Sofia Campos

Sofia Margarida Guedes de Campos Salvado Pires

Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA: E), Health School of the Polytechnic Institute of Viseu, Portugal

0000-0002-4696-3537 B11D-134D-9223

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Livros

Novais, A., Toscano, C., Matos, E., Aparício, G., Figueiredo, I. J., Aidos. J., Andrade, J., Bento, M., Ferreira, M., Nelas, P., Campos, S., & Martins, V. (2024). O calivrinho da vida: Manual de atividades em saúde materno infantil. (1ª ed.). Edições Esgotadas. ISBN:978-989-9155-95-4.

Alves, A. B., Coutinho, E., Vallescar-Palanca, D., & Campos, S. (2023). Mentoria: 1,2,3: Um olhar sobre os princípios básicos: Referencial pedagógico nº 1. Escola Superior de Saúde de Viseu. https://doi.org/10.34633/978-989-35117-1-8

Alves, A. B., Coutinho, E., Vallescar-Palanca, D., & Campos, S.(2023). Mentoring 1,2,3: A look at the basic principles: Training manual no 1. Escola Superior de Saúde de Viseu. doi: https://doi.org/10.34633/978-989-35117-5-6

Alves, A. B., Coutinho, E., Vallescar-Palanca, D., & Campos, S. (2023). Mentoria: 1, 2, 3, 4: Um olhar sobre recursos chave da mentoria: Referencial pedagógico nº 2. Escola Superior de Saúde de Viseu. https://doi.org/10.34633/978-989-35117-2-5

Alves, A. B., Coutinho, E., Vallescar-Palanca, D., & Campos, S. (2023). Mentoring 1,2,3,4: A look at the key resources: Training manual no. 2. Escola Superior de Saúde de Viseu. doi: https://doi.org/10.34633/978-989-35117-6-3

Coutinho, E., Vallescar-Palanca, D., Campos, S., & Alves, A. B. (2023). 7 Passos para a mentoria: Um roteiro para o sucesso: Referencial pedagógico nº 1. Escola Superior de Saúde de Viseu. doi: https://doi.org/10.34633/978-989-54712-8-7

Coutinho, E., Vallescar-Palanca, D., Campos, S., & Alves, A. B. (2023). 7 Ferramentas para a mentoria: Um roteiro para o sucesso: Referencial pedagógico nº 2. Escola Superior de Saúde de Viseu. doi: https://doi.org/10.34633/978-989-54712-9-4

Coutinho E., Alves, S., Santos, E., Coelho I., Almeida, S., Loureiro, C., Alves, A. B., Sousa, A., Quental, C., Chaves, C., Amaro da Costa, C., Peixoto, C., Vala, H., Martins, I., Contente, O., Correia, P., Santos, P., Campos, S., Bettencourt, P., Paiva, J. L. M. S. (2021). In Escola Superior de Saúde de Viseu, Politécnico de Viseu (Ed.), Manual de Mentoria. Programa do Politécnico de Viseu (pp. 47). Retrieved from http://pv.inclusao.ipv.pt/wp-content/uploads/2021/10/PM.IPV_.2021.ISBN_.pdf

Capítulos de Livro

Campos, S., & Nelas, P. (2023). Período puerperal. In M. Ferreira, I. Figueiredo, J. Andrade, & V. Martins (Coords.), O calivrinho da vida: Manual de apoio pedagógico em saúde materna e infantil (1ª ed., Cap. 8. pp. 297-310). Edições Esgotadas.

Marinho, C., Chaves, C., Duarte, J., Ferreira, M., Campos, S., Alves, C. (2021). Intenção de abandono escolar nos estudantes do ensino superior no Brasil. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 152-173). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Ferreira, M., Cardoso, A. P., Campos, S. (2021). Introdução. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 12-17). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Ferreira, M., Cardoso, A. P., Cabral, L., Campos, S., Duarte, J., Chaves, C., Guiné, R. (2021). Performance de aprendizagem e o abandono escolar no ensino superior. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 90-101). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Ferreira, M., Campos, S., Guiné, R., Duarte, J., Abrantes, J. L., Cabral, L., Balula, J. (2021). Intenção de abandono escolar dos estudantes do ensino superior: Fatores relacionais e de gestão de vida. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 102-113). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Ferreira, M., Campos, S., Guiné, R., Duarte, J., Abrantes, J. L., Cabral, L. (2021). Revalidação do questionário de qualidade de vida académica para os estudantes do ensino superior politécnico português. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 62-77). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Ferreira, M., Campos, S., Duarte, J., Cardoso, A. P., Alves, A., Lopes, A., Teixeira, F., et al. (2021). Alimentação saudável na população portuguesa: Alguns fatores intervenientes. In R. Guiné (Eds.), Projeto EATMOT Motivações alimentares (pp. 109-129). Viseu, Portugal: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade. Instituto Politécnico de Viseu.

Cardoso, A. P., Ferreira, V., Leal, M., Ferreira, M., Campos, S., Guiné, R. P. F. (2021). Perceptions about healthy eating and emotional factors conditioning eating behaviour: A study involving Portugal, Brazil and Argentina. In R. Guiné (Eds.), Motivations Associated with Food Choices and Eating Practices (pp. 211-224).

Cardoso, A. P., Cabral, L., Duarte, J., Ferreira, M., Campos, S., Andrade, J., Ribeiro, A., et al. (2021). Influência das motivações sociais e culturais no comportamento alimentar. In R. Guiné (Ed.), Projeto EATMOT Motivações alimentares (pp. 73-86). Viseu, Portugal: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade. Instituto Politécnico de Viseu.

Campos, S., Ferreira, M., Duarte, J., Chaves, C., Cardoso, A. P., Ambiel, R., Correia, T. (2021). Intenção de abandono escolar dos estudantes do ensino superior: A relevância das dimensões organizacionais e de profissão/carreira. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 114-125). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Campos, S., Duarte, J., Ferreira, M., Cardoso, A. P., Andrade, J., Oliveira, A., Gonçalves, E., et al. (2021). Emoções e alimentação: Um estudo numa amostra portuguesa. In R. guiné (Eds.), Projeto EATMOT Motivações alimentares (pp. 87-108). Viseu, Portugal: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade. Instituto Politécnico de Viseu.

Aparício, G., Campos, S., Ferreira, M. (2021). Competências Emocionais e Sucesso Académico: Revisão da Literatura. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção de abandono no ensino superior (pp. 36-49). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Artigos em Revistas Indexadas | Scopus e/ou WoS

Guiné, R. P. F., Florença, S. G., Costa, C. A., Correia, P. M. R., Ferreira, M., Cardoso, A. P., Campos, S., Anjos, O., Bartkiene, E., Sarić, M. M. (2024). Information about nutritional aspects of edible insects: Perspectives across different European geographies. AIMS Agriculture and Food, 9(3), 921-933.

Guiné, R. P., Florença, S. G., Costa, C. A., Correia, P. M., Ferreira, M., Cardoso, A. P., … & Tarcea, M. (2024). Edible insects: A survey about perceptions regarding possible beneficial health effects and safety concerns among adult citizens from Portugal and Romania. Open Agriculture, 9(1), 20220326. 20220326. https://doi.org/10.1515/opag-2022-0326

Guiné, R. P., Florença, S. G., Bartkiene, E., Tarcea, M., Chuck-Hernández, C., Djekic, I., … & Anjos, O. (2024). Edible Insects–Exotic Food or Gastronomic Innovation? Study Involving 14 Countries. Journal of Culinary Science & Technology, 1-20. http://dx.doi.org/10.1080/15428052.2024.2354216

Campos, Sofia, et al. (2024). Estados emocionais dos estudantes na transição para o ensino superior: uma abordagem exploratória. New Trends in Qualitative Research 20(3), e939. http://dx.doi.org/10.36367/ntqr.20.3.2024.e939

Guiné, R. P. F., Duarte, J., Chuck-Hernández, C., Boustani, N. M., Djekic, I., Bartkiene, E., Saric, Marijana M., et al. (2023). Validation of the Scale Knowledge and Perceptions about Edible Insects through Structural Equation Modelling. Sustainability, 15(4), 2992. http://dx.doi.org/10.3390/su15042992.

Guiné, R. P. F., Florença, S. G., Costa, C. A., Correia, P. M. R., Ferreira, M., Cardoso, A. P., Campos, S., et al. (2023). Investigation of the Level of Knowledge in Different Countries about Edible Insects: Cluster Segmentation. Sustainability, 15(1), 450. https://doi.org/10.3390/su15010450

Guiné, R. P. F., Florença, S. G., Costa, C. A., Correia, P. M. R., Cruz-Lopes, L., Esteves, B., Ferreira, M., et al. (2023). Edible Insects: Perceptions of Marketing, Economic, and Social Aspects among Citizens of Different Countries. Foods, 12(23), 4229. http://dx.doi.org/10.3390/foods12234229

Artigos em Revistas Indexadas | Scielo

Santos, E., Ferreira, M., Ribeiro, C., Cardoso, A. P., Cunha, M., & Campos, S. (2023). Inteligência emocional em estudantes do ensino superior. Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health, 2(ed. espec. nº13), 1-10, e29759

Ferreira, M., Campos, S., Magalhães, C., Gonçalves, A., Nelas, P., Cardoso, A.P., & Guiné, R. (2023). Literacia em comportamentos aditivos nos estudantes do ensino superior. Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health, 2(ed espec nº11), e27653. DOI: https://doi.org/ 10.29352/mill0211e.27653

PROJETOS
Scroll to Top