[LDGIS] Age 2.0! Seniores em Rede, Engagement e Literacia digital

Duração: 2021 – 2022

Investigador Responsável

Sandra Miranda

Membros da Equipa

Ana Gama

Linha de investigação:
Educação Cidadania e Inclusão

As mudanças na estrutural social da população a par do inverno demográfico que de forma generalizada se vive por toda a Europa e da ampla disseminação da sociedade em rede trouxeram às sociedades contemporâneas um admirável mundo novo de oportunidades mas também de importantes desafios. A adesão crescente dos seniores às novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e em particular às redes sociais digitais ao mesmo tempo que tem sido encarada como um sinal positivo de inclusão e de literacia digital obriga as marcas a encetar um processo apurado de compreensão dos interesses motivações e perfil desses utilizadores tal como a desenvolver estratégias de comunicação e ligação consentâneas com as suas especificidades.
Apesar da janela de oportunidade que o aduzido encerra a auscultação da literatura da especialidade retrata-nos um estado da arte incipiente e fragmentado mormente centrado nos jovens ou então pontuado por pesquisas com forte enfoque em tecnologia.
Desta feita e sendo líquido de que apesar da sua força e grandeza existe um grande desconhecimento do segmento senior (60+ Organização Mundial de Saúde) nomeadamente no que tange à compreensão dos drivers e motivações pelos quais navegam nos social media como interagem com as marcas e das estratégias e processos comunicacionais que as marcas utilizam para com eles criar ligação e engagement nas redes sociais online o presente projeto constitui uma abordagem inovadora para a compreensão da relação que as empresas e as marcas devem estabelecer com este segmento.
Tendo em consideração a escassez de literatura da especialidade e atendendo ao referencial teórico que se traduz numa revisão fragmentada e atomista destas questões adotamos um posicionamento paradigmático interpretativo consubstanciando-se a abordagem netnográfica (rede social Facebook) na nossa estratégia metodológica central por ser considerada a que melhor capta e retrata as práticas de consumo mediático os processos de sociabilidade e os fenómenos comunicacionais que envolvem as representações sociais dos atores sociais dentro das comunidades virtuais (Kozinetz 2010).
Esperamos com este projeto fortalecer a produção cientifica na área da literacia digital e da comunicação para seniores tendo presente não apenas a sua mais valia para a comunidade académica profissional e empresarial mas também na forma como fomenta a cooperação entre a ciência e o cidadão comum – reforçando o papel de ciência cidadã.
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