Maria Pacheco Figueiredo
POLITÉCNICO DE VISEU • Escola Superior de Educação • 0000-0002-3604-529X | 8C11-3B00-7E06
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Franco, A., Figueiredo, M., Franco, A. (2024). Investigando as próprias práticas docentes no Ensino Superior: a investigação em prol da docência. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 32(123), e0244142. https://doi.org/10.1590/S0104-40362024003204142
Yücesan, Y., Portugal, G., Figueiredo, M. (2023). Cultural heritage in early childhood education: a systematic review. European Early Childhood Education Research Journal, 31(6), 866-883. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/1350293x.2023.2207031
Figueiredo, M. P. (2021). An exploration of the teacher-as-researcher concept in contemporary early childhood education pedagogies. Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health, 2(9e), 297–306. DOI: https://doi.org/10.29352/mill029e.23818
Faddar, J., Vanhoof, J., Brown, M., Figueiredo, M., Cinkir, S., O’Hara, J., & McNamara, G. (2021). Drivers for student and parent voice in school self-evaluation activities: A cross-country analysis of Flanders (Belgium), Ireland and Portugal. Studies in Educational Evaluation, 71, 101067. DOI: 10.1016/j.stueduc.2021.101067
Brown, M., McNamara, G., Cinkir, S., Fadar, J., Figueiredo, M., Vanhoof, J., O’Hara, J., Skerritt, C., O’Brien, S., Kurum, G., Ramalho, H., & Rocha, J. (2021). Exploring parent and student engagement in school self-evaluation in four European countries. European Educational Research Journal, 20(2), 159–175. DOI: https://doi.org/10.1177/1474904120961203
Brown, M., McNamara, G., O’Brien, S., Skerritt, C., O’Hara, J., Faddar, J., Cinqir, S., et al. (2019). Parent and student voice in evaluation and planning in schools. Improving Schools, 23(1), 85-102. DOI: https://doi.org/10.1177/1365480219895167
Figueiredo, M. P., Gomes, H., Rodrigues, C. (2018). Mathematical pedagogical content knowledge in Early Childhood Education: tales from the ‘great unknown’ in teacher education in Portugal. European Early Childhood Education Research Journal, 26(4), 535-546. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/1350293x.2018.1487164
Franco, A. Huet, I. Figueiredo, M. (2024). Indagando a pedagogia: Um estudo fenomenológico no ensino superior norte-americano. Indagatio Didactica, 16(2), 203-219. https://doi.org/10.34624/id.v16i2.36028
Gones, C., Gomes, H., Figueiredo, M., Menezes, L., Lucas, A. (2023). MindMaths learning mathematics in the early years through computational thinking and robotics. IE Comunicaciones: Revista Iberoamericana de Informática Educativa, 37, 14-22. Retrieved from https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9001942
Franco, A., & Figueiredo, M. (2021). Há Aprendizagem que não seja Ativa?! Definições, Irresoluções, Algumas Provocações e demais Considerações sobre Aprendizagem Ativa no Ensino Superior. Interacções, 17(58), 195–212. DOI: https://doi.org/10.25755/int.25214
Lopes, A. S., Portugal, G., & Figueiredo, M. P. (2021). Dimensões de análise da Interacção adulto-criança na Educação de Infância. Investigar em Educação, II(13), 79-88.
PROJETOS
PROJ/IPV/ID&I/022 | EQuIPES – Estudo de Qualidade e Inovação Pedagógica no Ensino Superior
[KA201-B8CA5CAE] 2019-1-TR01-KA201-077307 | NEW APPROACHES IN INSPECTION: A POLYCENTRIC MODEL
[KA202-8CD5C970] 2019-1-TR01-KA202-076657 | DIGITAL ERA: WEB 3.0 AND BEYOND…
2017-1-IE01-KA201-025693 | DEAPS DISTRIBUTED EVALUATION AND PLANNING IN SCHOOLS