Dulce Melão

Dulce Helena Morgado Raimundo Melão

POLITÉCNICO DE VISEU • Escola Superior de Educação • 0000-0002-1608-1074 | 9012-9535-91C4

SCIENTIFIC PRODUCTION

International Edition Books

No posts found.

International Edition Book Chapters

Melão, D. & Balula, J. P. (2023). Cuidar de los hábitos de lectura en la actualidad: un estudio de caso. In R. T. Fernández e J. S. Vázquez (Eds.), Los hábitos de lectura en el siglo XXI (pp. 173-187). Editorial Dykinson. ISBN: 978-84-1122-919-7

Melão, D., Macário, M. J. (2022). Itinerarios de la lectura a través de la literatura para la infancia. In R. T. Fernández, J. S. Vázquez (Coord.), Estudios sobre los hábitos de lectura (pp. 85-99). Espanha: Editorial Dykinson. ISBN 978-84-1122-092-7

Melão, D. (2021). Práticas de escrita criativa no ensino superior: redescobrindo caminhos da pedagogia. In E. Chaleta, A. Ferreira e J. Beltrán (Coords.), Formas de enseñar y aprender en educación superior. Faces do ensinar e do aprender no ensino superior (pp. 429-452). Valência, Espanha: Instituto de Creatividad e Innovaciones Educativas de la Universitat de València.

Melão, D. (2020). O papel da literatura para a infância na educação para a cidadania global. In I. A. Díaz, M. P. C. Reche, J. A. M. Marín & A. J. M. Guerrero (Eds.), Desafíos de investigación educativa durante la pandemia COVID 19 (pp. 260-269). Madrid: Editorial Dykinson. ISBN: 978-84-1377-172-4

Balula, J. P., Melão, D., Silva, A. I. (2020). Formação de leitores na (e para a) complexidade. In D. Simões, M. Teixeira (Eds.), Propostas Didático-Pedagógicas para as Aulas de Português. Tomo II -Portugal (pp. 286-316). Rio de Janeiro, Brasil: Dialogarts. ISBN: 978-65-5683-015-5

Melão, D. (2019). Português língua estrangeira no ensino superior. Dar voz às vozes dos estudantes. In C. Koch, D. Reimann (Eds.), As variedades do Português no Ensino do Português língua estrangeira (pp.59-75). Alemanha: Na Francke Attempto VERLAG, 2019.

National Edition Books

No posts found.

National Edition Book Chapters

Melão, D. (2022). «Terra azul, lua laranja»: cuidar da Educação para a Cidadania Global nas veredas da literatura. In L. Mesquita, C. M. Sá (Coord.), Educação em línguas e cidadania global: mapeando caminhos e possibilidades de ação (pp. 23-35). Portugal: UA Editora. DOI: https://doi.org/10.48528/mn4t-4q47

Melão, D. (2021). Da breve idade imensa do sonho: a leveza vivaz das palavras recordada por Álvaro Magalhães. In S. R. da Silva e J. M. Ribeiro (Org.), Palavras limpas: a escrita para a infância e a juventude de Álvaro Magalhães (pp. 133-149). Porto: Tropelias & Companhia

Melão, D. (2020). Criatividade e leitura: (des)construções e itinerários da profissionalidade. In Ramalho, H., Cardoso, A. P., Lacerda, C., Rocha, J., Figueiredo, M. (Eds.), Aprender é Coisa Séria: contributos para a construção do saber escolar I (pp. 74-81). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-54743-0-1

Melão, D. (2020). Da leitura como perene reinício de constelações de afetos – reencontrar Conceição Dinis Tomé. In S. R. da Silva (Org.), 10 novas vozes e rostos da literatura portuguesa para a infância e a juventude (pp.75-95). Porto: Tropelias & Companhia. ISBN: 978-989-8582-92-8

Melão, D., Silva, A. I. (2018). «Por afetos e inquietações revisitadas»: Práticas de leitura e processos de supervisão na formação inicial. In Balça A., Pomar C., Costa C., Bezelga I., Moreira, L. & Magalhães, O. (Eds.), A Formação de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de Évora. Évora: Universidade de Évora (pp. 149-177). Portugal: Universidade de Évora

Articles in Indexed Journals | Scopus and/or WoS

Melão, D. (2023). Topografias da sobrevivência em poemas de guerra. Biblos, 9, 221-236. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/0870-4112_3-9_10

Melão, D. (2022). Reverberações dos espaços na escuta dos afetos: o livro pop-up pelas mãos de Anna Llenas. Elos: Revista De Literatura Infantil E Xuvenil, (9), 1-12. DOI: https://doi.org/10.15304/elos.9.7867

Balula, J. P., Melão, D. (2019). Práticas pedagógicas no ensino superior: uma abordagem a partir da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita. Revista Lusófona de Educação, (45), 171-185. doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle4

Journal Articles

Macedo, M., Melão, D., Menezes, L. (2023). Representações do espaço no livro pop-up: Propostas de fruição. TOPUS, 9(1), 1-12.

Melão, D. (2023). Espaços em viagem: As estações da vida, de Agustina Bessa-Luís. TOPUS, 9(1), 76-92.

Melão, D. (2022). “Ser pequeno na cidade”: Fraturas e desvios do espaço urbano na literatura para a infância. Revista TOPUS, 8(1), 56-68. http://revistatopus.com.br/edicao_.asp?cod=131&edicaoCod=15

Melão, D. (2021). «Fechar os olhos para ver no tempo»: espaços da guerra e da pandemia na literatura para a infância. Revista TOPUS, 7(1), 2-16. https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/6786/1/Artigo_DMel%c3%a3o_TOPUS.pdf

Melão, D. (2021). Educação, cidadania e intergeracionalidade: avós e netos na literatura para a infância. Investigar em Educação, II Série(13), 89-100.

Melão, D. (2021). Nos limiares da língua: repensar a «multiplicidade» com Ondjaki e Mia Couto. Diálogos Pertinentes, 17(2), 9-25.

Melão, D. (2020). A poesia da escuta dos paratextos em Regresso a casa. Cadernos de Educação Básica, 5(3), 1-14. Doi: 10.33025/ceb.v5i3.3054

Melão, D. (2019). Leitura e escrita no ensino superior: Reconstruindo caminhos para as “literacias acadêmicas”. Letras de Hoje, 54(2), 172-180. Doi: 10.15448/1984-7726.2019.2.32505

Melão, D. (2019). Literatura para a infância e formação de leitores: caminhos da formação inicial. Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional, 9(1), 56-68. Doi: https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.175

Melão, D., & Silva, A. I. (2019). Literatura, Leitura e leitores na educação básica – reflexões sobre a prática de ensino supervisionada. Revista Polyphonía, 29(2), 301-314. doi: 10.5216/rp.v29i2.57114

Melão, D. (2018). Literatura para a infância e amor pela leitura: a sustentabilidade do cuidar em A árvore da escola. Metamorfoses, 15(2): 146-154. DOI: https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2018.v15n2a19536

Melão, D. (2018). Representações do espaço no livro-álbum sem texto: “Uma subtil forma de cuidado”. Revista TOPUS, 4(1), 50-63. Retrieved from http://www.revistatopus.com.br/enviados/2019415135218.pdf

Melão, D., Silva, A. I., Balula, J. P. (2018). Representações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de caso. Indagatio Didactica, 10(5), 111-127.

PROJECTS
No posts found.
Internal Projects
Scroll to Top