Tiago Almeida

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA • Escola Superior de Educação • 0000-0002-3557-0623 | 871B-812C-14A9

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Livros de Edição Internacional

Almeida, T. (2024). Em redor das infâncias pensar com filosofia, psicologia e educação. Rio de Janeiro, Brasil: NEFI Edições.

Capítulos de Livro de Edição Internacional

Almeida, T. (2024). Qual o convite que endereço ao outro quando o convido a estudar?. In A. V. Munhoz, F. Olegário, I. W. Ribeiro (Orgs.), Ensino, Arquivo e Docência (pp. 107-112). Lajeado, Brasil: Editora UNIVATES.

Yamamoto, F., Almeida, T., Anjos, F. (2023). Contributos do pós-doutoramento na formação científica e pedagógica para o ensino superior. In C. R. Ribeiro, B. B. Junior, M. L. B. P. Nascimento, B. S. Polachini, F. A. A. Durães, F. A. Yamamoto (Orgs.), Pesquisas Caleidoscópicas: modos de ver e criar (pp. 17-28). São Paulo, Brasil: Edições FEUSP.

Almeida, T., & Boto, C. (2023). A educação da infância como rito de iniciação. In Cultura digital e educação. São Paulo: Contexto

Almeida, T., Boto, C. (2022). Agenciamento criança-arquétipo e o problema do por vir: para um diálogo no interior do “novo sentimento de infância. In V. H. Barzotto, E. C. Ricardo, R. Almeida, F. A. A. Durães, F. C. Viviani, P. D. C. Junior (Org.), Quando a Pesquisa Conta (pp. 76-87). Brasil: Edições FEUSP. doi: 10.11606/9786587047379

Ramos, Ó. J., Vallera, T., Almeida, T., Henriques, A., Paz, A. L. (2022). An indigenous foreigner in Portugal: John Dewey’s latent presence in the early 20th: century works of the New School quartet Adolfo Lima, António Sérgio, António Farial de Vasconcelos and Alvaro Viana Lemos. In M. Striano & R. G. Sultana (ed.), Dewey, Education and the Mediterranean. Países Baixos: Brill.

Almeida, T. (2019). Psicologia do desenvolvimento e a delimitação de modos de ser criança. Devir-adulto, devir-sujeito e a educação de infância. In Biopolitica e Tanatopolitica: A Agonística dos Processos de Subjetivação Contemporâneos, 229-249. Brasil: Editora CRV,

Livros de Edição Nacional

Almeida T., et. al (2023). Guia para a construção de espaços culturais inclusivos. Lisboa, Portugal: União Europeia. Retrieved from https://inartdis.eu/

Capítulos de Livro de Edição Nacional

Kohan, W. O., Almeida, T. (2024). (Já) não escutamos nas escolas? Ensinamentos de povos originários para (re)pensar a escuta de pessoas de pouca idade. In C. Tomás, T. Almeida, D. Lino (Orgs.), Entrelaçamentos sobre a educação em creche: Perspetivas, olhares e desafios (pp. 97-112). Lisboa, Portugal: APEI: Associação de Profissionais de Educação de Infância.

Costa, L., Soares, L. F., Almeida, T. (2022). Vamos perguntar aos miúdos algo que nós não conhecemos, nem eles, vamos descobrir juntos: notas sobre cartografia infantil e pandemias. In Cartografia: insurgências metodológicas e outras estéticas da pesquisa, (pp. 69-88). Pimenta Cultural. doi: 10.31560/pimentacultural/2022.94722.3

Artigos em Revistas Indexadas | Scopus e/ou WoS

Haynes, J., Carvalho, M., Johansson, V., Almeida, T., Peach, L., Wickett, K., et. al. (2024). Waves of flickering murmurs in everyday life: playing between ages. Childhood & Philosophy, 20, 01–35. https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.86815

Carvalho, M., Almeida, T., Taramona, J. M. (2023). What are we missing? Voice and listening as an event. Childhood & Philosophy, 19, 01–18. https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70451

Ramos do Ó, J. M.N., Henriques, A., Alvim, Y., Vallera, T. A., Paz, A., Almeida, T. (2023). Barthes e a voz docente: o ensino académico como método de desapossamento. ETD – Educação Temática Digital, 25(00), e023006. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8670587

Almeida, T. (2023). The government of chidhood: towards a historical ontology of child development and the delimitation of ways of being a child. Childhood & Philosophy, 19, 01–20. https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.76362

Almeida, T., Costa, L. B. (2021). Cartografia infantil: enfoques metodológicos seguidos de experiências com crianças e jovens de Portugal e Brasil. Childhood & Philosophy, 17, 01-24. DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56968

Almeida, T., Silva, A. C., Rosa, J. (2021). Invented spelling intervention programmes: Comparing explicit and implicit instructions. Análise Psicológica, 39(2), 229-245. DOI: https://doi.org/10.14417/ap.1848

Silva, A. C., Borges, S., Almeida, T., Quintão, S. (2019). O impacto de programas de intervenção na revisão textual de estudantes do 4º ano de escolaridade. Análise Psicológica, 37(3), 355-369. DOI: https://doi.org/10.14417/ap.1634

Almeida, T., Silva, A. C. (2019). Escritas inventadas no Jardim-de-Infância: comparando dois programas de intervenção. Psicologia Escolar e Educacional, 23. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392019012948

Almeida, T. (2018). O governo da infância: o brincar como técnica de si. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 70(spe), 152-166. Retrieved from http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672018000400013&lng=pt&tlng=pt

Silva, A. C., Almeida, T. (2018). Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista e da aprendizagem estatística. Psicologia Escolar e Educacional, 22(1), 63-71. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392018019534

Artigos em Revistas

Almeida, T., Martins, F. F. R. (2024). Docência como um processo autopoiético: deambulações escritas ao redor da formação docente. Revista Espaço Pedagógico, 31, e16388. DOI: 10.5335/rep.v31.16388. Disponível em https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/16388

Gonçalves, A., Gomes, E. X., Folque, M. A., Mendes, M. C., Reis, M., Almeida, T., & Kene, V. (2023). Nós no mundo: o projeto OutGoing: criança, natureza e cultura em relação no interior do MEM. Escola Moderna, 11(6), 21-29. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.26/49861

Rasteiro, A., Folque, M. A., Valente, M., Gomes, E. X., Simões, A., Ilhéu, M., Pires, A. L., Almeida, T. & Aresta, F. (2023). Do Projeto Outgoing: Repensar modos de relação com o mundo. Infância na Europa Hoje, 5, 2-8. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.26/49863

Almeida, T. (2018). Currículos e agenciamentos do devir: trânsitos ao redor de Deleuze na delimitação da infância a partir de O Emílio de Rousseau. Fractal: Revista de Psicologia, 30(3), 302-309. DOI: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i3/9582

PROJETOS
Projetos internos
Não foram encontrados artigos.
Scroll to Top