Educação, Cidadania e Inclusão

A educação deve fomentar valores de inclusão e cidadania e ser ela própria inclusiva.
Esta linha de investigação visa contribuir para o aumento de estudos que potenciem o respeito pela diversidade de pessoas, independentemente das suas características pessoais, e promover a inclusão e a participação plena nos diferentes contextos, nomeadamente educativos, socioculturais e desportivos.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Livros de Edição Internacional

Rojas-Pernia, S., Haya-Salmón, I., Sanahuja-Gavaldà, J., Morón-Velasco, M., Calvo-Salvador, A., Lázaro-Visa, S., Fernández-Fuertes, A., Susinos-Rada, T., Riaño-Galán, E., Angulo-Pérez, I., Vinatea-Elorrieta, A., Pérez-Romero, A., Miquel-Bertrán, E., Badia-Martín, M., Benages-Campins, E., Gutiérrez-Colominas, D., Ribes-Guardia, F., Macías-Pedrero, S. Gigerl, M., Herunter, E., … Welz, M. (2022). Guide to building inclusive cultural spaces. INARTdis.

Junior, R. R., Silva, R. & Pereira, A. (2021). Sport and social inclusion in contexts of vulnerability: an ethnographic approach. Belo Horizonte, Brasil: Editora Dialética. ISBN: 9786559563036

Figueira, A. P., Pinto, M. A., Ojeda, N. (2019). Consciência metalinguística e linguagem figurativa. Novas Edições Académicas. ISBN: 978-613-9-76781-6

Gonçalves, F. (2018). Análise aos Cursos de Formação Inicial em Educação Física, em Portugal. Beau Bassin, Mauritius, Mauritânia: Novas Edições Académicas, OmniScriptum Publishing Group. ISBN: 978-6202178662

Clemente, R. G., Gomes, N. (2018). Alfabetización informacional: Sociedad, educación y organizaciones. Chiapas, México: Universidad Autónoma de Chiapas. Retrieved from https://www.dgip.unach.mx/index.php/difusion-y-divulgacion-del-conocimiento/2-uncategorised/312-alfabetizacion-informacional-sociedad-educacion-y-organizaciones.

Figueira, A. P., Vieira, D. (2018). Autismo. Novas Edições Académicas. ISBN: 978-613-9-67696-5

Capítulos de Livro de Edição Internacional

Auzani, A.S., Leonido, L., Pereira, A., Morgado, E. G. (2024). Innovation and Creativity in Extension Projects: The Role of Art in UTFPR Engineering Courses. In C. Silva, S. Silva, D. Mota, P. Peres (Eds.), Smart Learning Solutions for Sustainable Societies. Lecture Notes in Educational Technology (pp. 203-217). Springer, Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-97-0661-7_15

Gomes, N., Arau Ribeiro, M. C., Lopes, N., Silveira, C., Marcos, F., Fonseca, P., Coutinho, P. (2024). Co-creation to engage creativity and enhance business innovation. In Arau Ribeiro, M. C., Silveira, C., Marcos, F. Gomes, N., Lopes, N., Coutinho, P., and Fonseca, P. (Eds.), UNLOCKING POTENTIAL: 17 case studies to promote creative thinking, innovation & STEAM in the classroom and in the cloud (pp. 189-199). Guarda: IPG – Guarda Polytechnic University. DOI: 10.46691/case789xyz

Gomes, N., Silveira, C., Lopes, N., Ribeiro, A., Carmen, M., Coutinho, P. (2024). A creative classroom for everyone: introducing a small ‘c’ creativity framework. In Arau Ribeiro, M. C., Silveira, C., Marcos, F. Gomes, N., Lopes, N., Coutinho, P., and Fonseca, P. (Eds.), UNLOCKING POTENTIAL: 17 literature reviews to promote creative thinking, innovation & STEAM in the classroom and in the cloud (pp. 53-57). Guarda: IPG – Guarda Polytechnic University. DOI: 10.46691/zmx89lsx

Pereira, A., Figueiredo, A., Mendes, F. (2023). Individual inclusion, mentoring and single needs. In T. Comyns, H. Ege (Eds.), European Handbook “Para-Limits, Dual Career, Disability And Sport” (pp. 79-94). Murcia, Espanha: Universidad Católica San Antonio de Murcia.

Magalhães, C., Knox, M., Carraça, B. (2023). Aspects of Violence in Family Context and Child Violence Prevention in Portugal. In Martin, C.R., Preedy, V.R., Patel, V.B. (Eds.), Handbook of Anger, Aggression, and Violence (pp. 1-15). Springer, Cham. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-98711-4_133-1

Lourenço, C., Esteves, D., Pinheiro, M. (2023). Motor Proficiency of Children with Typically Developing Children and Children with Autism Spectrum Disorder. In L. Wachira (Ed.), Sport and Fitness in Children and Adolescents – A Multidimensional View. IntechOpen. DOI: 10.5772/intechopen.106399

Figueira, A. P., Marques, B. (2023). Compreensão de metáforas. Resultados preliminares com crianças dos 9-14 anos. In I. Marinez, F. H. Veiga (Coords.), Engagement de los alumnos en la escuela: Perspectivas sociales y psicológicas (pp. 345-352). Cuenca, Espanha: Ediciones de la Universidad de Castilla- La Mancha. ISBN: 978-84-9044-581-5

Figueira, A. P., Santos, C. (2023). Compreensão de metáforas: Um estudo com crianças dos 4-6 anos, portuguesas. In I. Marinez, F. H. Veiga (Coords.), Engagement de los alumnos en la escuela: Perspectivas sociales y psicológicas (pp. 353-360). Cuenca, Espanha: Ediciones de la Universidad de Castilla- La Mancha. ISBN: 978-84-9044-581-5

Tadeu, P., Brigas, C. (2023). Brief analysis regarding the health needs of persons with ID under the THID project: the portuguese case. In P. C. Herrera, J. M. T. Torres, J. A. M. Domingo, M. R. Navas-Parejo (Eds.), Perspectivas interdisciplinarias para la promoción de la investigación y la innovación en el ámbito educativo. Madrid, España: Dykinson. Retrieved from https://www.dykinson.com/libros/perspectivas-interdisciplinarias-para-la-promocion-de-la-investigacion-y-la-innovacion-en-el-ambito-educativo/9788411704212/

Tadeu, P., Brigas, C. (2023). Un análisis de las TIC con funciones educativas formales e informales en contexto de personas con discapacidad intelectual. In J. M. R. Rodríguez, P. C. Herrera, S. A. García, W. R. Cabrera (Eds.), Desafíos de la investigación educativa ante el desarrollo de la sociedad digital. Octaedro Editorial. ISBN: 9788419900807

Pereira, A., Mendes, F., Figueiredo, A. (2023). Governance in sports organizations: a gender approach. In S. Amin, O. Mbah, A. Mateo-Orcajada, M. Albaladejo-Saura, R. Vaquero-Cristóbal (Eds.), European handbook for gender Equality, equity, inclusion in sport: A perspective through the Erasmus + women-up project. Madrid, Espanha: Editorial DYKINSON, S.L.. DOI: 10.14679/2213

Nogueira, M. (2022). O processo de comunicação organizacional na perceção da pessoa com deficiência inserida no mercado de trabalho formal. In Caminhos possíveis para incluir: inclusão social e protagonismo (pp. 24-33). Curitiba, Brasil: Editorial Casa. DOI: 10.55371/978-65-5399-302-0

Nogueira, M. (2022). Olhares, reflexões e saberes da educação inclusiva e o seu papel na transição para o mundo laboral: entre teorias e práticas. In Bianchessi, C. (Org.), Educação e Ensino em Diferentes Contextos – Diálogo entre Saberes e Práticas (pp. 96-107). Curitiba, Brasil: Editora Bagai. ISBN: 978-65-5368-118-7

Vohlgemuth, L., Campos, J. & Cruz, C. (2022). Évolution de la formation en animation socioculturelle de l’ESELx: Vers quel profil professionnel?. In L. Greffier (Dir.), Animation socioculturelle professionnelle: Acteurs et enjeux contemporains, pour quelles perspectives? (pp. 211-226). Carrières Sociales Editions. Retrieved from https://www.decitre.fr/livres/animation-socioculturelle-professionnelle-acteurs-et-enjeux-contemporains-pour-quelle-perspectives-9791093839356.html

Nunes, C., Oliveira, N. D. (2022). Developing Communication and Inclusive Literacy Skills Among Children With Profound Intellectual and Multiple Disabilities: The Role of Multi-Sensory Storytelling. In A. P. Almeida, S. Esteves (Eds.), Modern Reading Practices and Collaboration Between Schools, Family, and Community (pp. 125-154). IGI Global. DOI: 10.4018/978-1-7998-9750-7.ch006

Campos, E. C., Fonseca, S., Fernández-Simo, D., & Fernández, M. V. C. (2022). A participação dos jovens na escola, na família e na comunidade um estudo num concelho do centro de Portugal. In Participación, innovación y emprendimiento en la escuela (pp. 1242-1248). Espanha: Editorial Dykinson

Santos, M., Batalha, D. (2022). Percepciones sobre la educación del alumnado sobredotado. In A. M. Porto, J. Mosteiro, B. García (Eds.), Diversidad e Inclusión. Una mirada desde la educación (pp. 91-109). Berlim, Alemanha: Peter Lang GmbH. ISBN: 9783631884300

Melão, D., Macário, M. J. (2022). Itinerarios de la lectura a través de la literatura para la infancia. In R. T. Fernández, J. S. Vázquez (Coord.), Estudios sobre los hábitos de lectura (pp. 85-99). Espanha: Editorial Dykinson. ISBN 978-84-1122-092-7

Figueiredo, E., Ribeiro, C., Passos, C., Pereira, P. (2022). A importância do marketing relacional em bibliotecas universitárias. In E. M. Senhoras (Org.), Marketing Discussões Contemporâneas (pp. 127 – 149). Boa Vista: Editora IOLE. ISBN: 9786599835865

Araújo, C. L., Faria, A., Ramos, A (2022). Infância, Tecnologias e Sustentabilidade. In Macías, O., Quinonez, S., Yucra, J. (Ed.), Reflexiones docentes frente a la educación en pandemia y postpandemia. Aprendiendo juntos. (pp. 112-127). Cádiz, Espanha: Asociación Formación IB. ISBN: 978-84-948417-4-3

Couceiro, A. P. C. (2022). Metaphor comprehension tests: TCM and junior TCM. In M. I. Tovar-Gálvez, M. A. Alvarez-Serrano, M. Montiel-Troya, S. Toribio-Martinez, M. Olmedo-Alguacil (Coords.), Investigación y transferencia del conocimiento en la ciudad autónoma de Ceuta durante el año 2020 (pp. 159-170).

Lopes, A. M. C, Sardo, A., Amante, F., Relvas, S. (2022). Espaços do feminino e geografias urbanas nos contos de Alice Munro. In Vasconcelos, A. W. S. (Org.), Inovação e ciência em linguística, letras e artes (pp. 39-57). Ponta Grossa, Paraná, Brasil: Atena Editora. 10.22533/at.ed.3562201044

Carraça, B., Rosado, A., James, I., Magalhães, C. & Ferreira, V. (2021). Mindfulness-Based Soccer Interventions, Self-Compassion and Self-Criticism on Flow and Perceived Soccer Performance. In E. Brauer (Ed.), Psychological Distress: Current Perspectives and Challenges. USA: Nova Science Publishers

Vohlgemuth, L., Rocha, C., Arez, A., Felicio, P., Nobre, M. J., Gama, A., Cruz, C., Campos, J. (2021). Formation en animation socioculturelle à l’ESELx: La création artistique collaborative et ses implications. In C. Croce, C. Crenn (Eds.), Art, Recherche et Animation (pp. 199-213). Bordeaux: Carrières Sociales Editions. Retrieved from https://books.openedition.org/cse/1308

Freire, C., Mangas, C., Milhano, S. & Lopes, S. (2021). Una mirada sobre las dinâmicas para la inclusión de jóvenes en riesgo de abandono escolar temprano: el contexto portugués. In L. Ortiz Jiménez, J. A. Torres González, J. J. Carrión Martínez, S. Fernández Larragueta, M. A. Peña Hita, E. Pérez Navío (Coords.), Organización Educativa para todas las personas. Almeria, Espanha: Wolters Klumer.

Lourenço, C. (2021). A emoção e o movimento corporal humano: algumas considerações sobre a EF para alunos com Deficiência Visual. In A. F. J. P. Carvalho (Org.), Educação Física junto a estudantes com DV pesquisas e práticas. Appris

Lourenço, C., Esteves, D., & Colombo-Dougovito, A. M. (2021). Methodological strategies, planned motor activities and motor assessment in children and young people with autism spectrum disorder. In D. Esteves & K. Lewis (Eds.), Exercise: Physical, Physiological and Psychological Benefits. Hauppauge, NY: Nova Science Publishers, Inc

Lúgaro, M. C., Sá, M.H.A. & Silva, A. I. (2021). Deafness and Multiliteracies: Paths towards Inclusion in a Plurilingual and Multimodal World. In F. Anastassiou (Ed.), Biliteracy and Multiliteracies: Building Paths to the Future (pp. 186-217). UK: Cambridge Scholars Publishing. ISBN (10): 1-5275-6820-2 ISBN (13): 978-1-5275-6820-4.

Jerónimo, M., Pinheiro, F. (2020). Good Practices and Experiences for Inclusion in Portugal. In Gairin J., Rodriguez-Gomez D., Dovigo F. (Eds.), The Social Dimension of Higher Education in Europe (pp.104-115). Brill Sense. ISBN: 978-90-04-44630-4. DOI: 10.1163/9789004446304_006

Melão, D. (2020). O papel da literatura para a infância na educação para a cidadania global. In I. A. Díaz, M. P. C. Reche, J. A. M. Marín & A. J. M. Guerrero (Eds.), Desafíos de investigación educativa durante la pandemia COVID 19 (pp. 260-269). Madrid: Editorial Dykinson. ISBN: 978-84-1377-172-4

Kumpfer, K., Magalhães, C., Xie, J., & Kanse, S. (2020). Cultural and gender adaptations of evidence-based family interventions. In In M, Bernstein (Ed.), Psychological Insights for Understanding COVID-19 and Families, Parents and Families. Springer.

Kumpfer, K., Matos, M. G., Carraça, B., Magalhães, C. (2020). The role of fathers in successful child development. In T. N. F. Matos (Org.), A Psicologia em suas Diversas Áreas de Atuação 3 (pp.32-48). Atena Editora. DOI: 10.22533/at.ed.1832017063

Magalhães, C., Carraça, B., & Gaspar de Matos, M. (2020). Mindfulness, self-compassion and psychological flexibility on adolescence. In T. Carvalho (Ed.), What to Know about Mindfulness (pp. 119-138). Nova Science Publisher.

Brigas, C., Tadeu, P. (2020). Good coolaborative practices in inclusion: teleseict platform. In F. Lucena, J. Marín, J. Reche, J. Torres (Coords.), Contextos y procesos en investigación educativa (pp. 153-164). Espanha: Octaedro. ISBN: 978-84-18348-50-1

Rodríguez-Gómez, D., Gairín, J., Dovigo, F., Clements, K., Jerónimo, M., Lucas, L., Marin, E., Mehtälä, S., Pinheiro, F., Timmis, S. and Stîngu, M. (2019). Access4All: Policies and practices of social development. In Higher Education. Hoffman J., Blessinger P. & Makhanya M. (Eds.), Strategies for facilitating inclusive campuses in Higher Education: International Perspectives on Equity and Inclusion (Innovations in Higher Education Teaching and Learning) (Vol. 17, pp. 55-69), Emerald Publishing Limited. doi: 10.1108/S2055-364120190000017005

Almeida, T. (2019). Psicologia do desenvolvimento e a delimitação de modos de ser criança. Devir-adulto, devir-sujeito e a educação de infância. In Biopolitica e Tanatopolitica: A Agonística dos Processos de Subjetivação Contemporâneos, 229-249. Brasil: Editora CRV,

Vohlgemuth, L., Campos, J., Martins, C., & Dias, A. (2019). Formation des animateurs socioculturels: discours idéologiques et pratiques. In J. Richelle, S. Rubi, & J. Ziegelmeyer (Eds.), L’animation socioculturelle professionnelle, quels rapports au politique? Carrières Sociales Editions. doi: 10.4000/books.cse.335

Frias, C., Silva, C., Amante, M. J., Seabra, C. (2019). Storytelling Tourist Experience promoted by the official websites of World Heritage Historical Centres. In A. Correia, A. Fyall, M. Kozak (Eds.), Experiential Consumption and Marketing in Tourism: A cross-cultural context (174-194). Oxford: Goodfellow Publishers.

Kumpfer K.L., Xie J., Magalhães C., Brown J. (2018). Strengthening Families Enrichment Program. In J. Lebow, A. Chambers, D. Breunlin (Eds.), Encyclopedia of Couple and Family Therapy. Springer, Cham

Livros de Edição Nacional

Simões, C., Simões, B., Claes, C., Mostert, R., Loon, J. V., Schalock, R. (2024). Avaliar a Qualidade de Vida: Manual de Administração da Escala Pessoal de Resultados-Crianças e Jovens. Viseu, Portugal: Instituto Politécnico de Viseu. ISBN: 978-989-33-5750-7

Martins, E., Gomes, L., Silva, V., Fernandes, R., Mendes, F., Ribeiro, E., Felizardo, S., Sargento, J. (2023). EMPREGABILIDADE INCLUSIVA: MANUAL DE APOIO Igualdade no acesso, permanência e progressão no emprego. Viseu, Portugal: Instituto Politécnico de Viseu. Retrieved from https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/7971/1/Manual%20-%20empregabilidade_FINAL-digital.pdf

Mangas, C., Freire, C., Milhano, S., Lopes, Mónico, S. (2022). Processos e Estratégias de inclusão para jovens em risco de abandono escolar precoce no ensino profissional. Resultados do projeto Orienta4YEL no contexto português. Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Socais, Politécnico de Leiria.

Pinto, M. A., Figueira, A. P. (2020). A compreensão dos textos de problemas matemáticos. Psiclínica. ISBN: 9789898176837

Pereira, A., Celestino, T. (2019). Mário Trindade: História de vida de um atleta paralímpico de excelência. Portugal: Comité Paralímpico de Portugal. ISBN 978-989-97990-1-1

Patriarca, S., Figueira, A. P. (2019). O meu livro das Profissões. Psiclínica. ISBN: 9789898176806

Simões, C., Santos, S. (2018). Qualidade de vida, comportamento adaptativo e apoios: Compreender a relação entre constructos na dificuldade intelectual. Lisboa, Portugal: Faculdade de Motricidade Humana. ISBN: 9789727352258

Figueira, A. P., Pinto, M. A. (2018). Consciência Metalinguística. teoria, desenvolvimento e instrumentos de avaliação. Psiclínica. ISBN: 9789898176622

Capítulos de Livro de Edição Nacional

Celestino, T., Pereira, A., (2024). Os limites e o desporto para pessoas com deficiência: Um estudo exploratório. In R. P. Garcia (Coord.), A ética na busca dos limites humanos no desporto, (pp. 87-102). Lisboa, Portugal: Instituto Português do Desporto e Juventude, Plano Nacional de Ética no Desporto e Edições Afrontamento. Retrieved from https://www.edicoesafrontamento.pt/products/a-etica-na-busca-dos-limites-humanos-no-desporto

Faria, S., Monteiro, S. S. (2024). A licenciatura em “relações humanas e comunicação organizacional” – do regime presencial à educação a distância. In S. M. Lopes, S. Faria, S. S. Monteiro (Coords.), Metodologias e práticas educativas no ensino superior: Visões multidisciplinares (pp. 73-100). Coimbra, Portugal: EDIÇÕES ALMEDINA, S.A.

Henriques, S., Santos, M. (2024). As crianças devem ser ouvidas — estudo sobre a participação ativa das crianças num projeto escolar. Em torno do imaginário «Do Lapedo a Santa Eufémia» — experiências criativas com a comunidade. In Emoções, artes e intervenção – abordagens colaborativas e participação em espaços educativos (pp. 155-176). Coimbra, Portugal: Almedina.

Monteiro, S. S., Faria, S. (2024). O estágio curricular no âmbito da licenciatura em relações humanas e comunicação organizacional do instituto politécnico de leiria – a voz dos centros de estágio. In S. M. Lopes, S. Faria, S. S. Monteiro (Coords.), Metodologias e práticas educativas no ensino superior: Visões multidisciplinares (pp. 115-134). Coimbra, Portugal: EDIÇÕES ALMEDINA, S.A.

Teixeira, S., Milhano, S., Leão, C. (2024). Em torno do imaginário «Do Lapedo a Santa Eufémia» — experiências criativas com a comunidade. In Emoções, artes e intervenção – abordagens colaborativas e participação em espaços educativos (pp. 177-190). Coimbra, Portugal: Almedina.

Valência, M. F. M., Milhano, S., Leão, C. (2024). Nuevas corporeidades en la vejez — una mirada a través de la danza creativa en el convento. In Emoções, artes e intervenção – abordagens colaborativas e participação em espaços educativos (pp. 13-26). Coimbra, Portugal: Almedina

Arez, A., Marques, M., Gama, A. (2023). Diferencial – Vamos falar de igualdade. In J. Sousa, M. J.Santos, L. Magueta, M. Lopes, L. Brites (Coords.), Emoções, artes e intervenção: crianças e jovens em risco (pp. 275-290). Almedina

Carvalho, C., Carvalho, H. (2023). O Papel da Educação Social na Tomada de Consciência e Prevenção dos Maus Tratos à Pessoa Idosa. In Carvalho, H., Carvalho, C. (Coords.), A intervenção da Educação Social com Públicos especialmente vulneráveis (pp. 153-179). Porto: Edições Húmus. ISBN: 9789897558931

Ferreira, P. C., Fonseca, M. (2023). A escrita que (in)flui: um caderno para o 3.º ano do ensino básico. In J. Sousa, M. J. Santos, L. G. Magueta, M. S. P. Lopes, L. Brites (Coords), Emoções, Artes e Intervenção: crianças e jovens em risco (pp.83-100). Coimbra, Portugal: Edições Almedina, S.A. Retrieved from https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/8457

Sousa, J., Magueta, L. (2023). Direitos humanos e pandemia: Reflexões sobre experiências de promoção do acesso à cultura. In S. Monteiro, C. Cebola, F. Veiga (Coords), Direitos humanos, cidadania e desenvolvimento sustentável (pp. 315-329). Porto, Portugal: Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos e Instituto Jurídico Portucalense. ISBN: 978-989-35052-0-5

Gomes, D., Magalhães, C., Xavier, P. (2023). A Importância do Voluntariado no Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais dos Jovens. In Intervenção da Educação Social com públicos especialmente vulneráveis (pp. 85-97). Vila Nova de Famalicão, Portugal: Edições Húmus. ISBN: 9789897558931

Fonseca, S., Magalhães, C., Alves, A. B. (2023). Intervenção Socioeducativa: Desafios e potencialidades para a Educação Social. In Desafios e Perspetivas na Intervenção Social. Portugal: Edições Esgotadas

Cabral, C., Fernandes, R., Sargento, J., Martins, E., Mendes, F. (2023). Psicomotricidade e multideficiência: uma investigação-ação. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins & R. Fernandes (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2023 (pp. 13-22). Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu

Mangas, C. F., Lopes, S. M., Milhano, S., Freire, C. (2023). Estratégias de Intervenção para a Inclusão de jovens em risco de abandono escolar precoce: promoção de competências emocionais. In J. Sousa, M. J.Santos, L. Magueta, M. Lopes, L. Brites (Coords.), Emoções, artes e intervenção: crianças e jovens em risco (pp. 209-228). Almedina

Pereira, A., Garcia, R. (2023). A ética, o desporto e os progressos científicos e tecnológicos. In R. Garcia (Ed.), Questões em aberto na ética desportiva (pp. 125-137). Porto: Quântica Editora.

Pereira, A. (2023). A narrativa do desporto pelos pais dos jovens atletas. O conto dos pais: um apelo à dedicação. In R. Garcia, A. M. Mestre (Eds.), Contributo para um direito centrado na ética do desporto (pp. 195-208). Porto: Afrontamento.

Tracana, R., Lopes, A. (2023). Animação territorial, associativismo e desenvolvimento comunitário. In J. Areias, J. Pereira & M. Lopes (Eds.). Associativismo e Animação Sociocultural: reflexões e inquietações à volta da educação, autonomia, participação, voluntariado e cidadania (pp. 177-182). Intervenção-Associação para a promoção e Divulgação Cultural

Xavier, P. (2023). “Como é que se diz agora…?”: Uma análise sobre educação inclusiva em Portugal. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins & R. Fernandes (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2023 (pp. 1-12). Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu

Ameiro, J., Oliveira, M. (2022). O Brincar na Natureza: conceções de pais, educadores e crianças acerca do desenvolvimento e aprendizagem de crianças do Jardim de Infância. In Santiago, A., do Vale, V. (Eds.), A Escola em transformação: Formação e prática docente (pp. 87-101). Coimbra, Portugal: Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-99491-3-3

Freire, C. Santos, F. (2022). Acessibilidade da comunicação em contextos educativos. In Catarina M., & Jenny S. (Coords.), Educação Inclusiva e Acessível: Oportunidades e Sinergias (pp. 57-72). Editora Almedina.

Faria, S. (2022). O papel da educação a distância na formação ao longo da vida. In S. M. Lopes, J. G. Sousa (Eds.), O lugar da educação ao longo da vida, das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 213-228). Coimbra, Portugal: Almedina. ISBN 978-989-40-0790-6

Bento, S., Lopes, S. M. (2022). Contributos dos programas de educação ao longo da vida no exercício de uma cidadania ambiental ativa e sustentável. In S. M. Lopes, J. G. Sousa (Eds.), O lugar da educação ao longo da vida, das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 255-275). Coimbra, Portugal: Almedina. ISBN 978-989-40-0790-6

Felizardo, S. (2022). O referencial de apoio à vida independente de pessoas com deficiência ou incapacidade: a assistência pessoal na senda da inclusão. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins, R. Fernandes (Eds.), Apontamentos de educação especial inclusiva @2022 (pp. 35-41). Escola Superior de Educação de Viseu. DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-53495-6-2

Simões, L., Felizardo, S. (2022). O Desenho Universal para a Aprendizagem: Pressupostos teóricos. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins, R. Fernandes (Eds.), Apontamentos de educação especial inclusiva @2022 (pp. 50-67). Escola Superior de Educação de Viseu. DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-53495-6-2

Ferreira, P. C. (2022). Mindset de crescimento e a educação inclusiva. In C. Mangas, J. Sousa (Coords.), Educação inclusiva e acessível: Oportunidades e sinergias (pp. 45-56). Coimbra: Almedina. Retrieved from https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/8193/1

Santos, O. (2022). Contributos da Educação Ambiental para a Interdisciplinaridade e Inclusão: relatos de práticas pedagógicas criativas. In J. Taucei, C. Gabardo, T. Stoltz (Org.), Educação, Criatividade e neurociência – Interlocução na Prática pedagógica (pp. 265-276).Brasil: Editorial Juruá. ISBN: 978989712848-6

Santos, M. J. (2022). Formação profissional para pessoas com deficiência ou incapacidade: uma oferta de educação e formação. In S. M. Lopes, J. Sousa (Coord.), O lugar da Educação ao Longo da Vida – das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 177-190). Coimbra, Portugal: Grupo Almedina. ISBN 978-989-40-0790-6

Santos, S., Simões, C., Verdugo, M. A., Schalock, r. L. (2022). O modelo de qualidade de vida e apoios na educação. In S. Santos (Coord.), Diversidade e Educação Inclusiva: Instrumentos Validados (pp. 35-48). Lisboa, Portugal: Instituto Superior de Educação e Ciências.

Magueta, L. G., Cristóvão, M. M., Moncayo, M., Carvalho, J., Teixeira, S., Novo, F., Dias, M., Ascenso, L. (2022). Projeto Dropout Mitigation Through Education – Perspetivar a intervenção dirigida a jovens NEET. In S. M. Lopes, J. G. Sousa (Eds.), O lugar da educação ao longo da vida, das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 27-41). Coimbra, Portugal: Almedina. ISBN 978-989-40-0790-6

Magueta, L. G., Milhano, S., Sousa, J. G. (2022). O papel da intervenção e animação artísticas no desenvolvimento individual e coletivo. In C. Mangas, J. G. Sousa (Eds.), Inclusão sociocultural e intervenção comunitária (pp. 131-142). Portugal: Almedina.

Vieira, I., Fernandes, D., Barradas, P., Rodrigues, P (2022). Lazarim: A norma da pandemia. In R. Ribeiro, E. Araujo, M. Silva, A. Fernandes (Eds.), Festividades, Culturas e Comunidades: Património e Sustentabilidade: A Norma da Pandemia (pp. 415-431). Braga, Portugal: Uminho Editora. DOI: https://doi.org/10.21814/uminho.ed.73.34

Melão, D. (2022). «Terra azul, lua laranja»: cuidar da Educação para a Cidadania Global nas veredas da literatura. In L. Mesquita, C. M. Sá (Coord.), Educação em línguas e cidadania global: mapeando caminhos e possibilidades de ação (pp. 23-35). Portugal: UA Editora. DOI: https://doi.org/10.48528/mn4t-4q47

Cruz, C., Vohlgemuth, L. (2022). Licenciatura em Mediação Artística e Cultural: percursos de construção e afirmação de uma área de transformação e desenvolvimento social. In M. M. Baptista, A. R. A Almeida, R. A. Grácio (Coords.), Estudos Culturais em Portugal: cartografias, desafios e possibilidades (pp. 139-149). Coimbra, Portugal: Grácio Editor

Faria, S. (2022). O papel da formação a distância na educação ao longo da vida. In S. M. Lopes, J. Sousa (Coords.), O lugar da educação ao longo da vida, das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 213-228). Coimbra, Portugal: EDIÇÕES ALMEDINA, S.A.

Gomes, D., Magalhães, C., Xavier, P., Amante, M. J., Fonseca, S. (2022). O papel do Voluntariado Jovem nas Motivações e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais. In C. Magalhães, M. J. Amante, P. Xavier, S. Fonseca (Coords.), Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco III – Da Prevenção à promoção da Autonomia (pp. 32-48). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Viseu. Retrieved from https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/7477/1/ebook%20III%20semina%cc%81rio.pdf

Murciano-Hueso, A., & Cardoso, A. P. (2021). Formação de pessoas idosas em novas tecnologias. In S. P. Barradas & A. L. Oliveira (Coords), Agenda Científica de Gerontologia “Aprender, Envelhecer…Ser” 2022 (pp. 51-57). Coimbra: Editora Alma Letra. ISBN: 978-989-53354-2-8

Simões, J., Rodrigues, F. M. (2021). Modelo de apoio à vida independente enquanto medida de suporte à inclusão de estudantes autistas no ensino superior. Mangas, C., Sousa, J., Freire, C. (Orgs.), Percursos para uma educação inclusiva (pp. 221-246). Coimbra, Portugal: Almedina. ISBN: 978-972-40-9845-6

Matos, C., Nascimento, M. (2021). Desafios das instituições de ensino superior portuguesas na inclusão dos estudantes com necessidades educativas específicas. In Felizardo, S., Ribeiro, E., Martins, E. & Fernandes, R.(Eds.), Apontamentos de educação especial e inclusiva @2021 (pp.1-8). Viseu: ESEV. ISBN: 978-989-53495-1-7

Rodrigues, M. C. S., Nunes, C. (2021). Som contigo: inclusão de alunos com necessidades especiais em atividades realizadas em contexto museológico. In N. M. Ferreira, Nunes, C. (Eds.), Diversidades, educação e inclusão (pp. 235-254). Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.103

Pego, A., Nunes, C. (2021). Alunos com multideficiência no ensino regular: acesso, participação e sucesso!?. In Ferreira, N. M. & Nunes, C.(Eds.), Diversidades, educação e inclusão (pp. 255-278) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.104

Antunes, S. (2021). O Distanciamento Social e a Intergeracionalidade. In Pensar e Compreender o Envelhecimento em Emergência de Pandemia (pp. 44-59). Porto, Portugal: Seda Publicações

Ferreira, P. (2021). Trava-linguas: uma ponte para reeducação da pessoa com dislexia. In C. Mangas, J. Sousa & C. Freire (Coord.), Percursos para uma educação inclusiva (pp. 175-190). Coimbra: Edições Almedina. ISBN 978-972-40-9845-6

Silveira, R., Xavier, P., Alves, A. B. (2021). Igualdade de género e inclusão: Atitudes de professores/as do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins, R. Fernandes (Eds.), Apontamentos de educação especial e inclusiva @2021 (pp. 57-68). Viseu: ESEV. ISBN: 978-989-53495-1-7

Simões, C. (2021). O contributo do modelo da qualidade de vida para a educação inclusiva. In C. Mangas, J. Sousa & C. Freire (Coord.), Percursos para uma educação inclusiva (pp. 191-220). Coimbra: Edições Almedina. ISBN 978-972-40-9845-6

Magueta, L.G. (2021). A linguagem plástica na intervenção educativa, social e cultural: desenvolvimento da experiência de formação «Autorretrato». In Magueta, L.G., Sousa, J., Milhano, S. & Lopes, M.S. P. (Orgs.), 2º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística – Pensar a ação em investigação e intervenção artística (pp. 55-64). Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-69-8

Magueta, L.G. (2021). Instalação «Tecer» – Da criação plástica à reflexão sobre processos de inclusão em contextos educativos. In N. M. Ferreira, C. Nunes (Eds.), Diversidades, Educação e Inclusão (pp. 333-345). Lisboa: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa

Ramalho, H. (2021). A educação inclusiva na narrativa dos projetos de intervenção da escola dos candidatos a diretor: uma análise de sete experiências. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins, R. Fernandes (Eds.), Apontamentos de educação especial e inclusiva @2021 (pp. 33-56). Viseu: ESEV. ISBN: 978-989-53495-1-7

Santos, S., Felizardo, S., Carvalho, A., Ribeiro, E. (2021) Perturbações do espectro de autismo: Contributos para a avaliação/intervenção na comunicação e interação social. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins, R. Fernandes (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusive@2021 (pp. 69-98). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). ISBN: 978-989-53495-1-7

Melão, D. (2021). Da breve idade imensa do sonho: a leveza vivaz das palavras recordada por Álvaro Magalhães. In S. R. da Silva e J. M. Ribeiro (Org.), Palavras limpas: a escrita para a infância e a juventude de Álvaro Magalhães (pp. 133-149). Porto: Tropelias & Companhia

Alves, S. & Silva, A.I. (2021). LGP na educação pré-escolar com crianças ouvintes: Repercussões e interferências na compreensão global de histórias. In C. Morgado (Coord.), Cadernos Pedagógicos I Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico (pp.86-102). Porto: IPP-ESE.

Nascimento, M., Matos, C. (2020). Projeto Hora M. In Martins, F., Mota, L., Espada, S. (Eds.), A formação de professores e educadores: das políticas às práticas supervisionadas (pp. 87-100). Coimbra: Instituto Politécnico de Coimbra. Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-96927-4-9

Nunes, C., Silva, E., Nobre, R., Miguel, T., Antunes, S., Rijo, R., Grácio, H. (2020). Histórias multissensoriais: um projeto de literacia inclusiva. In O. Sousa, P. Ferreira, A. Estrela, S. Esteves (Eds.), Investigação e Práticas em Leitura (pp. 9-28) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa

Ribeiro, A., Tavares, D., Faria, S. (2020). O mar nos media portugueses: que papel para a Ciência?. In A. Gradim, C. Moura, R. Ramalho (Orgs.), Comunicar Ciência num Mundo em Mudança (pp. 95-110). Editora LabCom.IFP. ISSN: 978-989-654-728-8

Ramalho, H. (2020). A educação inclusiva na narrativa dos projetos de intervenção na escola dos candidatos a diretor: Proposta de um modelo de análise. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2020 (pp. 27-39). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-54743-5-6

Loureiro, S., Felizardo, S., Xavier, P., Ribeiro, E. (2020). Sentido de competência e dificuldades na parentalidade em cuidadores de crianças com perturbação do espectro de autismo. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2020 (pp. 41-50). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-54743-5-6

Matos, A. R., Santos, S., Felizardo, S., Ribeiro, E. (2020). Promoção da linguagem em contexto pré-escolar: uma revisão sistemática. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2020 (pp. 71-127). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-54743-5-6

Ribeiro, E., Felizardo, S. (2020). Aprendizagem colaborativa, pedagogia e interatividade. In H. Ramalho, A. P. Cardoso, C. Lacerda, J. Rocha, M. Figueiredo (Coords.), Aprender é Coisa Séria: contributos para a construção do saber escolar I (pp. 53-58). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-54743-0-1

Castro M. (2019). Encargos e funções religiosas da Misericórdia de Bragança. In A Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança. Percursos e olhares. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. Retrieved from https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/17769/1/VII_Miseric%C3%B3rdia_e_as_toleradas.pdf

Castro M. (2019). Lista das Mesas Administrativas da Irmandade da SCMBGC de 1900 à presente vigência (2016-2019). In A Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança. Percursos e olhares. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. Retrieved from https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/17769/1/VII_Miseric%C3%B3rdia_e_as_toleradas.pdf

Castro M. (2019). Mais solenidades e festividades… . In A Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança. Percursos e olhares. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.

Castro M. (2019). Os benfeitores. In A Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança. Percursos e olhares. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.

Castro M. (2019). Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança. In A Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança. Percursos e olhares. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. Retrieved from https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/17769/1/VII_Miseric%C3%B3rdia_e_as_toleradas.pdf

Monteiro, S., Santos, T., Faria, S. (2019). Relações Humanas e Comunicação Organizacional: um olhar sobre o regime a Distância. In S. Gonçalves, C. Fidalgo (Coords.), Pedagogia no Ensino Superior: Coletânea de Estudos (pp. 117-140). CINEP/IPC. ISBN: 978-989-54277-6-5

Xavier, P. (2019). Apontamentos em torno da autodeterminação: da conceção às práticas no contexto escolar. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2019 (pp. 59-72). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-54036-8-4

Ramalho, H. (2019). A dialética exclusão-inclusão no quadro da atual planificação social: breve ensaio hermenêutico sobre o papel da educação inclusiva numa sociedade excludente. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2019 (pp. 15-30). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-54036-8-4

Celestino, C., Pereira, A. (2018). Orientação: um Desporto de Inclusão. In Petrica, J., Serrano, J., Faustino, A. et al. (Eds.), Desporto Adaptado (pp. 83-91). Idanha-a-Nova: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. ISBN 978-989-8936-04-2.

Artigos em Revistas Indexadas | Scopus e/ou WoS

Vieira, I., Rodrigues, A., Alén, E., & Sousa, N. (2024). Desafios da gestão sustentável do turismo numa pequena cidade histórica na perspetiva dos gestores de alojamento. RPER Revista Portuguesa de Estudos Regionais, (69), 57–78. https://doi.org/10.59072/rper.vi69.632

Amante, S. (2024). Menino, Menina, by Joana Estrela. Carcavelos: Planeta Tangerina, 2020, 48 pp. ex aequo – Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres. https://doi.org/10.22355/exaequo.2024.49.17

Vaquero-Cristóbal, R., Mateo-Orcajada, A., Ekmekçi̇, Y. A. D., Pereira, A., Amin, S., Meroño, L., González-Gálvez, N., Ballı, Ö. M., Mendes, F., Mbah, O., Abenza-Cano, L., Leiva-Arcas, A., Doğan, Y. İ., Figueiredo, A., Ponce-Ramírez, C. M., Esparza-Ros, F., Albaladejo-Saura, M. (2024). Gender equity in sport from the perspective of European women athletes and sport managers, physical education teachers and sport coaches. Frontiers in Psychology, 15. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2024.1419578

Amante, S., Fernandes, R. (2024). Impulsionando a inovação pedagógica e o empreendedorismo no ensino superior: o contributo de dois projetos de cocriação no Instituto Politécnico de Viseu. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (RISTI), E72, 158-170. Retrieved from https://www.risti.xyz/issues/ristie72.pdf

Cantú, W. A., Milhano , S., & Magueta, L. (2024). Emotions, arts and intervention: Trends, synergies and perspectives through a bibliometric analysis. Revista Conhecimento Online, 2, 48-69. https://doi.org/10.25112/rco.v2.3852

Catela, J., & Mónico, S. (2024). Notas etnográficas sobre práticas de cidadania ativa numa escola multicultural. Revista Conhecimento Online, 2(16), 181-206. https://doi.org/10.25112/rco.v2.3859

Campos, E. C., Fonseca, S., Fernández-Simo, D., Rosón, C. (2024). The Influence of Psychosocial Factors on the Successful Formal Education Trajectories of Young Spanish People in Vulnerable Situations. Behavioral Sciences, 14(4), 342. https://doi.org/10.3390/bs14040342

Figueiredo, E., Almeida Pereira, P., Ribeiro, C., Passos, C., & Antunes, J. (2024). Análise dos fatores que influenciam o sucesso do marketing relacional em bibliotecas universitárias. ReMark – Revista Brasileira De Marketing, 23(3), 1202–1276. https://doi.org/10.5585/remark.v23i3.25269

Pereira, A. M. A., Leitão, J., Celestino, T., Sarmento, H., & Silva, M. I. (2023). Determinantes para la excelencia deportiva: estudio centrado en profesores de educación física brasileños. Retos, 49, 54–60. https://doi.org/10.47197/retos.v49.97929

Pereira, A. M. A., Celestino, T. F. de S., & Ribeiro, E. do R. J. (2023). Determinantes para una Educación Física Inclusiva: percepción de un grupo de docentes especialistas en inclusión (Determinants for an Inclusive Physical Education: perception of a group of specialist teachers in inclusion). Retos, 47, 282–291. https://doi.org/10.47197/retos.v47.94755

Marracho, P., Rocha , E. M. T. C. C., Pereira, A. M. A., & Nery, M. V. G. (2023). Comportamientos de maltrato en la relación Deportista-entrenador (Mistreatment behaviours in the Athlete-coach relationship). Retos, 50, 790-798. https://doi.org/10.47197/retos.v50.98143

Leonido, L., Pereira, A., Mendes, L., Rodrigues, J. B., Morgado, E. M. G. (2023). Art Education: Two Decades of Creation, Evaluation and Application of an Interdisciplinary Method of Artistic Literacy. Education Sciences, 13(6), 589. http://dx.doi.org/10.3390/educsci13060589

Celestino, T., Ribeiro, E., Morgado, E. G., Leonido, L., Pereira, A. (2023). Physical Education Teachers’ Representations of Their Training to Promote the Inclusion of Students with Disabilities. Education Sciences, 14(1), 49. http://dx.doi.org/10.3390/educsci14010049

Amante, S. (2023). In her hands: navigating [sexual] identity and gender roles in a Portuguese graphic novel for young adults by Joana Estrela. Journal of Graphic Novels and Comics. https://doi.org/10.1080/21504857.2023.2292065

Pousada, T., Nogueira, M., Garabal-Barbeira, J., & Sousa, C. (2023). Preconceito dos estudantes universitários em relação à deficiência: Um estudo exploratório. Revista Portuguesa De Investigação Comportamental E Social, 9(1), 1–19. DOI: https://doi.org/10.31211/rpics.2023.9.1.294

Carvalho, C., Carvalho, H. (2023). O papel e a relevância da Educação Social em contexto escolar. Revista Lusófona de Educação, 60(60), 139-153. doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle60.09

Gutiérrez-Pérez, B., Martín-García, A., Murciano-Hueso, A., Cardoso, A. P. (2023). Use of serious games with older adults: systematic literature review. Humanities and Social Sciences Communications, 10(939). DOI: http://dx.doi.org/10.1057/s41599-023-02432-0

Simões, C., & Sousa, J. (2023). Qual o papel do diretor na autonomia e flexibilidade curricular? A perceção dos docentes. Revista Portuguesa De Educação, 36(1), e23008. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.25282

Tavares, F., Santos, E., & Tavares, V. (2023). Financial literacy in individuals trained in economics, management, finance, and accounting. Global Business and Organizational Excellence, 42(5), 111–120. DOI: https://doi.org/10.1002/joe.22215

Ferreira, A. J. M., Pereira, P. J. D. A., Ribeiro, C., & Sousa, S. D. A. (2023). Intellectual capital as a performance factor of communication and information start-ups in Portugal. International Journal of Learning and Intellectual Capital, 20(4), 448-465. DOI: https://doi.org/10.1504/IJLIC.2023.132179

Altafim, E., Magalhães, C., Linhares, L. (2023). Prevention of child maltreatment: Integrative review of findings from an evidence-based parenting program. Trauma, Violence, & Abuse. DOI: https://doi.org/10.1177/1524838023120181

Burhaein, E., Phytanza, D. T. P., Lourenço, C. C. V., Abror, M., Setiawan, A. (2023). Adapted physical education for autism spectrum disorder: A bibliography analysis in publication 2001-2023. International Journal of Disabilities Sports and Health Sciences, 364-372. DOI: http://dx.doi.org/10.33438/ijdshs.1300114

Phytanza, D. T. P., Burhaein, E., Lourenço, C. C. V., Pavlovic, R. (2023). Physical activity based on manipulative exercise: how it affects the gross motor of children with autism for 12 years old?. International Journal of Disabilities Sports and Health Sciences, 6(2), 171-180. DOI: http://dx.doi.org/10.33438/ijdshs.1258177

Amante, S., Freitas, A., Silva, A. I. (2023). Representatividade do Movimento Americano #MeToo nos Media Online Portugueses. Revista Conhecimento Online, 2, 211-234. http://dx.doi.org/10.25112/rco.v2.3330

Lúgaro, C., Araújo e Sá, M. H., Silva, A. I. (2023). A leitura de textos plurilíngues por estudantes surdos a partir de uma abordagem de intercompreensão: enfoques sobre a dimensão psicológica. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, 39(1), 1-29. http://dx.doi.org/10.1590/1678-460×202359804

Maciá-Andreu, M. J., Vaquero-Cristóbal, R., Meroño, L., Abenza-Cano, L., García-Roca, J. A., Cánovas-Álvarez, F. J., Díaz-Aroca, A., Capranica, L., Stanescu, M., Pereira, A., Doupona, M., Mendes, F., Figueiredo, A., Isidori, E., Sánchez-Pato, A., Leiva-Arcas, A. (2023). Self-perception of dual career barriers and athletic identity in student-athletes with disabilities according to disability type and level of professionalization. Scientific Reports, 13, 20531. https://doi.org/10.1038/s41598-023-47881-4

Amante, S. (2023). Highway, T. 2022. Laughing with the Trickster: On Sex, Death, and Accordions. Toronto: House of Anansi. Revista de Comunicação e Linguagens, (59), 204-211. https://doi.org/10.34619/knpq-7oef

Amante, S. (2023). Weaving Words of Connection and Pictures of Endearment Together into E(/a)ffective Storytelling: A Glimpse of We All Play, Still This Love, Buffalo Wild, and On the Trapline. Jeunesse: Young People, Texts, Cultures. https://doi.org/10.3138/jeunesse-2022-0048

Murciano-Hueso, A., Martín-García, A.-V., & Cardoso, A. P. (2022). Technology and Quality of Life of Older People in Times of COVID: A Qualitative Study on Their Changed Digital Profile. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(16), 10459. https://doi.org/10.3390/ijerph191610459

Celestino, T., Pereira, A., & Ribeiro, E. (2022). Formação de professores de educação física para a inclusão: representações de professores universitários. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, 15(se1), Artigo se1. https://doi.org/10.14571/brajets.v15.nse1.47-64

Amante, S. (2022). Chimamanda Adichie, Mia Couto e o combate às expectativas de género. Revista Estudos Feministas, 30(1). DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n175873

Amante, S. (2022). Forging a space for dialogue and negotiation in modern picture books by Melanie Florence. Ars Aeterna, 14(2), 22-36. DOI: https://doi.org/10.2478/aa-2022-0009

Santos, E. M. M., Tavares, V. C., Ratten, V., Tavares, F. O. (2022). The profile of the Portuguese regarding the perception of financial literacy. Managerial Finance, 48(9/10), 1301-1316. https://doi.org/10.1108/MF-05-2021-0210

Almeida, T., Ribeiro, C., Pereira, P., Campos, S., Ferreira, A., & Passos, C. (2022). Contribution of emotional competence to organisational change in a remote working setting. Millenium, 2(19), 13-24. https://doi.org/10.29352/MILL0219.27270

Sobral, S., Passos, C., Ribeiro, C. ., & Fonseca, P. (2022). Corporate social responsibility communication practices in the portuguese banking. Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health, 2(11e), e25791. https://doi.org/10.29352/mill0211e.25791

Marracho, P., Pereira, A., Nery, M., Rosado, A. & Coelho, E. (2021). Is young athletes’ bullying behaviour different in team, combat or individual sports?. Motricidade 17(1), 70-78. DOI: 10.6063/MOTRICIDADE.21129

Nogueira, M., Sousa, C. (2021). Os Desafios da Inclusão Laboral das Pessoas com Deficiência. International Journal of Marketing, Communication and New Media 10(2021), 7-23. Retrieved from http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/583

Almeida, T., Costa, L. B. (2021). Cartografia infantil: enfoques metodológicos seguidos de experiências com crianças e jovens de Portugal e Brasil. Childhood & Philosophy, 17, 01-24. DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56968

Almeida, T., Silva, A. C., Rosa, J. (2021). Invented spelling intervention programmes: Comparing explicit and implicit instructions. Análise Psicológica, 39(2), 229-245. DOI: https://doi.org/10.14417/ap.1848

Miranda, S., Antunes, A. C., Gama, A., Di Fatima, B., Machado, A. T. (2021). Navegar por redes nunca antes navegadas: motivações e engagement dos seniores ibéricos. Texto Livre, 15, e33366. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/33366

Lopes, S. M., Beato, I., Pimentel, L. & Maurício, C. S. (2021). The adaptation to distance learning contexts by senior students of a Portuguese higher education institution, in a pandemic environment | A adaptação a contextos de ensino a distância por estudantes seniores de uma instituição de ensino superior Portuguesa, numa conjuntura pandémica. Revista Conhecimento Online, 1(2021), 193-215. DOI: 10.25112/rco.v1i0.2407

Savvides, N., Milhano, S., Mangas, C., Freire, C. & Lopes, S. (2021). Failures in a failing education system: comparing structural and institutional risk factors to early leaving in England and Portugal. Journal of Education and Work, 34(7-8), 789-809. DOI: 10.1080/13639080.2021.2002831

Fernández-Simo, D., Campos, E., Amante, M. J., Fernández, M. V. C., Xavier, P., Fernández, X. M. C., & Fonseca, S. (2021). Comparative analysis of the child welfare systems of Portugal and Galician. Millenium, 2(16), 23-30. DOI: 10.29352/mill0216.23795

Magalhães, C. & Knox, M. (2021). A Multi-Site Study of the ACT Raising Safe Kids Program in Portugal. Journal of Aggression, Maltreatment & Trauma. DOI: 10.1080/10926771.2021.1933287

Lourenço, C., Melo, G., Boato, E. M. (2021). Balance Assessment in Children with Down Syndrome Who Practice Dance. Annals of Applied Sport Science, 9(4), e977. DOI:10.52547/aassjournal.977

Lúgaro, C., Araújo e Sá, M. H., Silva, A. I. (2021). Intercompreensão em línguas para surdos: uma proposta para o desenvolvimento das multiliteracias. Revista Lusófona de Educação, 54(54), 13-34. Retrieved from https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8170

Fernández Batanero, J.M., Rueda, M.M., Cerero, J.F. & Tadeu, P. (2021). Impact of ICT on students with disability in the field physical education: A systematic review | Impacto de las TIC en el alumnado con discapacidad en el área de educación Física: Una revisión sistemática. Retos, 39, 21-28. DOI: 10.47197/retos.v0i39.78602

Tavares, F., Santos, E., Tavares, V., & Ratten, V. (2020). The Perception and Knowledge of Financial Risk of the Portuguese. Sustainability, 12(19), 8255. DOI: https://doi.org/10.3390/su12198255

Silva, A., Fonseca, S., & Amante, M. J. (2020). Institution, school, future and satisfaction with life under the perspective of institutionalized young people. Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health, 2(6e), 33–41. DOI: https://doi.org/10.29352/mill0206e.03.00345

Santos, E., Tavares, F. (2020). The level of knowledge of financial literacy and risk of the Portuguese. International Journal of Euro-Mediterranean Studies, 13(2), 91-116.

Tavares, F. O., & Santos, E. (2020). Financial Literacy Perception Scale for the Portuguese Population. Scientific Annals of Economics and Business, 67(2), 277–290. DOI: https://doi.org/10.47743/saeb-2020-0015

Coutinho, E., Santos, E., Esteves, I., Tavares, A. R., Chaves, C., Correia, P., & Santos, P. M. (2020). Significados atribuidos ao programa de mentoria implementado numa instituição de ensino superior. Millenium, 2(ed espec nº7) 95-105. DOI: 10.29352/mill0207e.11.00386

Lourenço, C., Esteves, D., Nunes, C., Liu, T. (2020). Motor proficiency of children with autism spectrum disorder and typically developing children in Portugal. Journal of Physical Education and Sport ® (JPES), 20(3), 1491-1496. Retrieved from https://efsupit.ro/images/stories/mai2020/Art%20205.pdf

Couceiro Figueira, A. P., Gameiro, P., Ribeiro, Celia. (2020). Metalinguistic awareness in 9 year-old Portuguese children: a pilot study with the Portuguese THAM-2. Rivista di psicolinguistica applicata, XX(1): 45-61. DOI: 10.19272/202007701003

Figueira, A. P. M. C. C., & Pinto, M. A. (2020). O que serão os tham’s? Avaliar/intervir a consciência metalinguística. Práxis Educacional, 16(38), 352-364. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6013

Pavão, I., Santos, F., Wright, P. M., Gonçalves, F. (2019). Implementing the teaching personal and social responsibility model within preschool education: strengths, challenges and strategies. Curriculum Studies in Health and Physical Education, 10(1), 51-70. DOI: 10.1080/25742981.2018.1552499

Silva, A. C., Borges, S., Almeida, T., Quintão, S. (2019). O impacto de programas de intervenção na revisão textual de estudantes do 4º ano de escolaridade. Análise Psicológica, 37(3), 355-369. DOI: https://doi.org/10.14417/ap.1634

Almeida, T., Silva, A. C. (2019). Escritas inventadas no Jardim-de-Infância: comparando dois programas de intervenção. Psicologia Escolar e Educacional, 23. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392019012948

Mangas, C., Lopes, S., Ferreira, P., Beato, I. (2019). Accessing higher education after 23 years old: Opportunities and motivations. Cadernos de Pesquisa, 49(172), 36-52. DOI: https://doi.org/10.1590/198053145943

Martins, L., Oliveira, I. (2019). Educational collaboration as a means to foster authentic learning and enhance employability. Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health, 4(2), 91-97. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/15120

Delgado, A. L., Olmedo, E., Tadeu, P., Batanero, J. M. (2019). Proposal of mobile applications conditions to develop a Personal Accessibility Environment for users with visual disabilities in Smart Cities, Propuesta de las condiciones de las Aplicaciones móviles, para la construcción de un Entorno de Accesibilidad Personal para usuarios con discapacidad visual en las Smart Cities. Aula Abierta, 48(2), 193-201. Doi: 10.17811/rifie.48.2.2019.193-202

Fernández-Batanero, J. M., Tadeu, P. (2019). Inclusive education and ICT, Presentación del número Educación inclusiva y TIC. Aula Abierta, 48(2), 125-127.

Sarmento, H., Anguera, M.T., Pereira, A., Araújo, D. (2018). Talent Identification and Development in Male Football: A Systematic Review. Sports Medicine, 48, 907-931. https://doi.org/10.1007/s40279-017-0851-7

Brandão, A., Pereira, J., Gonçalves, F., Coelho, E., Quaresma, L. (2018). Risks in adventure sport activity. Which risks are perceived by experienced canyoneers?. Journal of Physical Education and Sport, 18(1), 163-169. DOI: 10.7752/jpes.2018.01021

Almeida, T. (2018). O governo da infância: o brincar como técnica de si. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 70(spe), 152-166. Retrieved from http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672018000400013&lng=pt&tlng=pt

Silva, A. C., Almeida, T. (2018). Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista e da aprendizagem estatística. Psicologia Escolar e Educacional, 22(1), 63-71. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392018019534

Oliveira, O., Ribeiro, C., Simões, C., & Pereira, P. (2018). Quality of life of children and adolescents with visual impairment. British Journal of Visual Impairment, 36(1), 42–56. DOI: https://doi.org/10.1177/0264619617737123

Martinho, D., Santos, E., Miguel, I., Cordeiro, D. (2018). Factors that Influence the Adoption of Postgraduate Online Courses. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), 13(12), 123-141. 10.3991/ijet.v13i12.8864

Kumpfer, K. L. & Magalhães, C. (2018). Strengthening Families Program: An Evidence-Based Family Intervention for Parents of High-Risk Children and Adolescents. Journal of Child & Adolescent Substance Abuse, 27(3), 174-179. https://doi.org/10.1080/1067828X.2018.1443048

Batanero, J., Tadeu, P., Cabero, J. (2018). Ict and disabilities. Construction of a diagnostic instrument in Spain. Journal of Social Studies Education Research, 9(3), 332-350. doi: 10.17499/jsser.07916

Artigos em Revistas

Rocha, P. G. L., Simim, M. A. M., Pereira, A., Aranha, Á. (2024). A prática da capoeira modifica a noção de corpo de pessoas com deficiência intelectual?. Conexões. https://doi.org/10.20396/conex.v21i00.8674547

Díaz, C. D., Araújo, L., Moreira, J., Amante, M. J., Fonseca, S., Carrera, C. B. (2024). Variables predictoras de los estereotipos hacia las personas mayores en estudiantes de educación superior de Cabo Verde, España y Portugal. Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(2), 51-60. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2023.n2.v1.2577

Gama, A., Soares, M. C., David, A. (2024). A mentoria no ensino superior: os desafios da comunicação no programa mentori@ipl. Revista FORGES / Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, 10(1), 133-158. https://edicoes.aforges.org/index.php/revista/issue/view/14/15

Sobral, S., Ribeiro, C., & Passos, C. (2024). A liderança no feminino: teorias, obstáculos e implicações na responsabilidade social das organizações. Gestão E Desenvolvimento, (32), 191-212. https://doi.org/10.34632/gestaoedesenvolvimento.2024.16119

Rocha, P., Pereira, A., Simim, M., Aranha, Á. (2023). The neuropsychomotor impact of capoeira on people with intellectual disabilities: a case study. Journal of Sport Pedagogy & Research, 9(2), 33-40. http://dx.doi.org/10.47863/vkmw6194

Cruz, C., Vohlgemuth, L. (2023). Mediação Artística e Cultural: Que Perfil Profissional?. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 10(1). DOI: https://doi.org/10.21814/rlec.4257

Ureta, M., Mera, R., Franco, S., Vera, J. (2023). Factores culturales en la producción de cacao en Manabí-Ecuador. ReHuSo, 8(2), 60-74. DOI: https://doi.org/10.33936/rehuso.v8i2.5744

Vieira, I., Santos, P., & Fernandes, D. (2023). The role of mental maps in the co-creation of cultural experiences: “living heritage” project. Journal of Tourism and Heritage Research, 6(2), 154-174. Retrieved from https://www.jthr.es/index.php/journal/article/view/472

Kivanç, T., Çötok, N. A., Kaya, M., Tadeu, P., Acibal, B. (2023). An Analysis of the November 25 Prevention of Violence against Women Public Service Advertisement Published in Turkey in the Fight against Violence. Journal of Family, Counseling and Education, 7(2), 1-19. https://doi.org/10.32568/jfce.1213254

Rocha, P., Pereira, A., Simim, M., Aranha, Á. C. (2023). O impacto neuropsicomotor da capoeira em pessoas com deficiência intelectual: um estudo de caso. Journal of Sport Pedagogy & Research 9(2), 33-40. https://doi.org/10.47863/VKMW6194

Antunes, S. (2023). As trocas intergeracionais no contexto da pandemia de Covid-19. RIAGE – Revista Ibero-Americana De Gerontologia, 4. https://doi.org/10.61415/riage.80

Celestino, T., Pereira, A., Ribeiro, E. (2022). Towards an Inclusive Ethics in Physical Education. The Scientific Journal of the FPDD – Sport and Physical Activity for All, 8(8), 6-12. https://fpdd.org/wp-content/uploads/2022/12/2_ID512022_Celestino-et-al_versa%E2%95%A0ao-final.pdf

Celestino, T., Pereira, A., Ribeiro, E. (2022). Perspetivas éticas de professores portugueses do ensino básico e secundário perante a inclusão em Educação Física. Journal of Sport Pedagogy and Research, 8(2):24-31. DOI: 10.47863/BUTT4533

Nogueira, M. (2022). Interpersonal Communication in the workplace in the perspective of People with Disability co-workers. International Journal of Engineering, Business And Management(IJEBM), 6(3), 23-27. 10.22161/ijebm.6.3.3

Rodrigues, F. M. (2018). Ainda a inclusão: os versus na Educação Artística. Revista Matéria-prima, 6(2), 145-155.

Carvalho, C., Lima, F. (2022). Institucionalização de Crianças e jovens em Portugal: Estudo de Casos. Serviço Social em Perspectiva, 6(1), 251-271. DOI: 10.46551/rssp202213

Castro, M., Ribeiro, M. do C. (2022). Identidade(s) europeia(s) e diversidade(s) cultural(is): perceções dos estudantes. EduSer, 14(2). https://doi.org/10.34620/eduser.v14i2.227

Macário, M. J., Sá, C. M. (2022). Variação Intralinguística e pluricentrismo na educação em português no Século XXI. Estudos Linguísticos e literários, 73, 338-356. Retrieved from https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/46700/27549

Neto, F., Cruz, C. B. (2022). Lisboa pelos olhos de Endovélico: o potencial de uma base de dados para o conhecimento das populações passadas. Arqueologia & História, 73, 275-283.

Ribeiro, M., & Castro, M. (2022). O contributo da intervenção socioeducativa no desenvolvimento de competências pessoais/profissionais. Aprender, (44), 25–34. DOI: https://doi.org/10.58041/aprender.169

Nunes, C., & Soares, S. (2022). Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(1), 97–130. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.311

Lindeza, I. C., Pereira, A. I., Gama, A., & Arez, A. (2022). O Projeto Musical “Na AFID eu sou Feliz!” Escutar a voz das pessoas com deficiência. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(2), 192-213. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.332

Moreira, P., Gama, A. (2022). Música na Comunidade e Intervenção: uma abordagem às práticas dos estudantes da licenciatura em música na comunidade da ESELx/ESML em contexto de estágio (2015-2017). ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos, 11(3), 67-82. Retrieved from http://hdl.handle.net/10174/32800

Tavares, D. C., Oliveira, S. de, Santos, F., & Bassani, P. (2022). A Política de Cooperação como Estratégia para a Inclusão de Pessoas com Deficiência Visual na Educação a Distância. EaD Em Foco, 12(2), e1784. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1784

Melão, D. (2022). “Ser pequeno na cidade”: Fraturas e desvios do espaço urbano na literatura para a infância. Revista TOPUS, 8(1), 56-68. http://revistatopus.com.br/edicao_.asp?cod=131&edicaoCod=15

Figueiredo, E., Ribeiro, C., Passos, C., & Pereira, P. (2022). Marketing relacional em bibliotecas universitárias: uma revisão da literatura. Gestão E Desenvolvimento, (30), 289-316. https://doi.org/10.34632/gestaoedesenvolvimento.2022.11342

Pereira, A. R., Passos, C., & Ribeiro, C. (2022). A motivação no ambiente de trabalho e o seu efeito no desempenho profissional: um estudo no setor bancário. Gestão E Desenvolvimento, (30), 481-503. https://doi.org/10.34632/gestaoedesenvolvimento.2022.11688

Lima, E., Leitão, J. C., Alencar, D., Fillho, J. B., Pereira, A. (2021). A excelência no desporto paralímpico brasileiro: um estudo de caso. Coleção Pesquisa em Educação Física, 20(01), 7-14. Retrieved from https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/6751/1/05449d1e1597ec1ba080c7d69c2f852b.pdf

Nogueira, M., Sousa, C. (2021). Emotions, communicational process and inclusion of people with disabilities in the work context. South Florida Journal of Development, 2(2), 3737–3752. DOI: https://doi.org/10.46932/sfjdv2n2-211

Nogueira, M., Sousa, C. (2021). Assessing the Importance of Work for People with Disabilities at Auchan, Portugal. European Scientific Journal, 17(26), 44. DOI: https://doi.org/10.19044/esj.2021.v17n26p44

Nogueira, M., Sousa, C. (2021). The work of people with disabilities in the perception of colleagues and managers. International journal of Advanced Research (IJAR), 9(08), 218-224. DOI: 10.21474/IJAR01/13253

Nogueira, M., Sousa, C., Cuadrado-Gordillo, I. (2021). Emotional Intelligence, Interpersonal Communication and Integration of People With Disabilities Inserted in the Labor Market. International Journal of Business and Social Science, 12(2), 106-116. doi: 10.30845/ijbss.v12n2p9

Nogueira, M., Sousa, C., Cuadrado-Gordillo, I. (2021). Emotional Intelligence Assessment, Interpersonal Communication and Integration of People with Disabilities in the Portuguese Labour Market. American Research Journal of Humanities Social Science, 4(2). 31-37. Retrieved from https://www.arjhss.com/wp-content/uploads/2021/02/E423137.pdf

Lopes Neta, N., Figueira, A. P. (2021). A violência simbólica contra os alunos em vulnerabilidade social durante a pandemia. Revista Tópicos Educacionais, 27(1), 22-34. DOI: https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.250234

Macário, M. J. & Sá, C. (2021). Pensa globalmente, age localmente: as vozes da diversidade no livro-álbum. Indagatio Didactica, 13(5), 29-43. DOI: 10.34624/id.v13i5.27157

Ribeiro, M. do C., & Castro, M. (2021). Educação não formal: perceções e potencialidades formativas. EduSer, 13(2). DOI: https://doi.org/10.34620/eduser.v13i2.166

Cruz, C. B., Vieira, N., & Vohlgemuth, L. (2021). Degree in Artistic and Cultural Mediation (ESELx – IPL): a critical analysis on the role of the mediator and mediation process in the Portuguese context. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 11(2), 118–137. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v11i2.268

Vohlgemuth, L., Campos, J., & Cruz, C. (2021). L’esprit de Jean-Claude Gillet plane toujours sur la formation en animation à Lisbonne. International Journal Sociocultural Community Development and Practices, (19), 29-38. DOI: https://doi.org/10.55765/atps.i19.976

Vohlgemuth, L., Campos, J., Cruz, C., Maurício, P., West, D., Charréu, L. (2021). Formation en animation socioculturelle à l’ESELx : quelle place aux sciences physiques et naturelles?. Revue internationale animation, territoires et pratiques socioculturelles. DOI: https://doi.org/10.55765/atps.i20.1062

Almeida, R. F., Menezes, N., Carvalho, A. B. & Brinca, J. (2021). Transexualitie in Social Policy: Current Diretions and Social Emacipation in Portugal. Journal of Modern Education Review, 11(1), 9-14. DOI: 10.15341/jmer(2155-7993)/01.11.2021/002

Brinca, J., Menezes, N., Carvalho, A. B., Almeida, R., Ribeiro, E. & Leitão, A. R. (2021). O papel do serviço social e da direção técnica na avaliação dos riscos psicossociais nas ajudantes de ação direta de uma estrutura residencial para pessoas idosas. Egitania Sciencia, (Special Edition Age Comm), 203-224. DOI: 10.46691/es.v0i0363

Menezes , N. (2021). Ser assistente social. A formação académica em serviço social (Portugal) enquanto elemento estruturante e identitário. Revista Temas Sociais, (1), 104-121. DOI: https://doi.org/10.53809/2021-01-TS-n.1-104-121

Menezes, C., Gamboa, M. J., Brites, L., & Oliveira, M. (2021). Dez minutos de conversa: Podcasting como recurso de formação multidimensional. Comunicação Pública, 16(31). DOI: 10.34629/cpublica.65

Sousa, L. N. (2021). Contextos de democratização do acesso ao ensino superior: uma abordagem sociológica sobre o Instituto Politécnico de Viseu. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, XLII (43-60). Retrieved from https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/11330/10399

Melão, D. (2021). Educação, cidadania e intergeracionalidade: avós e netos na literatura para a infância. Investigar em Educação, II Série(13), 89-100.

de Carvalho Coutinho, E., Oliveira, A. P., Reis, C. M., Oliveira, I. R. C., de Almeida Maltez, L., Osório, S. M. P., Parreira, M.V., Nelas, P., Chaves, C., Duarte, J., Antunes, S. & dos Santos, P. M. (2021). A inclusão dos estudantes na academia como um desafio à interculturalidade. REVES-Revista Relações Sociais, 4(2), 12532-01.

Figueira, A. P. C., Rita, S. S. (2020). Consciência metalinguística analisada com o THAM-3: Estudo com adultos portugueses. Psicologia, Educação e Cultura, XX IV(1), 47-67. Retrieved from https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/32381/1/PEC%20Maio%202020.pdf

Macário, M. J., Sá, C. M. B. F. (2020). Pensa globalmente, age localmente: A literatura de potencial receção infantil na promoção da educação para a cidadania global. Indagatio Didactica, 12(5), 47-61. Retrieved from https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/23433

Veiga, B., Fernandes, I., Sousa, O., Nunes, C., & Fuertes, M. (2020). Estudo comparativo da participação, interação e comunicação em díades com crianças com atraso de desenvolvimento e com crianças com desenvolvimento típico durante uma tarefa construção. Sensos-E, 7(1), 99–110. DOI: https://doi.org/10.34630/sensos-e.v7i1.3512

Antunes, S. (2020). The Place of School Social Workers within Education Public Policy: The Portuguese Case. RAIS Journal for Social Sciences, 4(1), 9-19. DOI: 10.5281/zenodo.3839006

Coutinho, E., Oliveira, A. P., Reis, C. M., Cabral Oliveira, I. R., Maltez, L. A., Osório, S. M., Parreira, V., Nelas, P., Chaves, C., Duarte, J., Antunes, S., Santos, P. (2020). Exclusion experiences in the academy: Challenges to interculturality. New Trends in Qualitative Research, 4, 391–405. DOI: https://doi.org/10.36367/ntqr.4.2020.391-405

Beato, I., Ferreira, P., Lopes, S. M., Mangas, C. (2020). Ensino Superior depois dos 23 anos: capacitação pessoal, social e profissional. Revista Contemporânea de Educação. 15(33), 236-255. https://doi.org/10.20500/v15i33.30195

Santos, O., Reis, S., Mangas, C., Ferreira, P. B. (2020). Contributos do Projeto ProLearn4ALL para a formação profissional de jovens adultos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais. Revista Latina de Sociologia, 10(1), 58-74. Retrieved from https://revistas.udc.es/index.php/RELASO/issue/view/relaso.2018.8.3

Melão, D. (2020). A poesia da escuta dos paratextos em Regresso a casa. Cadernos de Educação Básica, 5(3), 1-14. Doi: 10.33025/ceb.v5i3.3054

Cardoso, A. P., Felizardo, S., Pereira, J., Rodrigues, P., Proença, J. (2019). Utilização de agentes artístico-expressivos em indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 6(2), 126-136. doi: 10.17979/reipe.2019.6.2.5744

Castro, M. (2019). Manifestações religiosas processionais. Passado e presente na tradição brigantina. Journal of the Sociology and Theory of Religion, 8(S.1), 83-110. Doi: 10.24197/jstr.0.2019.83-110

Figueira, A. P. C. (2019). Dynamic assessment/intervention its gross balue. Neuro Research, 1(1), 5. DOI: https://doi.org/10.35702/nrj.10005

Figueira, A. P. C., & Ferreira, T. (2019). A linguagem figurativa, compreensão e expressão. Estudo comparativo: alunos de classe regular e alunos referenciados com necessidades educativas especiais. Gestão e Desenvolvimento, (27), 197-210. DOI: https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.381

Figueira, A. P. C., & Rocha, F. (2019). Potenciar a atenção/concentração pelo REHACOG. Gestão E Desenvolvimento, (27), 315-335. DOI: https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.386

Macário, M. J., Sá, C. M. (2019). O valor da língua portuguesa no mundo atual: Um estudo com futuros profissionais da Comunicação Social. Indagatio Didactica, 11(1), 35-48.

Pimentel, L., Lopes, S., Pedrosa, B., Maurício, C. (2019). Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 3(2), 307–322. DOI: https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n2.v2.1921

Silva, A. M., Felizardo, S. (2019). Alunos com necessidades educativas e bullying: contributos de um estudo de caso. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 10(2), 301-314. DOI: https://doi.org/10.34628/gdjd-9g48

Cardoso, A. P., Felizardo, S., Pereira, J., Rodrigues, P., Proença, J. (2019). Use of artistic-expressive agents in individuals with Autism Spectrum Disorder. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 6(2), 126-136. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2019.6.2.5744

Cunha, M., Aparício, G., Madureira, A., Menezes, L., Menezes, N., Nascimento, M., & Santos, C. (2019). Generic and Specific Competencies of the Supervisor in Pedagogical Context. International Journal of Arts and Social Science, 2(1), 1-10. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.19/5393

Rodrigues, F. (2019). As visitas de estudo – um elemento chave na aprendizagem das línguas estrangeiras. International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología, 1(1), 165-170. doi: 10.17060/ijodaep.2019.n1.v1.1402

Figueiredo, A., Maior, M. V., Sousa, S., Ribeiro, E., & Cordeiro, L. (2019). Comportamentos de risco em adolescentes: estudo exploratório centrado nas diferenças entre rapazes e raparigas. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 9(2), 93–102. Retrieved from http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2713

Sousa, B., Fonseca, M., Loureiro, S., Cordeiro, L., & Ribeiro, E. (2019). Suicídio na infância e adolescência: fatores de risco e prevenção. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 9(2), 103–112. Retrieved from http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2714

Simões, C., Ribeiro, C., Cabral, I., & Pereira, P. A. (2019). Adaptação cultural, validade e fiabilidade da escala pessoal de resultados-crianças e jovens. Gestão E Desenvolvimento, 27, 155-180. DOI: https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.379

Figueira, A. P. C., Pinto, M. A., Ribeiro, C. (2019). If you don’t know, why don’t you ask? What are the THAM’s?. Psychology & Psychological Research International Journal, 4(5), 000224. DOI: 10.23880/pprij-16000224

Fernández-Batanero, J. M., Tadeu, P. (2019). ICT and Functional Diversity. Obstacles to Training Teachers in the Autonomous Community of Castile and Leon (SPAIN). SISYPHUS – Journal of Education, 7(1), 31-45. doi: 10.25749/sis.15272

Celestino, T., Pereira, A. (2018). Em busca da excelência no desporto adaptado: um estudo de caso. Desporto e atividade física para todos, 4(1), 25-37. https://fpdd.org/wp-content/uploads/2019/01/Em-busca-da-excel%C3%AAncia-no-desporto-adaptado-um-estudo-de-caso.pdf

Rossi Junior, R., Pereira, A., Alencar, R. de, Rossi, M. S., & Azevêdo, P. H. (2018). A fundação de apoio e mobilização social (FAMFS), o esporte e a inclusão social. Revista Brasileira de Educação Física E Esporte, 32(4), 483-495. Doi: 10.11606/issn.1981-4690.v32i4p483-495

Couceiro, A. P. (2018). Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB). Educação e Realidade, 43(1). DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623661470

Figueira, A. P. C., Rodrigues, R. C. (2018). (Ex)pressões dramáticas no desenvolvimento: um estudo sobre as representações de alunos, pais e docentes acerca dos benefícios da expressão dramática. Repertório, 21(30), 333-364. Retrieved from https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/citationstylelanguage/get/harvard-cite-them-right?submissionId=20665&publicationId=16941

Gonçalves, F. M., & Lima, R. F. (2018). A implementação da avaliação formativa e sumativa no ensino da Educação Física. Revista Profissão Docente, 18(38), 117–127. DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1174

Neta, N. A. L., Figueira, A. P. C., Bidarra, M. G. A. (2018). Representações sociais: Zona muda. Contributos do Modelo de Estratégia Argumentativa. Revista Educação e Cultura Contemporânea, 15(38), 375-387. Retrieved from http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/1172

Almeida, T. (2018). Currículos e agenciamentos do devir: trânsitos ao redor de Deleuze na delimitação da infância a partir de O Emílio de Rousseau. Fractal: Revista de Psicologia, 30(3), 302-309. DOI: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i3/9582

Santos, V., Lopes, S. M. & Lobão, C. (2018). O contributo da Universidade Sénior de Pombal na promoção do envelhecimento ativo dos seus estudantes. Res Net Health 4, 1-4.

Castanheira, A., Barreto, A., Santos, F., Santos, M. I. & Silva, M. (2018). Avaliação por Pares ou Amigos Críticos? O Caso do Projeto Coordenadas para a Cidadania Global. Sinergias: Diálogos Educativos para a Transformação Social, 7, 49-57. Retrieved from http://www.sinergiased.org/index.php/revista/item/149

Sobral, S., & Ribeiro, C. (2018). A liderança no feminino: uma revisão da literatura. Gestão E Desenvolvimento, (26), 57-76. DOI: https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.1999.655

Rodrigues, A. Ribeiro, C., Figueira, A. P. C. (2018). Perturbación del Aprendizaje Específico con déficit en Lectura en alumnos de 1º y 2º ciclo de enseñanza básica. Profesores de educación especial y padres en colaboración. Revista Iberoamericana de Educacion, 78(2), 97-121. DOI: https://doi.org/10.35362/rie7823182.

Melão, D., Silva, A. I., Balula, J. P. (2018). Representações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de caso. Indagatio Didactica, 10(5), 111-127.

PROJETOS

06/C06-i07/2024.P8865 Move Forward With Us

Duração: 2024 – 2026 ...

POCH-02-53I2-FSE-000014 | [A4] IPV Equitativo

Duração: 2022 – 2023 ...

PCIF/GRF/0050/2019 | ShareFOREST

Duração: 2021 – 2024 ...
Projetos internos
Scroll to Top