Maria Pacheco Figueiredo

Maria Pacheco Figueiredo

POLITÉCNICO DE VISEU • Escola Superior de Educação • 0000-0002-3604-529X | 8C11-3B00-7E06

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Livros de Edição Internacional

Não foram encontrados artigos.

Capítulos de Livro de Edição Internacional

Figueiredo, M. (2022). Tensions and (re)transformations in the Portuguese Early Childhood Education curriculum. In S. Almeida, F. Sousa, & M. Figueiredo (Eds.), Curriculum autonomy policies: international trends, tensions and transformations (pp. 45-58). CICS.NOVA e Fundação Calouste Gulbenkian.

Figueiredo, M., Menezes, L., Gomes, H., Martins, A. P., Ribeiro, A., Marchese, M., Soares, I., Zhang, L. (2020). “It’s a lot of work” A tailor’s measuring tape in the doll’s house. In Mathematics in Early Childhood (pp. 79-94). Abingdon, Reino Unido: Routledge. Doi: 10.4324/9780429352454-9

Figueiredo, M. P., & Gonçalves, N. (2019). Entering a Fluid Research Field. In M. Hoveid, L. Ciolan, A. Paseka, & S. M. Silva (Eds.), Doing educational research: overcoming challenges in practice (pp. 33-53). London: SAGE

Livros de Edição Nacional

Não foram encontrados artigos.

Capítulos de Livro de Edição Nacional

Araújo, L. & Figueiredo, M. P. (2022). Photovoice e Educação Social: direitos, voz e fotografias como promotores de aprendizagem. In M. P. Figueiredo, A. Franco (Coords.), Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu (pp. 174-184). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-972-789-682-0 DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-53495-2-4

Figueiredo, M. P. (2022). Desenvolvimento do currículo e construção de conhecimento profissional específico: uma exploração da relevância do estudo sobre as práticas docentes no contexto curricular português. In Conselho Nacional de Educação (Org.), Estado da Educação 2021 (pp. 356-367). Conselho Nacional de Educação.

Figueiredo, M. P., Gomes, H. M. S. V., Matos, I. A. (2022). Aprender a partir da prática na formação inicial de educadores de infância: Contributos dos Estudos de Aula. In M. P. Figueiredo, A. Franco (Coords.), Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu (pp. 48-58 ). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-972-789-682-0 DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-53495-2-4

Figueiredo, M. (2020). Investigação e ensino: contornos e contributos na formação inicial de educadores de infância. In H. Ramalho, A. P. Cardoso, C. Lacerda, J. Rocha, M. Figueiredo (Eds.), Aprender é Coisa Séria: contributos para a construção do saber escolar I (pp. 3-14). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-54743-0-1

Artigos em Revistas Indexadas | Scopus e/ou WoS

Yücesan, Y., Portugal, G., Figueiredo, M. (2023). Cultural heritage in early childhood education: a systematic review. European Early Childhood Education Research Journal, 31(6), 866-883. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/1350293x.2023.2207031

Figueiredo, M. P. (2021). An exploration of the teacher-as-researcher concept in contemporary early childhood education pedagogies. Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health, 2(9e), 297–306. DOI: https://doi.org/10.29352/mill029e.23818

Faddar, J., Vanhoof, J., Brown, M., Figueiredo, M., Cinkir, S., O’Hara, J., & McNamara, G. (2021). Drivers for student and parent voice in school self-evaluation activities: A cross-country analysis of Flanders (Belgium), Ireland and Portugal. Studies in Educational Evaluation, 71, 101067. DOI: 10.1016/j.stueduc.2021.101067

Brown, M., McNamara, G., Cinkir, S., Fadar, J., Figueiredo, M., Vanhoof, J., O’Hara, J., Skerritt, C., O’Brien, S., Kurum, G., Ramalho, H., & Rocha, J. (2021). Exploring parent and student engagement in school self-evaluation in four European countries. European Educational Research Journal, 20(2), 159–175. DOI: https://doi.org/10.1177/1474904120961203

Brown, M., McNamara, G., O’Brien, S., Skerritt, C., O’Hara, J., Faddar, J., Cinqir, S., et al. (2019). Parent and student voice in evaluation and planning in schools. Improving Schools, 23(1), 85-102. DOI: https://doi.org/10.1177/1365480219895167

Figueiredo, M. P., Gomes, H., Rodrigues, C. (2018). Mathematical pedagogical content knowledge in Early Childhood Education: tales from the ‘great unknown’ in teacher education in Portugal. European Early Childhood Education Research Journal, 26(4), 535-546. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/1350293x.2018.1487164

Artigos em Revistas

Gones, C., Gomes, H., Figueiredo, M., Menezes, L., Lucas, A. (2023). MindMaths learning mathematics in the early years through computational thinking and robotics. IE Comunicaciones: Revista Iberoamericana de Informática Educativa, 37, 14-22. Retrieved from https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9001942

Franco, A., & Figueiredo, M. (2021). Há Aprendizagem que não seja Ativa?! Definições, Irresoluções, Algumas Provocações e demais Considerações sobre Aprendizagem Ativa no Ensino Superior. Interacções, 17(58), 195–212. DOI: https://doi.org/10.25755/int.25214

Lopes, A. S., Portugal, G., & Figueiredo, M. P. (2021). Dimensões de análise da Interacção adulto-criança na Educação de Infância. Investigar em Educação, II(13), 79-88.

PROJETOS

PCIF/GRF/0050/2019 | ShareFOREST

Duração: 2021 – 2024 ...
Projetos internos
Scroll to Top