Duration: 2015 – 2019
Principal Researcher
Luís Menezes
Team Members
Ana Olliveira
Ana P. Martins
António Ribeiro
Floriano Viseu
Helena Gomes
Isabel Aires de Matos
João Paulo Balula
Mónica Guitart
Pablo Flores
Véronique Delplancq
Institutional and Enterprise Partners
Universidade de Granada (Espanha)
Universidade de Mendoza (Argentina)
Universidade do Minho (Portugal)
Funding
IPV/CI&DETS
Este projeto estuda o humor no ensino de Matemática nos primeiros anos analisando as práticas dos professores de Matemática e faz propostas de desenvolvimento curricular. Assim o projeto coloca as seguintes questões: Os professores dos primeiros anos de escolaridade usam nas suas aulas tarefas ou situações que apresentam de maneira humorística ideias matemáticas? Que recursos usam eles? Como selecionar adaptar ou construir textos e tarefas que tenham de maneira humorística ideias matemáticas com potencial didático para a educação nos primeiros anos de escolaridade?
Este projeto de investigação pretende abordar estas questões focando:
(i) the assessment of teachers' practices and knowledge regarding the use of texts presenting mathematical ideas in a humorous way.
(ii) a seleção adaptação e construção de tarefas e textos que apresentam de maneira humorística ideias matemáticas com potencial didático na educação para os primeiros anos de escolaridade; e
(iii) a integração e uso por professores dos primeiros anos de textos que apresentar de maneira humorística contextos para o ensino da Matemática.
O projeto com forte componente de desenvolvimento curricular baseia-se no conhecimento sobre o ensino exploratório da Matemática no qual os alunos trabalham com tarefas matemáticas desafiadoras e também no conhecimento atual sobre o potencial didático do humor em diversos tipos de textos. Em relação ao primeiro ponto há investigação considerável mas em relação ao segundo o conhecimento disponível é mais escasso.