Paula Xavier

Paula Alexandra Cruz da Silva Xavier

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU
Escola Superior de Educação

SCIENTIFIC PRODUCTION

No posts found.

Campos, E. C., Fonseca, S., Fernández-Simo, D., Xavier, P. (2025).
O direito à participação na infância e juventude: Perceções de adolescentes portugueses.
In C. Rosón-Varela, N. Blanco-Pardo, P. Ramallal-Fernández, D. Fernández-Simo (Coords.), Adolescencias Vulnerables: Retos y Oportunidades Actuales para el Acompañamiento Socioeducativo en el Sistema de Protección.
Espanha: Aranzadi La Ley

Campos, E. C., Xavier, P., Amante, M. J., Fonseca, S. (2023).
Segurança e proteção de crianças e jovens em âmbito escolar e comunitário. Um estudo em cinco concelhos do centro de Portugal.
In J. Hernández, C. Ramírez, M. Arboleda, R. Pinilla (Coords.), La escuela promotora de derechos, buen trato y participación.: Revisiones, estudios y experiencias (pp. 684-693).
Espanha: Octaedro. ISBN: 978-84-19690-00-5

No posts found.

Gomes, D., Magalhães, C., Xavier, P. (2023).
A Importância do Voluntariado no Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais dos Jovens.
In Intervenção da Educação Social com públicos especialmente vulneráveis (pp. 85-97).
Vila Nova de Famalicão, Portugal: Edições Húmus. ISBN: 9789897558931

Xavier, P. (2023).
“Como é que se diz agora…?”: Uma análise sobre educação inclusiva em Portugal.
In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins & R. Fernandes (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2023 (pp. 1-12).
Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu

Gomes, D., Magalhães, C., Xavier, P., Amante, M. J., Fonseca, S. (2022).
O papel do Voluntariado Jovem nas Motivações e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais.
In C. Magalhães, M. J. Amante, P. Xavier, S. Fonseca (Coords.), Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco III – Da Prevenção à promoção da Autonomia (pp. 32-48).
Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Viseu.
Retrieved from here

Silveira, R., Xavier, P., Alves, A. B. (2021).
Igualdade de género e inclusão: Atitudes de professores/as do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário.
In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins, R. Fernandes (Eds.), Apontamentos de educação especial e inclusiva @2021 (pp. 57-68).
Viseu: ESEV. ISBN: 978-989-53495-1-7

Xavier, P., Amante, M. J., Araújo, L., Fonseca, S., Magalhães, C., Silva, C., Cordeiro, L. (2021).
Pandemia COVID-19 e Qualidade de Vida: Perceções de Estudantes de Ensino Superior Portugueses.
In C. Magalhães, M. J. Amante, P. Xavier, S. Fonseca (Eds.), Reflexões em torno da COVID-19: Famílias, Crianças e Jovens em Risco | Thoughts on COVID-19: Families, Children and Youth at Risk (pp. 44-58).
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, Portugal

Loureiro, S., Felizardo, S., Xavier, P., Ribeiro, E. (2020).
Sentido de competência e dificuldades na parentalidade em cuidadores de crianças com perturbação do espectro de autismo.
In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2020 (pp. 41-50).
Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-54743-5-6

Xavier, P. (2019).
Apontamentos em torno da autodeterminação: da conceção às práticas no contexto escolar.
In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2019 (pp. 59-72).
Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-54036-8-4

Araújo, L., Fonseca, S., Amante, M.J., Xavier, P., Silva, C., Cordeiro, L., Magalhães, C. (2022).
Saúde mental em estudantes do ensino superior politécnico na pandemia COVID-19.
Revista de Enfermagem Referência, VI(1), e21109.
doi: 10.12707/RV21109

Fernández-Simo, D., Campos, E., Amante, M. J., Fernández, M. V. C., Xavier, P., Fernández, X. M. C., & Fonseca, S. (2021).
Comparative analysis of the child welfare systems of Portugal and Galician.
Millenium, 2(16), 23-30.
DOI: 10.29352/mill0216.23795

Xavier, P., Alberto, I., Mendes, F. (2020).
Narratives about experiences and reflections around same-sex parenting: a portuguese study.
Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health, 2(5e), 65–73.
DOI: https://doi.org/10.29352/mill0205e.05.00291

Xavier, P., Alberto, I., Mendes, F. (2020).
Pensando a Homoparentalidade: Um Estudo Qualitativo com Jovens Adultos Portugueses sem Filhos.
Psicologia: Teoria E Pesquisa, 36, e3646.
DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e3646

No posts found.

PROJECTS

Internal Projects

Scroll to Top