Duration: 2025 – 2027
Principal Researcher
Hélia Pinto
Nicole Duarte
Team Members
Isabel Simões Dias
Ana Margarida Neves
O projeto Educação de Infância: Matemática em contexto de creche (EIM2C/2) visa dar continuidade ao projeto Educação de Infância: Matemática em contexto de creche (EIM2C)/PROJ/I&DI/CI&DEI/006 e estudar a emergência de competências matemáticas em contexto de creche. Enquadrado na Educação de Infância, sustenta-se na Educação Matemática para identificar e discutir as competências numéricas, as competências de pensamento espacial e o raciocínio matemático no quotidiano da creche.
Entendendo a Matemática como uma forma de percecionar o mundo, assume-se que a Matemática faz parte da vida diária do ser humano desde o seu nascimento. Nos primeiros três anos de vida, o bebé/a criança, aprende através da ação e da interação. Sendo agente do seu próprio desenvolvimento, interagindo de forma lúdica com espaço(s)/objeto(s), pares e adultos responsivos, o bebé/criança vai-se apropriando de si, dos outros e do mundo que a rodeia. De forma intuitiva e espontânea, através da experiência e da educação sensorial, vai desenvolvendo competências matemáticas (número e quantidade, semelhanças/diferenças, formas, tamanhos/pesos, espaços, padrões, ordem, correspondências, enumerações, classificações, linguagem matemática, desenvolvendo o seu pensamento lógico-matemático).
Dando continuidade aos trabalhos A matemática no brincar heurístico: uma pesquisa em creche (Dias, 2024), Caixote de cartão: vamos entrar? Explorando posições e formas em contexto de creche (Dias, 2023) e Sentido espacial na creche: a torre dos cubos (Pinto, Dias, & Gaspar, 2023) e ao estudo do Desenvolvimento do sentido espacial nos primeiros anos: revisão integrativa (Duarte, Dias, & Pinto, submetido para avaliação), o EIM2C/2 propõe-se perceber que práticas pedagógicas no âmbito da matemática são desenvolvidas no quotidiano da creche. Assumindo uma abordagem interpretativa de investigação, ambiciona realizar um levantamento dos estudos desenvolvidos em contexto de creche no âmbito da matemática e disponibilizados nos Relatórios de Prática de Ensino Supervisionado (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB dos Institutos Politécnicos de Leiria, Guarda, Viseu e Lisboa) no espaço temporal 2017-2023, aferir as dimensões da matemática da creche estudadas e documentadas nos Relatórios de PES, estudando-as e, partindo dos dados encontrados, refletir sobre a educação matemática nos primeiros anos. Com os conhecimentos adquiridos, pretende-se editar um e-book sobre matemática na creche.
Entendendo a Matemática como uma forma de percecionar o mundo, assume-se que a Matemática faz parte da vida diária do ser humano desde o seu nascimento. Nos primeiros três anos de vida, o bebé/a criança, aprende através da ação e da interação. Sendo agente do seu próprio desenvolvimento, interagindo de forma lúdica com espaço(s)/objeto(s), pares e adultos responsivos, o bebé/criança vai-se apropriando de si, dos outros e do mundo que a rodeia. De forma intuitiva e espontânea, através da experiência e da educação sensorial, vai desenvolvendo competências matemáticas (número e quantidade, semelhanças/diferenças, formas, tamanhos/pesos, espaços, padrões, ordem, correspondências, enumerações, classificações, linguagem matemática, desenvolvendo o seu pensamento lógico-matemático).
Dando continuidade aos trabalhos A matemática no brincar heurístico: uma pesquisa em creche (Dias, 2024), Caixote de cartão: vamos entrar? Explorando posições e formas em contexto de creche (Dias, 2023) e Sentido espacial na creche: a torre dos cubos (Pinto, Dias, & Gaspar, 2023) e ao estudo do Desenvolvimento do sentido espacial nos primeiros anos: revisão integrativa (Duarte, Dias, & Pinto, submetido para avaliação), o EIM2C/2 propõe-se perceber que práticas pedagógicas no âmbito da matemática são desenvolvidas no quotidiano da creche. Assumindo uma abordagem interpretativa de investigação, ambiciona realizar um levantamento dos estudos desenvolvidos em contexto de creche no âmbito da matemática e disponibilizados nos Relatórios de Prática de Ensino Supervisionado (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB dos Institutos Politécnicos de Leiria, Guarda, Viseu e Lisboa) no espaço temporal 2017-2023, aferir as dimensões da matemática da creche estudadas e documentadas nos Relatórios de PES, estudando-as e, partindo dos dados encontrados, refletir sobre a educação matemática nos primeiros anos. Com os conhecimentos adquiridos, pretende-se editar um e-book sobre matemática na creche.