Nuno Alexandre Martins Ferreira
INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA • Escola Superior de Educação • 0000-0001-7385-2376 | 0F1C-9527-404E
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Ferreira, N. (2019). Aprendizagens essenciais nos temas da história e da geografia de Portugal: contributo para a formação de cidadãos histórico-geograficamente competentes. In M. J. H., A. Dias (Eds.), Enseñar y aprender didáctica de las ciencias sociales: la formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica (pp. 562-571). Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa.
Pinto, P. M., Ferreira, N. M. (2023). A História. Casa dos Cafés da Portela. Lisboa: Europress.
Ferreira, N. M. (2022). Internato de São João – 160 anos (1862-2022). Lisboa, Portugal: Internato de São João.
Ferreira, N. M. (2022). Universidade Lusófona: Os primeiros 25 anos ao serviço do ensino superior em Portugal. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas
Ferreira, N. M. (2018). A Escola Normal Primária de Lisboa em Benfica: 1916-1930. Portugal: Livros Horizonte.
Ferreira, J. C., Ferreira, N. F. (2021). Análise, descoberta, comunicação e participação – interseções da história e das práticas artísticas na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa. In N. M. Ferreira, C. Nunes (Eds.), Diversidades, educação e inclusão (pp. 25-48). Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.090
Silva, M., Rato, V., Ferreira, N. M. (2021). O mapa conceptual: uma estratégia de sistematização e relação de conteúdos em história e geografia de Portugal numa turma de 6.º ano. In A. G. Dias, M. J. Hortas, N. M. Ferreira, F. J. Cabanillas (Eds.), TempuSpacium – Didática das Ciências Sociais, Estudos II (pp. 85-101). Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.151
Ferreira, N. M. (2018). A missão e o espírito de um ciclo comemorativo. In N. Ferreira, A. Estrela, B. Valente (Coords.), O edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). ciclo de conferências. (pp. 7-12). CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.055
Martins Ferreira, N. (2021). Assistência e educação de desvalidas no século XIX: o Asilo de São João de Lisboa. Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación, 25, 231-253. DOI: https://doi.org/10.17979/srgphe.2021.25.0.8613
Martins Ferreira, N., & Mendes, L. (2021). Património, competências histórico-geográficas e cidadania territorial na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa. Sensos-E, 8(2), 17–30. DOI: https://doi.org/10.34630/sensose.v8i2.3835
Martins Ferreira, N., & Barroso Cruz, C. (2021). O pretérito e presente imperfeito do arquivo histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa. Sensos-E, 8(2), 63–73. DOI: https://doi.org/10.34630/sensose.v8i2.3834
Martíns Ferreira, N. (2020). A Inovação Pedagógica no Contexto de uma Escola Pública Portuguesa: o Caso do Projeto «Farol». Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación, 24, 315-318. DOI: https://doi.org/10.17979/srgphe.2020.24.0.7158
Ferreira, N. M., Mendes, L., Pereira, S. (2018). Uso didático do território e do património na formação de professores. Ideário Patrimonial, 10, 6-24. Retrieved from http://www.cta.ipt.pt/download/OIPDownload/n10_Julho_2018/OIP_10_JUL_6-24.pdf
PROJETOS
[INDUÇÃO] O início da carreira docente: Estratégias para a indução de professores do 1.º e 2.º CEB