Duração: 2022 – 2024
Investigador Responsável
Antonino Pereira
Membros da Equipa
Hugo Borges Sarmento
Artur Jorge Santos
Duarte Araújo
UI&D: CI&DEI
Além disso, chegamos a um ponto de interesse sobre a fase de transição da prática desportiva para a reforma como atleta e as questões de gênero associadas ao desenvolvimento do/a atleta. Os atletas olímpicos medalhistas são por excelência um bom exemplo de atletas talentosos.
O presente estudo tem como objetivos:
a) descrever (padrões de treino e psicossociais) e documentar o processo que levou os atletas a conquistarem uma medalha olímpica, nomeadamente, os medalhistas olímpicos portugueses vivos;
b) compreender o processo de desenvolvimento dos atletas até atingir o máximo reconhecimento que é a Medalha olímpica;
c) analisar as diversas fases de transição, incluindo a fase pós-atlética.
Metodologicamente o projeto terá 4 fases:
1º – revisão sistemática sobre a temática – para que possamos ter um entendimento profundo sobre a pesquisa avaliação relacionada ao desenvolvimento dos atletas olímpicos. Para isso utilizaremos os procedimentos PRISMA.
2ª – coleta de dados para caracterizar a trajetória dos atletas até a conquista da Olimpíada Medalha – através de vídeos, relatórios oficiais, entrevistas / notícias de jornais, entre outros dados disponibilizados pela Comitê Olímpico.
3º – entrevistas os/às atletas medalhistas – (5 ouro, 7 prata, 9 bronze – 21 no total – representando todos os/as medalhistas portugueses ainda vivos). A entrevista (semiestruturada) será organizada em quatro partes: 1) dados demográficos, 2) análise do desenvolvimento dos padrões psicossociais e de treinamento, 3) análise da fase de transição caracterizada pelo fim da carreira esportiva, 4) análise aspectos relevantes. Os dados coletados nas entrevistas, especificamente, aqueles relacionados à os modelos teóricos serão analisados através da análise técnica de conteúdo, com a priori e posteriori sistema categorial. Para isso usaremos o Software Nvivo.
4º – Elaborar e aplicar roteiro de entrevista semiestruturada para gestores responsáveis pelas Olimpíadas
Missão e preparação.
Para a 3ª e 4ª análise de dados, também recorreremos a uma análise de dados quantitativos das seis transições de desenvolvimento e variáveis de padrão de treinamento e das seis variáveis psicossociais que também serão avaliadas. Estes dados serão analisados recorrendo ao software SPSS.