Luísa Paula Augusto
Duração: 2019 – 2022
Membros da equipa do CISeD
Luísa Paula Augusto
Sara Santos
Suzanne Amaro
Entidades financiadoras:
CGD; PV
A responsabilidade ambiental tem assumido uma grande dimensão nos processos de gestão e de comunicação, sendo alvo de preocupação crescente de várias entidades de diferentes setores de atividade. É fundamental que as organizações repensem as suas práticas e comportamentos em relação à proteção do meio ambiente. Os municípios e as cidades reconhecem a necessidade de preocupação com a sustentabilidade das cidades, de forma a proporcionar ambientes seguros, saudáveis e que não ponham em risco o futuro dos cidadãos. Por outro lado, é um dever dos cidadãos adotar comportamentos mais ecológicos, responsáveis em termos ambientais.
A preocupação com a sustentabilidade e responsabilidade ambiental, bem como a comunicação dos territórios, das cidades, sobre os temas e iniciativas de responsabilidade ambiental e o comportamento verde dos consumidores tem despertado o interesse da academia, dando origem a um conjunto de pesquisas.
O presente projeto tem como objetivos analisar se os municípios/cidades desenvolvem práticas impulsionadoras de comportamentos sustentáveis e de que forma as comunicam; perceber que tipo de benefícios as pessoas reconhecem como estimuladores de comportamentos mais sustentáveis nos municípios/cidades e se as pessoas já têm comportamentos sustentáveis. Pretende-se analisar e comparar três países: Portugal, República Checa e Cabo Verde e seis realidades: Viseu (cidade com densidade populacional média e considerada uma das melhores cidades para viver), Lamego (segunda maior cidade do distrito), Oliveira do Hospital (cidade com baixa densidade populacional), Águeda (uma cidade pertencente à sub-região do Baixo Vouga e das mais sustentáveis do país), Praga (cidade europeia, considerada uma das 10 cidades mais sustentáveis do mundo) e os municípios de Ribeira Grande, Paul e Porto Novo, na Ilha de Santo Antão, em Cabo Verde (municípios com projeto para o desenvolvimento sustentável).
O projeto compreende o desenvolvimento de estudos através da análise dos materiais de comunicação das cidades/autarquias, da realização de entrevistas (às autarquias e entidades competentes), aplicação de questionários aos munícipes, residentes e turistas das cidades e municípios em estudo.