Rosa Branca Cameira Tracana Pereira
INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA • 0000-0002-0694-8033 | B814-B762-42DE
SCIENTIFIC PRODUCTION
Fernandes, G., Tracana, R. B., Castro, E. & Fernandes, M. (2021). Geoeducation and Tourism in Estrela UNESCO Global Geopark (Portugal) and Its Contributions to the Construction of a Sustainable Destination. In A. Mandic, L. Petric (Eds.), Mediterranean Protected Areas in the Era of Overtourism (pp. 137-152). Suiça: Springer International Publishing. DOI: 10.1007/978-3-030-69193-6
Fernandes, G.P, Castro, E. &Tracana, R. (2021). Tourism as a strategy for geo-education and cultural valorization of territories: promoting ecocultural values and geoconservationin Estrela Geopark, Portugal. In Handbook of Research on The Role of Turism In Acheiving Sustainable Development Goals (pp. 117-137). EUA: IGI Global. DOI: 10.4018/978-1-7998-5691-7.ch007
Tracana, R. B., Cambraia, A., Biondo, U. & de Araújo, M. C. P. (2021). Pensamento Computacional E Ciências Da Natureza: Projeto Integrador Em Escolas De Educação Básica. In Práticas E Metodologias No Ensino De Ciências (Cap. 8, pp. 183-203). Santo Ângelo, Brasil: Editora Metrics
Tracana, R. B., Fernandes, G., Castro, E. & Fernandes, M. (2021). Geoeducação e práticas pedagógicas na valorização do território. O estrela geopark (portugal) como recurso didático e suas estratégias de divulgação das geociências e do geoturismo. In Práticas e metodologias no ensino de ciências (Cap. 1). Santo Ângelo, Brasil: Editora Metrics.
Tracana, R., Cambraia, A., Biondo, U. (2020). Aprendizagem híbrida no desenvolvimento profissional docente: Construção de uma comunidade aprendente luso-brasileira. In Educação à distância – Multiletramentos e linguagens multimodais. Brasil.
Baptista, G. C. S., Tracana, R. B., & Simões de Carvalho, G. (2023). Concepções de professores brasileiros e portugueses sobre a aprendizagem das ciências por crianças do meio rural e proposta de formação sensível à diversidade cultural. Investigações Em Ensino De Ciências, 28(2), 267–291. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p267
Vieira, M. M. M., Carvalho, G. S. D., Araújo, M. C. P., & Pereira R. B. C. T. (2018). Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional. Revista Tempos e Espaços em Educação, 11(25), 33-48. doi: 10.20952/revtee.v11i25.7198
Fernandes, G., Castro, E., Tracana, R., & Fernandes, M. (2023). Percursos pedagógicos, turismo e geoconservação. A rede de percursos do Estrela Geopark na divulgação da ciência, do património e na sustentabilidade turística. Egitania Sciencia, 91–106. DOI: https://doi.org/10.46691/es.vi.149
Francesconi, L., Pansera-de-Araújo, M. C., & Tracana, R. (2023). Mini-histórias: evidências de aprendizagens no cotidiano da educação infantil. Revista Vitruvian Cogitationes, 4(2), 39-52. DOI: https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.69135
Francesconi, L., Pansera-de-Araújo, M. C., Tracana, R. B. (2023). Mini-histórias: Evidências de aprendizagens no cotidiano da educação infantil. Revista Vitruvian Cogitationes, 4(2), 39-52. DOI: https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.69135
Cambraia, A., Biondo, U., Tracana, R. (2019). Comunidades aprendentes no brasil e portugal: contributos para o desenvolvimento profissional docente. Egitania Sciencia, 24, 137-149. DOI: https://doi.org/10.46691/es.v1i24255
Tracana, R., Cambraia, A. (2019). Technological culture in professional development: A case study between Brazil and Portugal. Journal of Family Counseling and Education, 4(2), 1-12. Retrieved fom https://dergipark.org.tr/en/download/article-file/815850
Tracana, R. B., Lopes, A., Farinha, A. M., & Ferreira, M. E. (2018). À descoberta de recursos naturais: uma atividade de outdoor com alunos do ensino primário. Terrae Didatica, 14(4), 477-486. doi: 10.20396/td.v14i4.8649282