Duration: 2022 – 2024
Principal Researcher
Hélia Pinto
Team Members
Hélia Pinto
Isabel Simões Dias
Nicole Gaspar
Grupo Projeto Creche
UI&D: CI&DEI
O projeto Educação de Infância: Matemática em contexto de creche (EIM2C) visa estudar a emergência de competências matemáticas em contexto de creche. Enquadrado na Educação de Infância sustenta-se na Educação Matemática para discutir as competências numéricas as competências de pensamento espacial e o raciocínio matemático no quotidiano da creche numa lógica de avaliação autêntica.
Entendendo a Matemática como uma forma de percecionar o mundo assume-se que a Matemática faz parte da vida diária do ser humano desde o seu nascimento. Nos primeiros três anos de vida o bebé/a criança aprende através da ação e da interação. É sendo agente do seu próprio desenvolvimento interagindo de forma lúdica com espaço(s)/objeto(s) pares e adultos responsivos que a criança se vai apropriando de si dos outros e do mundo que a rodeia. Neste sentido é através da experiência e da educação pela experimentação sensorial que nos primeiros anos as crianças vão desenvolvendo competências matemáticas (número e quantidade semelhanças/diferenças formas tamanhos/pesos espaços padrões ordem correspondências enumerações classificações linguagem matemática desenvolvendo o seu pensamento lógico-matemático) que de forma intuitiva e espontânea incorporam às ações que encetam e que solicitam a ativação das suas competências motoras e visuo-espaciais.
Continuing the work Mathematical ideas in day care context: evidence from practice (Dias 2017) e ao estudo Sentido espacial na creche: a torre dos cubos (Dias Pinto & Gaspar no prelo) o EIM2C propõe-se realizar uma revisão sistemática da literatura sobre matemática na creche (ver tarefa 1) conceber e implementar um estudo empírico a desenvolver em contexto de creche com crianças entre os 4 meses e os 3 anos na região centro de Portugal (ver tarefa 2). Assumindo uma abordagem interpretativa de investigação estima-se recolher dados através da observação e do registo videográfico (visando encontrar evidências que poderiam passar despercebidas). Os resultados dos estudos desenvolvidos (RSL e estudo empírico) serão divulgados em revistas nacionais e internacionais e em eventos científicos. Ambiciona-se ainda com os conhecimentos adquiridos propor a realização de um Short Advanced Programme (SAP) no âmbito do RUN-EU (https://run-eu.eu/) (ver tarefa 3) e a edição de um e-book sobre esta temática (ver tarefa 4).
Entendendo a Matemática como uma forma de percecionar o mundo assume-se que a Matemática faz parte da vida diária do ser humano desde o seu nascimento. Nos primeiros três anos de vida o bebé/a criança aprende através da ação e da interação. É sendo agente do seu próprio desenvolvimento interagindo de forma lúdica com espaço(s)/objeto(s) pares e adultos responsivos que a criança se vai apropriando de si dos outros e do mundo que a rodeia. Neste sentido é através da experiência e da educação pela experimentação sensorial que nos primeiros anos as crianças vão desenvolvendo competências matemáticas (número e quantidade semelhanças/diferenças formas tamanhos/pesos espaços padrões ordem correspondências enumerações classificações linguagem matemática desenvolvendo o seu pensamento lógico-matemático) que de forma intuitiva e espontânea incorporam às ações que encetam e que solicitam a ativação das suas competências motoras e visuo-espaciais.
Continuing the work Mathematical ideas in day care context: evidence from practice (Dias 2017) e ao estudo Sentido espacial na creche: a torre dos cubos (Dias Pinto & Gaspar no prelo) o EIM2C propõe-se realizar uma revisão sistemática da literatura sobre matemática na creche (ver tarefa 1) conceber e implementar um estudo empírico a desenvolver em contexto de creche com crianças entre os 4 meses e os 3 anos na região centro de Portugal (ver tarefa 2). Assumindo uma abordagem interpretativa de investigação estima-se recolher dados através da observação e do registo videográfico (visando encontrar evidências que poderiam passar despercebidas). Os resultados dos estudos desenvolvidos (RSL e estudo empírico) serão divulgados em revistas nacionais e internacionais e em eventos científicos. Ambiciona-se ainda com os conhecimentos adquiridos propor a realização de um Short Advanced Programme (SAP) no âmbito do RUN-EU (https://run-eu.eu/) (ver tarefa 3) e a edição de um e-book sobre esta temática (ver tarefa 4).