Duration: 2018 – 2019
Principal Researcher
Ana Gama
Research line:
Políticas Educativas Didáticas e Formação
A Música na Comunidade (MC) é uma área de especialidade em clara afirmação no âmbito dos Estudos em Música sendo crescente a investigação académica neste domínio ao nível internacional (Higgins & Willingham 2017; McCarthy 2008 Koopman 2007 ) e mais escassa e dispersa ao nível nacional (Costa Mota & Cruz 2017; Araújo 2017; Mota & Lopes 2017).
Em Portugal a oferta formativa única e pioneira da ESELx e da ESML com a licenciatura MC permite dar os primeiros passos na produção de conhecimento nesta área (Vieira Gama Marques & Garcia 2016). É neste sentido que pretendemos construir uma prática de investigação sustentada na relação dinâmica e fluída entre a teoria e a prática dos estudantes dos professores e dos licenciados em MC assim como o mapeamento da oferta formativa superior oferecida nacional e internacionalmente nesta área de especialidade com vista à construção de um perfil do Músico na Comunidade.
Ao nível metodológico optamos por métodos e técnicas de caráter qualitativo e quantitativo utilizando ferramentas associadas à Art-Based Research (Leavy 2008). As principais questões orientadoras para esta investigação são: i) O que é um Músico na Comunidade?; ii) Que práticas de intervenção comunitária são desenvolvidas na ESELx/ESML no âmbito da MC?; iii) Que formação é oferecida ao nível do ensino superior no âmbito da Música na Comunidade?
As respostas e reflexão em torno destes eixos centrais permitirão o cruzamento com as principais correntes atuais de pensamento em torno da MC e a produção de conhecimento científico sobre as práticas nesta área.
Em Portugal a oferta formativa única e pioneira da ESELx e da ESML com a licenciatura MC permite dar os primeiros passos na produção de conhecimento nesta área (Vieira Gama Marques & Garcia 2016). É neste sentido que pretendemos construir uma prática de investigação sustentada na relação dinâmica e fluída entre a teoria e a prática dos estudantes dos professores e dos licenciados em MC assim como o mapeamento da oferta formativa superior oferecida nacional e internacionalmente nesta área de especialidade com vista à construção de um perfil do Músico na Comunidade.
Ao nível metodológico optamos por métodos e técnicas de caráter qualitativo e quantitativo utilizando ferramentas associadas à Art-Based Research (Leavy 2008). As principais questões orientadoras para esta investigação são: i) O que é um Músico na Comunidade?; ii) Que práticas de intervenção comunitária são desenvolvidas na ESELx/ESML no âmbito da MC?; iii) Que formação é oferecida ao nível do ensino superior no âmbito da Música na Comunidade?
As respostas e reflexão em torno destes eixos centrais permitirão o cruzamento com as principais correntes atuais de pensamento em torno da MC e a produção de conhecimento científico sobre as práticas nesta área.