Bianor Antónia da Cruz Valente
INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA • Escola Superior de Educação • 0000-0001-6541-8000 | DA15-0105-CD3A
SCIENTIFIC PRODUCTION
Melo, N., Silva, M. J. , Valente, B. (2019). Plantas e qualidade do ar interior: potencialidades e desafios da utilização do sensor de dióxido de carbono na formação para a docência no ensino básico. In M. J. Silva & R. Brito (Coords.), Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 71-88). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.006
Valente, B.,Soares, L., Mendonça, I., Cardoso, A. F., Silva, M. J. (2019). A utilização do sensor de dióxido de carbono em contextos de prática pedagógica supervisionada: propostas didáticas para a disciplina de ciências naturais e para a participação em saúde ambiental. In M. J. Silva & R. Brito (Coords.), Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 89-104). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.007
Valente, B., Gama, A. (2023). A Voz dos/as Alunos/as de um Agrupamento de Escolas do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Educação & Realidade, 48. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236124563vs01
Valente, B., Maurício, P., Faria, C. (2022). The Influence of Real-Context Scientific Activities on Preservice Elementary Teachers’ Thinking and Practice of Nature of Science and Scientific Inquiry. Science & Education. https://doi.org/10.1007/s11191-022-00377-5
Valente, B., Maurício, P., Faria, C. (2018). Understanding the Process and Conditions That Improve Preservice Teachers’ Conceptions of Nature of Science in Real Contexts. Journal of Science Teacher Education, 29(7), 620-643. DOI: https://doi.org/10.1080/1046560X.2018.1485399
Feio, M., Valente, B., & Leite, T. (2023). As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 13(1), 97–115. https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.344
Ferreira, C., Valente, B. (2023). Promovendo imagens mais realistas dos cientistas e da atividade científica: a entrevista como estratégia de ensino e aprendizagem. Revista Tempos e Espaços em Educação, 16(35), e18533. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18533
Rato, V., Pereira, S., Valente, B. (2022). As conceções de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre o ensino e a aprendizagem da Gramática do Português. Palavras, 58-59, 87-94. Retrieved from https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/Palavras/article/view/150/140
Valente, B. ., & Maurício, P. (2022). O Estudo de Aula na Formação Inicial: Desenvolvimento de Processos Colaborativos. Revista Interacções, 18(62), 5-21. DOI: https://doi.org/10.25755/int.27294
Silva, M. J., Valente, B., & Caseiro, A. (2019). Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 9(1), 129-139. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.170
Silva, M. J., Caseiro, A., Rodrigues, M., Valente, B., Melo, N., Almeida, A., Nunes, C. (2018). Utilizar eco-sensores na exploração da saúde ambiental: Das salas de aula ao espaço exterior na formação docente. IE Comunicaciones: Revista Iberoamericana de Informática Educativa, 27(1), 30-42. Retrieved from http://161.67.140.29/iecom/index.php/IECom/article/view/306
PROJECTS
[DISCUSSIÕ] O desenvolvimento do pensamento crítico através da abordagem de temas controversos
PTDC/MHC-CED/0588/2014 | [TEL@FTELab] Technology Enhanced Learning @ Future-Teacher E-ducation Lab