PROJ/CI&DETS/CGD/0004 | SUCESSO ACADÉMICO NO ENSINO SUPERIOR: COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS E PREVENÇÃO DO ABANDONO

Duration: 2017 – 2018

Principal Researcher

Manuela Ferreira

Team Members

Ana Paula Cardoso
Cláudia Chaves
Edurne Chocarro de Luís
João Duarte
José Luís Abrantes
Lídia Cabral
Manuela Ferreira
Raquel Guiné
Renato de Carvalho
Rodolfo Ambiel
Sandra Antunes
Sofia Campos

R&D UNIT

CI&DETS/IPV

Institutional and Enterprise Partners

Universidad de La Rioja;
Universidade São Francisco

Funding

IPV/CGD

Enquadramento: O insucesso académico o abandono e a desmotivação de muitos estudantes é preocupante para as famílias para as instituições de ensino superior e para o País. O insucesso é muitas vezes explicado pela falta de interesse pela dificuldade de adaptação ao curso e à instituição de ensino superior pela falta de métodos de estudo e pela complexidade de contextos e ambientes emocionais vivenciados pelos estudantes.
Nesta fase da sua vida os estudantes são confrontados com novas tarefas desafios e um acréscimo de responsabilidades mas também de oportunidades de desenvolvimento de projetos pessoais e académicos.
Estes novos projetos podem no entanto ser motivo de frustração e desmotivação. Os estudantes podem não ter as competências emocionais e cognitivas necessárias à integração nesse contexto podendo ter impacto negativo na sua adaptação e no sucesso académico levando-os ao abandono do ensino superior.

Objective

O objectivo geral do estudo é o de diagnosticar e sistematizar os dados relativos ao abandono e insucesso académico no Instituto Politécnico de Viseu nos seus diferentes domínios científicos. Como objetivos específicos pretendemos: identificar fatores preditores do sucesso e performance académica no
Ensino Superior; identificar eventuais padrões de insucesso e abandono nos domínios estudados; analisar determinantes das competências emocionais dos estudantes e a sua relação com o sucesso académico; identificar os eventuais fatores que podem influenciar a decisão de abandono do ensino superior e por fim
identificar as prioridades de intervenção de natureza preventiva e sugerir linhas de ação promotoras do sucesso.

Tipo de estudo: Estudo não experimental analítico e correlacional de corte transversal em que serão desenvolvidas e validadas escalas tais como a Escala Performance de Aprendizagem adaptada de Young et al. (2003); a Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior (M-ES) adaptada de Ambiel R. (2015) a Escala de Inteligência Emocional (ESCQ) Faria L.; Lima Santos N.(2005) e o Questionário de Vivências Académicas (QVA-r) de Almeida Soares e Ferreira (2002). Recorrendo à análise fatorial confirmatória serão desenvolvidos modelos de explicação causal através das equações estruturais com recurso ao programa Lisrel 8.8.

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