Duration: 2017 – 2020
CI&DEI´s Principal Researcher
Maria Pacheco Figueiredo
Team Members
Fátima Susana Amante
João Rocha
Henrique Ramalho
Funding
ERASMUS+
Research line:
Políticas Educativas Didáticas e Formação
O DEAPS sustenta que a mudança de um modo de avaliação centralizado para um participado é central para a inclusão de vozes marginalizadas e sub-representadas no debate sobre a garantia de qualidade.
Argumentando que uma maior inclusão facilitará melhores resultados o DEAPS identifica a falta de capacidade nas escolas para envolver outras vozes como sendo um aspeto crítico. Para contribuir para esta situação o DEAPS procura:
The main activities to be carried out include:
→ Provide a conceptual framework for participatory assessment systems.
→ Develop a toolkit for schools to build capacities for including marginalized voices
→ Develop a MOOC to facilitate the distribution of information about DEAPS
→ Develop an initial module for teacher training
→ Develop a project website in multiple languages
Prevê-se que o desenvolvimento do DEAPS aumente a capacidade das escolas de envolver-se em processos de garantia de qualidade inclusiva e forneça mecanismos que permitirão que grupos que estão em perigo de exclusão encontrem uma voz significativa na maneira como as escolas se autoavaliam levando a um maior envolvimento e apropriação dos processos.