Duration: 2018 – 2019
Principal Researcher
Margarida Rodrigues
Team Members
Ana Sofia Ferreira Caseiro Rodrigues
Research line:
Políticas Educativas Didáticas e Formação
Promover a capacidade de pensar matematicamente é um objetivo curricular importante nos primeiros anos. Para o desenvolvimento dessa capacidade é fundamental um trabalho docente focado na estruturação matemática (Mulligan 2013).
O presente projeto tem como objetivo compreender o papel da estruturação no desenvolvimento do pensamento matemático das crianças desde a educação pré-escolar até ao final do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O foco na estruturação matemática prende-se com a natureza das tarefas a propor às crianças mas também com as práticas dos docentes na implementação dessas tarefas. Assim o presente projeto mobiliza o conhecimento atual sobre o trabalho do docente especialmente no que se refere ao planeamento e gestão de unidades de ensino que apoiem os percursos de aprendizagem dos alunos dando uma particular atenção às interações discursivas que ocorrem na sala de aula. Deste modo é intenção do projeto articular de forma clara e sustentada o conhecimento sobre o modo como os alunos desenvolvem o seu pensamento matemático com o conhecimento sobre práticas do docente que favorecem estas aprendizagens.
O projeto organizado em 3 Tarefas tem como base um design metodológico cuidadoso utilizando análises qualitativas. Serão desenvolvidas experiências de ensino em Jardins de Infância e escolas dos 1.º e 2.º Ciclos em que se implementarão as sequências de tarefas concebidas pela equipa. Serão realizadas entrevistas aos docentes observações em sala de aula e reuniões de trabalho das equipas colaborativas de docentes/investigadoras. Serão ainda recolhidos documentos de natureza diversa associados às produções das crianças dos docentes e das investigadoras.
O presente projeto tem como objetivo compreender o papel da estruturação no desenvolvimento do pensamento matemático das crianças desde a educação pré-escolar até ao final do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O foco na estruturação matemática prende-se com a natureza das tarefas a propor às crianças mas também com as práticas dos docentes na implementação dessas tarefas. Assim o presente projeto mobiliza o conhecimento atual sobre o trabalho do docente especialmente no que se refere ao planeamento e gestão de unidades de ensino que apoiem os percursos de aprendizagem dos alunos dando uma particular atenção às interações discursivas que ocorrem na sala de aula. Deste modo é intenção do projeto articular de forma clara e sustentada o conhecimento sobre o modo como os alunos desenvolvem o seu pensamento matemático com o conhecimento sobre práticas do docente que favorecem estas aprendizagens.
O projeto organizado em 3 Tarefas tem como base um design metodológico cuidadoso utilizando análises qualitativas. Serão desenvolvidas experiências de ensino em Jardins de Infância e escolas dos 1.º e 2.º Ciclos em que se implementarão as sequências de tarefas concebidas pela equipa. Serão realizadas entrevistas aos docentes observações em sala de aula e reuniões de trabalho das equipas colaborativas de docentes/investigadoras. Serão ainda recolhidos documentos de natureza diversa associados às produções das crianças dos docentes e das investigadoras.