[seminário] IA, pesquisa e investigação científica: possibilidades e desafios

24/02/2026

inscrições obrigatórias até dia 20/02/2026


divulgação

O crisol algorítmico: três perspetivas sobre o uso da IA na publicação científica
Luis Borges Gouveia

Tendo em consideração o mais que provável impacto da Inteligência Artificial na ciência, é proposta uma discussão com recurso à metáfora do crisol – um recipiente usado para fundir ou purificar substâncias sob calor intenso – para explorar como a transição de uma ciência puramente humana para uma ciência assistida ou autónoma redefine a identidade e as capacidades do investigador.
São propostas três visões alternativas sobre o impacto da IA: 1 Tese do declínio cognitivo, alerta para o offloading cognitivo, em que a delegação de tarefas mentais para a máquina pode causar a atrofia do pensamento crítico e o surgimento de um desamparo aprendido nas novas gerações; 2 Tese da substituição, que encara o cérebro humano como um estrangulamento biológico limitado e defende que a substituição de cientistas humanos por agentes autónomos de IA é um passo inevitável e desejável para acelerar descobertas em larga escala. Por último, 3 Humano no poder, que propõe uma simbiose em que o humano permanece como o sujeito epistémico central, utilizando a IA como uma musa criativa para potenciar a intuição, mas mantendo a responsabilidade ética e interpretativa.
Como complemento, é debatida uma grave crise de integridade, marcada por uma pandemia de alucinações, referências falsas e a operação industrial de fábricas de artigos. Estas ameaças forçam respostas institucionais rigorosas e novas normas editoriais. Defende-se que a ciência deve permanecer um ato essencialmente humano, exigindo uma reforma na educação científica que priorize o julgamento crítico sobre o mero uso técnico.

Palavras-Chave: inteligência artificial, publicação científica, integridade científica, impacto da IA

Luis Borges Gouveia

Pós Doutoramento em Ciência da Informação (FLUP), Doutoramento em Ciências da Computação (ULANCS, Reino Unido) e Mestrado em Engenharia Eletrónica e de Comunicações (FEUP). Homepage: http://homepage.ufp.pt/lmbg
Os seus interesses estão relacionados com o digital e como o seu uso e exploração pode beneficiar indivíduos e organizações, como nas questões associadas com o uso e exploração da IA. Consultor para a transformação digital.
Professor Catedrático da Universidade Fernando Pessoa (UFP)
Membro Integrado do grupo Informação, Comunicação e Cultura Digital do CITCEM, FLUP
Colaborador do LIACC, Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores, FEUP
Sócio e Membro da Direção da Delegação Norte da APDSI (ONG que promove a discussão do digital e de como promover uma sociedade mais capaz de lidar com o digital)

Scroll to Top