doi.org/10.1017/aee.2022.22
Brunheira, L., Serrazina, L., Rodrigues, M. (2022). Preservice and In-Service Primary Teachers’ Knowledge of Mathematical Reasoning Processes in the Context of a Geometry Task. Acta Scientiae, 24(8), 567-591. DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.7122
Valente, B., Maurício, P., Faria, C. (2022). The Influence of Real-Context Scientific Activities on Preservice Elementary Teachers’ Thinking and Practice of Nature of Science and Scientific Inquiry. Science & Education. https://doi.org/10.1007/s11191-022-00377-5
Paiva, T., Ribeiro, M. P., & Coutinho, P. (2022). Capacity-Building Model to Promote Innovation and Sustainability in the Portuguese Agro-Industrial Sector. Sustainability, 14(23), 15873. DOI: https://doi.org/10.3390/su142315873
Mesquita, E., Sanches, A., Freire-Ribeiro, I., Ribeiro, C. (2022). Training and professional skills for teaching in basic education. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, 15(1), 75-91. DOI: https://doi.org/10.14571/brajets.v15.nse1.75-91
Rodrigues, F., Ferreira, M. E. (2022). The initiation to the professional practice of the future teacher: Articulation space between theory and reflective-investigative observation. HUMAN REVIEW. International Humanities Review / Revista Internacional De Humanidades, 11, 1–10. DOI: https://doi.org/10.37467/revhuman.v11.3901
Viseu, F., Menezes, L., Amante, S., & Flores, P. (2022). Conceptions and practices of Iberian mathematics teachers about humour. The European Journal of Humour Research, 10(4), 200–215. https://doi.org/10.7592/EJHR.2022.10.4.674
Melão, D. (2022). Reverberações dos espaços na escuta dos afetos: o livro pop-up pelas mãos de Anna Llenas. Elos: Revista De Literatura Infantil E Xuvenil, (9), 1-12. DOI: https://doi.org/10.15304/elos.9.7867
Phytanza, D. T. P., Burhaein, E., Lourenço, C., Andika, A. (2022). The Effect of Net Play on Forearm Passing Ability on Junior High School Level Inclusion Schools. International Journal of Human Movement and Sports Sciences, 10(5), 1067-1074. DOI: http://dx.doi.org/10.13189/saj.2022.100525
Azevedo, A., Eira, P. (2022). Maximização e Otimização em Organizações Desportivas. Millenium, 2(10e), 27-36. https://doi.org/10.29352/mill0210e.26185
Arrifano Tadeu, P., & Brigas, C. (2022). El pensamiento computacional en educación infantil: una análisis a través del Computer Science Unplugged. Revista Interuniversitaria De Formación Del Profesorado. Continuación De La Antigua Revista De Escuelas Normales, 97(36.2). https://doi.org/10.47553/rifop.v98i36.2.94881
Fernández-Batanero, J. M., Montenegro-Rueda, M., Fernández-Cerero, J., Tadeu, P. (2022). Online education in higher education: emerging solutions in crisis times. Heliyon, 8(8), e10139. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2022.e10139
Marracho, P., Coelho, E., Pereira, A., Nery, M. & Rosado, A. (2021). Young people and bullying in sports—Exploratory research in an inland Northern region of Portugal. Journal of Physical Education and Sport, 21(4), 1904-1912.
Pisano, R., Mauricio, P., Vincent, P. (2021). Introduction to IDTC Special Issue: Joule’s Bicentenary History of Science, Foundations and Nature of Science. Foundations of Science. DOI: https://doi.org/10.1007/s10699-020-09680-2
Rodrigues, M., Brunheira, L., Serrazina, L. (2021). A framework for prospective primary teachers knowledge of mathematical reasoning processes. International Journal of Educational Research, 107, 101750. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2021.101750
Milhano, S., Reis, S. & Mangas, C. (2021). Inclusion and innovation in schools: contributions of an intermunicipal project to promote the successful learning. Millenium, 2(ed espec nº9), 261-269. DOI: 10.29352/mill029e.23767
Figueiredo, M. P. (2021). An exploration of the teacher-as-researcher concept in contemporary early childhood education pedagogies. Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health, 2(9e), 297–306. DOI: https://doi.org/10.29352/mill029e.23818
Faddar, J., Vanhoof, J., Brown, M., Figueiredo, M., Cinkir, S., O’Hara, J., & McNamara, G. (2021). Drivers for student and parent voice in school self-evaluation activities: A cross-country analysis of Flanders (Belgium), Ireland and Portugal. Studies in Educational Evaluation, 71, 101067. DOI: 10.1016/j.stueduc.2021.101067
Costa, C., Loureiro, M. & Ferreira, M. E. (2021). Scientific Literacy: The Conceptual Framework Prevailing over the First Decade of the Twenty-First Century. Revista Colombiana de Educación, 1(81). DOI: 10.17227/rce.num81-10293
Ferreira, M. E. & Pitarma, R. (2021). Enhancing Ecocentric Environmental Attitudes: An Experience of Science Teaching to Inspire Students to Value Trees. Journal of Teacher Education for Sustainability, 23(1), 132-149. DOI: 10.2478/jtes-2021-0010
Magueta, L. (2021). Art and sustainability – plastic creation experiences carried out by teachers in training. Millenium, 2(17), 89-95. DOI: doi.org/10.29352/mill0217e.23817
Magalhães, M., Rocha, J., Ramalho, H. (2021). Assessement tests in the 5th year of schooling – perceptions of students and teachers of portuguese and history and geography of Portugal. Millenium, 2(ed espec nº9), 271-279. DOI: doi.org/10.29352/mill029e.23740
Brown, M., McNamara, G., Cinkir, S., Fadar, J., Figueiredo, M., Vanhoof, J., O’Hara, J., Skerritt, C., O’Brien, S., Kurum, G., Ramalho, H., & Rocha, J. (2021). Exploring parent and student engagement in school self-evaluation in four European countries. European Educational Research Journal, 20(2), 159–175. DOI: https://doi.org/10.1177/1474904120961203
Amante, S., Antunes, M. J., Dygala, M., & Gökçe, I. (2021). Stepping up to Global Challenges (SGC): Empowering Students across the World. Psychology of Language and Communication, 25(1), 217-239. DOI: 10.2478/plc-2021-0010
Azevedo, A., Eira, P., & Dias, J. (2021). A influência dos jogos reduzidos e condicionados no treino de andebol. Millenium, 2(ed espec nº9), 241-247. DOI: 10.29352/mill029e.21520
Brito, E., Gomes, F. N., Tadeu, P. & Brigas, C. (2021). Analysis of a portuguese HEI teachers experience in the context of COVID-19. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, 14(2). DOI: 10.35699/1983-3652.2021.33579
Cardoso, A. P. (2020). A investigação quantitativa: Da clássica dicotomia quantitativo-qualitativo à complementaridade metodológica. Millenium, 2(ed espec nº5), 19-21. Doi: 10.29352/mill0205e.c.00338
Ferreira, J., Cardoso, A. P., & Rocha, J. (2020). A pedagogia de John Dewey e sua pertinência no 1.º ciclo do ensino básico. Millenium, 2(ed espec nº6) 23-32. Doi: 10.29352/mill0206e.02.00346
Conceição, J., Rodrigues, M., Conceição, J., Rodrigues, M. (2020). Estruturação Espacial no 1° Ano de Escolaridade: da estruturação local para a estruturação global em figuras 2D. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 34(67), 354-374. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a01
Ferreira, B., Simões, J., Ferreira, M. E. (2020). Effectiveness of educational practices in University Students’ knowledge about sun protection and its relation to sunlight exposure: An exploratory study in a Portuguese Higher Education Institution. European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education, 10(3), 720-732. Doi: 10.3390/ejihpe10030053
Menezes, L., Fernandes, J., Viseu, F., Ribeiro, A., Flores, P. (2020). Perspectivas de Professores de Matemática sobre o Humor e o seu Valor Educacional. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 34(66), 332-353. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n66a16
Barreto, A., Carvalho, C., Santos, F. (2020). Educação e cooperação: Desafios de uma agenda global. Cadernos de Estudos Africanos, 39, 7-15. Doi: 10.4000/cea.4691
Eira, P., Azevedo, A. M. T. (2020). Recreation: The organization of other spaces for other learnings. Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health, 5(esp), 47-56. doi: 10.29352/mill0205e.03.00266
Batanero, J., Montenegro-Rueda, M., Fernández-Cerero, J., Tadeu, P. (2020). Formación del profesorado y TIC para el alumnado com discapacidad: Una revisión sistemática. Revista Brasileira de Educação Especial, 26(4), 711-732. Doi: 10.1590/1980-54702020v26e0078
García-Martínez, I., Tadeu, P., Pérez-Ferra, M., Ubago-Jiménez, J. L. (2020). Building a common project by promoting pedagogical coordination and educational leadership for schoolimprovement: A structural equation model. Social Sciences, 9(4), 52. Doi: 10.3390/socsci9040052
García-Martínez, I., Tadeu, P., Ubago-Jiménez, J. L., Brigas, C. (2020). Pedagogical coordination in secondary schools from a distributed perspective. Adaptation of the Distributed Leadership Inventory (DLI) in the Spanish context. Education Sciences, 10(7), 175. Doi: 10.3390/educsci10070175
Tadeu, P. (2020). La competencia científicotecnológica en la formación del futuro docente: algunos aspectos de la autopercepción con respeto a la integración de las TIC en el aula. Educatio Siglo XXI, 38(3), pp. 37-54. https://doi.org/10.6018/educatio.413821
Abreu, A., Cardoso, A. P., Rocha, J. (2019). Teachers’ perception of the head of department’s performance and of pedagogical supervision. Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health, (3e), 47-59. doi: 10.29352/mill0203e.04.00206
Ferreira, M., Duarte, J., Abrantes, J. L., Cabral, L., Guiné, R., Campos, S., Cardoso, A. P. (2019). Adaptation and validation to European Portuguese of the reasons for higher education dropout scale. Revista de Enfermagem Referência, IV(21), 35-46. doi: 10.12707/RIV18090
Celestino, T. F. de S., Leitão, J. C. G. de C., & Pereira, A. M. de A. (2019). Determinantes para a excelência na Orientação: as representações de treinadores e atletas de elite. Retos, 35, 91–96. https://doi.org/10.47197/retos.v0i35.59118
Castillo, K., Jesus, M. N. Petronilho, J. (2019). A proof of a conjecture about a symmetric system of orthogonal polynomials. Integral Transforms and Special Functions, 31(4), 299-303. Doi: 10.1080/10652469.2019.1693559
Santos, S., Rodrigues, M. (2019). O Desenvolvimento da Flexibilidade do Cálculo Multiplicativo em Alunos do 3.° Ano. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 33(64), 542-567. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a05
Brunheira, L., & Ponte, J. P. (2019). From the classification of quadrilaterals to the classification of prisms: An experiment with prospective teachers. Journal of Mathematical Behavior, 53, 65-80. Doi: https://doi.org/10.1016/j.jmathb.2018.06.004
Brunheira, L., & Ponte, J. P. (2019). Justificando generalizações geométricas na formação inicial de professores dos primeiros anos. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 33(66), 88-108. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n63a05
Mangas, C., Freire, C., Santos, O. (2019). Avaliação qualitativa do ProLearn4ALL: Um projeto de investigação baseado na resolução de problemas. Revista Lusófona de Educação, (44), 47-62. Doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle44.03
Brown, M., McNamara, G., O’Brien, S., Skerritt, C., O’Hara, J., Faddar, J., Cinqir, S., et al. (2019). Parent and student voice in evaluation and planning in schools. Improving Schools, 23(1), 85-102. DOI: https://doi.org/10.1177/1365480219895167
Ferreira, M. E., André, A. C., & Pitarma, R. (2019). Potentialities of Thermography in Ecocentric Education of Children: An Experience on Training of Future Primary Teachers. Sustainability, 11(9), 2668. DOI: https://doi.org/10.3390/su11092668
Delplancq, V., Costa, A. M., Oliveira, A. M., Rego, B., Fidalgo, S., Amante, F. S., & Relvas, S. (2019). Ensinar as línguas estrangeiras no ensino superior na era digital: uma experiência de inovação pedagógica. Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health, 2(4e), 75–80. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/14995
Sá, C. M., Silva, M. C. V., Macário, M. J. (2018). Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação. Acta Scientiarum. Language and Culture, 40(1), 35286. doi: 10.4025/actascilangcult.v40i1.35286
Valente, B., Maurício, P., Faria, C. (2018). Understanding the Process and Conditions That Improve Preservice Teachers’ Conceptions of Nature of Science in Real Contexts. Journal of Science Teacher Education, 29(7), 620-643. DOI: https://doi.org/10.1080/1046560X.2018.1485399
Vieira, M. M. M., Carvalho, G. S. D., Araújo, M. C. P., & Pereira R. B. C. T. (2018). Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional. Revista Tempos e Espaços em Educação, 11(25), 33-48. doi: 10.20952/revtee.v11i25.7198
Figueiredo, M. P., Gomes, H., Rodrigues, C. (2018). Mathematical pedagogical content knowledge in Early Childhood Education: tales from the ‘great unknown’ in teacher education in Portugal. European Early Childhood Education Research Journal, 26(4), 535-546. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/1350293x.2018.1487164
Costa, A., Salgado, J. M., Ferreira, M. E. (2018). Homework’s in Primary School: The Case of the Curricular Area of “Environment Study”. Universal Journal of Educational Research, 6(8), 1723-1728. doi: 10.13189/ujer.2018.060813
García-Martínez, I., Tadeu, P. (2018). The influence of pedagogical leadership on the construction of professional identity. Systematic review. Journal of Social Studies Education Research, 9(3), 145-162. doi: 10.17499/jsser.90982
García-Martínez, I., Ubago-Jiménez, J., López-Burgos, J., & Tadeu, P. (2018). The Pedagogical Leadership of the Mathematics Faculty: A Systematic Review. Education Sciences, 8(4), 217. https://doi.org/10.3390/educsci8040217