Esperança do Rosário Jales Ribeiro
POLITÉCNICO DE VISEU • Escola Superior de Educação • 0000-0003-2936-9891 | 9F1F-DA46-340F
SCIENTIFIC PRODUCTION
Cordeiro, L., Ribeiro, E. (2023). A importância da música em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens. In J. Sousa, M. J. Santos, L. Magueta, M. Lopes (Org.), Livro de atas da 3.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção: crianças e jovens em risco (pp. 149-160). Coimbra, Portugal: Edições Almedina, S.A. Retrieved from https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/8457/1/Livro_Emo%c3%a7%c3%b5es%2c%20Artes%20e%20Interven%c3%a7%c3%a3o%20-%20Crian%c3%a7as%20e%20Jovens%20em%20risco_DL.pdf
Santos, S., Felizardo, S., Carvalho, A., Ribeiro, E. (2021) Perturbações do espectro de autismo: Contributos para a avaliação/intervenção na comunicação e interação social. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins, R. Fernandes (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusive@2021 (pp. 69-98). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). ISBN: 978-989-53495-1-7
Matos, A. R., Ribeiro, E., Silva, A. I. (2021). Programa de intervenção para o desenvolvimento de competências facilitadoras da leitura e da escrita em contexto de educação pré-escolar. In Felizardo, S., Ribeiro, E., Martins, E., Fernandes, R.(Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusive@2021 (pp. 9-32). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). ISBN: 978-989-53495-1-7
Loureiro, S., Felizardo, S., Xavier, P., Ribeiro, E. (2020). Sentido de competência e dificuldades na parentalidade em cuidadores de crianças com perturbação do espectro de autismo. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2020 (pp. 41-50). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-54743-5-6
Matos, A. R., Santos, S., Felizardo, S., Ribeiro, E. (2020). Promoção da linguagem em contexto pré-escolar: uma revisão sistemática. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2020 (pp. 71-127). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-54743-5-6
Ribeiro, E., Felizardo, S. (2020). Aprendizagem colaborativa, pedagogia e interatividade. In H. Ramalho, A. P. Cardoso, C. Lacerda, J. Rocha, M. Figueiredo (Coords.), Aprender é Coisa Séria: contributos para a construção do saber escolar I (pp. 53-58). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-54743-0-1
Ribeiro, E. (2019). A observação como técnica científica: contributos para a sua compreensão e uso em contexto educativo. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2019 (pp. 1-14). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-54036-8-4
Pereira, A. M. A., Celestino, T. F. de S., & Ribeiro, E. do R. J. (2023). Determinantes para una Educación Física Inclusiva: percepción de un grupo de docentes especialistas en inclusión (Determinants for an Inclusive Physical Education: perception of a group of specialist teachers in inclusion). Retos, 47, 282–291. https://doi.org/10.47197/retos.v47.94755
Celestino, T., Pereira, A., & Ribeiro, E. (2022). Formação de professores de educação física para a inclusão: representações de professores universitários. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, 15(se1), Artigo se1. https://doi.org/10.14571/brajets.v15.nse1.47-64
Celestino, T., Pereira, A., Ribeiro, E. (2022). Towards an Inclusive Ethics in Physical Education. The Scientific Journal of the FPDD – Sport and Physical Activity for All, 8(8), 6-12. https://fpdd.org/wp-content/uploads/2022/12/2_ID512022_Celestino-et-al_versa%E2%95%A0ao-final.pdf
Celestino, T., Pereira, A., Ribeiro, E. (2022). Perspetivas éticas de professores portugueses do ensino básico e secundário perante a inclusão em Educação Física. Journal of Sport Pedagogy and Research, 8(2):24-31. DOI: 10.47863/BUTT4533
Celestino, T., Pereira, A., Ribeiro, E. (2021). Perfil do Professor de Educação Física Inclusivo: Contributos para uma reflexão. Journal of Sport Pedogogy & Research, 7(4), 14-22. DOI: 10.47863/GNQX7442
Figueiredo, A., Maior, M. V., Sousa, S., Ribeiro, E., & Cordeiro, L. (2019). Comportamentos de risco em adolescentes: estudo exploratório centrado nas diferenças entre rapazes e raparigas. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 9(2), 93–102. Retrieved from http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2713
Sousa, B., Fonseca, M., Loureiro, S., Cordeiro, L., & Ribeiro, E. (2019). Suicídio na infância e adolescência: fatores de risco e prevenção. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 9(2), 103–112. Retrieved from http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2714
PROJECTS
PROJ/IPV/ID&I/026 | INCLUDING +: DIVERSITY AND INCLUSION IN HIGHER EDUCATION