A educação desempenha um papel fundamental na implementação de estilos de vida ativos e saudáveis. O CI&DEI promove, através desta linha de investigação, trabalhos que abordem as motivações relacionadas com a opção (ou não) por hábitos saudáveis e a sua promoção.
Assim, realiza estudos em áreas como competências emocionais, bem-estar, prática de atividade física e outras áreas em ligação com a componente educativa.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Coimbra, V. L. M. M., Marques, E. M. B. G., Chaves, C. (2020). Avaliação Multifatorial do Risco de Quedas na Pessoa Idosa: Um estudo em uma comunidade rural. Berlim, Alemanha: Novas Edições Académicas
Sargento, J., Oliveira, S. (2024). Infância: Ordem para Brincar. In G. Machado & I. Folmer (Org.). Além dos limites: educação e pesquisas contemporâneas (vol. 3, pp. 126-135). Arco Editora. doi: 10.48209/978-65-5417-381-A
Guiné, R. P. F., Florença, S., Costa, C. A., Correia, P. M. R., Ferreira, M., Cardoso, A. P., Campos, S., Anjos, O., et al. (2023). Investigation of the Level of Knowledge in Different Countries about Edible Insects: Cluster Segmentation. In D. Skalkos (Ed.), Prospects Challenges and Sustainability of the Agrifood Supply Chain in the New Global Economy II (pp. 141-159). Basel, Suiça: MDPI
Campos, E. C., Xavier, P., Amante, M. J., Fonseca, S. (2023). Segurança e proteção de crianças e jovens em âmbito escolar e comunitário. Um estudo em cinco concelhos do centro de Portugal. In J. Hernández, C. Ramírez, M. Arboleda, R. Pinilla (Coords.), La escuela promotora de derechos, buen trato y participación.: Revisiones, estudios y experiencias (pp. 684-693). Espanha: Octaedro. ISBN: 978-84-19690-00-5
Simões, C., Ribeiro, C. (2023). Escala Pessoal de Resultados-Crianças e Jovens: Avaliação da Qualidade de Vida. In E. Morales Morgado (Ed.), Interculturalidad, inclusión y equidad en educación (pp. 129 – 139). Ediciones Universidad de Salamanca. DOI: https://doi.org/10.14201/0AQ0321129139
Alves, A., Carraça, B., Sargento, J., Magalhães, C. (2022). Autocuidado e Mindfulness em profissionais do contexto social. In Silva, A., Vieira, A. (Org.), Ciências humanas: Desafios metodológicos e resultados empíricos 2 (pp. 36-49). Atena Editora. DOI: 10.22533/at.ed.0222209065
Brinca, J., & Magalhães, C. (2022). A intervenção Psicossocial nas equipas de rua em Portugal, em contexto de Covid 19: o contributo da empatia e da compaixão. In E. S. Barbosa (Org.), Articulação Ensino – Serviço – Comunidade na saúde: Possibilidades e desafios. São Paulo, Brasil: PACO E LITTERA EDITORA LTDA. ISBN: 9786558406396
Magalhães, C., Carraça, B., Matos, M., Carvalho, M. (2022). Inflexibilidade psicológica, fadiga de compaixão pandémica, mindfulness em profissionais de saúde portugueses. In Aragão, J. A. (Org.), Ciências da Saúde:Pluralidade dos Aspetos que interferem na saúde humano (pp. 222-232 ). Atena Editora. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.41422140222
Jordão, F., Fonseca, S. (2022). Higher education teacher’s eustress: Cognitive evaluation of a situation as enhancer of well-being. In E. Ferreira (Org.), A psicologia no Brasil: Teoria e pesquisa 3 (pp. 102-107). Brasil: Atena Editora. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.4902220049
Vasconcelos, C. (2022). Magnesium Supplementation on Athletes. In Supplementation on Athletes (pp. 1-11). Open Access eBooks
Ataíde, I., Araújo, P., Nascimento, L., Fernandes, R. (2022). Uma revisão sistemática sobre gratidão e satisfação no trabalho; Caminhos futuros para a qualidade na gestão de pessoas. In Gestão da Qualidade: Agendas contemporâneas, (pp. 289-322). Brasil: IOLE.
Guiné, R., Florença, S. G., Ferreira M., Campos, S., Okpala, C. & Korzeniowska, M. (2021). Cancer Prevention and Management Trough Phenolic Compounds. In R. C. Linn (Ed.), Phenolic Compounds in Health and Disease, Chapter 3 (pp. 105-130). USA: Nova Science Publishers, Inc.. DOI: 10.52305/BOAK9610
Magalhães, C., Carraça, B., Golçalves, J. & Gaspar de Matos, M. (2021). Mental Health Literacy, Psychological Inflexibility and Fear of Compassion: Roles and Associations with Depression and Anxiety in Adolescence. In E. Brauer (Ed.), Psychological Distress: Current Perspectives and Challenges. USA: Nova Science Publishers
Magalhães, C., Alves, A. B., Carraça, B. & Sargento, J. (2021). Recursos para crianças, jovens, famílias e profissionais na pandemia de COVID-19. In C. Bianchessi (Org.), Diálogos sobre a Educação: saberes, contextos e experiências pedagógicas (pp. 129-136). Brasil: Editora Bagai.
Vaconcelos, C. & Sá, C. (2021). Malnutrition and Type 2 Diabetes. In Malnutrition and Impact on Health (Vol. 1, Chapter1, pp. 1-21). Open Access eBooks.
Vasconcelos, C. (2021). Lifestyle Intervention and Type 2 Diabetes. In P. K. Kare (Ed.), An Ebook on Type 2 Diabetes (vol. 2, pp. 16-31). Open Access eBooks. ISBN: 978-93-87500-70-9
Guiné, R. P. F., Correia, P., Ferreira, M., Duarte, J., Cardoso, A. P., Bartkiene, E., Lele, V., Starkute, V., Juodeikiene, G., Adomaitiene, V., Steibliene, V., Zadeike, D., Szűcs, V., Hámori, J., Bizjak, M.C., Stubelj, M., Klava, D., Straumite, E., Kruma, Z., Tarcea, M., Fazakas, Z., Buicu, F., Ruta, F., Rus, V. (2020) Information, Perceptions and Motivations for Healthy Eating on a Group of European Countries. In L. Wilson (Ed.), Healthy Lifestyles and Healthy Eating (pp. 147-181). USA: Nova Science Publishers.
Brinca, J., & Magalhães, C. (2020). A redução de riscos e a minimização de danos e os desafios da intervenção de proximidade em Portugal. In J. Aguilera, B., Oliveira, L., Oliveira, A., Pena & A, Zuffo (Eds.), Ciência em Foco volume IV (pp-38-51). Pantanal editora.
Carraça, B., Rosado, A., Magalhães, C., Ferreira, V., & Serpa, S. (2020). Mindfulness compassion and psychological flexibility based interventions to sport performance. In D. Alvira & J. Gonçalves (Eds.), Sports and athletics preparation, performance, and psychology an essential guide to sports performance (pp. 199-226). Nova Science Publisher.
Alves, A. B. C. S., Fonseca, S. B., Araújo, L. J. P. (2019). Adaptação e Validação da Escala para Avaliar as Capacidades de Autocuidado, para Profissionais Portugueses do Contexto Social. In Psicologia da Saúde: Teoria e Intervenção (pp. 79-93). DOI: 10.22533/at.ed.7011912036
Rijo, D., Magalhães, C., Carraça, B. (2019). Personality disorders and quality of life in a portuguese primary care patient´s clinical sample. In E. R. Pereira (Org.), A psicologia em suas diversas áreas de atuação (pp. 114-126). Atena Editora. DOI: 10.22533/at.ed.3691923108
Ferreira, P. C., Estrela, M. F. (2023). DISLEXIA – Percursos de Leitura e Intervenção. Leiria, Portugal: Hora de Ler. ISBN: 9789899128231. Retrieved from https://boaleitura.com/livro/185031
Brito, A. R., Bovolini, A., Lopes, A. V., Ferencz, A., Suchánková, B., Angélico, B., Vaz, C., Albrecht, D., Freitas, E., Marques, E., Gonçalves, E., Macourková, E., Margallo, F. M. S., Pánková, J., Carrasco, J. B. P., Morán, J. F. O., Berner-Juhos, K., Kostyál, L. Á., Zanker, M., Vela, M. P., Bajer, M., Husáková, M., Cordeiro, P., Tracana, R., Homolková, S., Otcenášková, T., Bureš, V., Bureš, Z., Széman, Z., Vila-Chã, C. (2023). Cuidador, o seu papel na promoção do envelhecimento saudável. Livro Branco Digital. C. Vila-Chã, A. Bovolini, A. R. Brito (Eds.). Retrieved from https://educage-project.eu/pt/dwp-pt/
Pereira, A. & Garcia, R. P. (2021). Ética no Desporto. Desafios atuais e futuros. Portugal: Instituto Português do Desporto e Juventude e Edições Afrontamento.
Silvestre, V., Martins, E., Magalhães, C. (2024). Reabilitação de Adolescentes em Comunidade Terapêutica: Tempo de Internamento, Comportamento Antissocial e Memórias de Vergonha. In J. Brinca, H. Luz, V. Nunes, J. Barbosa, C. Magalhães, F. Coelhoso (Coords.), Modelos e Práticas nos Comportamentos Aditivos e Dependências: da Prevenção à Reinserção Social (pp. 223-246). Portugal: Edições Esgotadas. Retrieved from https://www.edicoesesgotadas.com/catalogo/modelos-e-praticas-nos-comportamentos-aditivos-e-dependencias/
Sousa, F., Magalhães, C., Sargento, J., Alves, A. B., Fonseca, S. (2024). Adolescência e comportamentos aditivos sem substância: do Gaming ao Gambling. In J. Brinca, H. Luz, V. Nunes, J. Barbosa, C. Magalhães, F. Coelhoso (Coords.), Modelos e Práticas nos Comportamentos Aditivos e Dependências: da Prevenção à Reinserção Social (pp. 73-102). Portugal: Edições Esgotadas. Retrieved from https://www.edicoesesgotadas.com/catalogo/modelos-e-praticas-nos-comportamentos-aditivos-e-dependencias/
Tracana, R. B., Santos, M. (2024). Cultura, memória e identidade: os jogos tradicionais e o envelhecimento ativo, um estudo de caso. In C. E. Santos, C. P. Madureira, M. S. Lopes (Coords.), Envelhecimento Criativo, Participativo e Vida Ativa a animação sociocultural, a gerontologia, a educação comunitária e o turismo como metodologias de intervenção (pp. 205-212). Chaves, Portugal: INTERVENÇÃO – Associação para a promoção e divulgação cultural. Retrieved from https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/10151/1/livro-ccapa.pdf
Almeida, G., Luz, C., Rodrigues, L. P., Lopes, V., Cordovil, R. (2023). Competência motora real e percebida: precisão da estimativa da performance. In M. J. Lagoa, D. Coutinho, C. Carvalho, J. O. Santos, J. Viana, G. Silva (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança XVI (pp. 423-430). Centro de Publicações / Universidade da Maia / Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano
Gonçalves, A., Ferreira, M., Campos, S., Magalhães, C., Cardoso, A. P., Guiné, R. (2022). Comportamentos aditivos numa amostra de estudantes do ensino superior. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso (Coords.), Literacia em Saúde e Estilos de Vida em Contexto Educativo (pp. 81-88). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9092-88-4
Campos, S., Gonçalves, A., Ferreira, M., Magalhães, C., Cardoso, A. P., Guiné, R. (2022) Estilos de vida em estudantes do ensino superior. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso (Coords.), Literacia em Saúde e Estilos de Vida em Contexto Educativo (pp. 98-105). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9092-88-4
Santos, M., Sousa, J.,Magueta, L., Lopes, M., Brites, L. (2022). O risco de sobreviver ao risco uma leitura sobre a resiliência de crianças e jovens multidesafiados a partir da revisão da literatura. In J. Sousa, M. J. Santos, L. Magueta, M. Lopes (Org.), Livro de atas da 3.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção: crianças e jovens em risco (pp. 101-114). Coimbra, Portugal: Edições Almedina, S.A. Retrieved from https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/8457
Martins, E., Fernandes, R., Mendes, F. (2022). Nutritional level, health, and subjective well-being in elderly. In R. Pocinha, C. Margarido, R. Santos, et al. (Coords.), Novos Paradigmas do Envelhecimento (pp. 157-165). Portugal: Associação Nacional de Gerontologia Social. ISBN: 978-84-18316-78-4
Martins, E., Mendes, F., Fernandes, R., Felizardo, S. (2022). Cognitive abilities and physical activity in community-dwelling elderly. In R. Pocinha, C. Margarido, R. Santos, et al. (Coords.), Novos Paradigmas do Envelhecimento (pp. 51-60). Portugal: Associação Nacional de Gerontologia Social. ISBN: 978-84-18316-78-4
Cunha, A. M. (2022). Consumo de substâncias psicoativas: O papel da impulsividade. In Ferreira, M., Cardoso, A. P., Campos, S. (Eds.), Literacia em saúde e estilos de vida em contexto educativo (71-81). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9092-87-7
Santos, M. J. (2022). Formação profissional para pessoas com deficiência ou incapacidade: uma oferta de educação e formação ao longo da vida. In S. M. Lopes, J. Sousa (Coords.), O lugar da educação ao longo da vida das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 177-190). Almedina.
Campos, S., Duarte, J., Ferreira, M., Cardoso, A. P., Andrade, J., Oliveira, A. & Guiné, R. (2021). Emoções e alimentação: Um estudo numa amostra portuguesa. In Projeto EATMOT: Motivações alimentares (pp. 87-108). Viseu: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, Instituto Politécnico de Viseu
Cardoso, A. P., Cabral, L., Duarte, J., Ferreira, M., Campos, S., Andrade, J. & Guiné, R. (2021). Influência das motivações sociais e culturais no comportamento alimentar. In Projeto EATMOT: Motivações alimentares (pp. 73-86). Viseu: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, Instituto Politécnico de Viseu.
Cardoso, A. P., Ferreira, V., Leal, M., Ferreira, M., Campos, S. & Guiné, R. P. F. (2021). Perceptions about healthy eating and emotional factors conditioning eating behaviour: A study involving Portugal, Brazil and Argentina. In Motivations Associated with Food Choices and Eating Practices (pp. 211-224). Portugal.
Ferreira, M., Campos, S., Duarte, J., Cardoso, A. P. , Alves, A., Lopes, A. & Guiné, R. (2021). Alimentação saudável na população portuguesa: Alguns fatores intervenientes. In Projeto EATMOT: Motivações alimentares (pp. 109-129). Viseu: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, Instituto Politécnico de Viseu.
Guiné, R. P. F., Bartkiene, E., Szucs, V., Tarcea, M., Ljubicic, M., Cernelic-Bizjak, M., Isoldi, K., et al. (2021). Study about food choice determinants according to six types of conditioning motivations in a sample of 11,960 participants. In Motivations Associated with Food Choices and Eating Practices (pp. 49-66).
Guiné, R., Ferreira, M., Correia, P., Cardoso, A. P., Duarte, J. & Ferrão, A. C. (2021). Construção e validação do instrumento de recolha de dados. In Projeto EATMOT: Motivações alimentares (pp. 9-26). Viseu: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, Instituto Politécnico de Viseu.
Jordão, F., Ramos, V., Fonseca, S. (2021). O Stress Ocupacional. Perspetivas teóricas e interventivas. In Psicologia Aplicada à Segurança e Saúde Ocupacional (pp. 71-117). Lisboa, Portugal: Coisas de Ler.
Santos, M.J. (2021). Ver é saber, sentir é conhecer – um olhar sobre ansiedade, medo e a dor. In J. Sousa, M. J. Santos, L. Magueta, M. Lopes, L. Brites (Coord.), Emoções, Artes e Intervenção – Perspetivas Multidisciplinares (pp. 265-276). Coimbra, Portugal: Almedina. ISBN: 978-989-40-0182-9
Xavier, P., Amante, M. J., Araújo, L., Fonseca, S., Magalhães, C., Silva, C., Cordeiro, L. (2021). Pandemia COVID-19 e Qualidade de Vida: Perceções de Estudantes de Ensino Superior Portugueses. In C. Magalhães, M. J. Amante, P. Xavier, S. Fonseca (Eds.), Reflexões em torno da COVID-19: Famílias, Crianças e Jovens em Risco | Thoughts on COVID-19: Families, Children and Youth at Risk (pp. 44-58). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, Portugal
Dias, I. S., Abreu, M. O., Fonseca, M. (2020). Fisica(Mente): from research to educational intervention. In I. S. Dias, P. Sequeira, M. Barroso (Eds.), Sports, Education and Quality of Life (pp. 159-174). Coimbra: Centro de Investigação em Qualidade de Vida – CIEQV (Instituto Politécnico de Santarém e Instituto Politécnico de Leiria). ISBN: 978-972-8793-95-1
Chaves, C., Sequeira, C., Duarte, J. C., Gonçalves, A. (2020). Literacia em saúde mental positiva na comunidade. In C. Sequeira, F. Sampaio (Coords.), Enfermagem em Saúde Mental: Diagnósticos e intervenções (pp. 57-60). Portugal: LIDEL. Retrieved from https://www.lidel.pt/pt/catalogo/ciencias-da-enfermagem/enfermagem/enfermagem-em-saude-mental/
Gonçalves, A., Sequeira, C. A., Chaves, C. (2020). Urgências psiquiátricas. In C. Sequeira, F. Sampaio (Coords.), Enfermagem em Saúde Mental: Diagnósticos e intervenções (pp. 271-276). Portugal: LIDEL. Retrieved from https://www.lidel.pt/pt/catalogo/ciencias-da-enfermagem/enfermagem/enfermagem-em-saude-mental/
Duque, R., Pereira, A., Quaresma, L., Gonçalves, F. (2018). Ocupação do Tempo de Lazer e Prática de Atividades de Natureza: Relação do Bem-Estar, Lazer e Saúde. In Petrica, J., Paulo, R., Serrano, J., Silva, N. (Eds.), Abordagens sobre desporto de natureza (pp. 179-199). Idanha-a-Nova: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. ISBN 978-989-8936-02-8.
Celestino, C., Pereira, A. (2018). Orientação: Uma Opção na Promoção de Estilos de Vida Ativos. In Petrica, J., Serrano, J., Faustino, A. et al. (Eds.), Abordagens sobre desporto de natureza (pp. 31-40). Idanha-a-Nova: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. ISBN 978-989-8936-02-8.
Dias, I. S., Abreu, M. O., Fonseca, M. (2018). Fisica(Mente): Da investigação à intervenção educativa. In I. S. Dias, P. Sequeira, M. Barroso (Eds.), Desporto, Educação e Qualidade de Vida (pp. 146-159). Coimbra: Centro de Investigação em Qualidade de Vida – CIEQV (Instituto Politécnico de Santarém e Instituto Politécnico de Leiria). ISBN: 978-972-8793-94-4
Lourenço, C., Almeida, C., Azevedo, A. (2024). Dietary Behavior of School-Aged Young Athletes. Journal of Physical Education and Sport ® (JPES), 24(10), 1413-1419. DOI:10.7752/jpes.2024.10266
Ottero, B., Carvalho, R., Penido, L., Matos, C., Cordovil, R., Luz, C., Rodrigues, L. P., Tanure, M., Ugrinowitsch, H. (2024). Motor Competence and Difficulty of Self-Set Goals on Motor Learning. Journal of Motor Behavior. http://dx.doi.org/10.1080/00222895.2024.2429383
Nascimento, L., Fernandes, R., Araújo, P., & Marques, I. (2024). Work-life interaction and burnout: a national study. Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health, (15e), e35306. https://doi.org/10.29352/mill0215e.35306
Azevedo, A., Eira, P., Amaral, F. (2024). Fatores de influência e implicações do consumo de esteroides anabolizantes. Revista Brasileira de Ciencias do Esporte, 46, e20230092. https://doi.org/10.1590/rbce.45.e20230092
Sena, N., Azevedo, A. M., Eira, P., & Vasconcelos, C. (2024). Los factores motivacionales para la práctica de ejercicio físico en el contexto de un Club de Salud (Motivational factors for physical exercise practice in a Health Club context). Retos, 59, 490–496. https://doi.org/10.47197/retos.v59.105305
Guiné, R. P. F., Florença, S. G., Costa, C. A., Correia, P. M. R., Ferreira, M., Cardoso, A. P., Campos, S. et al. (2024). Information about nutritional aspects of edible insects: Perspectives across different European geographies. AIMS Agriculture and Food, 9(3), 921-933. http://dx.doi.org/10.3934/agrfood.2024050
Guiné, R. P. F., Florença, S. G., Costa, C. A., Correia, P. M. R., Ferreira, M., Cardoso, A. P., Campos, S., Anjos, O., Bacarea, V., Bacarea, A., Buicu, G., Szasz, S., Martin-Hadmaș, R., Tarcea, M. (2024). Edible insects: A survey about perceptions regarding possible beneficial health effects and safety concerns among adult citizens from Portugal and Romania. Open Agriculture, 9(1). http://dx.doi.org/10.1515/opag-2022-0326
Cunha, A. M., Pereira, A., Cardoso, A. P., Silva, A. M., Barroca, M. J., Guiné, R. P. F. (2024). Rediscovering Portuguese White Crowberries (Corema album): Cultural Insights and Nutritional Significance. Foods, 13(9), 1328; https://doi.org/10.3390/foods13091328
Guiné, R. P. F., Florença, S. G., Bartkiene, E., Tarcea, M., Chuck-Hernández, C., Djekic, I., Matek Saric, M. et al. (2024). Edible Insects – Exotic Food or Gastronomic Innovation? Study Involving 14 Countries. Journal of Culinary Science & Technology, 1-20. http://dx.doi.org/10.1080/15428052.2024.2354216
Rodrigues, J. F. C., Santos, D. G. S. M., Rocha, S. M. M., Carvalho, C. I. M., Santos-Costa, P., Gil, I. M. A., & Silva, R. C. G. (2024). Efetividade de um programa de estimulação cognitiva individual na pessoa idosa com deterioração cognitiva. Revista De Enfermagem Referência, 6(3), 1–9. https://doi.org/10.12707/RVI24.59.35987
Silva, M. S. da C., Santos, M. J. S., & Barbeiro, L. F. (2024). Era uma vez. A escrita criativa em crianças referenciadas para diagnóstico de sobredotação. Revista Conhecimento Online, 2. https://doi.org/10.25112/rco.v2.3854
Gaspi, S., Oliveira, C. A., Júnior, Tracana, R., Schneider, E. M., Carvalho, G. S. (2024). Vaccination: a look at the social representations of Brazilian children. Frontiers Public Health, 12, 1434513, 1-8. https://doi.org/10.3389/fpubh.2024.1434513
Vasconcelos, C., Patrícia S. (2024). Effects of Combined Interventions of Physical Activity and Diet in Childhood Cancer Survivors: A Systematic Review. Children, 11(7), 853. https://doi.org/10.3390/children11070853
Guiné, R., Florença, S., Costa, C. A., Correia, P., Cruz-Lopes, L., Esteves, B., Ferreira, M., et al. (2024). Edible Insects: Consumption, Perceptions, Culture and Tradition Among Adult Citizens from 14 Countries. Foods, 13(21), 3408. https://doi.org/10.3390/foods13213408
Guiné, R. P. F., Florença, S. G., Aparício, M. G., Cardoso, A. P., Ferreira, M. (2023). Food Knowledge for Better Nutrition and Health: A Study among University Students in Portugal. Healthcare (Basel), 11(11), 1597. doi: 10.3390/healthcare11111597.
Pereira, A. M. de A., Silva, M. I., Celestino, T. F. S., Sarmento, H. M. B., & Leitão, J. C. G. C. (2023). Factores que influyen en la excelencia deportiva: un estudio centrado en atletas brasileños con medallas olímpicas(Factors influencing sport excellence: a study focused on Brazilian athletes olympic medal winners). Retos, 47, 539–546. https://doi.org/10.47197/retos.v47.95730
Guiné, R. P. F., Duarte, J., Chuck-Hernández, C., Boustani, N. M., Djekic, I., Bartkiene, E., Saric, M. M., et al. (2023). Validation of the Scale Knowledge and Perceptions about Edible Insects through Structural Equation Modelling. Sustainability, 15(4), 2992. DOI: https://doi.org/10.3390/su15042992
Guiné, R. P. F., Florença, S. G., Costa, C. A., Correia, P. M. R., Cruz-Lopes, L., Esteves, B., Ferreira, M. et al. (2023). Edible Insects: Perceptions of Marketing, Economic, and Social Aspects among Citizens of Different Countries. Foods, 12(23), 4229. DOI: https://doi.org/10.3390/foods12234229
Almeida, G., Luz, C., Rodrigues, L. P., Lopes, V., Cordovil, R. (2023). Profiles of motor competence and its perception accuracy among children: Association with physical fitness and body fat. Psychology of Sport and Exercise, 68, 102458. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.psychsport.2023.102458
Camacho, A., Alves, R. A., Silva, M., Ferreira, P., Correia, N., Daniel, J. R. (2023). The impact of combining SRSD instruction with a brief growth mindset intervention on sixth graders’ writing motivation and performance. Contemporary Educational Psychology, 72, 102127. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.cedpsych.2022.102127
Lisboa, P., Santos, M. J. S. P., Menino, H. A. (2023). Os estereótipos de género numa turma do 1º ano de escolaridade. Revista Conhecimento Online, 2, 3–21. DOI: https://doi.org/10.25112/rco.v2.3390
Ataíde, I., Araújo, P., Araújo, A. M., Fernandes, R., Martins, E., Mendes, F. (2023). Grateful Workers, Satisfied Workers? A Portuguese Study about Organizational Happiness during COVID-19 Quarantine. Behavioral Sciences, 13(2), 81. DOI: https://doi.org/10.3390/bs13020081
Chaves, C., Duarte, J., Sampaio, F., Coelho, J., Gonçalves, A., Santos, V., Sequeira, C. (2023). Construction and Validation of the Positive Mental Health Literacy Assessment Scale in Adults. International Journal of Environmental Research and Public Health, 20(14), 6391. https://doi.org/10.3390/ijerph20146391
Chaves, C., Duarte, J., Sampaio, F., Coelho, J., Sequeira, C. (2023). Translation, Adaptation and Assessment of the Psychometric Properties of the Mental Health Knowledge Questionnaire in a Sample of Higher Education Students in Portugal. International Journal of Environmental Research and Public Health, 20(4), 3022. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph20043022
Chaves, C., Raposo, A., Zandonadi, r. P., Nakano, E. Y., Ramos, F., Teixeira-Lemos, E. (2023). Quality of Life Perception among Portuguese Celiac Patients: A Cross-Sectional Study Using the Celiac Disease Questionnaire (CDQ). Nutrients, 15(9), 2051. DOI: https://doi.org/10.3390/nu15092051
Moreira, M., Veiga, G., Lopes, F., Hales, D., Luz, C., Cordovil, R. (2023). Kindergarten Affordances for Physical Activity and Preschoolers’ Motor and Social-Emotional Competence. Children, 10(2), 214. https://doi.org/10.3390/children10020214
Pombo, A., Cordovil, R., Rodrigues, L. P., Moreira, A. C., Borrego, R., Machado, M., Costa, V., et al. (2023). Effect of Motor Competence and Health-Related Fitness in the Prevention of Metabolic Syndrome Risk Factors. Research Quarterly for Exercise and Sport, 1-8. http://dx.doi.org/10.1080/02701367.2022.2158998
Pombo, A., Luz, C., Rodrigues, L. P., Sá, C., Siegle, C. B. H., Tortella, P., Fumagalli, G., Cordovil, R. (2023). Children’s Physical Activity During the COVID-19 Lockdown: A Cross Cultural Comparison Between Portugal, Brazil and Italy. Perceptual and Motor Skills, 130(2), 680-699. http://dx.doi.org/10.1177/00315125231152662
Campos, S., Ferreira, M., Cardoso, A. P., Guiné, R., Aparício, G., & Nelas, P. (2022). Health literacy in higher education students: an exploratory study. Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health, 2(10e), 37–45. https://doi.org/10.29352/mill0210e.25529
Ferreira, M. M. C., Campos, S., Magalhães, C., Gonçalves, A., Nelas, P., Cardoso, A. P., & Guiné, R. (2022). Literacia em comportamentos aditivos nos estudantes do ensino superior. Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health, 2(11e), e27653. https://doi.org/10.29352/mill0211e.27653
Boustani, N. M., Cardoso, A. P., Guine, R. P. F. (2022). Understanding the role of media and food labels to disseminate food related information in Lebanon. Open Agriculture, 7(1), 147-160. DOI: 10.1515/opag-2022-0068
Florença, S. G., Guiné, R. P. F., Gonçalves, F. J. A., Barroca, M. J., Ferreira, M., Costa, C. A., Correia, P. M. R., Cardoso, A. P., Campos, S., Anjos, O., & Cunha, L. M. (2022). The Motivations for Consumption of Edible Insects: A Systematic Review. Foods, 11(22), 3643. https://doi.org/10.3390/foods11223643
Guiné, R. P. F., Florença, S. G., Anjos, O., Boustani, N. M., Chuck-Hernández, C., Sarić, M. M., Ferreira, M., et al. (2022). Are Consumers Aware of Sustainability Aspects Related to Edible Insects? Results from a Study Involving 14 Countries. Sustainability, 14(21), 14125. http://dx.doi.org/10.3390/su142114125
Guiné, R. P. F., Florença, S. G., Aparício, G., Cardoso, A. P., & Ferreira, M. (2022). Food Literacy Scale: Validation through Exploratory and Confirmatory Factor Analysis in a Sample of Portuguese University Students. Nutrients, 15(1), 166. http://dx.doi.org/10.3390/nu15010166
Guiné, R. P. F., Florença, S. G., Costa, C. A., Correia, P. M. R., Ferreira, M., Cardoso, A. P., Campos, S., Anjos, O., Chuck-Hernández, C., Sarić, M. M., Djekic, I., Papageorgiou, M., Baro, J. M. F., Korzeniowska, M., Černelič-Bizjak, M., Bartkiene, E., Tarcea, M., Boustani, N. M., Klava, D., & Damarli, E. (2022). Investigation of the Level of Knowledge in Different Countries about Edible Insects: Cluster Segmentation. Sustainability, 15(1), 450. https://doi.org/10.3390/su15010450
Guiné, R. P. F., Florença, S. G., Costa, D. T. V. A., Çelik, S., Ferreira, M., Cardoso, A. P., Çetin, S., & Costa, C. A. (2022). Comparative Study about the Consumption of Organic Food Products on Samples of Portuguese and Turkish Consumers under the COVID-19 Pandemic Context. Agronomy, 12(6), 1385. https://doi.org/10.3390/agronomy12061385
Auzani, A. S., Fernandes da Silva, L. L., Pereira, A., Morgado, M. G. (2022). Artistic-Cultural Perspectives in Technical-Professional Training at UTFPR-Brazil. Motricidade, 18(4), 1-8. https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/25790/19781.
Hilário, A. P., Catela, J., Augusto, F. R., Graça, J. (2022). The relation between humans and companion animals in chronic illness contexts. Analise Social, 243, 386-404. DOI: 10.31447/as00032573.2022243.09
Abrams, T. C., Terlizzi, B., Meester, An De, Sacko, R. S., Irwin, J. M., Luz, C., Rodrigues, L. P., et al. (2022). Potential relevance of a motor skill “proficiency barrier” on health-related fitness in youth. European Journal of Sport Science, 23(8), 1771-1778. http://dx.doi.org/10.1080/17461391.2022.2153300
Rodrigues, L. P., Luz, C., Cordovil, R., Pombo, A., Lopes, V. P. (2022). Motor Competence Assessment (MCA) Scoring Method. Children, 9(11), 1769. DOI: https://doi.org/10.3390/children9111769
Siegle, C. B. H., Pombo, A., Luz, C., Rodrigues, L. P., Cordovil, R., Sá, C. S. C. (2022). Do children’s previous physical activity habits influence their behaviors during the Covid-19 social distancing period?. Revista Paulista de Pediatria, 40. https://doi.org/10.1590/1984-0462/2022/40/2021010
Silva, A. F., Nobari, H., Badicu, G., Ceylan, H. I., Lima, R., Lagoa, M. J., Luz, C., Clemente, F. M. (2022). Reliability levels of motor competence in youth athletes. BMC Pediatrics, 22(1). DOI: http://dx.doi.org/10.1186/s12887-022-03483-z
Jacinto, M., Oliveira, R., Brito, J., Simões, C., Vitorino, A. (2022). Influência da aptidão física na perceção de bem-estar físico e qualidade de vida em indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. Motricidade, 18(3), 379-387. DOI: https://doi.org/10.6063/motricidade.25930
Ferreira, C. R., Mascarenhas-Melo, F., Rodrigues, A. R., Reis Lima, M. J., Pinheiro, J. P., Chaves, C., Teixeira-Lemos, E, Bell, V. (2022). Characterisation of institutionalised Portuguese older adult fallers: is there a place for pharmacist intervention? A preliminary study. Pharmacy Practice, 20(4), 01-10. DOI: http://dx.doi.org/10.18549/pharmpract.2022.4.2717
Nunes, C., Chaves, C., Duarte, J. (2022). Motivação para a prática de atividade física em estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem Referência, 6(Supl. 1), e21011. DOI: 10.12707/RV21011
Araújo, L., Fonseca, S., Amante, M.J., Xavier, P., Silva, C., Cordeiro, L., Magalhães, C. (2022). Saúde mental em estudantes do ensino superior politécnico na pandemia COVID-19. Revista de Enfermagem Referência, VI(1), e21109. doi: 10.12707/RV21109
Phytanza, D. T. P., Burhaein, E., Lourenço, C., Budiman, B., Yusuf, J., Kinasih, A., Gandasari, M. F., Taroreh, B. S. (2022). Nutritional Status of Children Aged 6-17 Years: The Condition during the COVID-19 Pandemic Reviewing Weight Indexed by Height. Universal Journal of Public Health, 10(2), 159-167. DOI: http://dx.doi.org/10.13189/ujph.2022.100202
Azevedo, A. M. T., Eira, P., Lourenço, C., & Almeida, M. (2022). Gymnastics in children’s development. Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health, 2(11e), e27284. https://doi.org/10.29352/mill0211e.27284
Cruz-Lopes, L., Dulyanska, Y., Domingos, I., Ferreira, J., Fragata, A., Guiné, R., Esteves, B. (2022). Influence of Pre-Hydrolysis on the Chemical Composition of Prunus avium Cherry Seeds. Agronomy, 12(2), 280:1-12. DOI: 10.3390/agronomy12020280
Cruz-Lopes, L., Almeida, D., Dulyanska, Y., Domingos, I., Ferreira, J., Fragata, A., & Esteves, B. (2022). Chemical Composition and Optimization of Liquefaction Parameters of Cytisus scoparius (Broom). Forests, 13(11), 1772. DOI: http://dx.doi.org/10.3390/f13111772
Dulyanska, Y., Cruz-Lopes, L. P., Esteves, B., Ferreira, J. V., Domingos, I., Lima, M. J., Correia, P. M. R., Ferreira, M., Fragata, A., Barroca, M. J., Silva, A. M., Guiné, R. P. F. (2022). Extraction of Phenolic Compounds from Cherry Seeds: A Preliminary Study. Agronomy, 12(5), 1227: 1-15.
Dulyanska, Y., Cruz-Lopes, L., Esteves, B., Ferreira, J., Domingos, I., Lima, M. J. R., Correia, P., Ferreira, M., Fragata, A., Barroca, M. J., Silva, A., Guiné, R. (2022). Evaluation of the antioxidant activity of extracts obtained form cherry seeds. Journal of hygienic engineering and design, 40, 221-226.
Guiné, R. P. F., Bartkiene, E., Florença, S. G., Djekic, I., Bizjak, M. C., Tarcea, M., Leal, M., et al. (2021). Environmental Issues as Drivers for Food Choice: Study from a Multinational Framework. Sustainability, 13(5), 2869. DOI: 10.3390/su13052869.
Guiné, R. P. F., Florença, S. G., Costa, C. A., Correia, P. M. R., Ferreira, M., Duarte, J., Cardoso, A. P., Campos, S., & Anjos, O. (2021). Development of a Questionnaire to Assess Knowledge and Perceptions about Edible Insects. Insects, 13(1), 47. https://doi.org/10.3390/insects13010047
Marracho, P., Coelho, E., Nery, M. & Pereira, A. (2021). Comportamentos de bullying em jovens praticantes de desporto (Bullying behaviours in young athletes). Retos, 42, 861-871. DOI: 10.47197/retos.v42i0.87189.
Cordovil, R., Ribeiro, L., Moreira, M., Pombo, A., Rodrigues, L. P., Luz, C., Veiga, G., Lopes, F. (2021). Effects of the COVID-19 pandemic on preschool children and preschools in Portugal. Journal of Physical Education and Sport ® (JPES), 21(1), 492-499. DOI: 10.7752/jpes.2021.s1052
Rodrigues, L. P., Cordovil, R., Luz, C., Lopes, V. P. (2021). Model invariance of the Motor Competence Assessment (MCA) from early childhood to young adulthood. Journal of Sports Sciences, 39(20), 2353-2360. DOI: https://doi.org/10.1080/02640414.2021.1932290
Rodrigues, L. P., Luz, C., Cordovil, R., Mendes, R., Alexandre, R., Lopes, V. P. (2021). Siblings’ Influence on the Motor Competence of Preschoolers. Children, 8(3), 204. http://dx.doi.org/10.3390/children8030204
Sá, C. S. C., Luz, C., Pombo, A., Rodrigues, L. P., Cordovil, R. (2021). Motor Competence in Children With and Without Ambliopia. Perceptual and motor skills, 128(2). DOI: https://doi.org/10.1177/00315125209873
Saraiva, F. F., Rodrigues, L. P., Luz, C., Cordovil, R. (2021). Cross-cultural comparisons of motor competence in southern Brazilian and Portuguese schoolchildren. Motriz: Revista de Educação Física, 27. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1980-657420210018420
Pinto, C., Chaves, C. Duarte, J. C., Amaral, O. & Gonçalves, A. (2021). Influência das características sociodemográficas e familiares na adesão ao tratamento das pessoas hipertensas na comunidade. Millenium, 2(ed espec nº9), 197-206. DOI: 10.29352/mill029e.25070
Martins, E., Fernandes, R., Mendes, F., Magalhães, C., & Araújo, P. (2021). Food intake, physical activity and quality of life among children and youth. Work, 69(2), 457-484. DOI: 10.3233/WOR-213492
Vasconcelos, C., Cabral, M., Ramos, E., & Mendes, R. (2021). Benefits of adding food education sessions to an exercise programme on cardiovascular risk factors in patients with type 2 diabetes. Journal of nutritional science, 10, e59. DOI: 10.1017/jns.2021.50
Vasconcelos, C., Cabral, M., Ramos, E., & Mendes, R. (2021). The impact of a community‐based food education programme on dietary pattern in patients with type 2 diabetes: Results of a pilot randomised controlled trial in Portugal. Health & Social Care in the Community, 29(6), e318-e327. DOI: 10.1111/hsc.13356
Burhaein, E., Demirci, N., Lourenco, C. C. V., Nemeth, Z., Phytanza, D. T. P. (2021). Coping with the COVID-19 pandemic: The role of physical activity An international position statement. International Sports Studies, 43(1), 52-70.
Azevedo, A., & Eira, P. (2021). Fatores influenciadores da prática de exercício físico em health clubs. Millenium, 2(ed espec nº9), 289-296. DOI: 10.29352/mill029e.24038
Azevedo, A., Eira, P. & Pereira, A. (2021). Desporto: espaço de formação, motivação e bem-estar. Estudo com jovens praticantes de natação. Millenium, 2(ed espec nº9), 227-239. DOI: 10.29352/mill029e.22287
Román-Graván, P., Manuel Pérez-Hurtado, D. & Tadeu, P. (2021). Active aging and internet use to improve the quality of life of the seniors |Envejecimiento activo y uso de internet para mejorar la calidad de vida de las personas mayores. Pixel-Bit, Revista de Medios y Educacion, 60, 109-134. DOI: 10.12795/PIXELBIT.76963
Cardoso, A. P., Ferreira, V., Leal, M., Ferreira, M., Campos, S., Guiné, R. P. F. (2020). Perceptions about healthy eating and emotional factors conditioning eating behaviour: A study involving Portugal, Brazil and Argentina. Foods, 9, 1-14. Doi: 10.3390/foods9091236
Guiné, R. P. F. , Bartkiene, E., Szucs, V., Tarcea, M., Ljubicic, M., Cernelic-bizjak, M., Isoldi, K., et al. (2020). Study about food choice determinants according to six types of conditioning motivations in a sample of 11,960 CParticipants. Foods, 9(7). Retrieved from https://www.mdpi.com/2304-8158/9/7/888.
Guiné, R. P. F., Duarte, J., Ferrão, A. C., Ferreira, M., Correia, P., Cardoso, A. P., Bartkiene, E., Szűcs, V., Nemes, L., Ljubičić, M., Černelič-Bizjak, M., Isoldi, K., EL Kenawy, A., Ferreira, V., Straumite, E., Korzeniowska, M., Vittadini, E., Leal, M., Frez-Muñoz, L., Papageorgiou, M., Djekić, I. (2020). The eating motivations scale (EATMOT): Development and validation by means of confirmatory factor analysis (CFA) and structural equation modelling (SEM). Zdravstveno Varstvo, 60(1), 4-9. doi: 10.2478/sjph-2021-0002.
Catela, J. (2020). “Lending a hand”: the well-intentioned work of a non-profit organisation on the outskirts of neoliberal Lisbon. International Journal of Human Rights in Healthcare, 13(1), 18-30. DOI: https://doi.org/10.1108/IJHRH-03-2019-0021
Silva, M. J. (2020). Children using electronic sensors to create and use knowledge on environmental health. First Monday, 25(3). Retrieved from https://firstmonday.org/ojs/index.php/fm/issue/view/640
Cordovil, R., Ribeiro, L., Moreira, M., Pombo, A., Rodrigues, L. P., Luz, C., Veiga, G., Lopes, F. (2020). Influences of family and household characteristics on children’s level of physical activity during social distancing due to covid-19 in brazil. Revista Paulista de Pediatria. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0462/2021/39/2020297
Luz, C., Cordovil, R., Rodrigues, L. P., Gao, Z., Goodway, J. D., Sacko, R. S., Nesbitt, D. R., et al. (2020). Motor competence and health-related fitness in children: A cross-cultural comparison between Portugal and the United States. Journal of Sport and Health Science, 8(2), 130-136. doi: 10.1016/j.jshs.2019.01.005
Piovesan, C. C., Geremia, J. M., Luz, C., Menezes, R. P., Flôres, F. S. (2020). Relationship between the numerical condition and court position in goal scoring in women’s handball. Journal of Physical Education and Sport, 20(6), 3607-3613. DOI: 10.7752/jpes.2020.06486
Pombo, A., Luz, C., Rodrigues, L. P., Ferreira, C., Cordovil, R. (2020). Correlates of children’s physical activity during the COVID-19 confinement in Portugal. Public Health, 189, 14-19. DOI: https://doi.org/10.1016/j.puhe.2020.09.009
Sá, C. D. S. C., Pombo, A., Luz, C., Rodrigues, L. P., Cordovil, R. (2020). Covid-19 social isolation in brazil: effects on the physical activity routine of families with children. Revista Paulista de Pediatria. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0462/2021/39/2020159
Fonseca, S. B., & Jordão, F. (2020). Stresse em professores do ensino superior: perspetiva holística. Millenium, 2(ed espec nº5) 57-64. DOI: https://doi.org/10.29352/mill0205e.04.00299
Murça, A., Chaves, C., & Albuquerque, C. (2020). Hábitos alimentares e saúde mental dos estudantes do ensino superior: revisão integrativa da literatura. Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health, 2(7e), 135–142. DOI: https://doi.org/10.29352/mill0207e.15.00382
Nunes, C., Morgado, C., Costa, L., Silva, M., Amaral, S., Chaves, C., Nelas, P., & Coutinho, E. (2020). A grávida e a lactante no local de trabalho. Millenium, 2(ed espec nº5), 153-159. Doi: 10.29352/mill0205e.15.00307
Pinho, L. G., Pereira, A., Chaves, C., Sequeira, C., Sampaio, F., Correia, T., Gonçalves, A., Ferré-Grau, C. (2020). Affectivity in schizophrenia: Its relations with functioning, quality of life, and social support satisfaction. Journal of Clinical Psychology, 76(7), 1408-1417. DOI: http://dx.doi.org/10.1002/jclp.22943
Santos, A. I. P. M. , Martins, E. C. F., Magalhães, C. C. , Mendes, F. E. D., & Fernandes, R. I. R. S. (2020). Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena. Acta Paulista de Enfermagem, 33, eAPE20190282. DOI: 10.37689/acta-ape/2020AE02826
Vasconcelos, C., Almeida, A., Sá, C., Viana, J., Cabral, M., Ramos, E., Mendes, R. (2020). Nutrition-related knowledge and its determinants in middle-aged and older patients with type 2 diabetes. Primary Care Diabetes, 14(2), 119-125. DOI: 10.1016/j.pcd.2019.06.007
Cunha, A.M., Esteves, M., Pereira-Mendes, J., Guimarães, M.R., Almeida, A., Leite-Almeida, H. (2020). High trait impulsivity potentiates the effects of chronic pain on impulsive behavior. Neurology of Pain, 7, 100042. DOI: 10.1016/j.ynpai.2019.100042
Guiné, R. P. F., Ferrão, A. C., Ferreira, M., Correia, P., Cardoso, A. P., Duarte, J., Rumbak, I., et al. (2019). The motivations that define eating patterns in some Mediterranean countries. Nutrition & Food Science, 49(6), 1126-1141. doi: 10.1108/nfs-12-2018-0360.
Catela, J. (2019). “I Don’t Have the Nerve to Tell These People That I Cannot Help Them!”: Vulnerability, Ethnography, and Good Intentions. Societies, 9(4), 84. DOI: http://dx.doi.org/10.3390/soc9040084
Rodrigues, L. P., Luz, C., Cordovil, R., Bezerra, P., Silva, B., Camões, M., Lima, R. (2019). Normative values of the motor competence assessment (MCA) from 3 to 23 years of age. Journal of Science and Medicine in Sport, 22(9), 1038-1043. DOI: 10.1016/j.jsams.2019.05.009
Coimbra, V., Marques, E., Chaves, C. (2019). Prevalence of falls in elderly people living in a rural community. Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health, 2(esp. 3), 109-116). doi: 10.29352/mill0203e.09.00218
Coutinho, E., Amaral, S., Parreira, M. V. B. C., Chaves, C. B., Amaral, O., Nelas, P., Coutinho, E., et al. (2019). Nurses- puerperal mothers interaction: searching for cultural care. Revista Brasileira de Enfermagem, 72(4), 910-917. DOI: 10.1590/0034-7167-2018-0216
Carraça, B., Serpa, S., Rosado, A., Guerrero, J. P., Magalhães, C. (2019). Mindfull compassion training on elite soccer: Effects, roles and associations on flow, psychological distress and thought suppression. Revista iberoamericana de psicología del ejercicio y el deporte, 14(2), 141-149. Retrieved from https://www.riped-online.com/articles/mindfull-compassion-training-on-elite-soccer-effects-roles-and-associations-on-flow-psychological-distress-and-thought-s.pdf
Vasconcelos, C., Almeida, A., Cabral, M., Ramos, E., Mendes, R. (2019). The Impact of a Community-Based Food Education Program on Nutrition-Related Knowledge in Middle-Aged and Older Patients with Type 2 Diabetes: Results of a Pilot Randomized Controlled Trial. International Journal of Environmental Research and Public Health,16(13), 2403. https://doi.org/10.3390/ijerph16132403
Ferrão, A. C., Guiné, R., Correia, P., Ferreira, M., Cardoso, A. P., Duarte, J., Lima, J. (2018). Perceptions towards a healthy diet among a sample of university people in Portugal. Nutrition and Food Science, 48(4), 669-688. doi: 10.1108/NFS-10-2017-0205
Chaves, C., Pinho, L. M. G., Pereira, A. M. S., Chaves, C., Baptista, P. (2018). Quality of Life Scale and symptomatology of schizophrenic patients – A systematic review. The European Journal of Psychiatry, 32(1), 1-10. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ejpsy.2017.08.002
Pinho, L. G., Pereira, A., Chaves, C. (2018). Adaptação Portuguesa da Escala de Qualidade de Vida para Pessoas com Esquizofrenia. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica, 46, 189-199. DOI: https://doi.org/10.21865/RIDEP46.1.14
Pinho, L., Pereira, A., Chaves, C. (2018). Quality of Life in Schizophrenic Patients: The influence of sociodemographic and clinical characteristics and satisfaction with social support. Trends in Psychiatry and Psychotherapy, 40(3), 202-209. doi: 10.1590/2237-6089-2017-0002
Soares, A. R., Esteves, M., Moreira, P. S., Cunha, A. M., Guimarães, M. R., Carvalho, M. M., Raposo-Lima, C. et al. (2018). Trait determinants of impulsive behavior: a comprehensive analysis of 188 rats. Scientific Reports, 8(1). DOI: 10.1038/s41598-018-35537-7
Lopes, A., & Tracana, R. (2024). Envelhecer (con)dignidade: um direito ético e moral. RIAGE – Revista Ibero-Americana De Gerontologia, 5, 143-156. https://doi.org/10.61415/riage.234
Moura, E. P. G., Santos, M. J. S., Stein, M. E. K. (2024). A percepção de adolescente sobre a aprendizagem escolar durante o isolamento social da COVID-19. Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–22. https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-26
Silva, B. A. R. da, & Vasconcelos, C. E. G. da C. (2024). Actividad física y conductas sedentarias en mujeres con hijos. Lecturas: Educación Física Y Deportes, 29(312), 71-83. https://doi.org/10.46642/efd.v29i312.7159
Martins, R. J. E., Vasconcelos, C. E. G. C. (2023). La influencia de la música en la práctica del ejercicio físico en el contexto de un gimnasio. Lecturas: Educación Física Y Deportes, 28(306), 92-106. https://doi.org/10.46642/efd.v28i306.7158
Soares, J.F.A., Vasconcelos, C.E.G. C. (2023). Caracterização sociodemográfica dos utentes de um Parque de Desporto de Natureza e Aventura em Portugal. Lecturas: Educación Física y Deportes, 28(307), 26-40. https://doi.org/10.46642/efd.v28i307.3868
Franca, F., Pereira, A., Leitão, J., Costa, R., Silva, M. (2022). Fatores determinantes para a excelência no vôlei de praia: representações de atletas de elite. Motrivivência, 34(65), 01-18. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e84706.
Nogueira, M., Silva, H., Cândido, R., Cunha, C., Salvador, R. (2022). Perceção dos técnicos de exercício físico sobre a inclusão das pessoas com deficiência no contexto do fitness: um estudo piloto. Desporto e Atividade Física para Todos, 8(8), 55-61.
Ribeiro, A. S. P., Araújo, P., Nascimento, L., Fernandes, R., & Ferreira, M. (2022). Organizational Happiness and Quality of Life at Work in a jewelry industry. Research, Society and Development, 11(4), e33411426965. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i4.26965
Monteiro, S., Heleno, L., Sebastião, F., Ispolnov, K. & Santos, O. (2022). (in)formação sobre pictogramas de substâncias perigosas: (re)conhecer impactes no ambiente e na saúde. Egitania Sciencia, 30(jan/jun), 121‐143.
Martins, E., Fernandes, R., Ferreira, C., Mendes, F. (2022). Estilos educativos parentais, bem-estar emocional e autoestima em crianças e adolescentes. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, XXVI(3), 56-76. ISPGAYA
Coutinho, E., Nelas, P., Chaves, C. (2022). Escala dificuldades na amamentação. Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2(2), 59-70. DOI: http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n2.v2.2209
Magalhães, M., Carraça, B., Alves, A. B., Sargento, J. (2022). Trinka e João no combate ao grande vírus: um recurso para crianças, famílias, e profissionais na pandemia de COVID-19. Egitania Sciencia, II Edição Especial: Educação (pp. 107-121). DOI: https://doi.org/10.46691/es.vi.72
Pappas, I. A., Katartzi, E. S., Monastiridi, S. G., Argiriadou, E., Lourenço, C. (2022). Assessment of Physical Activity Using Pedometers in a Structured Greek Traditional Dance Session in Adults: A Pilot Study. Journal of Advances in Sports and Physical Education, 5(2): 16-23. DOI: 10.36348/jaspe.2022.v05i02.00
Phytanza, D. T. P., Burhaein, E., Indriawan, S., Lourenço, C., Demirci, N., Widodo, P., Widiyono, I. P., et al. (2022). Accuracy Training Program: Can Improve Shooting Results of Petanque Athletes Aged 15-20 Years?. International Journal of Human Movement and Sports Sciences, 10(1), 121-130. DOI: http://dx.doi.org/10.13189/saj.2022.100117
Sá, C. S. C., Luz, C., Rodrigues, L. P., Cordovil, R. (2021). Motor Competence Assessment – adaptação cultural para o Brasil (MCA-BR). Fisioterapia e Pesquisa, 28(1). DOI: https://doi.org/10.1590/1809-2950/20017628012021
Monteiro, S., Heleno, L., Sebastião, F., Ispolnov, K., Santos, O. (2021). Reconhecimento da sinalética de segurança: a sua influência na redução de acidentes e minimização do impacte ambiental. AmbientalMENTEsustentable, 27(2), 69-81. DOI: 10.17979/ams.2020.27.2.7633
Dias, M. I. P. S., Abreu, M. O. J. A., Fonseca, M. S. A., Calado, M. Â. S. M., Mendes, S. M. (2021). Qualidade de vida de estudantes do ensino superior (Leiria/Portugal). RBPFEX – Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 14(91), 416-422. Retrieved from http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/2044
Correia, C. I. S., Chaves, C., Batista, B., Rosário, H., Teixeira, R. (2021). Aplicação do modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar – Um estudo de caso. Egitania Sciencia, 1(28), 187-203. DOI: http://dx.doi.org/10.46691/es.v1i28381
Gonçalves, A., Cabral, L., Cruz, C., Chaves, C., Sequeira, C. A., Rodrigues, J. F. (2021). Literacia em saúde mental positiva nos enfermeiros de cuidados de saúde primários. International Journal of Developmental and Educational Psychology INFAD Revista de Psicología, 1(1), 71-84. DOI: https://doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n1.v1.2044
Nelas, P., Chaves, C., Coutinho, E., & Duarte, J. (2021). Conhecimentos das grávidas em saúde mental positiva. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2(1), 225–232. DOI: 10.17060/ijodaep.2021.n1.v2.2096
Nelas, P., Chaves, C., Coutinho, E., & Duarte, J. (2021). Violência no namoro: impacto de variáveis sociodemográficas académicas e afetivas. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2(1), 233–240. DOI: 10.17060/ijodaep.2021.n1.v2.2098
Nunes, C. C. G., Chaves, C., Duarte, J. (2021). Atividade física nos estudantes de enfermagem: Determinantes sociodemográficos, académicos e de personalidade. Egitania Sciencia, 1(28), 27-38. DOI: http://dx.doi.org/10.46691/es.v1i28323
Flôres, F, S., Milani, M. F., Copetti, F., Luz, C., Cordovil, R. (2020). O impacto da prática do futsal na competência motora de crianças. Motrivivência, 32(63), 01-13. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e73696
Chaves, C., Coutinho, E., Nelas, P., Dionisio, R. M., Cruz, C., Costa, S. (2020). Promoção da literacia para a não-violência e cidadania ativa ao longo do ciclo vital. Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2(1) 489-494. Doi: 10.17060/ijodaep.2020.n1.v2.1868.
Coimbra, V. L. M. M., Marques, E. M. B. G., Chaves, C. M. C. B., Saraiva, R. J. (2020). Risco de quedas e determinantes sociais em idosos residentes em uma comunidade rural. Global Academic Support, 1(2), e15. Doi: 10.5935/2675-5602.20200015
Cruz, C., Chaves, C., Coutinho, E., Duarte, J., Nelas, P. (2020). Doença mental crenças dos profissionais da educaçao, saúde e segurança. Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2(1), 189-196. Doi: 10.17060/ijodaep.2020.n1.v2.1824
Nelas, P., Coutinho, E., Chaves, C., Duarte, J., Cruz, C., Dionisio, R. (2020). Crenças em saúde relativas ao cancro do colo do útero. Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2(1), 417-424. Doi: 10.17060/ijodaep.2020.n1.v2.1864
Guiné, R. P. F., Ferrão, A. C., Correia, P., Cardoso, A. P., Ferreira, M., Duarte, J. (2019). Influence of emotional determinants on the food choices of the portuguese. EUREKA: Social and Humanities, 5, 31-44. doi: 10.21303/2504-5571.2019.00995.
Sargento, J., Oliveira, S. (2019). Ataco com fúria para me proteger: o comportamento disruptivo e o olhar relacional da clínica psicodinâmica – um estudo de caso. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 10(2), 315-322. Retrieved from http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2787/3040
Amaral, O., Veiga, N., Nelas, P., Coutinho, E., Chaves, C. (2019). Automedicação na comunidade: Um problema de saúde pública. Revista INFAD de Psicología, 1(3), 423-432. doi: 10.17060/ijodaep.2019.n1.v4.1603
Chaves, C., Duarte, J., Nelas, P., Coutinho, E. Cruz, C. (2019). Investigação-ação sobre o VIH/SIDA em estudantes de enfermagem. International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología, 1(2), 305-314. doi: 10.17060/ijodaep.2019.n2.v1.1700
Chaves, C., Duarte, J., Nelas, P., Coutinho, E., Cruz, C., Dionisio, R. (2019). O tecnostress em profissionais de saúde nos cuidados de saúde primários. International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología, 1(2), 297-304. doi: 10.17060/ijodaep.2019.n2.v1.1699
Dionísio, R., Chaves, C., Nelas, P., Coutinho, E., Cruz, C., Andrade, A. (2019). Papel de cuidador no contexto da hospitalização domiciliária: Diagnóstico, implementação e monitorização de intervenção. International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología, 1(2), 305-314. doi: 10.17060/ijodaep.2019.n2.v1.1706
Figueira, A. P. C., Pinto, A., Ribeiro, R. (2019). The Tham’s, Portuguese Version of Mat’s – Assessment/Intervention Metalinguistic Awareness Resource. Journal of Community Medicine and Health Research, 1(1), 101. DOI: https://doi.org/10.36266/JCMHR/101
Figueira, A. P., Ribeiro, C., Campos, S. (2019). The psychological intervention with Young People: Educational perspective. Archives of Neurology and Neuro Disorders, 2(1), 9-15. DOI: 10.22259/2638-504X.0201003 . Retrieved from https://www.sryahwapublications.com/archives-of-neurology-and-neuro-disorders/pdf/v2-i1/3.pdf
Lopes, E.R. & Sousa, S.F. (2018). Projeto de Intervenção – Cuidar-te com Arte: Para que nunca me esqueças!. Res Net Health, 4, 1- 5.
Nelas, P., Coutinho, E., Chaves, C., Amaral, O., & Cruz, C. (2018). Motivação para ter sexo em estudantes do ensino superior. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2(1), 45-54. DOI: https://doi.org/10.17060/ijodaep.2018.n1.v2.1162
Reis, A., Spínola, A., Backström, B., Chaves, C., Santiago, C., Santinho, C., Coutinho, E., Quintela, M. M., Karimo, N., & Dénis, T. (2018). Projeto meios: Da estratégia aos resultados preliminares identificados em contextos de cuidados de saúde. Revista Da UI_IPSantarém, 6(2), 13–19. https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i2.16125
PROJETOS
PRR-C05-i03-I-000217 [PAGE] Paisagens Agrícolas e Alimentares com GErações de mulheres inovadoras
PT/FB/BL-2018-331 | Frontostriatal neurophysiological underpins of decision-making
Projetos internos
PROJ/IPV/ID&I/007 | Sistema Inteligente de Controlo de Planos Alimentares para o Desporto