2018-1-DE01-KA203-004221 | [EdUSchool] Melhorar a Formação de Professores na Europa através de University Schools

Duration: 2018 – 2021

CI&DEI´s Principal Researcher

Tiago Tempera

Research line:
Políticas Educativas Didáticas e Formação

O projecto EdUSchool é financiado pelo programa Erasmus+ e tem como objetivo desenvolver um entendimento partilhado a nível europeu relativamente às parcerias escola-universidade e dos seus conceitos para todos os parceiros envolvidos. Desta forma pretende-se fazer uma contribuição significativa para o sistema de formação de professores europeu. A profissionalização da formação de professores é um fenómeno amplamente discutido por todo a Europa particularmente no que diz respeito às relações entre teoria e prática. A principal intencionalidade tem sido fornecer as estudantes futuros professores com competências práticas e conhecimento aplicável durante a sua formação inicial o que tem contribuído para uma tendência atual de valorização da prática profissional na formação inicial de professores. Desta forma a cooperação entre escolas universidades e outros parceiros (administração local ministérios organizações profissionais) torna-se particularmente importante. Neste campo um conceito inovador é a organização de “university schools” (escolas universitárias) semelhantes à ideia de hospitais universitários onde se espera que ensinar e investigar desenvolvam uma combinação produtiva. A intenção das “university schools” é desenvolver uma aliança estratégica com a universidade para a educação dos futuros professores em programas de formação inicial e colaborar em processos de investigação e desenvolvimento institucional.
Mais detalhadamente os objectivos do projecto EdUSchool são:
- Establish a European understanding of "university schools" as a significant stimulus for the future of teacher education in Europe.
- Identify success factors for the implementation of "university schools" relevant to various strategic partners (non-governmental organizations).
- Identify best practices related to "university schools" in Europe to produce a digital handbook with guidelines for teacher trainers and teachers in "university schools."
- Develop an educational module for teachers in "university schools."
Scroll to Top