Tiago Almeida

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA • Escola Superior de Educação • 0000-0002-3557-0623 | 871B-812C-14A9

SCIENTIFIC PRODUCTION

International Edition Books

No posts found.

International Edition Book Chapters

Almeida T. (2019). Psicologia do desenvolvimento e a delimitação de modos de ser criança. Devir-adulto devir-sujeito e a educação de infância. In Biopolitica e Tanatopolitica: A Agonística dos Processos de Subjetivação Contemporâneos 229-249. Brasil: Editora CRV

National Edition Books

Almeida T. et. al (2023). Guia para a construção de espaços culturais inclusivos. Lisboa Portugal: União Europeia. Retrieved from https://inartdis.eu/

National Edition Book Chapters

Kohan W. O. Almeida T. (2024). (Já) não escutamos nas escolas? Ensinamentos de povos originários para (re)pensar a escuta de pessoas de pouca idade. In C. Tomás T. Almeida D. Lino (Orgs.) Entrelaçamentos sobre a educação em creche: Perspetivas olhares e desafios (pp. 97-112). Lisboa Portugal: APEI: Associação de Profissionais de Educação de Infância.

Costa L. Soares L. F. Almeida T. (2022). Vamos perguntar aos miúdos algo que nós não conhecemos nem eles vamos descobrir juntos: notas sobre cartografia infantil e pandemias. In Cartografia: insurgências metodológicas e outras estéticas da pesquisa (pp. 69-88). Pimenta Cultural. doi: 10.31560/pimentacultural/2022.94722.3

Articles in Indexed Journals | Scopus and/or WoS

Haynes J. Carvalho M. Johansson V. Almeida T. Peach L. Wickett K. et. al. (2024). Waves of flickering murmurs in everyday life: playing between ages. Childhood & Philosophy 20 01–35. https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.86815

Carvalho M. Almeida T. Taramona J. M. (2023). What are we missing? Voice and listening as an event. Childhood & Philosophy 19 01–18. https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70451

Ramos do Ó J. M.N. Henriques A. Alvim Y. Vallera T. A. Paz A. Almeida T. (2023). Barthes e a voz docente: o ensino académico como método de desapossamento. ETD – Educação Temática Digital 25(00) e023006. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8670587

Almeida T. (2023). The government of chidhood: towards a historical ontology of child development and the delimitation of ways of being a child. Childhood & Philosophy 19 01–20. https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.76362

Almeida T. Costa L. B. (2021). Cartografia infantil: enfoques metodológicos seguidos de experiências com crianças e jovens de Portugal e Brasil. Childhood & Philosophy 17 01-24. DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56968

Almeida T. Silva A. C. Rosa J. (2021). Invented spelling intervention programmes: Comparing explicit and implicit instructions. Análise Psicológica 39(2) 229-245. DOI: https://doi.org/10.14417/ap.1848

Silva A. C. Borges S. Almeida T. Quintão S. (2019). O impacto de programas de intervenção na revisão textual de estudantes do 4º ano de escolaridade. Análise Psicológica 37(3) 355-369. DOI: https://doi.org/10.14417/ap.1634

Almeida T. Silva A. C. (2019). Escritas inventadas no Jardim-de-Infância: comparando dois programas de intervenção. Psicologia Escolar e Educacional 23. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392019012948

Almeida T. (2018). O governo da infância: o brincar como técnica de si. Arquivos Brasileiros de Psicologia 70(spe) 152-166. Retrieved from http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672018000400013&lng=pt&tlng=pt

Silva A. C. Almeida T. (2018). Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica construtivista e da aprendizagem estatística. Psicologia Escolar e Educacional 22(1) 63-71. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392018019534

Journal Articles

Almeida T. Martins F. F. R. (2024). Docência como um processo autopoiético: deambulações escritas ao redor da formação docente. Revista Espaço Pedagógico 31 e16388. DOI: 10.5335/rep.v31.16388. Disponível em https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16388

Gonçalves A. Gomes E. X. Folque M. A. Mendes M. C. Reis M. Almeida T. & Kene V. (2023). Nós no mundo: o projeto OutGoing: criança natureza e cultura em relação no interior do MEM. Escola Moderna 11(6) 21-29. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.26/49861

Rasteiro A. Folque M. A. Valente M. Gomes E. X. Simões A. Ilhéu M. Pires A. L. Almeida T. & Aresta F. (2023). Do Projeto Outgoing: Repensar modos de relação com o mundo. Infância na Europa Hoje 5 2-8. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.26/49863

Almeida T. (2018). Currículos e agenciamentos do devir: trânsitos ao redor de Deleuze na delimitação da infância a partir de O Emílio de Rousseau. Fractal: Revista de Psicologia 30(3) 302-309. DOI: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i3/9582

PROJECTS
Internal Projects
No posts found.
Scroll to Top