PROJ/I&DI/CI&DEI/002 | LITERACIA MEDIÁTICA NO ENSINO BÁSICO

Duration: 2020 – 2022

Principal Researcher

Maria José Gamboa

Team Members

Politécnico de Leiria
Maria José Gamboa
Catarina Menezes
Marta Oliveira

UI&D: CI&DEI

O projeto Literacia Mediática no Ensino Básico – destinado a professores do 1.º CEB alunos e famílias centra-se na área da literacia mediática e da educação para os media.
O projeto desenvolve-se no quadro teórico dos Novos Estudos de Literacia (Gee 2000; New London Group 2000; Street 2001) e dos modelos pedagógicos da literacia crítica (Comber 2001; Freebody 2008; Pereira 2009) – em particular da literacia para os media (Brites M. J. Amaral I. e Silva M.T. 2019; Kellner D. & Share J. 2019; Pereira et al 2014) – e visa num paradigma de investigação-ação estudar e agir sobre os contextos educativos e familiares numa tríade criança/aluno-escola-família.
Após a realização de revisão da literatura pesquisa de referências bibliográficas em torno do quadro teórico que sustenta o projeto – literacia crítica literacia mediática prevê-se numa primeira fase a caracterização de práticas de consumo de media e biografias mediáticas de professores alunos e pais.
Numa segunda fase prevê-se o desenvolvimento e implementação de um conjunto de atividades de educação mediática envolvendo alunos do 1.º ciclo nomeadamente alunos do 3º e 4º anos do ensino básico (cerca de 23 elementos) num conjunto de 9 a 12 sessões com a abordagem à literacia mediática e educação para os media através de suportes de comunicação de áreas específicas (comunicação estratégica ficção e entretenimento e jornalismo).
Na terceira fase pretende-se avaliar a intervenção realizada.
O projeto teve já aceitação por parte de uma Instituição de Ensino onde será concretizada uma fase exploratória do estudo.
Por se tratar de uma área vasta relevante e cada vez mais atual pretende-se que esta investigação e intervenção no campo da literacia mediática se ramifique e se converta em vários outros projetos para a produção de conhecimento nomeadamente através do seu alargamento à educação pré-escolar a outros níveis do Ensino Básico e à rede pública de escolas do 1.º CEB envolvendo educadores professores crianças e suas famílias.

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