Duration: 2022 – 2025
Principal Researcher
André Rocha
Team Members
Tiago Almeida
Research line:
Education, Citizenship and Inclusion
Atualmente, os produtos que compramos são geralmente produzidos em massa, altamente padronizados e montados em fábricas de grandes dimensões, não deixando espaço para as necessidades individuais dos clientes nem para a utilização de recursos ou conhecimentos locais. E se pudéssemos mudar este sistema?
O projeto “Distributed Design Platform” propõe nova abordagem ao design que utiliza a conetividade global para mover dados, em vez de produtos. A abordagem repensa a forma como os bens são produzidos e a partir de que materiais, tendo como objetivo melhorar a relação do cliente com os seus produtos.
Para movimentar dados e permitir economias locais regenerativas de materiais e conhecimentos, é necessário um poderoso ecossistema digital. A Plataforma de Design Distribuído está empenhada em capacitar, ligar e interoperar as plataformas existentes que permitem essa conetividade global. Fazemo-lo incubando e apoiando plataformas emergentes, como a Make Works ou a Fablabs.io. Também desenvolvemos programas para ajudar os designers distribuídos a desenvolver as suas competências e conhecimentos sobre processos digitais, para que possam aceder ao máximo benefício que estas plataformas oferecem. No caso da ESELx e do FABLab Benfica o propósito é continuar a desenvolver a iniciativa Fabschools divulgando e disseminando pela comunidade educativa produtos interativos para educação de forma aberta, colaborativa e gratuita.