Nuno Martins Ferreira

Nuno Alexandre Martins Ferreira

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA
Escola Superior de Educação
INTERNACIONAIS

NACIONAIS

ARTIGOS

[internacionais] livros
Não foram encontrados artigos.
[internacionais] capítulos de livro

Ferreira, N. (2019).
Aprendizagens essenciais nos temas da história e da geografia de Portugal: contributo para a formação de cidadãos histórico-geograficamente competentes.
In M. J. H., A. Dias (Eds.), Enseñar y aprender didáctica de las ciencias sociales: la formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica (pp. 562-571).
Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa.

[nacionais] livros

Piteira, M., Ferreira, N. M., Borba, F., Regatão, J. P., Ferro, M. J. (2024).
1759 – A Aula do Comércio Ilustrada: Um Novo Modelo de Educação, de Portugal para o Mundo.
Lisboa, Portugal: Sílabo

Pinto, P. M., Ferreira, N. M. (2023).
A História. Casa dos Cafés da Portela.
Lisboa: Europress.

Pinto, P. M., Ferreira, N. M. (2023).
A História. Casa dos Cafés da Portela.
Lisboa: Europress.

Ferreira, N. M. (2022).
Internato de São João – 160 anos (1862-2022).
Lisboa, Portugal: Internato de São João.

Ferreira, N. M. (2022).
Universidade Lusófona: Os primeiros 25 anos ao serviço do ensino superior em Portugal.
Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas

Ferreira, N. M. (2018).
A Escola Normal Primária de Lisboa em Benfica: 1916-1930.
Portugal: Livros Horizonte.

[nacionais] capítulos de livro

Valente, B., Martins Ferreira, N., Mendes, L., Melo, N., Brunheira, L., Almeida, P., Pereira, S., Estrela, A., Marques, A. S., Pereira, T., Pereira, T., Vieira, N., Luz, C., & Relvas, M. (2024).
Mapeando o currículo: cruzando competências e áreas de conteúdo.
In B. Valente & T. Leite (Eds.), Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular (pp. 40-66).
CIED, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa.
https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.176

Ferreira, J. C., Ferreira, N. F. (2021).
Análise, descoberta, comunicação e participação – interseções da história e das práticas artísticas na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa.
In N. M. Ferreira, C. Nunes (Eds.), Diversidades, educação e inclusão (pp. 25-48).
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa.
DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.090

Silva, M., Rato, V., Ferreira, N. M. (2021).
O mapa conceptual: uma estratégia de sistematização e relação de conteúdos em história e geografia de Portugal numa turma de 6.º ano.
In A. G. Dias, M. J. Hortas, N. M. Ferreira, F. J. Cabanillas (Eds.), TempuSpacium – Didática das Ciências Sociais, Estudos II (pp. 85-101).
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa.
DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.151

Ferreira, N. M. (2018).
A missão e o espírito de um ciclo comemorativo.
In N. Ferreira, A. Estrela, B. Valente (Coords.), O edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). ciclo de conferências. (pp. 7-12).
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.
DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.055

[artigos] SCOPUS e/ou WoS
Não foram encontrados artigos.
[artigos] outras bases de indexação

Ferreira, N. M. (2023).
O ilustre extinto. O desaparecimento de António Aurélio da Costa Ferreira lembrado cem anos depois (1922-2022).
Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 13(2), e371.
https://doi.org/10.25757/invep.v13i2.371

Martins Ferreira, N. (2021).
Assistência e educação de desvalidas no século XIX: o Asilo de São João de Lisboa. Sarmiento.
Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación, 25, 231-253.
DOI: https://doi.org/10.17979/srgphe.2021.25.0.8613

Martins Ferreira, N., & Mendes, L. (2021).
Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa.
Sensos-E, 8(2), 17–30.
DOI: https://doi.org/10.34630/sensose.v8i2.3835

Martins Ferreira, N., & Barroso Cruz, C. (2021).
O pretérito e presente imperfeito do arquivo histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa.
Sensos-E, 8(2), 63–73.
DOI: https://doi.org/10.34630/sensose.v8i2.3834

Martíns Ferreira, N. (2020).
A Inovação Pedagógica no Contexto de uma Escola Pública Portuguesa: o Caso do Projeto «Farol». Sarmiento.
Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación, 24, 315-318.
DOI: https://doi.org/10.17979/srgphe.2020.24.0.7158

Ferreira, N. M., Mendes, L., Pereira, S. (2018).
Uso didático do território e do património na formação de professores.
Ideário Patrimonial, 10, 6-24.
Retrieved from here

PROJETOS

competitivos
Não foram encontrados artigos.
internos
Não foram encontrados artigos.
Scroll to Top