Duration: 2019 – 2022
Team Members
Natália Gomes
Elisabete Brito
Institutional and Enterprise Partners
Universitat Autònoma de Barcelona
Funding
Erasmus +
Research line:
Educação Cidadania e Inclusão
O presente projeto ERASMUS+ Associações estratégicas no âmbito da educação superior (K203) pretende melhorar a União Europeia (UE) com a geração de um modelo de intervenção próprio e ajustado à realidade do Espaço Europeu de Educação Superior (EEES); um modelo elaborado a partir de uma visão integral da educação superior dirigido a favorecer a recepção acompanhamento permanência e sucesso académico de estudantes chineses em universidades europeias sob a premissa da inclusão social.
With the development of this project, the expectations are as follows:
- To achieve greater social and academic inclusion of Chinese students;
- aumentar a sensibilização dos estudantes professores pessoal de administração y serviços;
- Optimize group cohesion among students in multicultural contexts;
- Develop an organizational and didactic methodology based on educational guidance and support;
- Facilitate intercultural communication among the involved stakeholders.
Para alcançar estes objetivos e resultados esperados se parte do conhecimento do contexto de atuação (políticas externas e internas caracterizando as EEES e a especificidade de cada uma das universidades sociais o sistema educativo chinês os estudantes chineses e o resto dos agentes implicados) e o conhecimento de boas práticas carências obstáculos e oportunidades identificadas em estudos prévios ao projeto (planos de acolhimento ações de tutoria apoio administrativo e docente etc.).
Durante a elaboração do projeto está proposto construir um marco conceitual teórico-prático comum europeu em torno do acolhimento acompanhamento permanência e sucesso académico de estudantes de países de língua chinesa cursam estudos em universidades europeias. Este marco de referência comum servirá como base para a concepção partilhada (que não significa unificada) de um modelo diretor específico que incluirá:
- Formulação de objetivos
- Organização das linhas gerais de ação (dimensões)
- Estratégias gerais de orientação/tutoria e organização
- Estratégias específicas de cada Universidade/Faculdade/Graduação segundo o caso
- Especificação do processo de implementação
- Plan for the evaluation process.
Para que este modelo conceituado se implemente será necessário criar um plano de ação específico para cada uma das universidades sociais para a execução e avaliação do mesmo durante o projeto. A avaliação terá em conta a eficácia e sugestões geradas durante a elaboração a detecção de necessidades e avanços a implementação de mecanismos de auto-observação e revisão a retroalimentação e autorregularão. Finalmente é esperado que se verifique a pertinência e impacto do projeto ao realizar uma revisão global que detecte disfunções e busque alternativas orientando sua continuidade e permanência no tempo planificando seu acompanhamento assegurando que a melhora se mantenha por cima das pessoas que estão promovendo por isso se considera necessária a institucionalização do modelo para sua incorporação à cultura das universidades sociais.