Duration: 2021 – 2022
Principal Researcher
Maria Alexandra Romão Dias de Mendonça David
Team Members
Ana Gama
Research line:
Educação Cidadania e Inclusão
Os Programas de Mentoria – com base na relação interpares – têm vindo a afirmar-se como estratégia de apoio à integração dos estudantes (maioritariamente geração Z) nas instituições de ensino superior (IES) apresentando vantagens ao nível académico social e pessoal que no seu conjunto contribuem para o sucesso académico e para a prevenção do abandono. As tecnologias da informação e da comunicação vieram possibilitar o aumento exponencial dos canais de comunicação permitindo aos utilizadores acederem a vários tipos de informação. No entanto verifica-se um aumento do isolamento face ao mundo real a designada “solidão digital” que após a pandemia por Covid-19 se intensificou. Nas IES reflete-se na falta de adesão dos estudantes às atividades presenciais na falta de compromisso e envolvimento ainda que estas atividades sejam especificamente dirigidas à satisfação das suas necessidades como é o caso do Programa Mentori@IPL.
A comunicação utilizada e os próprios conteúdos poderão relacionar-se com esta realidade. Desta forma o objetivo geral é identificar as perceções dos diferentes stakeholders sobre o processo de comunicação efetuado ao Programa Mentori@IPL e os objetivos específicos são mapear os canais que têm vindo a ser utilizados na comunicação do Programa Mentori@IPL bem como os seus timings; conhecer a perceção de mentores e mentorandos sobre as forças oportunidades fraquezas e ameaças associadas ao processo comunicativo do Programa nas UO em que o programa está ativo e conhecer a perceção dos restantes stakeholders sobre quais os canais e os formatos considerados mais adequados para comunicar o Programa Mentori@IPL.
A metodologia adotada é mista estando contemplada na metodologia qualitativa a análise documental a análise SWOT e o focus group. Na metodologia quantitativa será utilizado o inquérito por questionário.
Os resultados que esperamos obter terão grande relevância académica e social para as UO do IPL que aderiram ao Programa desde a primeira edição assumindo o ponto de partida para a mudança na estratégia de comunicação e consequentemente contribuir para uma melhor integração dos estudantes no ES para maior adesão aos programas propostos contribuindo desta forma para o aumento do sucesso escolar para a redução das taxas de abandono e de insucesso escolar.
A comunicação utilizada e os próprios conteúdos poderão relacionar-se com esta realidade. Desta forma o objetivo geral é identificar as perceções dos diferentes stakeholders sobre o processo de comunicação efetuado ao Programa Mentori@IPL e os objetivos específicos são mapear os canais que têm vindo a ser utilizados na comunicação do Programa Mentori@IPL bem como os seus timings; conhecer a perceção de mentores e mentorandos sobre as forças oportunidades fraquezas e ameaças associadas ao processo comunicativo do Programa nas UO em que o programa está ativo e conhecer a perceção dos restantes stakeholders sobre quais os canais e os formatos considerados mais adequados para comunicar o Programa Mentori@IPL.
A metodologia adotada é mista estando contemplada na metodologia qualitativa a análise documental a análise SWOT e o focus group. Na metodologia quantitativa será utilizado o inquérito por questionário.
Os resultados que esperamos obter terão grande relevância académica e social para as UO do IPL que aderiram ao Programa desde a primeira edição assumindo o ponto de partida para a mudança na estratégia de comunicação e consequentemente contribuir para uma melhor integração dos estudantes no ES para maior adesão aos programas propostos contribuindo desta forma para o aumento do sucesso escolar para a redução das taxas de abandono e de insucesso escolar.