A educação para o empreendedorismo e sustentabilidade é uma preocupação cada vez mais presente, seja ao nível político, seja ao nível económico e social.
O empreendedorismo, e as competências transversais a ele associadas, aparece como um fator importante de desenvolvimento individual e comunitário, relevante nos diversos níveis de ensino.
Temas como o turismo ou a educação ambiental e desenvolvimento sustentável representam alguns dos tópicos de interesse nesta linha de investigação.
SCIENTIFIC PRODUCTION
Edwards, J. H., Redford, D., Paiva, T. (2021). Support services for centres of vocational excellence, EUR 30616 EN. In Publications Office of the European Union, Luxembourg. doi: 10.2760/069601, JRC124056
Fernandes, G., Tracana, R. B., Castro, E. & Fernandes, M. (2021). Geoeducation and Tourism in Estrela UNESCO Global Geopark (Portugal) and Its Contributions to the Construction of a Sustainable Destination. In A. Mandic, L. Petric (Eds.), Mediterranean Protected Areas in the Era of Overtourism (pp. 137-152). Suiça: Springer International Publishing. DOI: 10.1007/978-3-030-69193-6
Fernandes, G.P, Castro, E. &Tracana, R. (2021). Tourism as a strategy for geo-education and cultural valorization of territories: promoting ecocultural values and geoconservationin Estrela Geopark, Portugal. In Handbook of Research on The Role of Turism In Acheiving Sustainable Development Goals (pp. 117-137). EUA: IGI Global. DOI: 10.4018/978-1-7998-5691-7.ch007
Saraiva, H., Paiva, T. (2020). Entrepreneurship-Education -Background-and-Future. In J. Dantas, & L. Carvalho (Eds.), Handbook of Research on Approaches to Alternative Entrepreneurship Opportunities (pp. 1-12). Hershey, PA: IGI Global. doi: 10.4018/978-1-7998-1981-3.ch001
Leal, S., Paiva, T., Cagica, L., Figueiredo, I., Redford, D. (2020). Youth Start: Entrepreneurial Challenges Project Programme – An Innovative Way of Teaching. In L. Carvalho, A. Noronha, C. Souza (Eds.), Learning Styles and Strategies for Management Students (pp. 244-263). DOI: 10.4018/978-1-7998-2124-3.ch015
Paiva, T., Alves, L., Sampaio, J. H. (2019). Poliempreende Project: A validated methodology for entrepreneurship education. In S. Mosquera, P. Palma (Eds.), Global Considerations in Entrepreneurship Education and Training (pp. 151-161). Estados Unidos: IGI Global. doi: 10.4018/978-1-5225-7675-4.ch009
Paiva, T., Yuberrasco, A., Tadeu, P., Alves, M. L., Figueiredo, E. (2019). Impact’s perception of entrepreneurship competences acquisition in Polytechnic High Education Students. In Mosquera, S., Palma, P. (Eds.), Global Considerations in Entrepreneurship Education and Training (pp.179-201). Estados Unidos: IGI Global. doi: 10.4018/978-1-5225-7675-4.ch011
Fernandes, D., Marques, C. P., Vieira, I. (2021). Perceções dos residentes das comunidades do Douro sobre o desenvolvimento turístico. In X. Pereiro, O. Sacramento, E. Gonçalves (Eds.), Douro turístico: representações, recursos e políticas (pp. 355-388). Portugal: Centro de Publicações ISMAI Press
Rodrigues, M., Caseiro, A., Silva, M. J., Loução, A., & Monteiro, S. (2019). Integração curricular de matemática e ciências naturais na abordagem de problemas de saúde ambiental na formação para a docência. In M. J. Silva & R. Brito (Coords.), Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 30-50). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-07-7
Paiva, T. (2019). Design Thinking. In Empreendipédia – Dicionário de Educação para o Empreendedorismo. Gradiva.
Paiva, T. (2019). Economia verde. In Empreendipédia – Dicionário de Educação para o Empreendedorismo. Gradiva
Paiva, T., Soutinho, C., Carvalho, L., Leal, S., Paiva, T. (2019). Empreendedorismo no Feminino. In Empreendipédia – Dicionário de Educação para o Empreendedorismo. Gradiva.
Paiva, T., Soutinho, C., Carvalho, L., Leal, S., Paiva, T. (2019). Modelo de Negócio Sustentável. In Empreendipédia – Dicionário de Educação para o Empreendedorismo. Gradiva.
Alves, C., Felgueira, T., & Paiva, T. (2018). Competências empreendedoras. In Parreira P., Alves L., Mónica L., Sampaio J. H., & Paiva, T. (Eds.), Competências empreendedoras no Ensino Superior Politécnico: Motivos, influências, serviços de apoio e educação. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.
Alves, C., Felgueira, T., & Paiva, T. (2018). HEInnovate: uma ferramenta de autoavaliação das instituições de Ensino Superior. In As Instituições de Ensino Superior Politécnico e a Educação para o Empreendedorismo. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.
Brandão, C., Paiva, T. & Saraiva, H. (2018). A Europa e o Empreendedorismo. In Competências empreendedoras no Ensino Superior Politécnico: Motivos, influências, serviços de apoio e educação. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.
Mónico, L., Sousa, L. B., Cebola, M., Proença, S., Paiva, T., Parreira, P. (2018). Motivações, oportunidades e incentivos para empreender, autoeficácia e potencial empreendedor dos estudantes do ensino superior politécnico português. In Parreira P., Alves L., Mónico L., Sampaio J. H., Paiva T. (Eds.), Competências empreendedoras no ensino superior politécnico: Motivos, influências, serviços de apoio e educação (pp. 191-222). Guarda: Instituto Politécnico da Guarda. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.21/8997
Paiva, T., Alves, L., & Sampaio, J. H. (2018). A educação para o empreendedorismo no Ensino Superior em Portugal e o projeto PIN / Poliempreende. In Parreira P., Sampaio J. H., Mónica L., Paiva T., & Alves L. (Eds.), Análise das Representações Sociais e do Impacto da Aquisição de Competências em Empreendedorismo nos Estudantes do Ensino Superior Politécnico. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.
Paiva, T., Alves, L., Pato, L., Cruz, C., & Sampaio, J. H. (2018). O projeto Poliempreende e o projeto PIN. In Parreira P., Paiva T., Mónica L., Alves L., & Sampaio J. H. (Eds.), As Instituições de Ensino Superior Politécnico e a Educação para o Empreendedorismo. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.
Parreira, P., Mónico, L., Sousa, L. B., Valente, F., & Paiva, T. (2018). Estudos preditivos do potencial empreendedor dos estudantes do ensino superior politécnico português. In Parreira P., Alves L., Mónica L., Sampaio J. H., & Paiva, T. (Eds.), Competências empreendedoras no Ensino Superior Politécnico: Motivos, influências, serviços de apoio e educação. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.
Yuberrasco, A., Paiva, T., & Figueiredo, E. (2018). Perceção do impacto da aprendizagem: O modelo de avaliação da aprendizagem de Donald Kirkpatrik. In Parreira P., Sampaio J. H., Mónica L., Paiva T., & Alves L. (Eds.), Análise das representações sociais e do impacto da aquisição de competências em empreendedorismo nos Estudantes do Ensino Superior Politécnico. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.
Yuberrasco, A., Paiva, T., Tadeu, P., & Alves, L. (2018). Perceções da aprendizagem: Processos e modelos de desenvolvimento de competências. In P. Parreira, J. H. Sampaio, L. Mónica, T. Paiva, L. Alves (Eds.), Análise das representações sociais e do impacto da aquisição de competências em empreendedorismo nos Estudantes do Ensino Superior Politécnico. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.
Rodrigues, A. P., Barreira, M., Madeira, C. R., Vieira, I. (2023). The role of internal marketing on employees’ attitudes and behaviors of Local Public Sector Organizations. Tourism & Management Studies, 19(3), 41-57. DOI: https://doi.org/10.18089/tms.2023.190303
Marat-Mendes, T., Isidoro, I., Catela, J., Pereira, M., Borges, J., Lopes, S. S., Henriques, C. (2021). Drivers of change: how the food system of the Lisbon Metropolitan Area is being shaped by activities, initiatives and citizens needs towards a sustainable transition. CIDADES, Comunidades e Territórios, (Sp21), 41-62. DOI: 10.15847/cct.20490
Yurrebaso, A., Picado, E. M., Paiva, T. (2021). The Role of Geographical Area and Entrepreneurs’ Personality. Front. Psychol, 12,671931. doi: 10.3389/fpsyg.2021.671931
Rodrigues, A. P., Vieira, I., Fernandes, D., Pires, C. (2020). Residents’ Support for Tourism Development In a Portuguese Historic Town. Tourism Analysis, 2-3, 295-307. DOI: 10.3727/108354220X15758301241792
Rodrigues, A. P., Vieira, I., Ferreira, L., Madeira, R. (2019). Stakeholder perceptions of religious tourism and local development: Evidence from Lamego (Portugal) historic town. International Journal of Religious Tourism and Pilgrimage, 7(4), 40-53. doi: 10.21427/axzv-tw79
Macias, R. B. M., Zambrano, M. I. U., Sousa, S. M. F. F. de, & Leal, L. F. (2021). Small cocoa producers of Manabí: A contribution from intercultural mediation to productivity. Linguistics and Culture Review, 6(S1), 78-92. DOI: https://doi.org/10.21744/lingcure.v6nS1.1937
Figueiredo, E., Ribeiro, C., Pereira, P., Passos, C. (2021). Teletrabalho: Contributos e Desafios para as Organizações. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 21(2), 1427-1438. https://doi.org/10.5935/rpot/2021.2.21642
Sobral, S., Passos, C., & Ribeiro, C. (2021). Responsabilidade social das organizações: uma revisão aos principais modelos. Gestão E Desenvolvimento, (29), 261-290. DOI: https://doi.org/10.34632/gestaoedesenvolvimento.2021.10033
Martins, E., Catherine, J. (2020). Is Christine Lagarte a transformational leader? A case study. Revista Portuguesa de marketing, 19(37), 41-49.
Macário, C. A., Ribeiro, C., & Pereira, P. (2020). O contributo do compromisso organizacional e do empowerment psicológico para as organizações positivas. Gestão e Desenvolvimento, (28), 29-55. Doi: 10.34632/gestaoedesenvolvimento.2020.9464
Oliveira, A. J., Melo, J., & Ribeiro, C. (2020). A gestão estratégica dos recursos humanos: O caso da Sasal, S.A. – Faurecia. Gestão e Desenvolvimento, (28), 57-74. Doi: 10.34632/gestaoedesenvolvimento.2020.9465
Oliveira, A. J., Passos, C., & Ribeiro, C. (2019). O marketing interno como estratégia para motivar os colaboradores: um estudo das PMEs da Região de Lafões. Gestão E Desenvolvimento, (27), 81-97. DOI: https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.375
Román, J., Pereira, P. A., & Ribeiro, C. (2019). Empowerment estructural: potenciando la capacidad innovadora de las organizaciones. Gestão E Desenvolvimento, (27), 55-80. DOI: https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.374
Sobral, S., Almeida, J., Ribeiro, C., Pereira, S., Correia, S. (2019). A perceção do trabalho digno num departamento de projetos. International Journal on Working Conditions, 17, 2-19. DOI: https://doi.org/10.25762/zpt1-3n03
Yurrebasco, A., Picado, E., Paiva, T. & Iglesias, J. L. (2018). Percepción y autopercepción de los estereotipos de género en estudiantes universitarios de la región de Valparaíso através de la publicidad. Revista Egitania Sciencia, 1(23), 173-181.
PROJECTS
CENTRO 01-0246-FEDER-000044 | InovC+ ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO INTELIGENTE DA REGIÃO CENTRO
CENTRO-04-3560-FSE-072521 | MAIS E MELHOR EMPREENDEDORISMO EM VISEU DÃO LAFÕES
NORTE-01-0145- FEDER-000014 | [DOUROTUR] Tourism and technological innovation in the Douro
Internal Projects
PROJ/I&DI/CI&DEI/013 | ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS PARA GESTÃO DA REPUTAÇÃO EM SITUAÇÕES DE CRISE