Dulce Helena Morgado Raimundo Melão
POLITÉCNICO DE VISEU • Escola Superior de Educação • 0000-0002-1608-1074 | 9012-9535-91C4
SCIENTIFIC PRODUCTION
Melão D. (2020). O papel da literatura para a infância na educação para a cidadania global. In I. A. Díaz M. P. C. Reche J. A. M. Marín & A. J. M. Guerrero (Eds.) Desafíos de investigación educativa durante la pandemia COVID 19 (pp. 260-269). Madrid: Editorial Dykinson. ISBN: 978-84-1377-172-4
Balula J. P. Melão D. Silva A. I. (2020). Formação de leitores na (e para a) complexidade. In D. Simões M. Teixeira (Eds.) Propostas Didático-Pedagógicas para as Aulas de Português. Tomo II -Portugal (pp. 286-316). Rio de Janeiro Brasil: Dialogarts. ISBN: 978-65-5683-015-5
Melão D. (2019). Português língua estrangeira no ensino superior. Dar voz às vozes dos estudantes. In C. Koch D. Reimann (Eds.) As variedades do Português no Ensino do Português língua estrangeira (pp.59-75). Alemanha: Na Francke Attempto VERLAG 2019.
Melão D. (2024). Da inesgotável beleza da diversidade: lições de uma toupeira. In A. Sampaio e M. J. Macário (Orgs.) A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça. Percursos de construção cénica (pp. 25-36). Kairos Editions
Melão D. (2022). «Terra azul lua laranja»: cuidar da Educação para a Cidadania Global nas veredas da literatura. In L. Mesquita C. M. Sá (Coord.) Educação em línguas e cidadania global: mapeando caminhos e possibilidades de ação (pp. 23-35). Portugal: UA Editora. DOI: https://doi.org/10.48528/mn4t-4q47
Melão D. (2022). “Terra azul lua laranja”: cuidar da educação para a cidadania global nas veredas da literatura. In L. Mesquita C. M. Sá (Coords.) Educação em línguas e cidadania global: Mapeando caminhos e possibilidades de ação (pp. 23-35). UA Editora. Universidade de Aveiro. Serviços de Documentação Informação Documental e Museologia
Melão D. (2021). Da breve idade imensa do sonho: a leveza vivaz das palavras recordada por Álvaro Magalhães. In S. R. da Silva e J. M. Ribeiro (Org.) Palavras limpas: a escrita para a infância e a juventude de Álvaro Magalhães (pp. 133-149). Porto: Tropelias & Companhia
Melão D. (2020). Criatividade e leitura: (des)construções e itinerários da profissionalidade. In Ramalho H. Cardoso A. P. Lacerda C. Rocha J. Figueiredo M. (Eds.) Aprender é Coisa Séria: contributos para a construção do saber escolar I (pp. 74-81). Viseu Portugal: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-54743-0-1
Melão D. (2020). Da leitura como perene reinício de constelações de afetos – reencontrar Conceição Dinis Tomé. In S. R. da Silva (Org.) 10 novas vozes e rostos da literatura portuguesa para a infância e a juventude (pp.75-95). Porto: Tropelias & Companhia. ISBN: 978-989-8582-92-8
Melão D. Silva A. I. (2018). «Por afetos e inquietações revisitadas»: Práticas de leitura e processos de supervisão na formação inicial. In Balça A. Pomar C. Costa C. Bezelga I. Moreira L. & Magalhães O. (Eds.) A Formação de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de Évora. Évora: Universidade de Évora (pp. 149-177). Portugal: Universidade de Évora
Melão D. (2023). Topografias da sobrevivência em poemas de guerra. Biblos 9 221-236. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/0870-4112_3-9_10
Melão D. (2022). Reverberações dos espaços na escuta dos afetos: o livro pop-up pelas mãos de Anna Llenas. Elos: Revista De Literatura Infantil E Xuvenil (9) 1-12. DOI: https://doi.org/10.15304/elos.9.7867
Balula J. P. Melão D. (2019). Práticas pedagógicas no ensino superior: uma abordagem a partir da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita. Revista Lusófona de Educação (45) 171-185. doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle4
Melão D. (2024). Conceções da literatura para a infância de futuros professores. Indagatio Didactica 16 (2) 57-70. https://doi.org/10.34624/id.v16i2.36013
Macedo M. Melão D. Menezes L. (2023). Representações do espaço no livro pop-up: Propostas de fruição. TOPUS 9(1) 1-12.
Melão D. (2023). Espaços em viagem: As estações da vida de Agustina Bessa-Luís. TOPUS 9(1) 76-92.
Melão D. (2022). “Ser pequeno na cidade”: Fraturas e desvios do espaço urbano na literatura para a infância. Revista TOPUS 8(1) 56-68. http://revistatopus.com.br/edicao_.asp?cod=131&edicaoCod=15
Melão D. (2021). «Fechar os olhos para ver no tempo»: espaços da guerra e da pandemia na literatura para a infância. Revista TOPUS 7(1) 2-16. https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/6786/1/Artigo_DMel%c3%a3o_TOPUS.pdf
Melão D. (2021). Educação cidadania e intergeracionalidade: avós e netos na literatura para a infância. Investigar em Educação II Série(13) 89-100.
Melão D. (2021). Nos limiares da língua: repensar a «multiplicidade» com Ondjaki e Mia Couto. Diálogos Pertinentes 17(2) 9-25.
Melão D. (2020). A poesia da escuta dos paratextos em Regresso a casa. Cadernos de Educação Básica 5(3) 1-14. Doi: 10.33025/ceb.v5i3.3054
Melão D. (2019). Leitura e escrita no ensino superior: Reconstruindo caminhos para as “literacias acadêmicas”. Letras de Hoje 54(2) 172-180. Doi: 10.15448/1984-7726.2019.2.32505
Melão D. (2019). Literatura para a infância e formação de leitores: caminhos da formação inicial. Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional 9(1) 56-68. Doi: https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.175
Melão D. & Silva A. I. (2019). Literatura Leitura e leitores na educação básica – reflexões sobre a prática de ensino supervisionada. Revista Polyphonía 29(2) 301-314. doi: 10.5216/rp.v29i2.57114
Melão D. (2018). Literatura para a infância e amor pela leitura: a sustentabilidade do cuidar em A árvore da escola. Metamorfoses 15(2): 146-154. DOI: https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2018.v15n2a19536
Melão D. (2018). Representações do espaço no livro-álbum sem texto: “Uma subtil forma de cuidado”. Revista TOPUS 4(1) 50-63. Retrieved from http://www.revistatopus.com.br/enviados/2019415135218.pdf
Melão D. Silva A. I. Balula J. P. (2018). Representações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de caso. Indagatio Didactica 10(5) 111-127.