ESELx/IPL-CIED/PICA/2021/A03 | [MCA_PND] Avaliação da competência motora em crianças com perturbações do neurodesenvolvimento

Duration: 2021 – 2023

Principal Researcher

Carlos Luz

Research line:
Health Education and Quality of Life

A competência motora (CM) apresenta-se como variável crucial para o desenvolvimento do movimento humano da atividade física da participação desportiva e de um estilo de vida ativo atuando diretamente na aptidão física relacionada com a saúde e na alfabetização motora (Stodden et al. 2008). A CM refere-se à qualidade do desempenho do movimento humano e é definida como a capacidade de uma pessoa ser proficiente numa ampla gama de habilidades motoras locomotoras de estabilidade e manipulativas (Utesch & Bardid 2019). A Perturbação da Coordenação Motora (PCM) é considerada mundialmente como um dos maiores problemas de saúde entre crianças em idade escolar (Cairney et al. 2005). Crianças com este diagnóstico são tendencialmente caracterizadas como desajeitadas tendem a apresentar um baixo nível de atividade física uma baixa motricidade fina e grossa (Haga 2008) existindo também um impacto extremamente negativo na sua vida escolar e diária. As condições do espectro do Autismo são condições neurodesenvolvimentais e o seu diagnóstico assenta nas dificuldades na interação social e comunicação a par da presença de interesses restritos dificuldades na adaptação a mudanças e comportamentos estereotipados e repetitivos (Baron-Cohen 2008). Crianças com esta patologia têm uma tendência para uma elevada inatividade física visto apresentarem baixos níveis de proficiência nas habilidades motoras finas grosseiras (Liu & Breslin 2013) e skills sociais (Lindsay et al. 2017) levando a uma menor participação lúdico-desportiva. A nossa equipa de investigação criou o Motor Competence Assessment (MCA) um instrumento de avaliação da CM tendo já sido estabelecida a sua validade de constructo (Luz et al. 2016) e tendo posteriormente sido publicados os valores normativos para a população portuguesa dos 3 aos 23 anos (Rodrigues et al. 2019). Adicionalmente o MCA tem sido usado pela nossa equipa de investigação em vários estudos (Luz et al. 2019; Luz Rodrigues et al. 2017). Atualmente está em curso a validação concorrente e a fiabilidade inter-observador do MCA dos 6 aos 10 anos de idade. O objetivo deste projeto passa por verificar a utilidade do MCA para identificar crianças com desenvolvimento motor atípico. Assim iremos avaliar 200 crianças dos 6 aos 10 anos de idade utilizando o MCA e movement ABC (instrumento utilizado para avaliar a PCM) e mais 60 crianças com diagnóstico de autismo usando o MCA.
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