Bianor Antónia da Cruz Valente
INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA • Escola Superior de Educação • 0000-0001-6541-8000 | DA15-0105-CD3A
SCIENTIFIC PRODUCTION
Silva M. J. Valente B. Sarreira P. (2024). Avaliação de um protótipo de alta-fidelidade de uma ferramenta de apoio à pesquisa das aprendizagens essenciais. In Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular (106-124) Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.178
Valente B. & Leite T. (2024). O contexto curricular português: breve perspetiva histórica (1989-2024). In B. Valente & T. Leite (Eds.) Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular (pp. 8-39). CIED Escola Superior de Educação de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.175
Valente B. Martins Ferreira N. Mendes L. Melo N. Brunheira L. Almeida P. Pereira S. Estrela A. Marques A. S. Pereira T. Pereira T. Vieira N. Luz C. & Relvas M. (2024). Mapeando o currículo: cruzando competências e áreas de conteúdo. In B. Valente & T. Leite (Eds.) Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular (pp. 40-66). CIED Escola Superior de Educação de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.176
Melo N. Silva M. J. Valente B. (2019). Plantas e qualidade do ar interior: potencialidades e desafios da utilização do sensor de dióxido de carbono na formação para a docência no ensino básico. In M. J. Silva & R. Brito (Coords.) Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 71-88). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.006
Valente B. Soares L. Mendonça I. Cardoso A. F. Silva M. J. (2019). A utilização do sensor de dióxido de carbono em contextos de prática pedagógica supervisionada: propostas didáticas para a disciplina de ciências naturais e para a participação em saúde ambiental. In M. J. Silva & R. Brito (Coords.) Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 89-104). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.007
Maurício P. Valente B. (2024). Synergy between lesson study and content representation in a preservice teacher practicum. Teaching and Teacher Education 142 104525. http://dx.doi.org/10.1016/j.tate.2024.104525
Faria C. Valente B. Torres J. (2024). Potentialities of science comics for science communication: lessons from the classroom. JCOM 23(08) 1-14. https://doi.org/10.22323/2.23080802
Leite T. Valente B. (2024). A exigência cognitiva do currículo dos primeiros anos de escolaridade em Portugal: uma análise comparativa. Revista Lusófona de Educação 61 29-47. doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle61.02
Ferreira C. & Valente B. (2024). Stereotypes and views of science among elementary students: Gender and grade differences. International Journal of Education in Mathematics Science and Technology (IJEMST) 12(1) 68-84. https://doi.org/10.46328/ijemst.3058
Valente B. Gama A. (2023). A Voz dos/as Alunos/as de um Agrupamento de Escolas do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Educação & Realidade 48. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236124563vs01
Valente B. Feio M. A. Leite T. (2023). Os cursos de Licenciatura em Educação Básica: uma análise comparativa. Educação e Pesquisa 49 e261454. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349261454
Valente B. Maurício P. Faria C. (2022). The Influence of Real-Context Scientific Activities on Preservice Elementary Teachers’ Thinking and Practice of Nature of Science and Scientific Inquiry. Science & Education. https://doi.org/10.1007/s11191-022-00377-5
Valente B. Maurício P. Faria C. (2018). Understanding the Process and Conditions That Improve Preservice Teachers’ Conceptions of Nature of Science in Real Contexts. Journal of Science Teacher Education 29(7) 620-643. DOI: https://doi.org/10.1080/1046560X.2018.1485399
Leite T. Valente B. & Campos J. (2024). O desenvolvimento de competências numa Licenciatura em Educação Básica: a perspetiva de diplomados e professores. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional 14(1) e382. https://doi.org/10.25757/invep.v14i1.382
Valente B. & Leite T. (2024). (In)coerências e (Des)articulações nas AE das Diferentes Áreas Disciplinares do 1.º CEB. Revista Portuguesa De Pedagogia 58 e58002. https://doi.org/10.14195/1647-8614_58_02
Feio M. Valente B. & Leite T. (2023). As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional 13(1) 97–115. https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.344
Ferreira C. Valente B. (2023). Promovendo imagens mais realistas dos cientistas e da atividade científica: a entrevista como estratégia de ensino e aprendizagem. Revista Tempos e Espaços em Educação 16(35) e18533. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18533
Rato V. Pereira S. Valente B. (2022). As conceções de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre o ensino e a aprendizagem da Gramática do Português. Palavras 58-59 87-94. Retrieved from https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/Palavras/article/view/150/140
Valente B. . & Maurício P. (2022). O Estudo de Aula na Formação Inicial: Desenvolvimento de Processos Colaborativos. Revista Interacções 18(62) 5-21. DOI: https://doi.org/10.25755/int.27294
Silva M. J. Valente B. & Caseiro A. (2019). Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional 9(1) 129-139. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.170
Silva M. J. Caseiro A. Rodrigues M. Valente B. Melo N. Almeida A. Nunes C. (2018). Utilizar eco-sensores na exploração da saúde ambiental: Das salas de aula ao espaço exterior na formação docente. IE Comunicaciones: Revista Iberoamericana de Informática Educativa 27(1) 30-42. Retrieved from http://161.67.140.29/iecom/index.php/IECom/article/view/306
PROJECTS
[DISCUSSIÕ] O desenvolvimento do pensamento crítico através da abordagem de temas controversos
PTDC/MHC-CED/0588/2014 | [TEL@FTELab] Technology Enhanced Learning @ Future-Teacher E-ducation Lab