Margarida Maria Amaro Teixeira Rodrigues
INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA • Escola Superior de Educação • 0000-0003-4658-6281 | 1B1C-88B5-75C4
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Silva, M. J., Rodrigues, M., Melo, N., Sarreira, P. (2023). Mathematics in Environmental Issues: Research-Based Interdisciplinary Practices in Preservice Teacher Education. In Handbook of Research on Interdisciplinarity Between Science and Mathematics in Education. IGI Global. DOI: 10.4018/978-1-6684-5765-8.ch012
Serrazina, L., Rodrigues, M. (2021). Number Sense and Flexibility of Calculation: A Common Focus on Number Relations. In A. G. Spinillo, S. L. Lautert, R. E. S. R. Borba (eds.), Mathematical Reasoning of Children and Adults. Springer, Cham. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-69657-3_2
Rodrigues, M. (2019). A flexibilidade de cálculo e a resolução de tarefas de natureza aditiva. In A. Carneiro-Barrera & A. Díaz-Román (Eds.), Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo (pp. 541-550). Granada, Espanha: Asociación Española de Psicología Conductual
Rodrigues, M. (2019). As práticas de ensino para o desenvolvimento nos alunos da flexibilidade de cálculo multiplicativo: Um estudo de caso de uma professora brasileira do 4.º ano. In A. Carneiro-Barrera & A. Díaz-Román (Eds.), Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo (pp. 551-558). Granada, Espanha: Asociación Española de Psicología Conductual
Rodrigues, M., Serrazina, M. L., Dombrowski, A. E., Ponte, J. P., Nunes, M. J., Serrazina, L., Ponte, J. P. (2019). Ditado de uma construção com cubos de madeira. In A. Carneiro-Barrera & A. Díaz-Román (Eds.), Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo (pp. 559-565). Granada, Espanha: Asociación Española de Psicología Conductual
Brocardo, J., Delgado, C., Mendes, F., Brunheira, L., Serrazina, L., Rodrigues, M. (2022). Raciocínio Matemático no 1.º e 2.º Ciclos – guia do formador. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Brocardo, J., Delgado, C., Mendes, F., Brunheira, L., Serrazina, L., Rodrigues, M. (2022). Raciocínio Matemático nos 1.º e 2.º ciclos: Geometria. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Brocardo, J., Delgado, C., Mendes, F., Brunheira, L., Serrazina, L., Rodrigues, M. (2022). Raciocínio Matemático nos 1.º e 2.º ciclos: Números. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Serrazina, L., Rodrigues, M., & Mendes, F. (2022). Desenvolvimento do raciocínio matemático na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico. In J. P. Ponte (Org.), Raciocínio matemático e formação de professores (pp. 51-81). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Cardoso, A., Almeida, A., Gonçalves, C., Pereira, S., Rodrigues, M., Silva, E. (2022). Princípios pedagógico-didáticos para a conceção de recursos educativos digitais: análise do recurso cozinhar a aprender. In Dias, A., Loureiro, C. (Eds.), Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (pp. 60-82). Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.159
Conceição, J., Rodrigues, M. (2021). A diversidade de resoluções e as discussões coletivas como promotoras do desenvolvimento da estruturação espacial, no 1.º ano de escolaridade. In Ferreira, N. M. & Nunes, C.(Eds.), Diversidades, educação e inclusão (pp. 49-65) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.091
Rodrigues, M., Caseiro, A., Silva, M. J., Loução, A., & Monteiro, S. (2019). Integração curricular de matemática e ciências naturais na abordagem de problemas de saúde ambiental na formação para a docência. In M. J. Silva & R. Brito (Coords.), Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 30-50). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-07-7
Gómezescobar, A., Rodrigues, M., Fernández-Cézar, R., Fernández-Cézar, R. (2023). Children’s understanding of length measurement using a ruler in Preschool and Primary Education: A cross-national longitudinal study. The Journal of Mathematical Behavior, 69, 101048. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jmathb.2023.101048
Brunheira, L., Serrazina, L., Rodrigues, M. (2022). Preservice and In-Service Primary Teachers’ Knowledge of Mathematical Reasoning Processes in the Context of a Geometry Task. Acta Scientiae, 24(8), 567-591. DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.7122
Rodrigues, M., Brunheira, L., Serrazina, L. (2021). A framework for prospective primary teachers knowledge of mathematical reasoning processes. International Journal of Educational Research, 107, 101750. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2021.101750
Conceição, J., Rodrigues, M., Conceição, J., Rodrigues, M. (2020). Estruturação Espacial no 1° Ano de Escolaridade: da estruturação local para a estruturação global em figuras 2D. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 34(67), 354-374. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a01
Santos, S., Rodrigues, M. (2019). O Desenvolvimento da Flexibilidade do Cálculo Multiplicativo em Alunos do 3.° Ano. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 33(64), 542-567. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a05
Rodrigues, D., Rodrigues, M. (2023). As atitudes em relação à Matemática: Um estudo nos 3.º e 6.º anos de escolaridade. Medi@ções, 11(1), 39-55. DOI: https://doi.org/10.60546/mo.v11i1.372
Conceição, J., & Rodrigues, M. (2022). Processos de raciocínio espacial na articulação entre representações 3D e 2D. Educação e Matemática, 166, 71-75.
Conceição, J., Rodrigues, M. (2022). Spatial structuring of 3D shapes: Constructions supported by spatial reasoning. Sisyphus, Journal of Education, 10(1), 73-99. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/25696
Carvalho, R., Rodrigues, M. (2021). Day Number Routine: An Opportunity to Understand Students Uses of Numbers and Operations. Journal of Mathematics Education, 14(1), 28-46. DOI: http://dx.doi.org/10.26711/007577152790062
Carvalho, R., Rodrigues, M. (2021). Mental Computation: An Overview on This Special Issue. Journal of Mathematics Education, 14(1), 1-5. Retrieved from https://www.educationforatoz.com/currentissue.html
Rodrigues, M., Vieira, W., & Serrazina, L. (2021). O Conhecimento Didático de Futuros Professores sobre as Ações Promotoras do Raciocínio Matemático. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 14(4), 404–414. DOI: https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n4p404-414
Ali Monteiro, S. A., & Rodrigues, M. A. T. (2020). As atitudes dos alunos para com a Matemática: Um estudo em duas turmas do 6.º ano do Ensino Básico. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 10(1), 118-140. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v10i1.189
Conceição, J., & Rodrigues, M. (2020). Processos de raciocínio espacial na representação de figuras 3D por alunos do 1.º ano do ensino básico. Quadrante, 29(1), 115-139. DOI: https://doi.org/10.48489/quadrante.23007
Conceição, J., Rodrigues, M. (2020). Estratégias utilizadas por alunos do 1º ano do Ensino Básico na transformação 2D/3D. Revista Psicologia em Pesquisa, 14(2), 112-129. DOI: https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27595
Faria, F., & Rodrigues, M. (2020). A comunicação matemática escrita. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 10(2), 90–116. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v10i2.220
Serrazina, L., & Rodrigues, M. (2020). Teacher’s actions to promote flexibility in mental arithmetic. Journal of Mathematics Education, 13(1), 56-72. DOI: https://doi.org/10.26711/007577152790054
Serrazina, L., Rodrigues, M., Araman, E. (2020). Envolver os alunos em processos de raciocínio matemático: As ações do professor. Revista Psicologia em Pesquisa, 14(1), 18-36. Retrieved from https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/issue/view/1420
Vieira, W., Rodrigues, M., & Serrazina, L. (2020). O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação. Quadrante, 29(1), 8–35. DOI: https://doi.org/10.48489/quadrante.23012
Rodrigues, M., & Serrazina, L. (2019). Flexibilidade de cálculo aditivo suportada por relações numéricas. Quadrante, 28(2), 72–99. DOI: https://doi.org/10.48489/quadrante.23016
Rodrigues, M., Conceição, J., Rodrigues, M. (2019). Estratégias de estruturação espacial utilizadas por alunos do 1.º ano na construção e reprodução de figuras bidimensionais. Boletim GEPEM, 74(1), 37-55. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.21/11032
Nunes, M. J., & Rodrigues, M. (2018). Compondo e desenhando formas tridimensionais: Um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos. Quadrante, 27(2), 63-88
Rodrigues, M., Conceição, J. (2018). Estruturação espacial nos primeiros ano. Investigação em Educação Matemática 2018: A aula de Matemática, 603-614.
Rodrigues, M., Serrazina, L., & Caseiro, A. (2018). Estabelecendo relações numéricas: Um estudo com alunos de 2.º ano. Investigação em Educação Matemática 2018: A aula de Matemática, 533-545.
PROJETOS
PTDC/MHC-CED/0588/2014 | [TEL@FTELab] Technology Enhanced Learning @ Future-Teacher E-ducation Lab