SCIENTIFIC/DIDACTIC KNOWLEDGE IN ACTION IN THE PEDAGOGICAL PRACTICE – TEACHER TRAINING IN THE EARLY YEARS

Duration: 2019 – 2021

Principal Researcher

Hélia Pinto

Team Members

Ana Paula Cardoso
Luís Menezes
António Ribeiro
Maria Pacheco Figueiredo
João Rocha
Henrique Ramalho
Carla Lacerda
Isabel Aires de Matos
Ana Isabel Silva
Dulce Melão
Paulo Eira
Cristiana Mendes
Belmiro Rego
Hugo Menino
Clarinda Barata
Susana Reis
Marina Rodrigues
Maria de São Pedro
Lúcia Magueta
Maria José Gamboa
Olga Santos
Pedro Tadeu
Elisabete Brito
Eduarda Roque
Filomena Velho
Florbela Rodrigues
Maria do Céu Ribeiro

R&D UNIT

CI&DEI/IPV

Institutional and Enterprise Partners

Politécnico de Viseu; Politécnico de Leiria; Politécnico da Guarda

O conhecimento a relação teoria-prática e a reflexão são alguns dos princípios que poderão orientar de forma sustentada uma formação de professores coerente com uma conceção assente no conceito de desenvolvimento profissional conotado com evolução e continuidade (Borralho & Espadeiro 2004). Assim importa perceber como os futuros professores dos primeiros anos mobilizam integram e constroem saberes relacionados com a(s) área(s) de docência e de conhecimento didático (Ponte & Oliveira 2002) em contexto de prática pedagógica. Deste objetivo decorrem as seguintes questões de investigação:

i) What scientific/didactic knowledge do master's students present at the beginning of pedagogical practice?
ii) What strategies and difficulties do master's students present in mobilizing and integrating scientific/didactic knowledge during pedagogical practice?
iii) Que conhecimento científico/didático constroem os mestrandos em contexto de prática pedagógica? Para responder a estas questões e atingir o objetivo propostos serão monitorizados mestrandos em contexto de prática pedagógica num design de estudos de caso abordagem qualitativa no âmbito do paradigma interpretativo. Deste modo emanarão percursos de formação em contexto de prática pedagógica promotores de reflexão na conceção e avaliação dos dispositivos de formação inicial de professores dos primeiros anos.

Scroll to Top