2019-1-ES01-KA203-065990 | SOCIAL INCLUSION AND ACADEMIC SUCCESS OF CHINESE STUDENTS IN EU HIGHER EDUCATION

Duration: 2019 – 2022

Team Members

Natália Gomes
Elisabete Brito

Institutional and Enterprise Partners

Universitat Autònoma de Barcelona

Funding

Erasmus +

Research line:
Educação Cidadania e Inclusão

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O presente projeto ERASMUS+ Associações estratégicas no âmbito da educação superior (K203) pretende melhorar a União Europeia (UE) com a geração de um modelo de intervenção próprio e ajustado à realidade do Espaço Europeu de Educação Superior (EEES); um modelo elaborado a partir de uma visão integral da educação superior dirigido a favorecer a recepção acompanhamento permanência e sucesso académico de estudantes chineses em universidades europeias sob a premissa da inclusão social.
With the development of this project, the expectations are as follows:

    1. To achieve greater social and academic inclusion of Chinese students;
    2. aumentar a sensibilização dos estudantes professores pessoal de administração y serviços;
    3. Optimize group cohesion among students in multicultural contexts;
    4. Develop an organizational and didactic methodology based on educational guidance and support;
    5. Facilitate intercultural communication among the involved stakeholders.

Para alcançar estes objetivos e resultados esperados se parte do conhecimento do contexto de atuação (políticas externas e internas caracterizando as EEES e a especificidade de cada uma das universidades sociais o sistema educativo chinês os estudantes chineses e o resto dos agentes implicados) e o conhecimento de boas práticas carências obstáculos e oportunidades identificadas em estudos prévios ao projeto (planos de acolhimento ações de tutoria apoio administrativo e docente etc.).
Durante a elaboração do projeto está proposto construir um marco conceitual teórico-prático comum europeu em torno do acolhimento acompanhamento permanência e sucesso académico de estudantes de países de língua chinesa cursam estudos em universidades europeias. Este marco de referência comum servirá como base para a concepção partilhada (que não significa unificada) de um modelo diretor específico que incluirá:

    1. Formulação de objetivos
    2. Organização das linhas gerais de ação (dimensões)
    3. Estratégias gerais de orientação/tutoria e organização
    4. Estratégias específicas de cada Universidade/Faculdade/Graduação segundo o caso
    5. Especificação do processo de implementação
    6. Plan for the evaluation process.

Para que este modelo conceituado se implemente será necessário criar um plano de ação específico para cada uma das universidades sociais para a execução e avaliação do mesmo durante o projeto. A avaliação terá em conta a eficácia e sugestões geradas durante a elaboração a detecção de necessidades e avanços a implementação de mecanismos de auto-observação e revisão a retroalimentação e autorregularão. Finalmente é esperado que se verifique a pertinência e impacto do projeto ao realizar uma revisão global que detecte disfunções e busque alternativas orientando sua continuidade e permanência no tempo planificando seu acompanhamento assegurando que a melhora se mantenha por cima das pessoas que estão promovendo por isso se considera necessária a institucionalização do modelo para sua incorporação à cultura das universidades sociais.

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