Duração: 2019 – 2021
Investigador Responsável
Hélia Pinto
Membros da Equipa
Ana Paula Cardoso
Luís Menezes
António Ribeiro
Maria Pacheco Figueiredo
João Rocha
Henrique Ramalho
Carla Lacerda
Isabel Aires de Matos
Ana Isabel Silva
Dulce Melão
Paulo Eira
Cristiana Mendes
Belmiro Rego
Hugo Menino
Clarinda Barata
Susana Reis
Marina Rodrigues
Maria de São Pedro
Lúcia Magueta
Maria José Gamboa
Olga Santos
Pedro Tadeu
Elisabete Brito
Eduarda Roque
Filomena Velho
Florbela Rodrigues
Maria do Céu Ribeiro
UI&D
CI&DEI/IPV
Parceiros Institucionais e Empresariais
Politécnico de Viseu; Politécnico de Leiria; Politécnico da Guarda
O conhecimento, a relação teoria-prática e a reflexão são alguns dos princípios que poderão orientar de forma sustentada, uma formação de professores coerente com uma conceção assente no conceito de desenvolvimento profissional, conotado com evolução e continuidade (Borralho & Espadeiro, 2004). Assim, importa perceber como os futuros professores dos primeiros anos mobilizam, integram e constroem saberes relacionados com a(s) área(s) de docência e de conhecimento didático (Ponte & Oliveira, 2002) em contexto de prática pedagógica. Deste objetivo decorrem as seguintes questões de investigação:
i) Que conhecimentos científicos/didáticos apresentam os mestrandos no início da prática pedagógica?
ii) Que estratégias e dificuldades apresentam os mestrandos na mobilização e integração de conhecimento científico/didático durante a prática pedagógica?;
iii) Que conhecimento científico/didático constroem os mestrandos em contexto de prática pedagógica? Para responder a estas questões e atingir o objetivo propostos, serão monitorizados mestrandos em contexto de prática pedagógica num design de estudos de caso, abordagem qualitativa no âmbito do paradigma interpretativo. Deste modo, emanarão percursos de formação em contexto de prática pedagógica, promotores de reflexão na conceção e avaliação dos dispositivos de formação inicial de professores dos primeiros anos.