PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Santos, E. L., Martins, I., Serra, S., Brunheira, L. (2023).
Aprendizagens Essenciais em Matemática para o Ensino Básico – Coletânea de tarefas 6.º ano de escolaridade.
Almeida, P., Brunheira, L., Sarreira, P. (2022).
A resolução de problemas no ensino da matemática e das ciências físicas e naturais.
In Dias, A., Loureiro, C. Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (pp. 115-144).
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa.
https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.161
Brunheira, L., Serrazina, L., Rodrigues, M. (2022).
Preservice and In-Service Primary Teachers’ Knowledge of Mathematical Reasoning Processes in the Context of a Geometry Task.
Acta Scientiae, 24(8), 567-591.
DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.7122
Rodrigues, M., Brunheira, L., Serrazina, L. (2021).
A framework for prospective primary teachers knowledge of mathematical reasoning processes.
International Journal of Educational Research, 107, 101750.
DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2021.101750
Brunheira, L., & Ponte, J. P. (2019).
From the classification of quadrilaterals to the classification of prisms: An experiment with prospective teachers.
Journal of Mathematical Behavior, 53, 65-80.
Doi: https://doi.org/10.1016/j.jmathb.2018.06.004
Brunheira, L., & Ponte, J. P. (2019).
Justificando generalizações geométricas na formação inicial de professores dos primeiros anos.
Bolema: Boletim de Educação Matemática, 33(66), 88-108.
doi: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n63a05
Brunheira, L., Cruz Almeida, P. (2024).
Mapeamento de competências nas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 1.º ciclo.
Educação e Matemática, 171, 39-43.
https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2950
Brunheira, L. (2022).
Representações no ensino e aprendizagem da geometria – potencialidades e desafios.
Educação e Matemática, 166, 57-61.
Retrieved from https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2836
Brunheira, L. (2020). Raciocínio espacial e pensamento algébrico: o estabelecimento de conexões na formação inicial de professores. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 10(2), 69-89. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v10i2.208
Brunheira, L., & Ponte, J. P. (2018). Desenvolvendo o raciocínio espacial na formação inicial de professores dos primeiros anos. Zetetiké, 26(3), 464-485. doi: http://dx.doi.org/10.20396/zet.v26i3.8652882