[KA201-B8CA5CAE] 2019-1-TR01-KA201-077307 | NEW APPROACHES IN INSPECTION: A POLYCENTRIC MODEL

Duration: 2019 – 2021

Principal Researcher

Celal Kiliç

CI&DEI´s Principal Researcher

Henrique Ramalho

Team Members

Ana Costa Lopes
Ana Paula Cardoso
Belmiro Rego
Carla Lacerda
João Rocha
Maria Pacheco Figueiredo
Nídia Morais

Institutional and Enterprise Partners

Ministry of National Education Presidency of Inspection Board;
Instituto Politécnico de Viseu;
Universidade de Lisboa;
Ordu Il Milli Egitim Mudurlugu;
Stichting Vu;
Ordu Social Science Lycee;
Dublin City University;
Sofiiski Universitet Sveti Kliment Ohridski;
Agrupamento de Escolas de Fernando Pessoa

Funding

Erasmus +

Research line:
Políticas Educativas Didáticas e Formação

more

Este modelo que serviu de inspiração para o projeto baseia-se no facto de as escolas se agruparem em redes com base em diversas circunstâncias como sejam a sua situação geográfica as condições socioculturais tipologias indicadores de auditoria autoavaliação das escolas entre outros através de um processo que envolve todas as partes interessadas (pais diretores alunos municípios etc.). Diferentes países criaram estes agrupamentos chamados de Redes de Escolas com metodologias diferentes os quais são geridos e avaliados de modos diversos e com diferentes abordagens nos vários contextos. As Universidades de Dublin Sofia e Sticting VU têm trabalho pioneiro neste domínio tendo conduzidos vários projetos locais e internacionais relacionados com o modelo. Portugal é um importante ator onde foram implementados agrupamentos de escolas trabalhando em rede. Um dos nossos parceiros o Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa é um exemplo tendo sido objeto de visita durante o evento decorrido em Lisboa

Scroll to Top