Duration: 2017 – 2018<
Principal Researcher
Véronique Delplancq
Team Members
Ana Daniel
Ana Maria Costa
Ana Maria Oliveira
Bernard Harmegnies
Isabel Maria Oliveira
José Luís Abrantes
Luísa Araújo
Maria Lúcia Pato
Odete Amaral
Pedro Reis
Susana Amante
Susana Fidalgo
Institutional and Enterprise Partners
IREFREA;
BIPS;
ESEnfC;
FAPA
Funding
IPV/CGD
Research line:
Educational Policies, Didactics and Training
Ao longo dos últimos anos, vários relatórios da Comissão Europeia (CE) alertam sobre a importância de adquirir competências em línguas estrangeiras (LE) para assegurar uma maior competitividade a nível macroeconómico e como elemento essencial para a empregabilidade dos indivíduos. A diferenciação dos perfis faz-se cada vez mais em função das competências em LE. Estudos recentes apontam para a necessidade de uma maior diversidade linguística nas empresas. No conjunto das competências do empreendedor e do líder, as competências linguísticas em LE revestem-se de um aspeto vital na era da globalização.
Este projeto de investigação pretende contribuir para a melhoria da empregabilidade dos diplomados, reforçando a competitividade da oferta formativa com base nas necessidades dos empregadores de Viseu e do seu distrito, em termos de competências em LE. Tem também como objetivo a sensibilização da comunidade exterior para a importância das LE e a consolidação da rede de parcerias do tecido empresarial.
Deste modo, a equipa, constituída por docentes das várias unidades orgânicas do IPV, especialistas em LE e em empreendedorismo, procura compreender as competências-alvo nos processos de recrutamento e as necessidades das empresas em termos de LE, recorrendo a inquéritos on-line. Com entrevistas semidirigidas a empregadores, pretende clarificar como se articulam as competências linguísticas com o mundo do trabalho. A análise de ofertas de emprego permite estabelecer uma síntese do relacionamento entre emprego, LE, qualificação, vencimento e perspetivas de carreira. Atividades de divulgação e de sensibilização dirigidas aos vários intervenientes têm como preocupação mostrar a importância das LE como motor de crescimento, tendo em vista um desenvolvimento profissional bem-sucedido