Bianor Valente

Bianor Antónia da Cruz Valente

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA • Escola Superior de Educação • 0000-0001-6541-8000 | DA15-0105-CD3A

SCIENTIFIC PRODUCTION

International Edition Books

No posts found.

International Edition Book Chapters

No posts found.

National Edition Books

No posts found.

National Edition Book Chapters

Silva, M. J., Valente, B., Sarreira, P. (2024). Avaliação de um protótipo de alta-fidelidade de uma ferramenta de apoio à pesquisa das aprendizagens essenciais. In Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular (106-124) Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.178

Valente, B., & Leite, T. (2024). O contexto curricular português: breve perspetiva histórica (1989-2024). In B. Valente & T. Leite (Eds.), Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular (pp. 8-39). CIED, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.175

Valente, B., Martins Ferreira, N., Mendes, L., Melo, N., Brunheira, L., Almeida, P., Pereira, S., Estrela, A., Marques, A. S., Pereira, T., Pereira, T., Vieira, N., Luz, C., & Relvas, M. (2024). Mapeando o currículo: cruzando competências e áreas de conteúdo. In B. Valente & T. Leite (Eds.), Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular (pp. 40-66). CIED, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.176

Melo, N., Silva, M. J. , Valente, B. (2019). Plantas e qualidade do ar interior: potencialidades e desafios da utilização do sensor de dióxido de carbono na formação para a docência no ensino básico. In M. J. Silva & R. Brito (Coords.), Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 71-88). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.006

Valente, B.,Soares, L., Mendonça, I., Cardoso, A. F., Silva, M. J. (2019). A utilização do sensor de dióxido de carbono em contextos de prática pedagógica supervisionada: propostas didáticas para a disciplina de ciências naturais e para a participação em saúde ambiental. In M. J. Silva & R. Brito (Coords.), Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 89-104). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.007

Articles in Indexed Journals | Scopus and/or WoS

Maurício, P., Valente, B. (2024). Synergy between lesson study and content representation in a preservice teacher practicum. Teaching and Teacher Education, 142, 104525. http://dx.doi.org/10.1016/j.tate.2024.104525

Faria, C., Valente, B., Torres, J. (2024). Potentialities of science comics for science communication: lessons from the classroom. JCOM, 23(08), 1-14. https://doi.org/10.22323/2.23080802

Leite, T., Valente, B. (2024). A exigência cognitiva do currículo dos primeiros anos de escolaridade em Portugal: uma análise comparativa. Revista Lusófona de Educação, 61, 29-47. doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle61.02

Ferreira, C. & Valente, B. (2024). Stereotypes and views of science among elementary students: Gender and grade differences. International Journal of Education in Mathematics, Science, and Technology (IJEMST), 12(1), 68-84. https://doi.org/10.46328/ijemst.3058

Valente, B., Gama, A. (2023). A Voz dos/as Alunos/as de um Agrupamento de Escolas do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Educação & Realidade, 48. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236124563vs01

Valente, B., Feio, M. A., Leite, T. (2023). Os cursos de Licenciatura em Educação Básica: uma análise comparativa. Educação e Pesquisa, 49, e261454. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349261454

Valente, B., Maurício, P., Faria, C. (2022). The Influence of Real-Context Scientific Activities on Preservice Elementary Teachers’ Thinking and Practice of Nature of Science and Scientific Inquiry. Science & Education. https://doi.org/10.1007/s11191-022-00377-5

Valente, B., Maurício, P., Faria, C. (2018). Understanding the Process and Conditions That Improve Preservice Teachers’ Conceptions of Nature of Science in Real Contexts. Journal of Science Teacher Education, 29(7), 620-643. DOI: https://doi.org/10.1080/1046560X.2018.1485399

Journal Articles

Leite, T., Valente, B., & Campos, J. (2024). O desenvolvimento de competências numa Licenciatura em Educação Básica: a perspetiva de diplomados e professores. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 14(1), e382. https://doi.org/10.25757/invep.v14i1.382

Valente, B., & Leite, T. (2024). (In)coerências e (Des)articulações nas AE das Diferentes Áreas Disciplinares do 1.º CEB. Revista Portuguesa De Pedagogia, 58, e58002. https://doi.org/10.14195/1647-8614_58_02

Feio, M., Valente, B., & Leite, T. (2023). As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 13(1), 97–115. https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.344

Ferreira, C., Valente, B. (2023). Promovendo imagens mais realistas dos cientistas e da atividade científica: a entrevista como estratégia de ensino e aprendizagem. Revista Tempos e Espaços em Educação, 16(35), e18533. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18533

Rato, V., Pereira, S., Valente, B. (2022). As conceções de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre o ensino e a aprendizagem da Gramática do Português. Palavras, 58-59, 87-94. Retrieved from https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/Palavras/article/view/150/140

Valente, B. ., & Maurício, P. (2022). O Estudo de Aula na Formação Inicial: Desenvolvimento de Processos Colaborativos. Revista Interacções, 18(62), 5-21. DOI: https://doi.org/10.25755/int.27294

Silva, M. J., Valente, B., & Caseiro, A. (2019). Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 9(1), 129-139. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.170

Silva, M. J., Caseiro, A., Rodrigues, M., Valente, B., Melo, N., Almeida, A., Nunes, C. (2018). Utilizar eco-sensores na exploração da saúde ambiental: Das salas de aula ao espaço exterior na formação docente. IE Comunicaciones: Revista Iberoamericana de Informática Educativa, 27(1), 30-42. Retrieved from http://161.67.140.29/iecom/index.php/IECom/article/view/306

PROJECTS
Internal Projects
No posts found.
Scroll to Top