Duração: 2025 – 2026

Investigador Responsável

Marisa Alexandra Ferreira Quaresma

Investigador Responsável do CI&DEI

Margarida Rodrigues

Membros da Equipa

Bianor Valente
Paulo Maurício

Entidades Financiadoras

FCT

Linha de investigação:
Políticas Educativas, Didáticas e Formação

O projeto de investigação tem como objetivo explorar o potencial do estudo de aula para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de futuros professores, com especial foco na Educação Inclusiva, bem como, as adaptações necessárias a este processo formativo na sua integração na formação inicial de professores de diversas disciplinas do ensino básico e secundário, no contexto português. O projeto desenvolve-se a partir da realização de estudos de aula, recolha de dados e estudo das aprendizagens dos futuros professores participantes.

Objeto de interesse é o desenvolvimento do PCK dos futuros professores, com foco na Educação Inclusiva, no que se refere a 1) planeamento de aulas, com atenção aos objetivos, diagnóstico do conhecimento dos alunos, estrutura e desenvolvimento da aula, tendo em consideração os interesses e as necessidades de todos os alunos; 2) elaboração de tarefas para promover a aprendizagem de todos os alunos; 3) conhecimento das dificuldades e estratégias dos alunos enquanto trabalham nas tarefas; 4) condução da comunicação em sala de aula, com ênfase nos momentos de discussão coletiva onde se valoriza aquilo que cada um consegue fazer; e 5) observação e avaliação da aprendizagem dos alunos, focando-se na ideia de que todos os alunos devem ter oportunidade para atingir o seu máximo potencial e aprendizagem.

O projeto promoverá e analisará a realização de estudos de aulas em Matemática, Biologia/Geologia, Física/ Química e Educação Física do ensino básico e secundário, no que respeita ao desenvolvimento do PCK de futuros professores, com foco na Educação Inclusiva. Futuros professores dessas disciplinas participarão de oito estudos de aula organizados em quatro etapas: 1) estudo do currículo e da compreensão dos alunos num tema escolhido e estabelecimento de metas de aprendizagem dos alunos; 2) desenvolvimento de um plano de aula que antecipe as possíveis respostas e dificuldades dos alunos, bem como possíveis respostas do professor; 3) lecionação da aula de investigação na sala de aula por um futuro professor ou professor cooperante enquanto os outros futuros professores recolhem dados sobre o trabalho dos alunos, e 4) discussão da eficácia da aula na promoção da aprendizagem dos alunos e possíveis formas de a melhorar.

As características do estudo da aula serão adaptadas aos diversos cursos e instituições (ano do curso, unidade curricular) considerando: a dimensão do grupo de estudo de aula, participação do professor cooperante, papéis do estudo preparatório, a aula de investigação e quem a leciona, a reflexão pós-aula e a forma como o estudo da aula é conduzido.

O projeto envolve quatro instituições de ensino superior: IE-ULisboa (que prepara professores do ensino básico e secundário de Matemática, Biologia/Geologia, Física/Química), FMH-ULisboa (que prepara professores de Educação Física para todos os níveis escolares), ESE de Lisboa e ESSE de Setúbal (ambas preparando professores para ensinar Matemática e Ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico). Além de investigadores dessas instituições, o projeto também envolve doutorandos com experiência como professores de Matemática, Ciências ou Educação Física.

O projeto está organizado em quatro tarefas: tarefa 1, aprofundamento da revisão da literatura sobre questões críticas relacionadas com as questões de investigação e elaboração de procedimentos e instrumentos de recolha e análise de dados; tarefas 2 e 3, estudos de aula com futuros professores do ensino básico e secundário; tarefa 4, integração e disseminação de resultados. A tarefa 1 desenvolve-se a partir de uma revisão da literatura e elaboração de orientações para os estudos de aula. As tarefas 2 e 3 incluem as principais atividades relacionadas aos estudos de aula a desenvolver com futuros professores. A tarefa 4 realiza uma análise cruzada dos resultados obtidos nas tarefas 2 e 3 e a elaboração da divulgação de resultados para diversos públicos.

O projeto procura estudar em profundidade o potencial e as condições de realização do estudo de aula com diferentes tipos de participantes, pois ainda há poucos resultados consistentes de pesquisa em relação ao potencial de desenvolvimento do PCK, no que respeita à integração da Educação Inclusiva, em diferentes disciplinas e níveis de ensino, bem como sobre as características de um estudo de aula e o tipo de dinamização que pode ser mais eficaz na formação inicial de professores.

Este é um projeto inovador, tanto a nível nacional como internacional, pois permite conhecer a relação entre a utilização do estudo de aula na formação inicial e o desenvolvimento de um PCK que permita concretizar a educação inclusiva em diversas disciplinas, um tema até hoje não investigado. Espera-se também criar interesse pela utilização do estudo de aula na formação inicial de professores, elaborar um guia de apoio para facilitadores e introduzir o estudo de aula nas políticas públicas relativas à formação inicial de professores em Portugal.

Scroll to Top