Margarida Rodrigues

Margarida Maria Amaro Teixeira Rodrigues

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA • Escola Superior de Educação • 0000-0003-4658-6281 | 1B1C-88B5-75C4

SCIENTIFIC PRODUCTION

International Edition Books

No posts found.

International Edition Book Chapters

Rodrigues M. (2019). A flexibilidade de cálculo e a resolução de tarefas de natureza aditiva. In A. Carneiro-Barrera & A. Díaz-Román (Eds.) Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo (pp. 541-550). Granada Espanha: Asociación Española de Psicología Conductual

Rodrigues M. (2019). As práticas de ensino para o desenvolvimento nos alunos da flexibilidade de cálculo multiplicativo: Um estudo de caso de uma professora brasileira do 4.º ano. In A. Carneiro-Barrera & A. Díaz-Román (Eds.) Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo (pp. 551-558). Granada Espanha: Asociación Española de Psicología Conductual

Rodrigues M. Serrazina M. L. Dombrowski A. E. Ponte J. P. Nunes M. J. Serrazina L. Ponte J. P. (2019). Ditado de uma construção com cubos de madeira. In A. Carneiro-Barrera & A. Díaz-Román (Eds.) Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo (pp. 559-565). Granada Espanha: Asociación Española de Psicología Conductual

National Edition Books

Brocardo J. Delgado C. Mendes F. Brunheira L. Serrazina L. Rodrigues M. (2022). Raciocínio Matemático no 1.º e 2.º Ciclos – guia do formador. Lisboa Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Brocardo J. Delgado C. Mendes F. Brunheira L. Serrazina L. Rodrigues M. (2022). Raciocínio Matemático nos 1.º e 2.º ciclos: Geometria. Lisboa Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Brocardo J. Delgado C. Mendes F. Brunheira L. Serrazina L. Rodrigues M. (2022). Raciocínio Matemático nos 1.º e 2.º ciclos: Números. Lisboa Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

National Edition Book Chapters

Branco N. Rodrigues M. Maurício P. Carvalho R. Colaço S. & Cavadas B. (2023). Experiências de prática de ensino remoto de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo. In M. J. Silva A. Pessoa N. Branco (Eds.) Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em 3 Escolas Superiores de Educação em Portugal (pp. 147-173). CIED.

Serrazina L. Rodrigues M. & Mendes F. (2022). Desenvolvimento do raciocínio matemático na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico. In J. P. Ponte (Org.) Raciocínio matemático e formação de professores (pp. 51-81). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Cardoso A. Almeida A. Gonçalves C. Pereira S. Rodrigues M. Silva E. (2022). Princípios pedagógico-didáticos para a conceção de recursos educativos digitais: análise do recurso cozinhar a aprender. In Dias A. Loureiro C. (Eds.) Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (pp. 60-82). Escola Superior de Educação de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.159

Conceição J. Rodrigues M. (2021). A diversidade de resoluções e as discussões coletivas como promotoras do desenvolvimento da estruturação espacial no 1.º ano de escolaridade. In Ferreira N. M. & Nunes C.(Eds.) Diversidades educação e inclusão (pp. 49-65) Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.091

Rodrigues M. Caseiro A. Silva M. J. Loução A. & Monteiro S. (2019). Integração curricular de matemática e ciências naturais na abordagem de problemas de saúde ambiental na formação para a docência. In M. J. Silva & R. Brito (Coords.) Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 30-50). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-07-7

Articles in Indexed Journals | Scopus and/or WoS

Moya M. Blanco R. Rodrigues M. (2024). Use of a conceptual model-based approach for a student with autism spectrum disorder to learn to solve cartesian product problems in an inclusive context. Education and Training in Autism and Developmental Disabilities 59(1) 30-44

Silva M. J. Rodrigues M. Tempera T. (2024). Framework for a Research-Based and Interdisciplinary Use of Sensors in Elementary Teacher Education. Sensors 24(17) 5482. https://doi.org/10.3390/s24175482

Faria F. A. B. Ponte J. P. Rodrigues M. (2024). Teachers’ leading whole-class discussions in a mathematics lesson study: From initial understanding to orchestration in practice. European Journal of Science and Mathematics Education 12(1) 156-174. http://dx.doi.org/10.30935/scimath/14149

Gómezescobar A. Rodrigues M. Fernández-Cézar R. Fernández-Cézar R. (2023). Children’s understanding of length measurement using a ruler in Preschool and Primary Education: A cross-national longitudinal study. The Journal of Mathematical Behavior 69 101048. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jmathb.2023.101048

Brunheira L. Serrazina L. Rodrigues M. (2022). Preservice and In-Service Primary Teachers’ Knowledge of Mathematical Reasoning Processes in the Context of a Geometry Task. Acta Scientiae 24(8) 567-591. DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.7122

Rodrigues M. Brunheira L. Serrazina L. (2021). A framework for prospective primary teachers knowledge of mathematical reasoning processes. International Journal of Educational Research 107 101750. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2021.101750

Conceição J. Rodrigues M. Conceição J. Rodrigues M. (2020). Estruturação Espacial no 1° Ano de Escolaridade: da estruturação local para a estruturação global em figuras 2D. Bolema: Boletim de Educação Matemática 34(67) 354-374. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a01

Santos S. Rodrigues M. (2019). O Desenvolvimento da Flexibilidade do Cálculo Multiplicativo em Alunos do 3.° Ano. Bolema: Boletim de Educação Matemática 33(64) 542-567. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a05

Journal Articles

Conceição J. Rodrigues M. (2024). Improve It! Understanding Shape’s Structures. Mathematics Teacher: Learning and Teaching 117(1) 6-11. http://dx.doi.org/10.5951/mtlt.2023.0035

García-Moya M. Rodrigues M. Fernández-Cézar R. (2024). Análise de manuais escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico em contextos inclusivos em Espanha e Portugal. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional 14(3) e405. https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.405

Rodrigues D. Rodrigues M. (2023). As atitudes em relação à Matemática: Um estudo nos 3.º e 6.º anos de escolaridade. Medi@ções 11(1) 39-55. DOI: https://doi.org/10.60546/mo.v11i1.372

Conceição J. & Rodrigues M. (2022). Processos de raciocínio espacial na articulação entre representações 3D e 2D. Educação e Matemática 166 71-75.

Conceição J. Rodrigues M. (2022). Spatial structuring of 3D shapes: Constructions supported by spatial reasoning. Sisyphus Journal of Education 10(1) 73-99. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/25696

Carvalho R. Rodrigues M. (2021). Day Number Routine: An Opportunity to Understand Students Uses of Numbers and Operations. Journal of Mathematics Education 14(1) 28-46. DOI: http://dx.doi.org/10.26711/007577152790062

Carvalho R. Rodrigues M. (2021). Mental Computation: An Overview on This Special Issue. Journal of Mathematics Education 14(1) 1-5. Retrieved from https://www.educationforatoz.com/currentissue.html

Rodrigues M. Vieira W. & Serrazina L. (2021). O Conhecimento Didático de Futuros Professores sobre as Ações Promotoras do Raciocínio Matemático. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática 14(4) 404–414. DOI: https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n4p404-414

Ali Monteiro S. A. & Rodrigues M. A. T. (2020). As atitudes dos alunos para com a Matemática: Um estudo em duas turmas do 6.º ano do Ensino Básico. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional 10(1) 118-140. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v10i1.189

Conceição J. & Rodrigues M. (2020). Processos de raciocínio espacial na representação de figuras 3D por alunos do 1.º ano do ensino básico. Quadrante 29(1) 115-139. DOI: https://doi.org/10.48489/quadrante.23007

Conceição J. Rodrigues M. (2020). Estratégias utilizadas por alunos do 1º ano do Ensino Básico na transformação 2D/3D. Revista Psicologia em Pesquisa 14(2) 112-129. DOI: https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27595

Faria F. & Rodrigues M. (2020). A comunicação matemática escrita. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional 10(2) 90–116. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v10i2.220

Serrazina L. & Rodrigues M. (2020). Teacher’s actions to promote flexibility in mental arithmetic. Journal of Mathematics Education 13(1) 56-72. DOI: https://doi.org/10.26711/007577152790054

Serrazina L. Rodrigues M. Araman E. (2020). Envolver os alunos em processos de raciocínio matemático: As ações do professor. Revista Psicologia em Pesquisa 14(1) 18-36. Retrieved from https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/issue/view/1420

Vieira W. Rodrigues M. & Serrazina L. (2020). O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação. Quadrante 29(1) 8–35. DOI: https://doi.org/10.48489/quadrante.23012

Rodrigues M. & Serrazina L. (2019). Flexibilidade de cálculo aditivo suportada por relações numéricas. Quadrante 28(2) 72–99. DOI: https://doi.org/10.48489/quadrante.23016

Rodrigues M. Conceição J. Rodrigues M. (2019). Estratégias de estruturação espacial utilizadas por alunos do 1.º ano na construção e reprodução de figuras bidimensionais. Boletim GEPEM 74(1) 37-55. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.21/11032

Nunes M. J. & Rodrigues M. (2018). Compondo e desenhando formas tridimensionais: Um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos. Quadrante 27(2) 63-88

Rodrigues M. Conceição J. (2018). Estruturação espacial nos primeiros ano. Investigação em Educação Matemática 2018: A aula de Matemática 603-614.

Rodrigues M. Serrazina L. & Caseiro A. (2018). Estabelecendo relações numéricas: Um estudo com alunos de 2.º ano. Investigação em Educação Matemática 2018: A aula de Matemática 533-545.

PROJECTS
Internal Projects
No posts found.
Scroll to Top