2017-1-IE01-KA201-025693 | DEAPS DISTRIBUTED EVALUATION AND PLANNING IN SCHOOLS

Duração: 2017 – 2020

Investigador Responsável do CI&DEI

Maria Pacheco Figueiredo

Membros da Equipa

Fátima Susana Amante
João Rocha
Henrique Ramalho

Entidades Financiadoras

ERASMUS+

Linha de investigação:
Políticas Educativas, Didáticas e Formação

O DEAPS sustenta que a mudança de um modo de avaliação centralizado para um participado é central para a inclusão de vozes marginalizadas e sub-representadas no debate sobre a garantia de qualidade.
Argumentando que uma maior inclusão facilitará melhores resultados, o DEAPS identifica a falta de capacidade nas escolas para envolver outras vozes como sendo um aspeto crítico. Para contribuir para esta situação, o DEAPS procura:

As principais atividades a serem realizadas incluem:
→ Fornecer um quadro conceptual de sistemas participados de avaliação
→ Desenvolver um kit de ferramentas para escolas para desenvolver capacidades para incluir vozes marginalizadas
→ Desenvolver um MOOC para facilitar a distribuição de informações sobre DEAPS
→ Desenvolver um módulo inicial de formação de professores
→ Desenvolver um site do projeto em várias línguas

Prevê-se que o desenvolvimento do DEAPS aumente a capacidade das escolas de envolver-se em processos de garantia de qualidade inclusiva e forneça mecanismos que permitirão que grupos que estão em perigo de exclusão encontrem uma voz significativa na maneira como as escolas se autoavaliam, levando a um maior envolvimento e apropriação dos processos.

Scroll to Top