Duração: 2017 – 2020
Investigador Responsável do CI&DEI
Maria Pacheco Figueiredo
Membros da Equipa
Fátima Susana Amante
João Rocha
Henrique Ramalho
Entidades Financiadoras
ERASMUS+
Linha de investigação:
Políticas Educativas, Didáticas e Formação
O DEAPS sustenta que a mudança de um modo de avaliação centralizado para um participado é central para a inclusão de vozes marginalizadas e sub-representadas no debate sobre a garantia de qualidade.
Argumentando que uma maior inclusão facilitará melhores resultados, o DEAPS identifica a falta de capacidade nas escolas para envolver outras vozes como sendo um aspeto crítico. Para contribuir para esta situação, o DEAPS procura:
As principais atividades a serem realizadas incluem:
→ Fornecer um quadro conceptual de sistemas participados de avaliação
→ Desenvolver um kit de ferramentas para escolas para desenvolver capacidades para incluir vozes marginalizadas
→ Desenvolver um MOOC para facilitar a distribuição de informações sobre DEAPS
→ Desenvolver um módulo inicial de formação de professores
→ Desenvolver um site do projeto em várias línguas
Prevê-se que o desenvolvimento do DEAPS aumente a capacidade das escolas de envolver-se em processos de garantia de qualidade inclusiva e forneça mecanismos que permitirão que grupos que estão em perigo de exclusão encontrem uma voz significativa na maneira como as escolas se autoavaliam, levando a um maior envolvimento e apropriação dos processos.