[KA201-B8CA5CAE] 2019-1-TR01-KA201-077307 | NEW APPROACHES IN INSPECTION: A POLYCENTRIC MODEL

Duração: 2019 – 2021

Investigador Responsável

Celal Kiliç

Investigador Responsável do CI&DEI

Henrique Ramalho

Membros da Equipa

Ana Costa Lopes
Ana Paula Cardoso
Belmiro Rego
Carla Lacerda
João Rocha
Maria Pacheco Figueiredo
Nídia Morais

Parceiros Institucionais e Empresariais

Ministry of National Education Presidency of Inspection Board;
Instituto Politécnico de Viseu;
Universidade de Lisboa;
Ordu Il Milli Egitim Mudurlugu;
Stichting Vu;
Ordu Social Science Lycee;
Dublin City University;
Sofiiski Universitet Sveti Kliment Ohridski;
Agrupamento de Escolas de Fernando Pessoa

Entidades Financiadoras

Erasmus +

Linha de investigação:
Políticas Educativas, Didáticas e Formação

mais

Este modelo, que serviu de inspiração para o projeto, baseia-se no facto de as escolas se agruparem em redes, com base em diversas circunstâncias, como sejam, a sua situação geográfica, as condições socioculturais, tipologias, indicadores de auditoria, autoavaliação das escolas, entre outros, através de um processo que envolve todas as partes interessadas (pais, diretores, alunos, municípios, etc.). Diferentes países criaram estes agrupamentos, chamados de Redes de Escolas, com metodologias diferentes, os quais são geridos e avaliados de modos diversos e com diferentes abordagens nos vários contextos. As Universidades de Dublin, Sofia e Sticting VU têm trabalho pioneiro, neste domínio, tendo conduzidos vários projetos locais e internacionais relacionados com o modelo. Portugal é um importante ator onde foram implementados agrupamentos de escolas, trabalhando em rede. Um dos nossos parceiros, o Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa, é um exemplo tendo sido objeto de visita durante o evento decorrido em Lisboa

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