LIVROS
2023
2022
2021
Alves, A. B., Coutinho, E., Vallescar-Palanca, D., & Campos, S. (2023). Mentoria: 1,2,3: Um olhar sobre os princípios básicos: Referencial pedagógico nº 1. Escola Superior de Saúde de Viseu. https://doi.org/10.34633/978-989-35117-1-8
Alves, A. B., Coutinho, E., Vallescar-Palanca, D., & Campos, S.(2023). Mentoring 1,2,3: A look at the basic principles: Training manual no 1. Escola Superior de Saúde de Viseu. doi: https://doi.org/10.34633/978-989-35117-5-6
Alves, A. B., Coutinho, E., Vallescar-Palanca, D., & Campos, S. (2023). Mentoria: 1, 2, 3, 4: Um olhar sobre recursos chave da mentoria: Referencial pedagógico nº 2. Escola Superior de Saúde de Viseu. https://doi.org/10.34633/978-989-35117-2-5
Alves, A. B., Coutinho, E., Vallescar-Palanca, D., & Campos, S. (2023). Mentoring 1,2,3,4: A look at the key resources: Training manual no. 2. Escola Superior de Saúde de Viseu. doi: https://doi.org/10.34633/978-989-35117-6-3
Coutinho, E., Vallescar-Palanca, D., Campos, S., & Alves, A. B. (2023). 7 Passos para a mentoria: Um roteiro para o sucesso: Referencial pedagógico nº 1. Escola Superior de Saúde de Viseu. doi: https://doi.org/10.34633/978-989-54712-8-7
Coutinho, E., Vallescar-Palanca, D., Campos, S., & Alves, A. B. (2023). 7 Ferramentas para a mentoria: Um roteiro para o sucesso: Referencial pedagógico nº 2. Escola Superior de Saúde de Viseu. doi: https://doi.org/10.34633/978-989-54712-9-4
Belchior, A., Mascarenhas, C., Othman, M., Rua, M., Takashima, M., Silva, M., Albalushi, L., Melo, R., Leal, R., Rodrigues, S., Aljunaibii, S., Lewis, D., Guarin, L., Giducos, P. (2021). iNURSING JOURNAL – Manual for Authors: The step-by-step instructions guide. DOI: 10.52457/QPRZ4666.
Melo, R. (2021). Transição para o Papel de Cuidador Familiar. Novas Edições Acadêmicas
Santos, E., Cunha, M. (2021). Revisão Sistemática da Literatura com Meta-análise: um guia prático para iniciantes. Portugal: Edições Esgotadas, Lda.
Coutinho E., Alves, S., Santos, E., Coelho I., Almeida, S., Loureiro, C., Alves, A. B., Sousa, A., Quental, C., Chaves, C., Amaro da Costa, C., Peixoto, C., Vala, H., Martins, I., Contente, O., Correia, P., Santos, P., Campos, S., Bettencourt, P., Paiva, J. L. M. S. (2021). In Escola Superior de Saúde de Viseu, Politécnico de Viseu (Ed.), Manual de Mentoria. Programa do Politécnico de Viseu (pp. 47). Retrieved from http://pv.inclusao.ipv.pt/wp-content/uploads/2021/10/PM.IPV_.2021.ISBN_.pdf
CAPÍTULOS DE LIVRO
2023
2022
2021
Aparício, G., & Matos, E. (2023). Cuidados em saúde infantil e pediátrica. In M. Ferreira, I. Figueiredo, J. Andrade, & V. Martins (Coords.), O calivrinho da vida: Manual de apoio pedagógico em saúde materna e infantil (1ª ed., Cap. 11. pp. 387-442). Edições Esgotadas.
Aparício, G., & Nelas, P. (2023). Amamentação e alimentação no 1º ano de vida. In M. Ferreira, I. Figueiredo, J. Andrade, & V. Martins (Coords.), O calivrinho da vida: Manual de apoio pedagógico em saúde materna e infantil (1ª ed., Cap. 10. pp. 357-384). Edições Esgotadas.
Campos, S., & Nelas, P. (2023). Período puerperal. In M. Ferreira, I. Figueiredo, J. Andrade, & V. Martins (Coords.), O calivrinho da vida: Manual de apoio pedagógico em saúde materna e infantil (1ª ed., Cap. 8. pp. 297-310). Edições Esgotadas.
Ferreira, M., & Bento, M. (2023). Parto eutócico. In M. Ferreira, I. Figueiredo, J. Andrade, & V. Martins (Coords.), O calivrinho da vida: Manual de apoio pedagógico em saúde materna e infantil (1ª ed., Cap. 6. pp. 223-266). Edições Esgotadas.
Ferreira, M., Bento, M., Nelas, P. & Aidos, J. (2023). Complicações obstétricas. In M. Ferreira, I. Figueiredo, J. Andrade, & V. Martins (Coords.), O calivrinho da vida: Manual de apoio pedagógico em saúde materna e infantil (1ª ed., Cap. 5. pp. 173-220). Edições Esgotadas.
Tomé, C. I .F., Marques, A. A., Santos, E. J. F., & Amendoeira, J. (2023). Presença dos pais na indução anestésica em crianças submetidas a cirurgia de urgência: um protocolo de revisão de efetividade. In Prática Baseada em Evidência: Experiência dos cursos conducentes a microcredenciais do IPSantarém-ESSS (pp. 43-50). Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-35287-2-3. http://hdl.handle.net/10400.15/4571
Tavares, A. J. N., Marques, A. A., Santos, E. J. F., & Amendoeira, J. (2023). Modelo de seguimento do adulto na gestão da síndrome pós internamento em cuidados intensivos: um protocolo de revisão de efetividade. In Prática Baseada em Evidência: Experiência dos cursos conducentes a microcredenciais do IPSantarém-ESSS (pp. 27-34). Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-35287-2-3. http://hdl.handle.net/10400.15/4571
Souto, R. D. B., Marques, A. A., Santos, E. J. F., & Amendoeira, J. (2023). Intervenções de enfermagem à pessoa com doença reumática submetida a infiltração intra-articular: um protocolo de revisão scoping. In Prática Baseada em Evidência: Experiência dos cursos conducentes a microcredenciais do IPSantarém-ESSS (pp. 141-147). Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-35287-2-3. http://hdl.handle.net/10400.15/4571
Soares-Lopes. M. M. O. V., Marques, A. A., Santos, E. J. F., & Amendoeira, J. (2023). Estratégias de adesão à higiene das mãos dos profissionais de saúde em contexto de internamento hospitalar: um protocolo de revisão scoping. In Prática Baseada em Evidência: Experiência dos cursos conducentes a microcredenciais do IPSantarém-ESSS (pp. 125-133). Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-35287-2-3. http://hdl.handle.net/10400.15/4571
Silva, J., Melo, R., Oliveira, I., Ribeiro, O. (2023). Planeamento, avaliação e continuidade de cuidados. In Ribeiro, O. (Coord) Ambientes de Prática de Enfermagem Positivos (pp. 146-152). Portugal: Lidel. ISBN: 978-989-752-879-8
Severina, A. I. C., Marques, A. A., Santos, E. J. F., & Amendoeira, J. (2023). Intervenções de enfermagem na capacitação funcional da pessoa com esclerose múltipla: um protocolo de revisão scoping. In Prática Baseada em Evidência: Experiência dos cursos conducentes a microcredenciais do IPSantarém-ESSS (pp. 21-25). Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-35287-2-3. http://hdl.handle.net/10400.15/4571
Rosa, M. M. G., Marques, A. A., Santos, E. J. F., & Amendoeira, J. (2023). Qualidade de vida das pessoas idosas que residem em contexto comunitário, com apoio de serviço domiciliário: um protocolo de revisão scoping. In Prática Baseada em Evidência: Experiência dos cursos conducentes a microcredenciais do IPSantarém-ESSS (pp. 135-140). Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-35287-2-3. http://hdl.handle.net/10400.15/4571
Ramos, S. M. J. P., Marques, A. A., Santos, E. J. F., & Amendoeira, J. (2023). Intervenções terapêuticas não farmacológicas na autogestão de náuseas e vómitos na pessoa submetida a quimioterapia: um protocolo de revisão scoping. In Prática Baseada em Evidência: Experiência dos cursos conducentes a microcredenciais do IPSantarém-ESSS (pp. 157-163). Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-35287-2-3. http://hdl.handle.net/10400.15/4571
Palma, S. S. M. D. C., Marques, A. A., Santos, E. J. F., & Amendoeira, J. (2023). Sugestões de leitura para bebés por profissionais de saúde em cuidados de saúde primários: um protocolo de revisão scoping. In Prática Baseada em Evidência: Experiência dos cursos conducentes a microcredenciais do IPSantarém-ESSS (pp. 149-155). Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-35287-2-3. http://hdl.handle.net/10400.15/4571
Maurício, A. R. C., Marques, A. A., Santos, E. J. F., & Amendoeira, J. (2023). Instrumentos de avaliação de risco de úlcera por pressão, específicos para doentes adultos, submetidos a cirurgia: um protocolo de revisão de propriedades psicométricas. In Prática Baseada em Evidência: Experiência dos cursos conducentes a microcredenciais do IPSantarém-ESSS (pp. 9-19). Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-35287-2-3. http://hdl.handle.net/10400.15/4571
Marques, G. M. D., Marques, A. A., Santos, E. J. F., & Amendoeira, J. (2023). Intervenções para abordar a dimensão existencial das pessoas com mais de 80 anos: um protocolo de revisão scoping. In Prática Baseada em Evidência: Experiência dos cursos conducentes a microcredenciais do IPSantarém-ESSS (pp. 83-92). Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-35287-2-3. http://hdl.handle.net/10400.15/4571
Lopes, J. M. L., Marques, A. A., Santos, E. J. F., & Amendoeira, J. (2023). Instrumentos de classificação do grau de dependência de cuidados de enfermagem na unidade de cuidados pós-anestésicos: um protocolo de revisão scoping. In Prática Baseada em Evidência: Experiência dos cursos conducentes a microcredenciais do IPSantarém-ESSS (pp. 117-123). Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-35287-2-3. http://hdl.handle.net/10400.15/4571
Lopes, D. F. B., Marques, A. A., Santos, E. J. F., & Amendoeira, J. (2023). Programas de reabilitação para capacitação funcional da pessoa, em serviços de internamento de medicina interna: um protocolo de revisão scoping. In Prática Baseada em Evidência: Experiência dos cursos conducentes a microcredenciais do IPSantarém-ESSS (pp. 61-67). Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-35287-2-3. http://hdl.handle.net/10400.15/4571
Henriques, A. I. R. F. T., Marques, A. A., Santos, E. J. F., & Amendoeira, J. (2023). Prevenção do delirium na pessoa internada em unidades de cuidados intensivos: um protocolo de revisão scoping. In Prática Baseada em Evidência: Experiência dos cursos conducentes a microcredenciais do IPSantarém-ESSS (pp. 35-42). Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-35287-2-3. http://hdl.handle.net/10400.15/4571
Domingos, V. C. S., Marques, A. A., Santos, E. J. F., & Amendoeira, J. (2023). Intervenção de enfermagem na redução de sintomas afetivos e comportamentais em adolescentes: um protocolo de revisão de efetividade. In Prática Baseada em Evidência: Experiência dos cursos conducentes a microcredenciais do IPSantarém-ESSS (pp. 165-172). Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-35287-2-3. http://hdl.handle.net/10400.15/4571
Dias, G. A., Marques, A. A., Santos, E. J. F., & Amendoeira, J. (2023). Eficácia das intervenções educacionais na adesão ao regime terapêutico, da pessoa com artrite reumatoide: um protocolo de revisão de efetividade. In Prática Baseada em Evidência: Experiência dos cursos conducentes a microcredenciais do IPSantarém-ESSS (pp. 93-100). Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-35287-2-3. http://hdl.handle.net/10400.15/4571
Costa, M. I. E., Marques, A. A., Santos, E. J. F., & Amendoeira, J. (2023). Tempo de permanência numa unidade de cuidados pós-anestésicos, após intervenções anestésico-cirúrgicas na pessoa adulta: um protocolo de revisão scoping. In Prática Baseada em Evidência: Experiência dos cursos conducentes a microcredenciais do IPSantarém-ESSS (pp. 101-107). Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-35287-2-3. http://hdl.handle.net/10400.15/4571
Costa, I. F. C. B. T., Marques, A. A., Santos, E. J. F., & Amendoeira, J. (2023). Enfermagem e meios complementares de diagnóstico com administração de contraste iodado: contributos para a prevenção de complicações. In Prática Baseada em Evidência: Experiência dos cursos conducentes a microcredenciais do IPSantarém-ESSS (pp. 109-115). Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-35287-2-3. http://hdl.handle.net/10400.15/4571
Cardador, F. M. F. , Marques, A. A., Santos, E. J. F., & Amendoeira, J. (2023). Barreiras à implementação da terapia compressiva, na úlcera de perna, pelos enfermeiros em contexto ambulatório: um protocolo de revisão scoping. In Prática Baseada em Evidência: Experiência dos cursos conducentes a microcredenciais do IPSantarém-ESSS (pp. 77-82). Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-35287-2-3. http://hdl.handle.net/10400.15/4571
Bernardino, D. I. C., Marques, A. A., Santos, E. J. F., & Amendoeira, J. (2023). Liderança transformacional e satisfação no trabalho dos enfermeiros nos cuidados de saúde primários: um protocolo de revisão scoping. In Prática Baseada em Evidência: Experiência dos cursos conducentes a microcredenciais do IPSantarém-ESSS (pp. 69-76). Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-35287-2-3. http://hdl.handle.net/10400.15/4571
Afonso, C. I. C., Marques, A. A., Santos, E. J. F., & Amendoeira, J. (2023). Perspetivas e experiências do pós-cuidador informal sobre a sua rede de suporte: um protocolo de revisão sistemática da literatura com meta-síntese. In Prática Baseada em Evidência: Experiência dos cursos conducentes a microcredenciais do IPSantarém-ESSS (pp. 51-60). Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-35287-2-3. http://hdl.handle.net/10400.15/4571
Costa Lopes, A. M., Costa, C., Coutinho, E., Oliveira, I., Pereira, J., Gillain, R., Fidalgo, S., Relvas, S., & Delplancq, V. (2023). Looking into foreign languages and multimodal creativity as a tool for pedagogical innovation in higher education: the JASM Project – open window onto the world. In M. E. C. G. Aitor Garcés-Manzanera (Ed.), New Approaches to the Investigation of Language Teaching and Literature (pp. 141-153). DOI: 10.4018/978-1-6684-6020-7.ch008.
Batista, S., Santos, H., Martins, R, Albuquerque, C., Dinis, A. (2023) Programas de reabilitação motora na pessoa com doença de Huntington: revisão sistemática de eficácia. In Cancino-Diaz, J. (Orgs) Ciências Biológicas e da Saúde: Investigação e Prática II (pp. 48-67). Brasil: Editora Artemis. ISBN: 9786587396750
Almeida, A. L., Galvão, A. M. N. P. (2021). Promoção da literacia em humanitude e compaixão nos cuidadores dos mais velhos. In Literacia em Saúde e Autocuidados: evidencias que projetam a prática clinica (pp. 144-157). Alges, Portugal: Euromédice, edições médicas. Retrieved from https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/23633/3/Literacia%2C%20qualidade%20de%20vida%20e%20sa%C3%BAde%20oral%20do%20idoso%20%281%29.pdf
Santos, M. J., Ferreira, E. S., Figueiredo, A., Ferreira, M. (2021). Desenvolvimento das políticas e dos cuidados de saúde sexual e reprodutiva em Portugal. In História: Consensos e dissensos engendrados (pp. 69-80). Atena Editora
10.22533/at.ed.3162128067″
Santos, M. J., Ferreira, E. S., Ferreira, M. (2021). Comportamentos contraceptivos de estudantes universitários portugueses: Conhecer para intervir. In R. S. Molin (Org.), Teoria e Prática de Enfermagem: da atenção básica à alta complexidade (Vol. 2, pp. 274-289). Editora Científica Digital.
Marinho, C., Chaves, C., Duarte, J., Ferreira, M., Campos, S., Alves, C. (2021). Intenção de abandono escolar nos estudantes do ensino superior no Brasil. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 152-173). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Guiné, R. P. F., Ferreira, M., Correia, P., Cardoso, A. P., Duarte, J., Ferrão, A. C. (2021). Construção e validação do instrumento de recolha de dados. In R. Guiné (Eds.), Projeto EATMOT Motivações alimentares. Viseu, Portugal: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade. Instituto Politécnico de Viseu.
Guiné, R. P. F., Bartkiene, E., Szucs, V., Tarcea, M., Ljubicic, M., C¿ernelic¿-Bizjak, M., Isoldi, K.; et al. (2021). Study about food choice determinants according to six types of conditioning motivations in a sample of 11,960 participants. In R. Guiné (Eds.), Motivations Associated with Food Choices and Eating Practices (pp. 49-66).
Ferreira, M., Cardoso, A. P., Campos, S. (2021). Introdução. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 12-17). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Ferreira, M., Cardoso, A. P., Cabral, L., Campos, S., Duarte, J., Chaves, C., Guiné, R. (2021). Performance de aprendizagem e o abandono escolar no ensino superior. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 90-101). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Ferreira, M., Campos, S., Guiné, R., Duarte, J., Abrantes, J. L., Cabral, L., Balula, J. (2021). Intenção de abandono escolar dos estudantes do ensino superior: Fatores relacionais e de gestão de vida. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 102-113). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Ferreira, M., Campos, S., Guiné, R., Duarte, J., Abrantes, J. L., Cabral, L. (2021). Revalidação do questionário de qualidade de vida académica para os estudantes do ensino superior politécnico português. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 62-77). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Ferreira, M., Campos, S., Duarte, J., Cardoso, A. P., Alves, A., Lopes, A., Teixeira, F., et al. (2021). Alimentação saudável na população portuguesa: Alguns fatores intervenientes. In R. Guiné (Eds.), Projeto EATMOT Motivações alimentares (pp. 109-129). Viseu, Portugal: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade. Instituto Politécnico de Viseu.
Cardoso, A. P., Ferreira, V., Leal, M., Ferreira, M., Campos, S., Guiné, R. P. F. (2021). Perceptions about healthy eating and emotional factors conditioning eating behaviour: A study involving Portugal, Brazil and Argentina. In R. Guiné (Eds.), Motivations Associated with Food Choices and Eating Practices (pp. 211-224).
Cardoso, A. P., Cabral, L., Duarte, J., Ferreira, M., Campos, S., Andrade, J., Ribeiro, A., et al. (2021). Influência das motivações sociais e culturais no comportamento alimentar. In R. Guiné (Ed.), Projeto EATMOT Motivações alimentares (pp. 73-86). Viseu, Portugal: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade. Instituto Politécnico de Viseu.
Campos, S., Ferreira, M., Duarte, J., Chaves, C., Cardoso, A. P., Ambiel, R., Correia, T. (2021). Intenção de abandono escolar dos estudantes do ensino superior: A relevância das dimensões organizacionais e de profissão/carreira. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 114-125). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Campos, S., Duarte, J., Ferreira, M., Cardoso, A. P., Andrade, J., Oliveira, A., Gonçalves, E., et al. (2021). Emoções e alimentação: Um estudo numa amostra portuguesa. In R. guiné (Eds.), Projeto EATMOT Motivações alimentares (pp. 87-108). Viseu, Portugal: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade. Instituto Politécnico de Viseu.
Aparício, G., Martins, I., Ferreira, M., Bastos, J. (2021). Qualidade de Vida em Estudantes do Ensino Superior: Revisão Exploratória de Literatura. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção de abandono no ensino superior (pp. 78-86). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Aparício, G., Campos, S., Ferreira, M. (2021). Competências Emocionais e Sucesso Académico: Revisão da Literatura. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção de abandono no ensino superior (pp. 36-49). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Chaves, C., Andrade, A., Duarte, J., Gonçalves, C., Silva, L. S., Correia, M., Alves, P., Cardoso, A. P., Chocarro, E. (2021). Intenção de abandono no ensino superior: Estudo comparativo entre estudantes portugueses e espanhóis. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais e prevenção de abandono no ensino superior (pp. 128-151). Edições Esgotadas