Esperança Ribeiro
Esperança do Rosário Jales Ribeiro
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU
Escola Superior de Educação
➝ INTERNACIONAIS
➝ NACIONAIS
➝ PAPERS
Martins, E., Gomes, L., Silva, V., Fernandes, R., Mendes, F., Ribeiro, E., Felizardo, S., Sargento, J. (2023).
EMPREGABILIDADE INCLUSIVA: MANUAL DE APOIO Igualdade no acesso, permanência e progressão no emprego.
Viseu, Portugal: Instituto Politécnico de Viseu.
Retrieved from here
Cordeiro, L., Ribeiro, E. (2023).
A importância da música em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens.
In J. Sousa, M. J. Santos, L. Magueta, M. Lopes (Org.), Livro de atas da 3.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção: crianças e jovens em risco (pp. 149-160).
Coimbra, Portugal: Edições Almedina, S.A.
Retrieved from here
Gomes, L., Martins, E., Mendes, F., Fernandes, R., Ribeiro, E., Felizardo, S. (2023).
Tecnologia e ensino a distância: Perspetivas no âmbito da inclusão no ensino superior.
In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins & R. Fernandes (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2023 (pp. 51-63).
Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu
Santos, S., Felizardo, S., Carvalho, A., Ribeiro, E. (2021).
Perturbações do espectro de autismo: Contributos para a avaliação/intervenção na comunicação e interação social.
In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins, R. Fernandes (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusive@2021 (pp. 69-98).
Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). ISBN: 978-989-53495-1-7
Matos, A. R., Ribeiro, E., Silva, A. I. (2021).
Programa de intervenção para o desenvolvimento de competências facilitadoras da leitura e da escrita em contexto de educação pré-escolar.
In Felizardo, S., Ribeiro, E., Martins, E., Fernandes, R.(Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusive@2021 (pp. 9-32).
Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). ISBN: 978-989-53495-1-7
Loureiro, S., Felizardo, S., Xavier, P., Ribeiro, E. (2020).
Sentido de competência e dificuldades na parentalidade em cuidadores de crianças com perturbação do espectro de autismo.
In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2020 (pp. 41-50).
Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-54743-5-6
Matos, A. R., Santos, S., Felizardo, S., Ribeiro, E. (2020).
Promoção da linguagem em contexto pré-escolar: uma revisão sistemática.
In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2020 (pp. 71-127).
Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-54743-5-6
Ribeiro, E., Felizardo, S. (2020).
Aprendizagem colaborativa, pedagogia e interatividade.
In H. Ramalho, A. P. Cardoso, C. Lacerda, J. Rocha, M. Figueiredo (Coords.), Aprender é Coisa Séria: contributos para a construção do saber escolar I (pp. 53-58).
Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-54743-0-1
Ribeiro, E. (2019).
A observação como técnica científica: contributos para a sua compreensão e uso em contexto educativo.
In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2019 (pp. 1-14).
Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-54036-8-4
Celestino, T., Ribeiro, E., Morgado, E. G., Leonido, L., Pereira, A. (2024).
Physical Education Teachers’ Representations of Their Training to Promote the Inclusion of Students with Disabilities.
Education Sciences, 14(1), 49.
http://dx.doi.org/10.3390/educsci14010049
Pereira, A. M. A., Celestino, T. F. de S., & Ribeiro, E. do R. J. (2023).
Determinantes para una Educación Física Inclusiva: percepción de un grupo de docentes especialistas en inclusión (Determinants for an Inclusive Physical Education: perception of a group of specialist teachers in inclusion).
Retos, 47, 282–291.
https://doi.org/10.47197/retos.v47.94755
Celestino, T., Pereira, A., & Ribeiro, E. (2022).
Formação de professores de educação física para a inclusão: representações de professores universitários.
Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, 15(se1), Artigo se1.
https://doi.org/10.14571/brajets.v15.nse1.47-64
Olas, Z., Cardoso, S., Cordeiro, L., & Jales Ribeiro, E. (2023).
Perceções sobre o rendimento social de inserção: riscos e oportunidades.
Intervenção Social, (61), 81–93.
https://doi.org/10.34628/1665-kr39
Celestino, T., Pereira, A., Ribeiro, E. (2022).
Towards an Inclusive Ethics in Physical Education.
The Scientific Journal of the FPDD – Sport and Physical Activity for All, 8(8), 6-12.
here
Celestino, T., Pereira, A., Ribeiro, E. (2022).
Perspetivas éticas de professores portugueses do ensino básico e secundário perante a inclusão em Educação Física.
Journal of Sport Pedagogy and Research, 8(2):24-31.
DOI: 10.47863/BUTT4533
Celestino, T., Pereira, A., Ribeiro, E. (2021).
Perfil do Professor de Educação Física Inclusivo: Contributos para uma reflexão.
Journal of Sport Pedogogy & Research, 7(4), 14-22.
DOI: 10.47863/GNQX7442
Figueiredo, A., Maior, M. V., Sousa, S., Ribeiro, E., & Cordeiro, L. (2019).
Comportamentos de risco em adolescentes: estudo exploratório centrado nas diferenças entre rapazes e raparigas.
Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 9(2), 93–102.
Retrieved from http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2713
Sousa, B., Fonseca, M., Loureiro, S., Cordeiro, L., & Ribeiro, E. (2019).
Suicídio na infância e adolescência: fatores de risco e prevenção.
Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 9(2), 103–112.
Retrieved from http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2714

