PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Magueta, L. (2024).
Pensar a formação docente em artes visuais – as partes e o todo nas práticas e na reflexão.
In Lopes, S. Faria, S. Monteiro, S. (Coords.), Metodologias e práticas educativas no ensino superior visões multidisciplinares (pp. 203-216).
Coimbra, Portugal: Almedina.
Magueta, L. G., Cantú, W., Sousa, J. (2024).
Cadernos de artista: repertórios, signos e significados culturais.
In J. Sousa, M.J. Santos, L. Magueta, M.S.P. Lopes & L. Brites (Coord.), Emoções Artes e Intervenção: Abordagens colaborativas e participativas em contextos educativos (pp.67-81).
Almedina.
Magueta, L. (2023).
A Criança em Risco(s) – As ideias, as emoções e a expressão plástica.
In Sousa, J., Santos, M. J., Magueta, L., Lopes, M. S. P., Brites. L. (Org.), Emoções, Artes e Intervenção: crianças e jovens em risco (pp. 311-324).
Coimbra, Portugal: Edições Almedina, S.A.
Retrieved from here
Sousa, J., Magueta, L. (2023).
Direitos humanos e pandemia: Reflexões sobre experiências de promoção do acesso à cultura.
In S. Monteiro, C. Cebola, F. Veiga (Coords), Direitos humanos, cidadania e desenvolvimento sustentável (pp. 315-329).
Porto, Portugal: Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos e Instituto Jurídico Portucalense. ISBN: 978-989-35052-0-5
Magueta, L. G., Cristóvão, M. M., Moncayo, M., Carvalho, J., Teixeira, S., Novo, F., Dias, M., Ascenso, L. (2022).
Projeto Dropout Mitigation Through Education – Perspetivar a intervenção dirigida a jovens NEET.
In S. M. Lopes, J. G. Sousa (Eds.), O lugar da educação ao longo da vida, das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 27-41).
Coimbra, Portugal: Almedina.
ISBN 978-989-40-0790-6
Magueta, L. G., Milhano, S., Sousa, J. G. (2022).
O papel da intervenção e animação artísticas no desenvolvimento individual e coletivo.
In C. Mangas, J. G. Sousa (Eds.), Inclusão sociocultural e intervenção comunitária (pp. 131-142).
Portugal: Almedina.
Magueta, L. (2021).
Cápsulas do tempo – a criação plástica enquanto experiência subjetiva com materiais e objetos.
In J. Sousa, M. J. Santos, L. Magueta, M. Lopes & L. Brites (Coord.), Emoções, Artes e Intervenção – Perspetivas Multidisciplinares (pp.91-100).
Portugal: Almedina. ISBN: 978-989-40-0182-9
Magueta, L.G. (2021).
A linguagem plástica na intervenção educativa, social e cultural: desenvolvimento da experiência de formação «Autorretrato».
In Magueta, L.G., Sousa, J., Milhano, S. & Lopes, M.S. P. (Orgs.), 2º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística – Pensar a ação em investigação e intervenção artística (pp. 55-64).
Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-69-8
Magueta, L.G. (2021).
Instalação «Tecer» – Da criação plástica à reflexão sobre processos de inclusão em contextos educativos.
In N. M. Ferreira, C. Nunes (Eds.), Diversidades, Educação e Inclusão (pp. 333-345).
Lisboa: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa
Cantú, W. A., Milhano , S., & Magueta, L. (2024).
Emotions, arts and intervention: Trends, synergies and perspectives through a bibliometric analysis.
Revista Conhecimento Online, 2, 48-69.
https://doi.org/10.25112/rco.v2.3852
Magueta, L., Sousa, J., Milhano, S. (2023).
Educação artística no ensino superior – cenários pedagógicos durante e após a pandemia.
Revista Contemporânea de Educação, 18(43), 1-16.
http://dx.doi.org/10.20500/rce.v18i43.59270
Magueta, L. (2021).
Art and sustainability – plastic creation experiences carried out by teachers in training.
Millenium, 2(17), 89-95.
DOI: doi.org/10.29352/mill0217e.23817
Magueta, L., & Gil Sousa, J. (2024).
A expressão artística na formação de profissionais de intervenção social: Uma experiência de autorretrato realizada na oficina de artes visuais.
Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1456.
https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1456
Santos, O. M. A. P., & Magueta, L. G. (2024).
Novos atores educativos ao serviço da comunidade alinhados com as necessidades identificadas na área – CTESP IEE.
Imagens Da Educação, 14(1), 1-17.
https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i1.68690
Magueta, L. (2022).
Artes Visuais no 1.º Ciclo do Ensino Básico – práticas na formação de professores.
Indagatio Didactica, 14(2), 55-68.
DOI: https://doi.org/10.34624/id.v14i2.30624