Cátia Clara Ávila Magalhães
POLITÉCNICO DE VISEU • Escola Superior de Educação • 0000-0001-8018-4249 | 0F15-1BF9-D79F
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Magalhães, C., Knox, M., Carraça, B. (2023). Aspects of Violence in Family Context and Child Violence Prevention in Portugal. In Martin, C.R., Preedy, V.R., Patel, V.B. (Eds.), Handbook of Anger, Aggression, and Violence (pp. 1-15). Springer, Cham. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-98711-4_133-1
Alves, A., Carraça, B., Sargento, J., Magalhães, C. (2022). Autocuidado e Mindfulness em profissionais do contexto social. In Silva, A., Vieira, A. (Org.), Ciências humanas: Desafios metodológicos e resultados empíricos 2 (pp. 36-49). Atena Editora. DOI: 10.22533/at.ed.0222209065
Brinca, J., & Magalhães, C. (2022). A intervenção Psicossocial nas equipas de rua em Portugal, em contexto de Covid 19: o contributo da empatia e da compaixão. In E. S. Barbosa (Org.), Articulação Ensino – Serviço – Comunidade na saúde: Possibilidades e desafios. São Paulo, Brasil: PACO E LITTERA EDITORA LTDA. ISBN: 9786558406396
Brinca, J., & Magalhães, C.(2022). Práticas Pedagógicas Inovadoras no ensino superior: configurações teóricas e desafios. In Educação em Perspetiva: reflexões e aprendizados. Bagai Editora. Retrieved from https://editorabagai.com.br/product/educacao-em-perspectiva-reflexoes-e-aprendizados-volume-1/
Magalhães, C., Carraça, B., Matos, M., Carvalho, M. (2022). Inflexibilidade psicológica, fadiga de compaixão pandémica, mindfulness em profissionais de saúde portugueses. In Aragão, J. A. (Org.), Ciências da Saúde:Pluralidade dos Aspetos que interferem na saúde humano (pp. 222-232 ). Atena Editora. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.41422140222
Carraça, B., Rosado, A., James, I., Magalhães, C. & Ferreira, V. (2021). Mindfulness-Based Soccer Interventions, Self-Compassion and Self-Criticism on Flow and Perceived Soccer Performance. In E. Brauer (Ed.), Psychological Distress: Current Perspectives and Challenges. USA: Nova Science Publishers
Magalhães, C., Carraça, B., Golçalves, J. & Gaspar de Matos, M. (2021). Mental Health Literacy, Psychological Inflexibility and Fear of Compassion: Roles and Associations with Depression and Anxiety in Adolescence. In E. Brauer (Ed.), Psychological Distress: Current Perspectives and Challenges. USA: Nova Science Publishers
Magalhães, C., Alves, A. B., Carraça, B. & Sargento, J. (2021). Recursos para crianças, jovens, famílias e profissionais na pandemia de COVID-19. In C. Bianchessi (Org.), Diálogos sobre a Educação: saberes, contextos e experiências pedagógicas (pp. 129-136). Brasil: Editora Bagai.
Brinca, J., & Magalhães, C. (2020). A redução de riscos e a minimização de danos e os desafios da intervenção de proximidade em Portugal. In J. Aguilera, B., Oliveira, L., Oliveira, A., Pena & A, Zuffo (Eds.), Ciência em Foco volume IV (pp-38-51). Pantanal editora.
Carraça, B., Rosado, A., Magalhães, C., Ferreira, V., & Serpa, S. (2020). Mindfulness compassion and psychological flexibility based interventions to sport performance. In D. Alvira & J. Gonçalves (Eds.), Sports and athletics preparation, performance, and psychology an essential guide to sports performance (pp. 199-226). Nova Science Publisher.
Kumpfer, K., Magalhães, C., Xie, J., & Kanse, S. (2020). Cultural and gender adaptations of evidence-based family interventions. In In M, Bernstein (Ed.), Psychological Insights for Understanding COVID-19 and Families, Parents and Families. Springer.
Kumpfer, K., Matos, M. G., Carraça, B., Magalhães, C. (2020). The role of fathers in successful child development. In T. N. F. Matos (Org.), A Psicologia em suas Diversas Áreas de Atuação 3 (pp.32-48). Atena Editora. DOI: 10.22533/at.ed.1832017063
Magalhães, C., Carraça, B., & Gaspar de Matos, M. (2020). Mindfulness, self-compassion and psychological flexibility on adolescence. In T. Carvalho (Ed.), What to Know about Mindfulness (pp. 119-138). Nova Science Publisher.
Rijo, D., Magalhães, C., Carraça, B. (2019). Personality disorders and quality of life in a portuguese primary care patient´s clinical sample. In E. R. Pereira (Org.), A psicologia em suas diversas áreas de atuação (pp. 114-126). Atena Editora. DOI: 10.22533/at.ed.3691923108
Kumpfer K.L., Xie J., Magalhães C., Brown J. (2018). Strengthening Families Enrichment Program. In J. Lebow, A. Chambers, D. Breunlin (Eds.), Encyclopedia of Couple and Family Therapy. Springer, Cham
Gomes, D., Magalhães, C., Xavier, P. (2023). A Importância do Voluntariado no Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais dos Jovens. In Intervenção da Educação Social com públicos especialmente vulneráveis (pp. 85-97). Vila Nova de Famalicão, Portugal: Edições Húmus. ISBN: 9789897558931
Fonseca, S., Magalhães, C., Alves, A. B. (2023). Intervenção Socioeducativa: Desafios e potencialidades para a Educação Social. In Desafios e Perspetivas na Intervenção Social. Portugal: Edições Esgotadas
Gonçalves, A., Ferreira, M., Campos, S., Magalhães, C., Cardoso, A. P., Guiné, R. (2022). Comportamentos aditivos numa amostra de estudantes do ensino superior. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso (Coords.), Literacia em Saúde e Estilos de Vida em Contexto Educativo (pp. 81-88). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9092-88-4
Campos, S., Gonçalves, A., Ferreira, M., Magalhães, C., Cardoso, A. P., Guiné, R. (2022) Estilos de vida em estudantes do ensino superior. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso (Coords.), Literacia em Saúde e Estilos de Vida em Contexto Educativo (pp. 98-105). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9092-88-4
Xavier, P., Amante, M. J., Araújo, L., Fonseca, S., Magalhães, C., Silva, C., Cordeiro, L. (2021). Pandemia COVID-19 e Qualidade de Vida: Perceções de Estudantes de Ensino Superior Portugueses. In C. Magalhães, M. J. Amante, P. Xavier, S. Fonseca (Eds.), Reflexões em torno da COVID-19: Famílias, Crianças e Jovens em Risco | Thoughts on COVID-19: Families, Children and Youth at Risk (pp. 44-58). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, Portugal
Altafim, E., Magalhães, C., Linhares, L. (2023). Prevention of child maltreatment: Integrative review of findings from an evidence-based parenting program. Trauma, Violence, & Abuse. DOI: https://doi.org/10.1177/1524838023120181
Ferreira, M. M. C., Campos, S., Magalhães, C., Gonçalves, A., Nelas, P., Cardoso, A. P., & Guiné, R. (2022). Literacia em comportamentos aditivos nos estudantes do ensino superior. Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health, 2(11e), e27653. https://doi.org/10.29352/mill0211e.27653
Araújo, L., Fonseca, S., Amante, M.J., Xavier, P., Silva, C., Cordeiro, L., Magalhães, C. (2022). Saúde mental em estudantes do ensino superior politécnico na pandemia COVID-19. Revista de Enfermagem Referência, VI(1), e21109. doi: 10.12707/RV21109
Magalhães, C. & Knox, M. (2021). A Multi-Site Study of the ACT Raising Safe Kids Program in Portugal. Journal of Aggression, Maltreatment & Trauma. DOI: 10.1080/10926771.2021.1933287
Martins, E., Fernandes, R., Mendes, F., Magalhães, C., & Araújo, P. (2021). Food intake, physical activity and quality of life among children and youth. Work, 69(2), 457-484. DOI: 10.3233/WOR-213492
Santos, A. I. P. M. , Martins, E. C. F., Magalhães, C. C. , Mendes, F. E. D., & Fernandes, R. I. R. S. (2020). Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena. Acta Paulista de Enfermagem, 33, eAPE20190282. DOI: 10.37689/acta-ape/2020AE02826
Carraça, B., Serpa, S., Rosado, A., Guerrero, J. P., Magalhães, C. (2019). Mindfull compassion training on elite soccer: Effects, roles and associations on flow, psychological distress and thought suppression. Revista iberoamericana de psicología del ejercicio y el deporte, 14(2), 141-149. Retrieved from https://www.riped-online.com/articles/mindfull-compassion-training-on-elite-soccer-effects-roles-and-associations-on-flow-psychological-distress-and-thought-s.pdf
Kumpfer, K. L. & Magalhães, C. (2018). Strengthening Families Program: An Evidence-Based Family Intervention for Parents of High-Risk Children and Adolescents. Journal of Child & Adolescent Substance Abuse, 27(3), 174-179. https://doi.org/10.1080/1067828X.2018.1443048
Magalhães, M., Carraça, B., Alves, A. B., Sargento, J. (2022). Trinka e João no combate ao grande vírus: um recurso para crianças, famílias, e profissionais na pandemia de COVID-19. Egitania Sciencia, II Edição Especial: Educação (pp. 107-121). DOI: https://doi.org/10.46691/es.vi.72
Carvalho, A., Catharine, J., Monteiro, M., Fernandez, M., & Magalhães, C. (2020). The role of non-verbal communication in the context of leadership and marketing. Revista Portuguesa de Marketing, 19(37), 13-20.
PROJETOS
CERV-2022-DAPHNE – 101097087 | [IAPHP] Intercultural Approach to Prevent Harmful Practices
[EPOPS] CAPACITANDO ORGANIZAÇÕES DE PAIS PARA PREVENIR O USO DE SUBSTÂNCIAS